Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12816
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Tatiana da Conceição
dc.date.accessioned2023-12-22T02:23:26Z-
dc.date.available2023-12-22T02:23:26Z-
dc.date.issued2015-04-28
dc.identifier.citationGONÇALVES, Tatiana da Conceição. Ensino de língua portuguesa e gêneros textuais: para além dos parâmetros curriculares nacionais - uma experiência possível. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12816-
dc.description.abstractO ensino de Língua Portuguesa ministrado pelo professor da contemporaneidade não pode prescindir das orientações e influências dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos postulados teóricos da Linguística Textual, os quais são ancorados nos princípios teóricos de Mikhail Bakhtin. Ao mesmo tempo, é importante que esse profissional organize sua prática, a partir de orientações didático-pedagógicas de ensino com gêneros textuais, as quais perpassam pelo viés das sequências didáticas de Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz, bem como pela vertente teórica interacionista de Levi Vygotsky. É necessário, também, buscar compreender abordagens que abranjam o universo multimodal das distintas formas comunicativas emergentes, em que se consolidam diversos sistemas de signos. Isso implica referirmo-nos ao conceito de Letramento(s) e/ou de Multiletramentos, uma vez que a multimodalidade é um traço constitutivo das distintas formas sociocomunicativas que circulam em sociedade, em função do desenvolvimento tecnológico. Por conseguinte, sabe-se que, nesse contexto de transformações constantes, surgem novos meios de estruturação dos conhecimentos científicos; destacando, aqui, apenas aqueles voltados para área de linguagens, os quais suscitam uma transposição didático-pedagógica flexível aos contextos culturais diversificados, tendo em vista que, a todo instante, são instauradas novas maneiras de ler, interpretar e produzir textos. A partir desses pressupostos, este trabalho tem como objetivo principal apresentar resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Educação Agrícola da (UFRRJ), em uma instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Amapá. Dessa maneira, esse estudo intencionou constatar que o ensino de língua portuguesa com uma prática didático-pedagógico alicerçada na teoria dos gêneros textuais, orientada, a princípio, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, pode favorecer o aprendizado pluridiscursivo da língua, indo além do que é proposto e esperado por esse documento, alcançando uma formação cidadã vinculada ao contexto das transformações tecnológicas, em que distintos gêneros emergem, conforme a necessidade sociocomunicativa dos indivíduos nas situações de interação socialpor
dc.description.sponsorshipPrograma de Pós Graduação em Educação Agrícola da UFRuralRJ - UFRRJpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPortuguese Language Teachingeng
dc.subjectTextual Linguisticseng
dc.subjectText Genreeng
dc.subjectInteracionismeng
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapor
dc.subjectPCNpor
dc.subjectLinguística Textualpor
dc.subjectGêneros Textuaispor
dc.subjectInteracionismopor
dc.subjectPráticas Didático-Pedagógicaspor
dc.subjectTransformações Tecnológicaspor
dc.subjectLetramento(s) - Multiletramentospor
dc.subjectTransposição Didáticapor
dc.subjectInstituto Federal do Amapápor
dc.subjectAprendizado pluridiscursivopor
dc.subjectDidacticpor
dc.subjectPedagogical Practicespor
dc.subjectTechnological transformationspor
dc.subjectLetramento(s)por
dc.subjectmultiliteraciespor
dc.subjectDidactic Transpositionpor
dc.subjectFederal Institute of Amapápor
dc.subjectAprendizado pluridiscursivopor
dc.titleEnsino de língua portuguesa e gêneros textuais: para além dos parâmetros curriculares nacionais - uma experiência possívelpor
dc.title.alternativePortuguese language teaching and text genre: beyond the national curriculum parameters - an experiment possibleeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe teaching of Portuguese language applied by the contemporary teacher cannot be dissociated from the guidance and influences of The National Curricular Parameters and from the theoretical postulates of the textual linguistic, which are premised on the doctrinal basis of Mikhail Bakhtin. At the same time, it is important that this teacher organizes his practice from didactical and pedagogical guidelines of teaching through textual genres, which crosses the bias of the didactical sequences of Bernard Scheneuwly and Joaquim Dolz as well as the theoretical interactionist idea of Levy Vygotsky. It is also necessary trying to understand approaches that comprise the multimodal universe of various emerging communication forms, which consolidates several sign systems that interweaves each other in order to establish language uses, and thus the result of human relations expressed by ways of several languages. This implies to mention literacy and multi-literacy, once multimodality is a constitutive characteristic of social communicative forms, which are found in society in accordance with technological development. Not only this emphasizes oral and written interactions, but also includes every communicative technology. Once that new means of organization for academic knowledge are created as a result of this context of continuous changes and that new means of reading, interpreting and producing texts are constantly being produced, this paper presents only those ones focused on the study of languages, which stimulates a didactic and pedagogical transposition flexible to several cultural contexts. From this assumption, this paper aims to present results from a research conducted on the program of post-degree in Agricultural Education (UFRRJ), which intends to create a summary and analyze critically the knowledge and didactical and pedagogical practice of Portuguese Language Teachers of The Federal Institute of Amapá. Thus, this study purposed to see that the Portuguese-speaking school with a didactic and pedagogical practice rooted in the theory of genres , guided at first by the National Curriculum Standards , can help pluridiscursivo language learning , going beyond what is proposed and waiting for this document , achieving citizenship education linked to the context of technological change , in which different genres emerge as the sociocomunicativa needs of individuals in situations of social interactioneng
dc.contributor.advisor1Berenblum, Andrea Sonia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697912841146817por
dc.contributor.referee1Freire, Eliane Fazolo
dc.contributor.referee2Gomes, Ana Lucia Sampaio Ferreira
dc.creator.ID43221122268por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8645021678751615por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Transposição didática: por onde começar? . São Paulo: Cortez, 2011. ANTUNES, Irandé. Análise de Texto:Fundamentos e práticas.São Paulo: Parábola, 2010. .Muito além da gramática: Por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007. .Língua, texto e ensino: Outra escola possível.- São Paulo: Parábola , 2009 . Aula de Português: encontro e interação..- São Paulo: Parábola , 2003. ARAÚJO, Denise. PCN de Língua Portuguesa: Há mudanças de paradigma no ensino de língua?.Revista de Letras, 2001. BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra; prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAPTISTA, Lívia. Os novos PCNs para o ensino médio: Concepções de Língua, Cultura e Ensino. Universidade Federal do Ceará. BERAULD; BURG, Gottfried.TrêsPaixões. Editora: Atual, 2010. BRONCKART, J.P. Atividades de linguagens, textos e discursos. São Paulo: EDUC, 1999. BUFF, Leonardo. O despertar da águia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. BUZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, 2013. BRASIL. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC; SEMTEC), 2006. BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília, 1996. BRASIL. Secretaria de Educação Média e Técnologica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: SENMTEC,2000. BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília, 1996. CARRASCO, Walcyr. Anjo de quatro patas. Editora: Moderna, 2008. .Os Miseráveis. Editora: Moderna, 2012. CARNEIRO, Moaci Alves. LBD fácil: Leitura Crítico- Compreensiva, Artigo a Artigo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. CUNHA, Marleide. O ensino de Língua Portuguesa na atualidade. São Cristovão- SE/ Brasil, 2011. CUNHA, Leo; STEVENSON, RobertLouis;STOKER, Bram. Três Terrores. Editora:Atual, 2007. DIONISIO, Angela . ; MACHADO, Anna .; BEZERRA, Maria. Gêneros Textuais & ensino. São Paulo: Parábola , 2010. 133 DUARTE, Denise. O ensino da Língua Portuguesa: perspectivas e contradições. Universidade Federal do Paraná- Artigo PDE, 2008. FÁVERO, Leonor .; KOCH, Ingedore . Linguística textual: introdução. São Paulo: Cortez, 2012. FRANCHI, Carlos. Mas o que é gramatica?. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leituras do Brasil, 1996. . O texto na sala de aula.São Paulo: Ática, 2006. GUIMARÃES, Ana Maria; KERSCH, Dorotea. Caminhos da Construção: Projetos didáticos de gênero na sala de aula. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012. KARWOSKI, Acir M. ; GAYDECZKA, Beatriz ; MARCUSCHI, Luiz A. Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2011. KLEIMAN, Angela. Os significados do Letramento: Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. KLEIMAN, Angela; TINOCO, Glícia; CENICEROS, Rosana C. Projetos de letramento no Ensino Médio. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Marcia (Org.). Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola, 2013. LOVATO, Cristina. Gêneros Textuais e Ensino. Universidade Federal de Santa Maria/ capes, 1982. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola , 2008. Linguística de texto: o que é e como se faz?. São Paulo: Parábola , 2012. NEVES, Mara; KRAHE, Inês. Multiletramento: Universo escolar e inclusão social. Florianópolis, 2014. PDI. Plano de desenvolvimento Institucional. Macapá-AP: IFAP, 2012. PERINI, Mário- Sofrimento a gramática. São Paulo: Editora ática, 1997. POSSENTI, Sírio.Por que (não) ensinar gramática na escola.Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996. ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola , 2009. ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola l, 2012. ROJO, Roxane. Escola conectada: os multiletramentos e as TICS. São Paulo: Parábola, 2013. SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, S P: Mercado de letras, 2004. VYGOTSKI, L.S.A. Formação Social da Mente. 4º Edição brasileira. São Paulo-SP, 1991. WILDE, Oscar; DUMAS, Alexandre; GUIMARÃES,Telma.Três Mistérios. Editora: Atual, 2006.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4842/2015%20-%20Tatiana%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19512/2015%20-%20Tatiana%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25871/2015%20-%20Tatiana%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32260/2015%20-%20Tatiana%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38626/2015%20-%20Tatiana%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45018/2015%20-%20Tatiana%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51422/2015%20-%20Tatiana%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57864/2015%20-%20Tatiana%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1372
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-01-16T10:22:16Z No. of bitstreams: 1 2015 - Tatiana da Conceição Gonçalves.pdf: 5453125 bytes, checksum: 99e70cebe492e0864542a551ea8ebf1c (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-16T10:22:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Tatiana da Conceição Gonçalves.pdf: 5453125 bytes, checksum: 99e70cebe492e0864542a551ea8ebf1c (MD5) Previous issue date: 2015-04-28eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Tatiana da Conceição Gonçalves.pdf2015 - Tatiana da Conceição Gonçalves5.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.