Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12768
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Furtado, Natália de Souza | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:20:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:20:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-11 | |
dc.identifier.citation | Furtado, Natália de Souza. Análise do estágio curricular supervisionado como prática educativa no curso técnico em agropecuária do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – ES.. 2017. [53 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12768 | - |
dc.description.abstract | O trabalho de pesquisa foi realizado no Centro Estadual Integrado de Educação Rural, localizado no Noroeste do estado do Espírito Santo. O CEIER é uma escola de tempo integral que tem como proposta pedagogia a educação do campo. A escola possui o ensino médio, sendo este integrado ao curso técnico em agropecuária. A pesquisa teve como procedimento levantamento bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo. A pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo a coleta de dados realizada através de questionários semi estruturados aplicado aos estudantes egressos (questionário aplicado de forma on line) e aos 24 estudantes concluintes do ano de 2016. Os resultados dos questionários foram analisados utilizando o referencial de Franco (2008). Também foi realizado um levantamento dos trabalhos de conclusão de estágio defendidos no ano de 2010 a 2015 com o objetivo de verificar em qual área da agropecuária ocorrem a maior parte dos trabalhos. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar e avaliar como as atividades realizadas no estágio e as atividades práticas de experimentação desenvolvidas no Trabalho de Conclusão Estágio contribuíram para um maior aprendizado dos estudantes e se houve também contribuição na qualificação profissional dos estudantes egressos e concluintes do curso técnico em agropecuária. Os resultados indicam que os estudantes, tanto os concluintes como os egressos consideram importante à realização do estágio para uma melhor formação no curso profissionalizante e que a realização do trabalho de conclusão de estágio contribui significativamente para a compreensão dos conteúdos teóricos aprendidos durante o curso, para uma experiência com trabalhos científicos, para resolução de problemas, contribuindo não só para o processo ensino aprendizado como também garantindo uma maior autoconfiança para o futuro técnico em agropecuária e estudante do ensino superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estágio | por |
dc.subject | Qualificação Profissional | por |
dc.subject | Ensino Aprendizagem | por |
dc.subject | Experimentação | por |
dc.subject | Prática | por |
dc.subject | Internship | eng |
dc.subject | Professional Qualification | eng |
dc.subject | Teaching Learning | eng |
dc.subject | Experimentation | eng |
dc.subject | Practice. | eng |
dc.title | Análise do estágio curricular supervisionado como prática educativa no curso técnico em agropecuária do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – ES. | por |
dc.title.alternative | Analysis of supervised curriculum internship as an educational practice in the technical course on agriculture of the Integrated State Center for Rural Education of Águia Branca - ES | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The research work was carried out at the State Integrated Center of Rural Education, located in the Northwest of the state of Espírito Santo. CEIER is a full-time school that has as its pedagogy the education of the field. The school has the secondary education, being this integrated to the technical course in farming. The research had as a procedure bibliographical survey, documentary analysis and field research. The research was qualitative in nature, with semi-structured questionnaires being applied to the students (questionnaire applied on-line) and to the 24 final students of the year 2016. The results of the questionnaires were analyzed using the reference framework of Franco (2008). It was also carried out a survey of the work of conclusion of internship defended in the year 2010 to 2015 with the objective of verifying in which area of agriculture the majority of the works take place. The main objective of this research was to investigate and evaluate how the activities carried out in the internship and the practical activities of experimentation developed in the Work of Completion Internship contributed to a greater learning of the students and if there was also a contribution in the professional qualification of the students graduating and of the technical course in agriculture. The results indicate that the students, both the graduates and the graduates consider it important to carry out the internship for a better training in the vocational course, and that the accomplishment of the internship work contributes significantly to the understanding of the theoretical contents learned during the course, an experience with scientific work, to solve problems, contributing not only to the learning teaching process but also guaranteeing a greater self-confidence for the future agricultural technician and student of higher education | eng |
dc.contributor.advisor1 | Zonta, Everaldo | |
dc.contributor.advisor1ID | 58544402968 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3943601345963141 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Monteiro, Rosa Cristina | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4703453783397917 | por |
dc.contributor.referee1 | Bucher, Carlos Alberto | |
dc.contributor.referee2 | Portz, Adriano | |
dc.creator.ID | 11188076779 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9209859357629059 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | AMORIM, R. F. Educação profissional e formação integrada do trabalhador na legislação brasileira: avanços, retrocessos e desafios. Anais do III Colóquio Nacional, IFRN, 2015. BARBOSA, S.M. A formação do pesquisador na graduação: análise das principais obras de metodologia do trabalho científico. 2007. 119f. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas. Disponível em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000411125. Acesso em 27 de maio de 2017. BERNARDY, K., PAZ, D.M.T. Importância do estágio supervisionado para a formação de professores. XVII Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão. UNICRUZ, 2012. BIANCHI, A.M.C. Orientações para o estágio em licenciatura. São Paulo, 2005. BORBA, E.M. A importância do conhecimento empírico: o caso da influência da lua na produção da cultura da mandioca (Manihot sculenta Crantz) no processo ensino aprendizagem do CEFET de Urutai – GO. Seropédica: UFRRJ, 2005, (dissertação, Mestrado em Educação Agrícola). BRASIL. Plano nacional de educação 2014-2024: Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. BRASIL. Plano nacional de educação 2014-2024: Decreto n° 1.606, de 29 de dezembro de 1606. Cria uma Secretaria de Estado com a denominação de Ministério dos Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-1606-29-dezembro-1906- 582057-publicacaooriginal-104760-pl.html. BRASIL. Plano nacional de educação 2014-2024: Decreto n° 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2° do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia de Assuntos Jurídicos, 2009. BRASIL. Plano nacional de educação 2014-2024: Decreto n° 12.893, de 28 de fevereiro de 1918. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-12893- 28-fevereiro-1918-507076-publicacaooriginal-1-pe.html. BUENO, Silveira. Míni dicionário da língua portuguesa. Ed. rev. E atual - São Paulo: FTD, 2000. CEIER - Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca, Águia Branca – ES. Projeto Político Pedagógico 2012/2016. SEDU, ES. pag. 67. CIAVATTA, M. A formação integrada a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade, 2005. P. Educar pela pesquisa. 2 ed. São Paulo: Autores Associados, 1997 Deslandes, Suely Ferreira. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade/Sueli Ferreira Deslandes, Romeu Gomes; Maria Cecília de Souza Minayo (organizadora). 28. ed.-Petropolis, RJ: Vozes, 2009. DIAS, C. M. O trabalho de conclusão de curso na percepção dos alunos de pedagogia na UEL. Universidade Estadual de Londrina, 2010. FAGUNDES, S. M. K. Experimentação nas Aulas de Ciências: Um Meio para a Formação da Autonomia? In: GALIAZZI, M. C. et al. Construção Curricular em Rede na Educação em Ciências: Uma Aposta de Pesquisa na Sala de Aula. Ijui: Unijui, 2007 FÁVERO, M. L. A. Universidade e estágio curricular: subsídios para discussão. In: LINHARES, C.... (et. al); ALVES, N. (org). Formação de professores: pensar e fazer. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 53-71. FEITOSA, Teresinha de Sousa, 1996. As Reformas do Ensino Profissionalizante de 1996 a 2006 na Escola Agrotécnica Federal do Crato Ceará: acomodação à legislação ou consciência da Prática? Dissertação de Mestrado 89 f. - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: 2010. Programa de Pós-graduação em educação Agrícola – PPGEA. FELDKERCHER, N. O estágio curricular supervisionado como componente teórico e prático em cursos de formação inicial de professores. Rev. Espaço Acadêmico, n 115 – Dez. 2010. FOERSTE, Erineu. Parceria na formação de professores. S. Paulo: Cortez, 2005. ______. Discussões acerca do projeto político da Educação do Campo. In FOERSTE, Erineu, SCHÜTZ-FOERSTE, Gerda M. e DUARTE, Laura M. S. (Orgs). Por uma Educação do Campo: Projeto Político Pedagógico da Educação do Campo. Vitória: PPGE-UFES, 2008. p. 75-126. FRANCISCO, C.M.; PEREIRA, A.S. Supervisão e sucesso do desempenho do aluno no estágio. Disponível em internet.HTTP://www.efdeportes.com/efd69/aluno.htm. Acesso: em 26 de julho de 2015. FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 3ª Ed. Brasília-DF: Líber Livro Editora, 2008. 60-61 p. FREIRE,P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. FREIRE Paulo. Educação como prática da liberdade. 32 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009. FREIRE,P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 43°ed. 2011. FREITAS, Talita C. S. A percepção dos discentes sobre as dificuldades na produção do trabalho acadêmico. In: Seminário de pesquisa em educação da região sul, IX Anped Sul, 2012, Caxias do Sul. Disponível em:www.ucs.br/etc/conferencias/índex.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewfile. Acesso em 23 de agosto de 2017. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo, Cortez, 2005. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991. GIL, Antônio Carlos, 1946 - Como elaborar projetos de pesquisa/Antonio Carlos Gil.-4.ed.- São Paulo:Atlas, 2002. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. GRAMISCI, Antônio. La alternativa pedagógica. Barcelona: Editorial Fontamara, 1981. HOUAIS, Antônio. Míni dicionário da língua portuguesa. 4 ed. rev. Rio de Janeiro: 2010. JESUS, J. P.; A práxis pedagógica no centro estadual integrado de educação rural: um estudo em educação do campo e agricultura familiar em vila pavão/ES. 2012. KUENZER, A.. Ensino médio e profissional: as políticas do Estado Neoliberal. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2001. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em: < Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 28 Ago. 2016. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 17 de maio de 2017. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Instituia Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação , Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia de Assuntos Jurídicos, 200. LOPES, J.F. Participação interativa dos alunos da escola agrotécnica federal de Alegre e um estudo da resposta nutricional do capim Tifton 85 a diferentes fontes de nitrogênio associado ao molibdênio. Seropédica: UFRRJ, 2005, (dissertação, Mestrado em Educação Agrícola). MENDONÇA, K. F. C; RIBEIRO, A. E. M.; GALIZONI, F. M. Sucessão na agricultura familiar: estudo de caso sobre o destino dos jovens do alto Jequitinhonha, MG. XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, Caxambu- MG – 2008. MERTTEN, Kahlmeyer, Roberto S.{ET AL.}. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.Linguagem e métodos. Rio de Janeiro. Ed. FGV, 2007. MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Nova Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio. Distrito Federal, 2008. MOLL, J. O PNE e a educação integral: desafios da escola de tempo completo e formação integral. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.8, n.15, p. 353-368, jul./dez. 2014. Disponível em: www.esforce.org.br. Acesso em 04 de maio de 2017. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Recife: Bagaço, 2005. OTRANTO, Célia Regina. A política educacional profissional do governo Lula. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.Trabalho Aprovado para apresentação na 34ªreunião da ANPED, Natal, RN, 2011. PEREIRA, A. A. C.; SILVA, M. L . R. O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: CONSTRUCTO EPISTEMOLÓGICO NO CURRÍCULO FORMAÇÃO, VALOR E IMPORTÂNCIA.http://fedathi.multimeios.ufc.br/rides/phocadownload/artigos_iiienforsup_a dicionais.pdf Acesso: 17 de maio de 2017. PICONEZ. Stela C.B. (Coord.). A Prática de Ensino e o Estágio supervisionado. 23 ed. Papirus, Campinas-SP: 2010. PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2004. RAMOS, Marise. A Pedagogia das Competências: Autonomia ou Adaptação. São Paulo: Cortez, 2002. RAMOS, M. N. Verbete Currículo Integrado. In Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2009. RAMOS, M. Possibilidades de contribuição de um currículo integrado de ensino médio técnico. Rio de Janeiro: UERJ (2004). Mimeo. RAMOS, Ivone. Orientações gerais do TCC. Unidade de Ensino Médio e Técnico. Centro Paula Souza – SP, 2013. Disponível em www.centropaulasouza.sp.gov.br. Acesso: 27 de maio de 2017. REGINALDO, C.C.; SHEID, N.J.; GULLICH, R.I.C. O ensino de ciência e a experimentação. IX Seminário de Pesquisa em educação da Região Sul, 2012. SANTOS, J.G; Análise DA Função do Estágio Curricular Obrigatório do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal do Ceará – Campus Crato. UFRRJ, 2012. SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. 2003. Disponível em www.scielo.br/pdf/tes/v1n1/10.pdf. Acesso em 23 de maio de 2017. SAVIANI, Demerval. Da Nova LDB ao Fundeb: Por uma Outra Política Educacional. 2 ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2008. SCALABRIN, I.C.; MOLINARI, A.M.C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Rev. Unar, vol. 7. n 1, 2013. Acesso em 24 de abril de 2017. Disponível em: www.revistaunar.com.br. SERAFIM, M.C. A falácia da dicotomia teoria-prática. Rev. Espaço Acadêmico, 7. Acesso em 30 de ago.2015. Disponível em: www.espacoacademico.com.br, 2001. SILVA, I. M. B.; CASTILHO, W. S.. Experimentação: uma alternativa para o progresso educacional e desenvolvimento social. In: 1ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão do IFTO. Palmas, Tocantins, 2010. Anais. Disponível em www.ifto.edu.br/jornadacientifica/wpcontent/.../ 12/11-EXPERIMENTAÇÃO.pdf. Acesso em: 18 de janeiro de 2017. SILVA, M. P. Perspectivas sobre a análise de conteúdo no estudo da gestão do conhecimento. Tekhne e Logos, Botucatu, SP, v.4, n.3, Dez - Mar, 2013. SILVA, A. O.; REIS M.. Elaboração de experimentos didáticos de física integrados ao ensino técnico de agropecuária da EAFSC. In: Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 2., João Pessoa, 2007. Anais... Disponível em < https://ri.ufs.br/handle/123456789/1086. Acesso em: 18 de janeiro de 2017. SILVEIRA, R. B.; GONÇALVES, L. F.; MARASCHIN, M. S. Limites e possibilidades na formação integrada. Santa Maria. RS, 2016. SOARES, Ana Maria Dantas. Política Educacional e Configurações dos Currículos de Formação de Técnicos em Agropecuária, nos Anos 90: Regulação ou Emancipação. Tese de Doutorado. UFRRJ/CPDA, Seropédica, RJ – 2003. SOUZA, José dos Santos. (Org.). Reflexões da prática docente na EJA. Seropédica: Edur, 2010. 143p. Disponível em: www.acdademia.edu/7791370/reflexões_da_pratica_docente_ na_eja. Acesso 02 de maio de 2017. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. WATANABE, Carmen Ballão. Ciência e conhecimento científico: metodologia da pesquisa científica/Carmen Ballão Watanabe.-Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2011. | por |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/8722/2017%20-%20Natalia%20de%20Souza%20Furtado.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/15494/2017%20-%20Natalia%20de%20Souza%20Furtado.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/21806/2017%20-%20Natalia%20de%20Souza%20Furtado.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/28190/2017%20-%20Natalia%20de%20Souza%20Furtado.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/34568/2017%20-%20Natalia%20de%20Souza%20Furtado.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/40956/2017%20-%20Natalia%20de%20Souza%20Furtado.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/47312/2017%20-%20Natalia%20de%20Souza%20Furtado.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/53734/2017%20-%20Natalia%20de%20Souza%20Furtado.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2480 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2018-09-27T12:27:24Z No. of bitstreams: 1 2017 - Natalia de Souza Furtado.pdf: 574981 bytes, checksum: f45f09dccdcccefb9091cb0875f02e40 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2018-09-27T12:27:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Natalia de Souza Furtado.pdf: 574981 bytes, checksum: f45f09dccdcccefb9091cb0875f02e40 (MD5) Previous issue date: 2017-12-11 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Natalia de Souza Furtado.pdf | Natalia de Souza Furtado | 561.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.