Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12794
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Jucier Gonçalves dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:22:14Z-
dc.date.available2023-12-22T02:22:14Z-
dc.date.issued2012-05-30
dc.identifier.citationSANTOS, Jucier Gonçalves dos. Função do estágio curricular obrigatório no IFET Ceará - Campus Crato, na perspectiva discente. 2012. 54 f. (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12794-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar o papel que o estágio curricular obrigatório (ECO) vem desempenhando na formação do Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação do Ceará, Campus Crato, a partir da perspectiva dos discentes. Como se sabe, o estágio Curricular Obrigatório é uma etapa de complementaridade do processo de aprendizagem e envolve uma estrutura pedagógica que vai desde currículos adequados até pequenas ações no âmbito do ambiente escolar, a fim de que se possa fazer dessa atividade uma ação reflexiva com vista a desenvolver de forma coesa a relação entre teoria e prática. Para melhor interpretação e atribuir significados aos fenômenos analisados, fizemos opção por uma abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários com perguntas abertas que tiveram como alvo os alunos egressos do Curso Integrado de Técnico em Agropecuária (CITA), do ano de 2010. Esses instrumentos nos possibilitaram identificar algumas discrepâncias em relação à articulação entre escola, estágio e mundo do trabalho, as quais vêm comprometendo a função do Técnico em Agropecuária na sua área de inserção. É importante registrar que além desses aspectos, procuramos elencar leis e decretos específicos que influenciaram o desenvolvimento dessa atividade no Brasil. Buscamos, também, abordar a prática do estágio numa perspectiva de aproximação entre ensino propedêutico e técnico, entendidos como capazes de potencializar ao educando uma formação para enfrentamento das incertezas do mundo do trabalho.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmandatory curricular training periodeng
dc.subjectlearnereng
dc.subjecttraining practiceeng
dc.subjectjob marketeng
dc.subjectEstágio Curricular Obrigatóriopor
dc.subjectDiscentepor
dc.subjectPrática de Estágiopor
dc.subjectMundo do Trabalhopor
dc.titleFunção do estágio curricular obrigatório no IFET Ceará - Campus Crato, na perspectiva discentepor
dc.title.alternativeAnalysis of the function of the mandatory curricular training period in the farming technician course in Instituto Federal do Ceará - Campus Crato, Ceará, Brazil, in the learning perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe goal of this research was to investigate the role that the required period of training performs in the formation of a farming technician of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Crato, from the perspective of the students. As we know, the mandatory training period is a complementary stage of the learning process and involves a pedagogical structure, from a suitable curriculum to small actions in the school environment, so that we can turn this activity into a reflexive action to develop a coherent relation between practice and theory. We chose the qualitative approach aiming to achieve a better comprehension and to give meanings to the analyzed phenomena. The instruments used to collect the data were questionnaires with open questions. The target of this research was the former students of the Integrated Technician Course who finished in 2010. These instruments enabled us to identify some discrepancies related to the articulation between school, training, and the job market, which have been compromising the role of the farming technician in his/her area of insertion. It's important to highlight that, in addition to these aspects, we aimed to gather specific laws and decrees which influenced the development of this work in Brazil. We endeavored, also, to approach the training practice in a perspective of approximation between propaedeutic and technical teaching, taken as able to provide the student with education to face the challenges of the world of work.eng
dc.contributor.advisor1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.advisor1ID790.646.397-87por
dc.contributor.referee1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.referee2Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.referee3Freire, Eliane Fazolo
dc.contributor.referee4Fernandes, Cláudia de Oliveira
dc.creator.ID172.613.333-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1320786072428192por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6715/2012%20-%20Jucier%20Gon%c3%a7alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19290/2012%20-%20Jucier%20Gon%c3%a7alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25639/2012%20-%20Jucier%20Gon%c3%a7alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32076/2012%20-%20Jucier%20Gon%c3%a7alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38466/2012%20-%20Jucier%20Gon%c3%a7alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44832/2012%20-%20Jucier%20Gon%c3%a7alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51184/2012%20-%20Jucier%20Gon%c3%a7alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57672/2012%20-%20Jucier%20Gon%c3%a7alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1630
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-05-11T19:26:18Z No. of bitstreams: 1 2012 - Jucier Gonçalves dos Santos.pdf: 904185 bytes, checksum: e9081641f732b104863e0afdb54ced8a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-11T19:26:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Jucier Gonçalves dos Santos.pdf: 904185 bytes, checksum: e9081641f732b104863e0afdb54ced8a (MD5) Previous issue date: 2012-05-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Jucier Gonçalves dos Santos.pdfDocumento principal881.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.