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dc.contributor.authorCarneiro, Márcio Fernandes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:21:36Z-
dc.date.available2023-12-22T02:21:36Z-
dc.date.issued2020-06-18
dc.identifier.citationCARNEIRO, Márcio Fernandes. Estágio curricular obrigatório: Contribuições para a formação e inserção profissional dos técnicos em agropecuária do IF Goiano - Campus Urutaí. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12782-
dc.description.abstractO trabalho de pesquisa foi realizado no Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano, localizado no Centro-Oeste do estado de Goiás. A pesquisa analisou sistematicamente o acervo documental relacionado à prática do Estágio Curricular Obrigatório no Curso Técnico em Agropecuária do Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano com intuito de avaliar a prática do Estágio como instrumento de formação e inserção profissional a partir dos sujeitos envolvidos no processo. Optou-se pela realização de uma investigação de natureza qualitativo/quantitativa, onde o objetivo foi descobrir se o estágio curricular obrigatório da forma como está sendo realizado, contribui de forma efetiva na formação e inserção profissional do Técnico em Agropecuária do Campus Urutaí. Inicialmente utilizou-se um questionário semiestruturado para coleta de dados aplicados a 20 (vinte estudantes) apto a estagiarem, sendo 10 do curso integrado e 10 da modalidade concomitante/subsequente. Também foram aplicados questionários com 10 docentes. A seleção dos docentes foi baseada no critério de enquadramento como Orientador de Estágio Curricular Obrigatório, nos últimos cinco anos. Foram aplicados questionários semiestruturados com 5 empresários que oferecem, regularmente, vagas de estágio para os estudantes do Campus Urutaí. O critério de seleção dos empresários foi baseado naqueles que oferecem maior quantidade de vagas para estágio. Desta forma, nesta pesquisa foram utilizados os arquivos disponíveis na Direção de Extensão, pesquisas bibliográficas, além dos instrumentos e/ou ferramentas para coleta de dados com a observação participativa e questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas, os quais foram elaborados no primeiro semestre de 2019. Os resultados obtidos indicam que o IF Goiano Campus Urutaí vem acompanhando as transformações impostas pelas mudanças ocorridas nas normativas de estágio por força de leis e resoluções. A pesquisa apontou problemas referentes à contextualização curricular, orientação, carga horária e referente à contribuição das aulas práticas realizadas no IF Goiano Campus Urutaí ao estágio curricular. Os resultados obtidos corroboram os depoimentos sobre a adequação do período de estágio descrito pelos coordenadores dos Institutos Federais de Educação, mostrando que há benefícios consideráveis na realização do estágio após a integralização do curso. Os resultados mostram que o estágio ajuda a despertar o interesse pela área profissional e na descoberta da vocação profissional e a convivência com supervisor e funcionários das empresas/instituições, auxilia no desenvolvimento escolar, pessoal e profissional, destacandose principalmente no desenvolvimento pessoal o aspecto comportamental e no profissional a aprendizagem sobre o ambiente de trabalho. Diante desta abordagem preliminar concluímos que o estágio traz importantes contribuições na formação do técnico, porém, apesar do processo de estágio ser conduzido de maneira adequada, a escola deve implementar ações para contribuir no processo de supervisão, orientação e de avaliação de possíveis alterações da carga horária mínima de estágio, e estruturação curricular em relação às aulas práticas desenvolvidas na instituição, bem como aprofundar os estudos para avaliar a viabilidade de alteração do período de cumprimento do estágiopor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstágio curricularpor
dc.subjectCurso técnico em agropecuáriapor
dc.subjectFormação profissional no Campopor
dc.subjectCurricular internshipeng
dc.subjectTechnical Course in Agricultureeng
dc.subjectProfessional training in thefieldeng
dc.titleEstágio curricular obrigatório: Contribuições para a formação e inserção profissional dos técnicos em agropecuária do IF Goiano - Campus Urutaípor
dc.title.alternativeMandatory curricular internship: Contributions to the training and professional insertion of agricultural technicians at IF Goiano - Campus Urutaíeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe research work was carried out at the Urutaí Campus of the Federal Goiano Institute, located in the Midwest of the state of Goiás. The research systematically analyzed the documentary collection related to the practice of the Compulsory Curricular Internship in the Agricultural Course at the Urutaí Campus of the Federal Goiano Institute. in order to evaluate the practice of the Internship as an instrument of training and professional insertion from the subjects involved in the process. We opted for conducting a qualitative / quantitative investigation, where the objective was to find out if the mandatory curricular internship as it is being carried out, contributes effectively to the training and professional insertion of the Agricultural Technician at Campus Urutaí. Initially, a semi-structured questionnaire was used to collect data applied to 20 (twenty students) apt for internships, 10 from the integrated course and 10 from the concomitant / subsequent modality. Questionnaires were also applied to 10 teachers. The selection of teachers was based on the criterion of qualification as a Mandatory Curricular Internship Advisor, in the last five years. Semi-structured questionnaires were applied with 5 entrepreneurs who regularly offer internship vacancies to students at the Urutaí Campus. The selection criteria for entrepreneurs were based on those that offer the greatest number of internship vacancies. Thus, in this research, the files available in the Extension Department, bibliographic searches, in addition to the instruments and / or tools for data collection with participatory observation and a semi-structured questionnaire with open and closed questions were used, which were prepared in the first semester of 2019. The results obtained indicate that the IF Goiano Campus Urutaí has been following the changes imposed by the changes in the internship regulations due to laws and resolutions. The research pointed out problems related to curricular contextualization, orientation, workload and related to the contribution of practical classes held at IF Goiano Campus Urutaí to the curricular internship. The results obtained corroborate the testimonies about the appropriateness of the internship period described by the coordinators of the Federal Institutes of Education, showing that there are considerable benefits in carrying out the internship after completing the course. The results show that the internship helps to awaken the interest in the professional area and in the discovery of the professional vocation and the coexistence with supervisor and employees of the companies / institutions, helps in the school, personal and professional development, especially in the personal development the aspect behavioral and professional learning about the work environment. In view of this preliminary approach, we conclude that the internship brings important contributions to the training of the technician, however, although the internship process is conducted properly, the school must implement actions to contribute to the process of supervision, guidance and assessment of possible changes in the load. minimum internship hours, and curricular structure in relation to the practical classes developed at the institution, as well as deepening studies to assess the feasibility of changing the period of completion of the internshipeng
dc.contributor.advisor1Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
dc.contributor.advisor1ID052.061.917-01por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831por
dc.contributor.referee1Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
dc.contributor.referee1ID052.061.917-01por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831por
dc.contributor.referee2Oliveira, Fernando Bonadia de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2160894883696321por
dc.contributor.referee3Silva, Gilson Dourado da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3847859049524992por
dc.creator.ID826.501.361-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8836038567204855por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBEHRENS, Maria Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2015. BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégia de ensino-aprendizagem. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. BATISTA, Giselle. Estágio de Vivencia no Curso de Engenharia Agronômica do IFPA – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Conceição do Araguaia: Relação entre o teórico e o prático. 2016. 83 p. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica – RJ. 2016. BRASIL, Parecer CNE/CEB n. º 35, de 05/11/03, trata das Normas para a organização e realização de estágio de alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional. BRASIL, Resolução CNE/CEB n. º 04, de 05/10/99, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008. BRASIL. Lei nº 8.859, de 23 de março de 1994. Modifica dispositivos da Lei nº 6.494, de 7 de dezembro de 1977, estendendo aos alunos de ensino especial o direito à participação em atividades de estágio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 mar. 1994. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. BRASIL. Medida Provisória nº 1.952-24, de 26 de maio de 2000. Altera a Consolidação do Trabalho (CLT), para dispor sobre o trabalho a tempo parcial a suspensão do contrato de trabalho e o programa de qualificação profissional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 maio 2000. BRASIL. Orientação Normativa nº 7, de 30 de outubro de 2008. Estabelece orientação sobre a aceitação de estagiários no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 nov. 2008. BRASIL. Resolução nº 01, de 21 de janeiro de 2004. Conselho Nacional de Educação. Estabelece Diretrizes Nacionais para a organização e a realização de Estagio de alunos da Educação Profissional e do Ensino Médio, inclusive nas modalidades de Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 fev. 2004. BRASIL. Decreto n° 66.546, de 11 de maio de 1970. Institui a Coordenação do “Projeto Integração”, destinada à implementação de programa de estágios práticos para estudantes do sistema de ensino superior de áreas prioritárias, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 maio 1970. BRASIL. Decreto nº 75.778, de 26 de maio de 1975. Dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimento de ensino superior e de ensino profissionalizante de 2º grau, no Serviço Público Federal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 maio 1975. BRASIL. Decreto nº 87.497, de 18 de agosto de 1982. Regulamenta a Lei nº 6.494, de 07 de dezembro de 1977, que dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de 2º grau regular e supletivo, nos limites que especifica e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 ago. 1982. ______. Decreto-lei nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Lei orgânica do ensino industrial. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 jan. 1942. BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 1971. BRASIL. Lei nº 6.494, de 7 de dezembro de 1977. Dispõe sobre os estágios de estudantes de estabelecimento de ensino superior e ensino profissionalizante do 2º Grau e supletivo e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 dez. 1977. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96. BRASIL. Portaria nº 1.002, do Ministério do Trabalho e Previdência Social, de 29 de setembro de 1967. Institui nas empresas a categoria de estagiário e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 out. 1967. CAMPELLO, A.M.M.B. A “cefetização” das escolas técnicas federais: um percurso do ensino médio-técnico ao ensino superior. 2005. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói. CAMPOS, L. M. Lunardi. O saber da experiência docente na formação inicial de professores: o estágio na Sala 14. 1998. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 1998. CARVALHO, L. M. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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