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dc.contributor.authorSouza, Lucas Silva de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:20:53Z-
dc.date.available2023-12-22T02:20:53Z-
dc.date.issued2020-11-25
dc.identifier.citationSOUZA, Lucas Silva de. A implementação do currículo na escola família agrícola “Jacyra de Paula Miniguite”: o percurso de uma escola em alternância. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12770-
dc.description.abstractA Pedagogia da Alternância vem sendo praticada desde os anos de 1930 pelos Centros Familiares de Formação em Alternância. Trata-se de um processo de construção coletiva impulsionada pelos agricultores desde a sua gênese. Nesta perspectiva, ao pautar uma educação vinculada aos agricultores, tornou-se necessário construir um Currículo Orgânico, estabelecido com a finalidade de organizar o trabalho pedagógico dos monitores em suas atividades com os estudantes destas escolas. O objetivo desta pesquisa é analisar a implantação do Currículo Orgânico do Ensino Médio da Escola Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite”. Para efetivação da pesquisa foi adotado a metodologia de pesquisa de campo com monitores em atuação e ex-monitores, que contribuíram na construção e efetivação dos currículos, no decorrer da história da Pedagogia da Alternância no Espírito Santo. Foram entrevistados oito monitores em atuação e ex-monitores através da plataforma Zoom. As entrevistas semiestruturadas foram gravadas e transcritas. Os dados das entrevistas foram analisados a partir de cinco critérios: motivações e desafios na construção da escola, construção do currículo proposto, o currículo da Escola Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite”, a integração das áreas do conhecimento e o currículo. Os resultados mostraram a importância da Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância ao propor a elaboração coletiva do currículo orgânico para as escolas em alternância, vinculado ao projeto de campo. Destacamos a importância do trabalho efetivo dos monitores e a necessidade de um currículo que estabeleça comunicação com o cotidiano dos estudantes, sem desconsiderar suas realidades, e ainda que possibilite as práticas interdisciplinares contextualizadas, utilizando material acessível, vinculado a um projeto de educação integral dos sujeitos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia da Alternânciapor
dc.subjectCurrículo Orgânicopor
dc.subjectPlano de Cursopor
dc.subjectAlternance Pedagogypor
dc.subjectOrganic Curriculumpor
dc.subjectCourse Planpor
dc.titleA implementação do currículo na escola família agrícola “Jacyra de Paula Miniguite”: o percurso de uma escola em alternânciapor
dc.title.alternativeThe implementation of the curriculum at the agricultural family school “Jacyra de Paula Miniguite”: the path of an alternating schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherPedagogy of Alternation has been practiced since the 1930s by Family Centers for Alternation Training. It is a collective construction process driven by farmers since its inception. In this perspective, when guiding an education linked to farmers, it became necessary to build an Organic Curriculum, established with the purpose of organizing the pedagogical work of the monitors in their activities with the students of these schools. The objective of this research is to analyze the implantation of the Organic High School Curriculum of the Escola Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite”. In order to carry out the research, the field research methodology with active monitors and former monitors was adopted, which contributed to the construction and implementation of curricula, throughout the history of Pedagogy of Alternation in Espiríto Santo. Eight active monitors and former monitors were interviewed through the Zoom platform. The semi-structured interviews were recorded and transcribed. The interview data were analyzed based on five criteria: motivations and challenges in the construction of the school, construction of the proposed curriculum, the curriculum of the agricultural family school “Jacyra de Paula Miniguite”, the integration of the areas of knowledge and the curriculum. The results showed the importance of Regional Association of Family Centers for Alternation Training when proposing the collective development of the organic curriculum for alternating schools, linked to the field project. We highlight the importance of the effective work of the monitors and the need for a curriculum that establishes communication with the students' daily lives, without disregarding their realities, and that also allows contextualized interdisciplinary practices, using accessible material, linked to a comprehensive education project for the subjects.eng
dc.contributor.advisor1Rocinholi, Luciene de Fatima
dc.contributor.advisor1ID071.496.788-23por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939383842421721por
dc.contributor.referee1Rocinholi, Luciene de Fátima
dc.contributor.referee2Peixoto, Ana Claudia de Azevedo
dc.contributor.referee3Roza, Monica Maria Raphael da
dc.creator.ID133.918.227-08por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8836738458359106por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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