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dc.contributor.authorOliveira, Pedro Paulo
dc.date.accessioned2023-12-22T02:23:13Z-
dc.date.available2023-12-22T02:23:13Z-
dc.date.issued2011-06-30
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Pedro Paulo. Curso de tecnologia em produção de cachaça: representação social dos estudantes sobre a cachaça e o consumo de álcool. 2011. [64 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12812-
dc.description.abstractAs Representações Sociais são estruturas de conhecimento individuais, compartilhadas, que permitem a um grupo entender uma realidade, manter sua integridade, direcionar e fundamentar suas práticas. Esta pesquisa teve como propósito conhecer as Representações Sociais da Cachaça e a sua relação com o consumo de álcool para alunos do curso superior Tecnólogo em Produção de Cachaça do no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNM)-Campus Salinas, através do diagnóstico dos fatores que motivaram o ingresso desses jovens neste curso; identificando se o consumo de e as concepções sobre cachaça pelos jovens foram afetados pelo seu ingresso no curso, bem como os fatores que os alunos relacionam com ato de beber cachaça como: ocasiões, companhias, a correlação com os hábitos familiares, os riscos à saúde e problemas sociais. A pesquisa foi realizada no IFNMG, no ano de 2010, com quarenta e oito alunos do curso superior de Tecnologia em Produção de Cachaça e consistiu de três etapas: 1-a caracterização socioeconômica dos discentes com um roteiro estruturado; 2-a avaliação do conhecimento dos alunos sobre cachaça que compreendeu a utilização de uma escala do tipo Likert de cinco pontos; 3- a pesquisa de representação social da cachaça com roteiro construído com questões abertas, a fim de incentivar o discurso, sendo os discursos gravados, transcritos e analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, com base na teoria das Representações Sociais, utilizando o software Qualiquantisoft. Assim, verificou-se que o universo dos sujeitos do presente estudo apresenta um predomínio de mulheres (62,5%) e a faixa etária de 18 a 21 anos de idade (56,2%). A sua maioria (87%), concluiu o ensino médio em escola pública, em curso regular (90%) e são residentes em área urbana (81%) no município de Salinas (86%). Nas representações sociais sobre o consumo de álcool, os sujeitos desta pesquisa apresentam atitudes predominantemente desfavoráveis ao consumo de bebidas alcoólicas; não acreditam que os jovens bebam por “se sentirem tristes ou aborrecidos” ou para “se sentirem mais integrados e identificados com o seu grupo”; as motivações mais favoráveis sobre o consumo de bebida alcoólica foram “para relaxar ou acalmar os nervos” e “para se sentirem mais adultos”. Quanto ao Conhecimento e Crenças eles acreditam que o álcool “pode causar dependência física” e o consumo de cachaça “ajuda a descontrair/ desinibir”.por
dc.description.sponsorshipSecretaria de Educação Profissional e Tecnologica - Setec/MEC.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTechnology Educationeng
dc.subjectSocial Representationeng
dc.subjectEnsino Tecnológicopor
dc.subjectRepresentação Socialpor
dc.subjectCachaçapor
dc.titleCurso de tecnologia em produção de cachaça: representação social dos estudantes sobre a cachaça e o consumo de álcoolpor
dc.title.alternativeCourse of technology in the production of cachaça: social representation of students on the cachaça and alcohol consumptioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherSocial Representations are structures of individual knowledge that are shared and that enable a group understand the reality, to maintain their integrity and support their practices. This work had the purpose to know the Social Representations of Cachaça and its relationship with the consumption of alcohol for students in the course of Technology in the Production of Cachaça of Federal Institute of the North of Minas Gerais (IFNM) -Campus Salinas. Using the diagnosis of factors that had motivated these young people for this college course, to identifying if the consumption and the conceptions about cachaça at these young people were affected by this college course, as well as the factors that the students has related for to drinking cachaça as: occasions, friendship, the correlation with the family habits, the risks to health and social problems. The research was carried out in IFNMG, in the year 2010, with forty-eight students in the upper course of Technology in the Production of Cachaça. It was consisted of three stages: 1- socioeconomic characteristics of students, with structured questions; 2- Evaluation of the knowledge of the students about cachaça that understood the use of a Likert scale of five points; 3- Social representation of the cachaça with roadmap built with open-ended questions, in order to encourage the discourse, and the interviews were recorded, transcribed and analyzed by technique of the Collective Subject Discourse, on the basis of the theory of Social Representations, using the software Qualiquantisoft. Thus, it was found that the universe of the students presents a predominance of women (62.5 %) and the age range of 18 to 21 years old (56.2 % ). The majority (87 % ), concluded the middle school at a public school in regular course (90 %) and are living in an urban area (81 %) in the city of Salinas (86 % ). On the social representations for the consumption of alcohol, the students have attitudes predominantly unfavorable to the consumption of alcoholic beverages; they hadn't believe that the young people has drunk alcohol for "to feel sad or annoying" or "feel more integrated and identified with their group"; the motivation more favorable on the consumption of alcoholic beverages were "to relax or calm down the nerves" and "to feel more adults". In terms of Knowledge and Beliefs, the students believe that alcohol can cause physical dependence" and the consumption of cachaça "helps to unwind/ encourage". It was verifie that the social representations of students about the properties and the consumption of alcoholic beverage and cachaça, presents a great level of information and they has attitudes predominantly negative in relation to alcohol consumption. The representation to the attraction of the cachaça from Salinas, it was found that "The fame of the cachaça and the city" as the most prevalent among the answers. Therefore, for these students, the biggest attraction of cachaça of Salinas maintains a direct correlation with the marketing that has been attributed to the cachaça this region. However, they have believed on the factors of quality of the cachaça once they showed an expressive representation in the categories involved in the production and quality as: "sensory attributes", "quality" and "manufacture craft".eng
dc.contributor.advisor1Porte, Luciana Helena Maia
dc.contributor.advisor1ID3557544796por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8693383089089266por
dc.contributor.referee1Mariano, Ana Claudia Alves Marques
dc.contributor.referee2Sanchez, Sandra Barros
dc.creator.ID70200750615por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8890447655905808por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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