Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12801
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dc.contributor.authorSantos, Ricardo de Castro Ribeiro
dc.date.accessioned2023-12-22T02:22:37Z-
dc.date.available2023-12-22T02:22:37Z-
dc.date.issued2011-11-28
dc.identifier.citationSANTOS, Ricardo de Castro Ribeiro. O uso de programas computacionais e materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem da geometria plana e espacial de alunos do ensino técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Floriano - PI. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12801-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo verificar a mudança ou não do nível de aprendizado de geometria dos trinta e sete alunos do terceiro ano do Ensino Técnico em Agropecuária Concomitante com o Ensino Médio (EMTA-3), matriculados no ano de 2009, após o uso como ferramenta dos softwares Cabri Geometry II Plus, Calques 3D e Poly, bem como o uso dos Sólidos Geométricos usados no processo de produção da agroindústria no CAF – Colégio Agrícola de Floriano. A escolha do tema Geometria, dentre os conteúdos associados à ementa na Agroindústria, foi motivada pela constatação das dificuldades que os alunos, de diferentes níveis, apresentam em relação ao assunto, com a proposta de implantar um novo método de trabalho que servirá como modelo às aulas apenas teóricas. Dessa forma, na Agroindústria encontram-se várias formas espaciais que podem ser analisadas matematicamente. Contudo, faz-se os seguintes questionamentos: De que forma podemos fazer isso? O uso de softwares irá apresentar algum benefício dentro deste contexto? Poderá o aluno compreender a relação entre o Ensino Médio e o Ensino Técnico? Para responder a estas perguntas os alunos foram submetidos a seis etapas, dentre elas: 1ª etapa: aplicação de um teste no tempo zero (t0), 2ª etapa: doze aulas expositivas, 3ª e 5ª etapas: vinte e duas aulas no laboratório de informática, 4ª etapa: encontro na agroindústria (manhã toda) e 6ª etapa: aplicação de um teste no tempo um (t1). Após a aplicação do teste t0 observou-se que mais da metade dos sujeitos da pesquisa apresentaram índice de acertos inferior a 50%; já no teste t1, aplicado após as intervenções metodológicas, esse índice ultrapassou, para mais da metade dos sujeitos, os 50%. Com isso, percebemos que ao final do projeto, os alunos se mostraram mais motivados quanto ao ensino da matemática, associando-a ao uso de softwares e despertando para a contextualização e a interdisciplinaridade, assim a interligação do ensino técnico com o ensino médio ficará mais sólida em relação à participação do aluno, fazendo com que enfoque a importância da matemática no cotidiano. Pôde-se concluir que a análise das formas planas e espaciais por parte dos alunos se tornou mais consistente, comprovando que o uso de sólidos e softwares se mostrou com uma ferramenta eficaz no processo de ensino aprendizagem da geometria, possibilitando a interligação das diversas áreas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFree Softwareeng
dc.subjectGeometry Educationeng
dc.subjectEducation Technologyeng
dc.subjectSoftwares Livrespor
dc.subjectEnsino de Geometriapor
dc.subjectEducação tecnológicapor
dc.titleO uso de programas computacionais e materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem da geometria plana e espacial de alunos do ensino técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Floriano - PIpor
dc.title.alternativeThe use of computer programs and manipulatives in the teaching and learning of plane geometry and spatial students of technical education in the College of Agriculture Agricultural Floriano - PIeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work aims to verify whether or not the change in the level of learning geometry of the thirty-seven students of the third year of Technical Education in Agriculture Concurrent with high school (EMTA-3), enrolled in 2009, after use software as a tool of Cabri Geometry II Plus, 3D calques and Poly, and the use of geometric solids used in the production process of the agribusiness in the CAF - Floriano Agricultural College. The choice of subject Geometry, from the content associated with the menu in Agribusiness, was motivated by the difficulties that students of different levels, present in the subject, with the proposal to deploy a new way of working that will serve as a model to only theoretical classes. Thus, in Agribusiness are many ways that space can be analyzed mathematically. However, it is the following questions: How can we do this? Use of the software will provide some benefit in this context? Can the student understand the relationship between high school and technical education? To answer these questions the students were subjected to six steps, including: Step 1: application of a test at time zero (t0), Step 2: twelve lectures, 3rd and 5th steps: twenty-two classes in computer lab , Step 4: Meeting in agribusiness (all morning) and Step 6: application of a test in a time (t1). After application of the test t0 observed that more than half of the subjects had lower scores than the 50%, whereas the t1 test, applied after the intervention methodology, this figure exceeded for more than half of the subjects, 50%. With this, we realize that the end of the project, students were more motivated about teaching mathematics, associating it with the use of software and awakening to the contextualization and interdisciplinarity, and the interconnection of technical education in high school will be stronger regarding the participation of the student, making focus the importance of mathematics in everyday life. It was concluded that the analysis of planar and spatial forms by the students became more consistent, showing that the use of solid and software proved to be an effective tool in the process of teaching and learning of geometry, enabling the interconnection of different areaseng
dc.contributor.advisor1Porte, Luciana Helena Maia
dc.contributor.advisor1ID3557544796por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8693383089089266por
dc.contributor.referee1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.referee2Moura, Mirian Ribeiro Leite
dc.creator.ID810.171.973-34por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7432136493635666por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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