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dc.contributor.authorMohana, Nahyme Zahia Amaral
dc.date.accessioned2023-12-22T02:21:32Z-
dc.date.available2023-12-22T02:21:32Z-
dc.date.issued2020-07-20
dc.identifier.citationMOHANA, Nahyme Zahia Amaral. Políticas públicas de educação inclusiva: desafios à escolarização profissional do público-alvo da educação especial no IF goiano. Concepções e ações político-pedagógicas. 2020. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12781-
dc.description.abstractAs políticas públicas para a inclusão do público-alvo da Educação Especial são forjadas por lutas e resistências, mas os resultados desejados ainda estão aquém de serem satisfatórios. A presente pesquisa se propôs a conhecer e analisar as propostas de Educação Inclusiva materializadas nos documentos oficiais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) e, nesse cenário, a(s) proposta(s) para o público-alvo da Educação Especial na Educação Profissional Técnica de nível médio. Essa pesquisa teve como objetivos: analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), observando as diretrizes e os objetivos do público-alvo da Educação Especial na Educação Profissional Técnica de nível médio no âmbito do IF Goiano e em sua estrutura dos campi, identificar os documentos oficiais existentes sobre a inclusão do público-alvo da Educação Especial, avaliar as ações político-pedagógicas previstas pelo IF Goiano para o atendimento do público-alvo da Educação Especial, conforme a legislação e dispositivos legais institucionais, considerando o que preconiza a legislação pertinente, avaliar os impactos das intervenções político-pedagógicas desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) nos seus campi. Nossas questões de estudo foram: quais concepções de inclusão, em relação ao público-alvo da Educação Especial, são afirmadas no IF Goiano? Quais ações político-pedagógicas contempladas no PDI e demais documentos oficiais do IF Goiano estão direcionados à efetivação do acesso, à permanência e à aprendizagem desse público-alvo? O NAPNE, considerando a realidade dos campi do IF Goiano, está cumprindo a sua finalidade e implementando políticas pró-diversidade frente à demanda por Educação Inclusiva? Quanto aos procedimentos e/ou instrumentos metodológicos, nesse estudo, foi empreendida uma análise documental, imprescindível em uma pesquisa qualitativa, onde analisamos os PDI do IF Goiano, a legislação e as políticas públicas que tratam da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Também analisamos informações obtidas através dos responsáveis pelo NAPNE de cada campus do IF Goiano. Os dados foram analisados qualitativamente a partir de pesquisa documental como procedimento para a compreensão da realidade social e da produção de conhecimento por meio da análise documental. Acreditamos que este estudo poderá contribuir no sentido de promover questionamentos sobre as Políticas Educacionais inclusivas destinadas à Educação Profissional Tecnológica do Instituto Federal Goiano, proporcionando aos gestores e profissionais envolvidos uma visão mais crítica das ações afirmativas direcionadas ao Público-Alvo da Educação Especial, além de suscitar propostas que visem a uma melhoria nessa modalidade de ensino, para que possamos efetivamente alcançar a tão almejada Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no cenário educacional brasileiro.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectPesquisa Documentalpor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectDocumentary Researcheng
dc.titlePolíticas públicas de educação inclusiva: desafios à escolarização profissional do público-alvo da educação especial no IF goiano. Concepções e ações político-pedagógicaspor
dc.title.alternativeInclusive education public policies: challenges to the professional education of the target audience of special education in the goiano IF. Conceptions and political-pedagogical actionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherPublic policies for the inclusion of the target audience of Special Education are permeated by struggles and resistance, but the desired results are still far from being achieved. The present research proposed to know and analyze which the Inclusive Education proposals are materialized in the official documents of the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano (IF Goiano), and in this scenario, what exists (s) of proposal (s) for the target audience of Special Education in Technical Vocational Education at high level. This research had as objectives: to analyze the Institutional Development Plan (PDI), observing the guidelines and the objectives of the target audience of Special Education in Technical Education at medium level within the scope of IF Goiano and in its structure of campus. Identify the existing official documents on the inclusion of the target audience of Special Education. Evaluate the political-pedagogical actions provided by IF Goiano to serve the target audience of Special Education, according to the legislation and institutional legal provisions, considering what the relevant legislation recommends; also evaluate the impacts of political-pedagogical interventions developed by the Support Center for People with Specific Needs (NAPNE) on their campuses. Our study questions were: what are the conceptions of inclusion, in relation to the target audience of Special Education, are stated in IF Goiano? Which political-pedagogical actions contemplated in the PDI and other official documents of the IF Goiano are directed to the effective access, permanence and learning of this target audience? Is NAPNE, considering the reality of the IF Goiano campuses, fulfilling its purpose and implementing pro-diversity policies in view of the demand for Inclusive Education? As for the methodological procedures and / or instruments, this study was based on a documentary analysis that constitutes an important technique in qualitative research, where we analyzed the IF Goiano IDPs, legislation and public policies that deal with Special Education in the perspective of Inclusive Education; in addition to information obtained from those responsible for the NAPNE of each IF Goiano campus. The data obtained from the research were analyzed within the scope of qualitative research from the discussion of documentary research as a procedure for understanding social reality and producing knowledge through the analysis of various types of documents. We believe that this study will make an unparalleled contribution towards analyzing and promoting questions about the Inclusive Educational Policies practiced in Technological Professional Education, developed at the Federal Goiano Institute, providing managers and professionals involved with a more critical view of affirmative actions directed to the Public- Target of Special Education, in addition to raising proposals aimed at improving this type of teaching so that we can achieve Special Education in the Perspective of Inclusive Education so desired in the Brazilian educational scenario.eng
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.advisor1ID074.158.237-61por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee2Gonçalves, Silvia Maria Melo
dc.contributor.referee3Rocha, Fátima Niemeyer da
dc.creator.ID297.814.771-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3059560754840149por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALVES MAZZOTTI, Alda Judith, GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. p.139. ARANHA, M. L. A. História da Educação e da Pedagogia: Geral e do Brasil. 3 ed. São Paulo; Moderna, 2006. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto n. 7.566, de 23 de setembro de 1909.Crianas capitais dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito. Disponível em: http://www2.camara.leg.br. Acesso em: 27 ago.2018. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei n. 4.024, de 1961.Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4024.htm. Acesso em: 27 ago.2018. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei n. 5.692/1971. Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus. 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