Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12825
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva Sobrinho, Josias Limeira da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:23:58Z-
dc.date.available2023-12-22T02:23:58Z-
dc.date.issued2015-12-16
dc.identifier.citationSilva Sobrinho, Josias Limeira da. Evasão no grupo discente do curso técnico em agropecuária do colégio Dom Agostinho Ikas - Codai/UFRPE. 2015. [82 f.]. Tese( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12825-
dc.description.abstractA evasão como problemática do ensino brasileiro, vem se estendendo em todos os níveis educacionais, inclusive em cursos técnicos em Agropecuária. Os motivos são variados e consequentes. Mesmo que as configurações dos cursos das instituições de Ensino Técnico venham sofrer transformações consideráveis, em disposição principalmente da lei nº 11. 741 (2008). Nessa significação, verifica-se a importância de se conhecer as possíveis barreiras percorridas pelos alunos investidos nesse curso e suas desistências dos mesmos. Possibilitando novas investiduras no evitar dessas saídas com vista à busca à interação comunidade escolar e o estudante técnico, afirmando que cada membro, em suas funções, possui suas responsabilidades com esse alunado, suas perspectivas profissionais e até mesmo a contribuição da conjuntura de ações pedagógicas na resolução do problema evasão. Postulando-se na objetivação de verificar a evasão escolar como um dos grandes desafios posto ao Codai, em respeito ao acesso e permanência de alunos do curso de Técnico em Agropecuária, de forma que, para o alcance dessa objetivação debruçou-se em conhecimentos teóricos direcionados ao tema e dispostos em livros, artigos científicos, e pesquisa eletrônica, sobretudo, com apoio nos averbados em leis, decretos e resoluções que contemplam o perpassar da educação brasileira. Suporte teórico que foi a base para considerações gerais sob a ótica de uma pesquisa documental sobre casos de evasão ocorridos entre os 2010 e 2014, no curso técnico de agropecuária oferecido pelo Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas – Codai/ UFRPE. Situado no Município de são Lourenço da Mata – PE. Somado-se a uma pesquisa de campo envolvendo gestor, professores e ex-alunos (evadidos) dessa instituição de ensino. De forma que, os resultados obtidos venham contribuir com as pesquisas já existentes quanto à temática envolvida, mas também ser suporte de conhecimentos da vivência escolar e as barreiras enfrentadas como as causas da evasão, no sentido de levar certificações quanto o contexto escolar e os desafios de jovens em defrontarem-se em sua preparação profissional e fatores como: questão econômica; trabalhar e ajudar a família; falta de motivação; a não adequação ao curso; falta de conciliação entre trabalho e curso; expectativas do curso não alcançam o esperado, entre outros. Sobretudo, o reconhecimento de que a evasão trás prejuízos aos próprios alunos, a sociedade e aos cofres públicospor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectAgropecuáriapor
dc.subjectConsequênciaspor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectAgriculturepor
dc.subjectConsequencespor
dc.subjectStudentspor
dc.titleEvasão no grupo discente do curso técnico em agropecuária do colégio Dom Agostinho Ikas - Codai/UFRPEpor
dc.title.alternativeEvasion in the student group of the technical course in agriculture in college Dom Augustine Ikas - Codai / UFRPEpor
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThe dropout problem as the Brazilian education has been extended to all levels of education, including technical courses in agronomy. The reasons are varied and consequential. Even if the settings of the courses of technical education institutions may suffer considerable changes, especially in provision of Law No. 11. 741 (2008). In this meaning, there is the importance of knowing the possible barriers traveled by students invested in this course and its dropouts them. Enabling new endowments in avoiding these outputs in order to search the interaction school community and technical student, stating that each member in their functions, have their responsibilities with this student body, their job prospects and even the contribution of the environment of pedagogical actions in Resolution of the problem avoidance. Postulating on the objectification of check truancy as a major challenge put to Codai in terms of access and permanence in Agricultural Technician course students, so that, to achieve this objectification leaned in targeted theoretical knowledge the topic and arranged in books, scientific articles, and electronic search, above all, support in the annotated in laws, decrees and resolutions that address the permeate of Brazilian education. Theoretical support that was the basis for general observations from the perspective of a documentary research on dropout cases occurring between 2010 and 2014, the technical agronomy course offered by the Agricultural College Dom Augustine Ikas - Codai / UFRPE. Located in the municipality of São Lourenço da Mata - PE. In addition to field research involving managers, teachers and alumni (escaped) this educational institution. So that the results may contribute to the existing research on the subject involved, but also be supportive knowledge of school life and the barriers faced as the causes of evasion, to take certifications as the school context and the challenges of young people are confronted in their professional preparation and factors such as economic issue; work and help the family; lack of motivation; the unsuitability for the course; lack of reconciliation between work and progress; Course expectations do not reach the expected, among others. Above all, the recognition that evasion back losses to the students, society and the public cofferseng
dc.contributor.advisor1Berbara, Ricardo Luiz Louro
dc.contributor.advisor1ID48356425700por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8529910145308595por
dc.contributor.referee1Zatorre, Natália Pereira
dc.contributor.referee2Gárcia, Andrés Calderín
dc.creator.ID74325663487por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3825993801690599por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS ALMEIDA, P.N. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 1995. ALMEIDA, Ana Carolina de. Trajetórias de escolarização, vida escolar E abandono no curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena MG. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010. Disponível em < cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgea/files/2015/08/Ana-Carolina-de-Almeida.pdf> Acesso em 18 de jun. 2015. ANTUNES, Ricardo; SILVA, Maria Aparecida Moreira (Org.). O avesso do trabalho. 2 ed. São Paulo: Expressão popular, 2010. ANZOLIN, Ricardo Maximo; KRELING, Wagner Luiz. Análise das causas de evasão escolar nos cursos de aprendizagem industrial de uma unidade de educação profissional do SENAI/SC no ano de 2012. Disponível em < file:///C:/Users/Usuario/Downloads/398-1405-1-PB.pdf> Acesso em 12 de jun. 2015. AQUINO, Júlio Groppa. O mal-estar na escola contemporânea: erro e fracasso em questão. AQUINO, J. G. (Org.). In: Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. 4. ed. São Paulo: Summus,1997. _______. Do cotidiano escolar: ensaios sobre a ética e seus avessos. São Paulo: Summus, 2000. ARAÚJO, Cristiane F. de; SANTOS, Roseli A. dos. A educação profissional de nível médio e os fatores internos/ externos às instituições que causam a evasão escolar. Disponível em < http://www.unitau.br/unindu/artigos/pdf525.pdf> Acesso em 21 de jun. 2015. ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. 8 Ed. Petrópolis: Vozes, 2000. BRASIL, Decreto-Lei nº 982, de 23 de Dezembro de 1938. Cria novos órgãos no Ministério da Agricultura, reagrupa e reconstitui alguns dos já existentes e dá outras providências. Disponível em < http://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:decreto.lei:1938-12-23;982> Acesso em 28 de mai. 2015. _______. Decreto-Lei nº 9.613, de 20 de agosto de 1946. Lei Orgânica do Ensino Agrícola. Disponível em < http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/126500/lei-organica-do-ensino-agricola-decreto-lei-9613-46> Acesso em 14 de mai. 2015. _______, Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L4024.htm> Acesso em 13 de mai. 2015. ________, Decreto no 60.731, de 19 de maio de 1967. Transfere para o Ministério da Educação e Cultura os órgãos de ensino do Ministério da Agricultura e dá outras 82 providências. Disponível em < http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/116000/decreto-60731-67> Acesso em 21 de mai. 2015. ________. Lei no 5.524, de 5 de novembro de 1968. Dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial de nível médio. Disponível em < http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/111199/lei-5524-68> Acesso em 28 de mai. 2015. ________, Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L5692.htm> Acesso em 14 de mai. 2015. ________, Decreto nº 72.434, de 9 de Julho de 1973. Cria a Coordenação Nacional do Ensino Agrícola - COAGRI - no Ministério da Educação e Cultura, atribuindo-lhe autonomia administrativa e financeira e dá outras providências. Disponível em < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-72434-9-julho-1973-420902-publicacaooriginal-1-pe.html> Acesso em 25 de mai. 2015. ______. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 76/75, de /01/1975. Dispõe sobre a Educação Profissional. Pg. 27. Seção 1. Diário Oficial da União (DOU) de 05/03/1975. _______. Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 7044 de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei nº 5692/71, referente à Profissionalização do Ensino de 2º grau. Brasília, 1982. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7044.htm> Acesso em 22 de mai. 2015. _______. Decreto nº 91628, de 05/09/1985. Institui Comitê para coordenação das diretrizes referentes ao aprimoramento da educação técnica - Plano de Educação Básica. Brasília: Impressa Nacional, 1985. ________. Lei n. 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Imprensa Oficial, 1996. ________. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm> 30 de mai. 2015 ________. Ministério da Educação. Lei nº 10.172 - Plano Nacional de Educação- PNE. Ministério da Educação. Brasília: Inep, 2001. ________. Lei nº 10.219, de 11 de abril de 2001. Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à educação - "Bolsa Escola", e dá outras providências. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10219.htm> Acesso em 12 de jun. 2015. _______. Decreto nº 4.560, de 30 de dezembro de 2002. Altera o Decreto nº 90.922, de 6 de fevereiro de 1985, que regulamenta a Lei nº 5.524, de 5 de novembro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial e Técnico Agrícola de nível médio 83 ou de 2º grau. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4560.htm> Acesso em 02 de jun. 2015. _______. Ministério da Educação. Propostas em discussão: Políticas públicas para a educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC, 2003. ________. Decreto nº 5154 de 23 de junho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 26. De julho de 2004. _______. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008 Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Disponível em < http://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:lei:2008-07-16;11741> Acesso em 30 de mai. 2015. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007. CRUZ, Anderson Paulo da. Evasão nos cursos técnicos profissionais : uma análise das principais causas e identificação de perfil dos alunos evadidos do Senac Sete Lagoas. Dissertação de Mestrado Profissional em Administração. Pedro Leopoldo: Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo - FPL, 2013. Disponível em < http://www.fpl.edu.br/2013/media/pdfs/mestrado/dissertacoes_2013/dissertacao_anderson_paulo_da_cruz_2013.pdf> Acesso em 02 de jun. 2015. CUNHA, Luiz Antonio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. Ed. São Paulo: Editora UNESP, 2005. DEBERT, G. G. A Invenção da Terceira Idade e a Rearticulação de Formas de Consumo e Demandas Políticas. In Revista Brasileira de Ciências Sociais - RBCS, vol. 12, no 34, São Paulo: RBCS, 1997. DELORS, Jacques (org.). A educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005. DUBET, François. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor: entrevista com François Dubet. São Paulo: Revista Brasileira de Educação, n. 5, p. 222-231, maio/ago. 1997 ESTRELA, M. T. (Org.) Viver e Construir a profissão docente. Lisboa: Porto, 1997. FERNANDES, Elisângela. Mais de 730 mil crianças e jovens estão fora da escola. Revista nova escola. Ano XXVI. Nº 247. São Paulo: Editora Abril, agosto 2011. FIEGEHEN, Luis Eduardo González. Repitencia y deserción universitaria em América Latina. In: UNESCO. Informe sobre la educacion superior em América Latina y el Caribe. 2000 / 2005. Capítulo 11. UNESCO, 2006. p. 156 – 158. Disponível em <http://www.iesalc.unesco.org.ve/pruebaobservatorio/informe> Acesso em 02 de jun. 2015.. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, 84 São Paulo: Paz e Terra, 1992. _______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. _______. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997. _______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. GANDINI, R. P. C.; RISCAL, Sandra Aparecida. A Constituição do sistema de ensino paulista: das diretorias regionais e serviços de inspeção. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 23, Porto Alegre: RBPAE, 2007. GLAVAM, Rafael Bianchini; CRUZ, Helio Alves da. Estudo da Evasão Escolar dos Cursos Profissionalizantes em uma Unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina – SENAI. Disponível em < http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/31818288.pdf> Acesso em 16 de jun. 2015. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – Inep. Taxa de Rendimento por etapa Escolar 2013. Disponível em <www.qedu.org.br/brasil/taxas-rendimento> Acesso em 21 de mai. 2015. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA - IBGE. Abandono escolar no Brasil é 3 vezes maior que na Europa. Disponível em < noticias.terra.com.br/.../ibge-abandono-escolar-no-brasil-e-3-vezes-maio...> Acesso em 23 de mai. 2015. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA - IPEA, Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil: São Lourenço da Mata, PE. Disponível em < http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/396> Acesso em 12 de jun. 2015. ________/IBGE. Agricultura: produção agrícola e área plantada por cidade do Brasil - São Lourenço da Mata, PE. Disponível em http://www.deepask.com/goes?page=sao-lourenco-da-mata/PE-Agricultura:-Confira-a-producao-agricola-e-a-area-plantada-no-seu-municipio Acesso em 14 de jun. 2015. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização na Escola Pública. São Paulo: Cortez, 1995. LIMA, Maria Socorro Lucena. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e ação docente. 2. ed. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001 LOBO, Maria Beatriz de Carvalho Melo; et al. A evasão no Ensino Superior brasileiro. São Paulo: Instituto Lobo para o desenvolvimento de educação, ciência e da tecnologia, 2007. LOBO, Maria Beatriz de Carvalho Melo. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Instituto Lobo para Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia. Disponível em <http://www.institutolobo.org.br/imagens/pdf/artigos/art_087.pdf> Acesso em 15 de mai. 2015. 85 LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documento de pesquisa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002. LOPES, Lilá Reis. O Marketing nas IES privadas da Bahia: um estudo sobre o nível de conhecimento e potencialidades de uso do marketing, e sobre as aspirações e necessidades dos estudantes candidatos. 2006. Dissertação de Mestrado em Administração. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2006. LUCKESI. Cipriano Carlos.Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994. MACHADO, Marcela, R.L. MOREIRA, Priscila R. Educação Profissional no Brasil, evasão escolar e transição para o mundo do trabalho. Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em < http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema3/TerxaTema3Poster9.pdf> Acesso em 5 de jun. 2015. MARCHAND, Patrícia Souza. Direito ao ensino médio no ordenamento jurídico brasileiro. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. V.23. nº 1. Brasília - BR, 2007. MARCONATTO, Lauri João. Evasão escolar no curso técnico agrícola na modalidade de EJA da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul – SC. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2009. Disponível em < http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUOS-8RYQ5L/dissertacao_paula_cristina_silva_oliveira.pdf?sequence=1> Acesso em 23 de jun. 2015. MEDEIROS, Wanda Maria Marcolin de. Evasão escolar: o caso do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Mohamad Ali Hamzé. Jacarezinho : SEED, 2008. MENEZES, João Gualberto de Carvalho. Educação Básica: políticas, legislação e gestão. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. MÉSZAROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO- UFRPE/ COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS – CODAI. Manual do candidato exame de seleção CODAI-UFRPE 2014. São Lourenço da Mata/PE: UFPE/CODAI, 2014. _______. Projeto Político Pedagógico – Versão 2004. Homologado conforme Decisão nº 168 de 2004 CTA/CODAI. São Lourenço da Mata/PE: UFPE/CODAI, 2004. MOURA, Dante Henrique. Formação dos profissionais da educação profissional e tecnológica orientada a uma atuação socialmente produtiva. In: I Conferência Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Rio Grande do Norte. Natal: Mimeo, 2006. 86 MORAES, J. O. Moraes; THEÓPHILO, C. R. Evasão no Ensino Superior: Estudo dos fatores causadores da evasão no Curso de Ciências Contábeis da Unimontes. 2006. Disponível em < HTTP://www.congressousp.fipecafi.org>. Acesso em: 12 de jun. 2015. NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. NERI, Marcelo Côrtes. Motivos da evasão escolar. Rio de Janeiro: FGV, 2009. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. RIBEIRO, V. M. (Org.). In: Educação de Jovens e Adultos: novos leitores, novas leituras. São Paulo: Ação Educativa; Campinas: Mercado das Letras, 2002. PATTO, Maria Helena Souza. A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999. PEDRINI, A. G. (org). Educação ambiental: Reflexões e Práticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1997. RAMALHO, L. B.; NUÑEZ, I. B. e GAUTHIER, C. Fórum professores profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre, Sulina, 2003. ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. Petrópolis, ed. Vozes, 2002. ________. História da educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis, ed. Vozes, 1983. SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 33.ª ed. revisada. Campinas: Autores Associados, 2000. ________. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 9ª ed. revista e ampliada. Campinas, Autores Associados, 2005. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Superintendência da Educação. Coordenação de Gestão Escolar. Organização do trabalho pedagógico. Coordenação de Gestão Escolar. – Curitiba: SEED – Pr., 2010. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI/SC. Manual de Educação. 4. rev. Florianópolis: SENAI/SC, 2012. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23º ed. São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, M. Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes. Revista Brasileira de. Educação. São Paulo, n.9, set./dez. 1998. STEIMBACH, Allan Andrei. Juventude, escola e trabalho: razões da permanência e do abandono no curso técnico em agropecuária integrado. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Área de Concentração em Educação, Cultura e Tecnologia do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação. Disponível em < 87 http://www.ppge.ufpr.br/teses/M12_Allan%20Andrei%20Steimbach.pdf> Acesso em 14 de jun. 2015. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Tradução de Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2002. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/ SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR. Resolução nº 148 de 11 de maio de 2004. Dispõe sobre as ações de Extensão na Universidade Federal Rural de Pernambuco e dá outras providências. Recife: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEDE, 2004. ZARIFIAN, Philipe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Editora Senac, 2003. _______. Resolução nº 01/2013 – Conselho Universitário. Plano de Desenvolvimento Institucional UFRPE 2013-2020. Recife: Serviço Público Federal/UFRPE, 2013. ________/CODAI. Técnico em Agropecuária: qual o perfil do curso? Disponível em < http://ww2.codai.ufrpe.br/presencial/tecnico-em-agropecuaria> Acesso em 28 de mai. 2015. _______/CODAI. Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas – CODAI. Disponível em < http://ww4.ufrpe.br/pagina.php?idConteudo=82> Acesso em 18 de mai. 2015. _______/CODAI. Breve histórico. Disponível em < http://www.ufrpecodai.xpg.com.br/index_arquivos/Page1018.htm> Acesso em 13 de jun. 2015. ZARIFIAN, Philippe. O modelo de competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. Tradução Eric R. R. Heneault. São Paulo: Senac, 2003.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4938/2015%20-%20Josias%20Limeira%20da%20Silva%20Sobrinho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19614/2015%20-%20Josias%20Limeira%20da%20Silva%20Sobrinho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25931/2015%20-%20Josias%20Limeira%20da%20Silva%20Sobrinho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32310/2015%20-%20Josias%20Limeira%20da%20Silva%20Sobrinho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38726/2015%20-%20Josias%20Limeira%20da%20Silva%20Sobrinho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45074/2015%20-%20Josias%20Limeira%20da%20Silva%20Sobrinho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51460/2015%20-%20Josias%20Limeira%20da%20Silva%20Sobrinho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57948/2015%20-%20Josias%20Limeira%20da%20Silva%20Sobrinho.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1314
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2016-10-19T14:08:07Z No. of bitstreams: 1 2015 - Josias Limeira da Silva Sobrinho.pdf: 2492159 bytes, checksum: 96c586fd3cecc7f1bb9414ae01788024 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-19T14:08:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Josias Limeira da Silva Sobrinho.pdf: 2492159 bytes, checksum: 96c586fd3cecc7f1bb9414ae01788024 (MD5) Previous issue date: 2015-12-16eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Josias Limeira da Silva Sobrinho.pdf2015 - Josias Limeira da Silva Sobrinho2.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.