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dc.contributor.authorLopes, Kênya Maria Vieira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:21:58Z-
dc.date.available2023-12-22T02:21:58Z-
dc.date.issued2011-03-14
dc.identifier.citationLOPES, Kênya Maria Vieira. Avaliação do processo ensino/aprendizagem no Proeja do Instituto Federal do Tocantis campus Araguatins. 2011. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12789-
dc.description.abstractO presente trabalho surgiu mediante inquietações advindas da experiência com o acompanhamento pedagógico no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica, na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), do Instituto Federal do Tocantins Campus Araguatins, entre os anos de 2008 a 2009. Focalizamos, dentre outras situações-problemas, aspectos referentes à avaliação da aprendizagem. No ensinoaprendizagem a avaliação deve constituir-se como o início para tomada de decisões, e não apenas como fim do processo pedagógico. Frente ao surgimento de programa de inclusão de Jovens e Adultos na modalidade de Educação Profissional indagamos: quais são os procedimentos avaliativos utilizados na prática educativa dessa instituição? Para responder tal questionamento realizamos uma pesquisa que objetivou analisar as práticas pedagógicas utilizadas na avaliação do processo ensino/aprendizagem no curso Técnico PROEJA em Agroindústria do IFTO Araguatins, por meio de declaração verbal docente. A pesquisa de abordagem qualitativa contemplou: estudos teóricos dos procedimentos e concepções avaliativos; elaboração e aplicação de um questionário semi-estruturado junto aos docentes da única turma do Curso Técnico em Agroindústria do Campus Araguatins; estudo, produção e divulgação dos dados referentes aos resultados do questionário. O corpus investigado é composto de 15 docentes que ministraram aulas no segundo semestre de 2009 na referida turma. Os conceitos atribuídos pelos docentes ao termo avaliar assinalam que a avaliação é um meio para verificar tanto o nível de aprendizagem, as habilidades e competências adquiridas, os sucessos e as dificuldades do estudante, como para verificar se os objetivos de aprendizagem foram atingidos, utilizando-se desses resultados para aprimorar as práticas pedagógicas. Constatamos a preferência dos docentes pelo uso da prova escrita, integrado-se à função formativa e diagnóstica da avaliação e instrumentos avaliativos tais como: atividade diária, provas orais e seminários. Tais instrumentos terão assertividade nas Instituições de Ensino à medida que contribuírem para diagnosticar efetivamente dificuldades e avanços do aprendizado do aluno e proporcione ações que contribuam para a melhoria do sistema de ensino/aprendizagem. Cabe ressaltar que esta reflexão poderá ser aprimorada e disseminada pelos educadores no âmbito do Instituto e nas demais esferas educacionais.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAssessment, Teaching/Learning, Professional Education for Youth and Adults.eng
dc.subjectAvaliação, Ensino/aprendizagem, Educação Profissional de Jovens e Adultos.por
dc.titleAvaliação do processo ensino/aprendizagem no Proeja do Instituto Federal do Tocantis campus Araguatinspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work originated by concerns arising from experience with pedagogical support in the course of the National Integration of Professional Education to Basic Education in the form of Youth and Adults (PROEJA) of the Federal Campus Araguatins Tocantins, between the years 2008/2009. We focus, among other situations, problems, issues related to assessment of learning. In the teaching-learning evaluation should establish itself as the top decision-making, not just as an end of the educational process. Due to the appearance of inclusion program for Youth and Adult Vocational Education in the form we ask: what are the evaluation procedures used in educational practice that institution? To answer this question we conducted a survey that aimed to analyze the teaching practices used in the evaluation of teaching and learning in the course of the Agribusiness Forum in PROEJA IFTO Araguatins through teaching verbal statement. The qualitative study included: theoretical concepts and procedures of evaluation, development and implementation of a semi-structured questionnaire from teachers the only of the Technical Course on the Agribusiness the campus Araguatins; Tech, study, production and dissemination of data regarding the results of the questionnaire. The corpus investigated is composed of 15 teachers who taught classes in the second half of 2009 in that class. The concepts assigned by teachers to evaluate term indicate that evaluation is a means to verify both the level of learning, skills and competences acquired, the successes and difficulties of the student, such as ensuring that the learning objectives were achieved, using if these results to improve teaching practices. We note the preference of teachers for the use of written evidence to the integrated formative and diagnostic assessment, that assessment tasks such as daily activity, oral examinations and seminars. Such instruments will be assertive in universities and colleges as they contribute effectively to diagnose difficulties advances of student learning and provide actions that contribute to improving the system of teaching and learning. It is noteworthy that this reflection can be enhanced and disseminated by educators within the Office and in other spheres of educationpor
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.advisor1ID739-514-557-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.creator.ID729.605.822-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5642303009200996por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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