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dc.contributor.authorFurtado, Natália de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T02:20:46Z-
dc.date.available2023-12-22T02:20:46Z-
dc.date.issued2017-12-11
dc.identifier.citationFurtado, Natália de Souza. Análise do estágio curricular supervisionado como prática educativa no curso técnico em agropecuária do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – ES.. 2017. [53 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12768-
dc.description.abstractO trabalho de pesquisa foi realizado no Centro Estadual Integrado de Educação Rural, localizado no Noroeste do estado do Espírito Santo. O CEIER é uma escola de tempo integral que tem como proposta pedagogia a educação do campo. A escola possui o ensino médio, sendo este integrado ao curso técnico em agropecuária. A pesquisa teve como procedimento levantamento bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo. A pesquisa foi de natureza qualitativa, tendo a coleta de dados realizada através de questionários semi estruturados aplicado aos estudantes egressos (questionário aplicado de forma on line) e aos 24 estudantes concluintes do ano de 2016. Os resultados dos questionários foram analisados utilizando o referencial de Franco (2008). Também foi realizado um levantamento dos trabalhos de conclusão de estágio defendidos no ano de 2010 a 2015 com o objetivo de verificar em qual área da agropecuária ocorrem a maior parte dos trabalhos. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar e avaliar como as atividades realizadas no estágio e as atividades práticas de experimentação desenvolvidas no Trabalho de Conclusão Estágio contribuíram para um maior aprendizado dos estudantes e se houve também contribuição na qualificação profissional dos estudantes egressos e concluintes do curso técnico em agropecuária. Os resultados indicam que os estudantes, tanto os concluintes como os egressos consideram importante à realização do estágio para uma melhor formação no curso profissionalizante e que a realização do trabalho de conclusão de estágio contribui significativamente para a compreensão dos conteúdos teóricos aprendidos durante o curso, para uma experiência com trabalhos científicos, para resolução de problemas, contribuindo não só para o processo ensino aprendizado como também garantindo uma maior autoconfiança para o futuro técnico em agropecuária e estudante do ensino superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectQualificação Profissionalpor
dc.subjectEnsino Aprendizagempor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectPráticapor
dc.subjectInternshipeng
dc.subjectProfessional Qualificationeng
dc.subjectTeaching Learningeng
dc.subjectExperimentationeng
dc.subjectPractice.eng
dc.titleAnálise do estágio curricular supervisionado como prática educativa no curso técnico em agropecuária do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – ES.por
dc.title.alternativeAnalysis of supervised curriculum internship as an educational practice in the technical course on agriculture of the Integrated State Center for Rural Education of Águia Branca - ESeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe research work was carried out at the State Integrated Center of Rural Education, located in the Northwest of the state of Espírito Santo. CEIER is a full-time school that has as its pedagogy the education of the field. The school has the secondary education, being this integrated to the technical course in farming. The research had as a procedure bibliographical survey, documentary analysis and field research. The research was qualitative in nature, with semi-structured questionnaires being applied to the students (questionnaire applied on-line) and to the 24 final students of the year 2016. The results of the questionnaires were analyzed using the reference framework of Franco (2008). It was also carried out a survey of the work of conclusion of internship defended in the year 2010 to 2015 with the objective of verifying in which area of agriculture the majority of the works take place. The main objective of this research was to investigate and evaluate how the activities carried out in the internship and the practical activities of experimentation developed in the Work of Completion Internship contributed to a greater learning of the students and if there was also a contribution in the professional qualification of the students graduating and of the technical course in agriculture. The results indicate that the students, both the graduates and the graduates consider it important to carry out the internship for a better training in the vocational course, and that the accomplishment of the internship work contributes significantly to the understanding of the theoretical contents learned during the course, an experience with scientific work, to solve problems, contributing not only to the learning teaching process but also guaranteeing a greater self-confidence for the future agricultural technician and student of higher educationeng
dc.contributor.advisor1Zonta, Everaldo
dc.contributor.advisor1ID58544402968por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3943601345963141por
dc.contributor.advisor-co1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee1Bucher, Carlos Alberto
dc.contributor.referee2Portz, Adriano
dc.creator.ID11188076779por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209859357629059por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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