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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12832
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Alves, Cláudia Valéria Otranto | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:24:22Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:24:22Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-20 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Cláudia Valéria Otranto. Pedagogia da Alternância - projeto de formação profissional na perspectiva dos processos identitários do campo.. 2011. 66 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12832 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa buscou investigar a evolução histórica da Pedagogia da Alternância no Brasil, em especial no estado do Rio de Janeiro na especificidade do estudo profissionalizante do ensino médio/ técnico em agropecuária. O trabalho de campo foi desenvolvido no Centro de Formação por Alternância (CEFFA) Colégio Estadual Agrícola (CEA) Rei Alberto I, localizado no município de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. A primeira parte da dissertação cita o contexto histórico do surgimento da Pedagogia da Alternância na Europa e o surgimento dessas primeiras experiências educativas no Brasil. A segunda parte retrata esta proposta pedagógica mais profundamente relacionada às Escolas Famílias Agrícola, sua trajetória no Brasil, funcionamento, organizacidade e participação social. A terceira parte da pesquisa identifica o surgimento dessa proposta no estado do Rio de Janeiro e a criação do CEFFA CEA Rei Alberto I, seus instrumentos didáticos pedagógicos, suas contribuições e relações com a agricultura familiar camponesa local e os sujeitos envolvidos no processo. As percepções descritas nessa pesquisa foram sistematizadas a partir de vivências e estudo bibliográfico realizadas no período de 2010 e 2011 com alunos, professores, pessoas da comunidade e funcionários do CEFFA CEA Rei Alberto I na região especificada. Esse trabalho visa uma maior reflexão do projeto pedagógico da Pedagogia da Alternância na formação cidadã e profissional do jovem campesino do estado do Rio de Janeiro, além do dialogo dessas relações com o desenvolvimento local/regional e com as identidades desses sujeitos na realidade do campo. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Pedagogy of Alternation | eng |
dc.subject | A Young Peasant | eng |
dc.subject | Vocational Training | eng |
dc.subject | Identities | eng |
dc.subject | Pedagogia da Alternância | por |
dc.subject | jovem Campesino | por |
dc.subject | Formação Profissional | por |
dc.subject | Identidades | por |
dc.title | Pedagogia da Alternância – projeto de formação profissional na perspectiva dos processos identitários do campo. | por |
dc.title.alternative | Pedagogy of Alternation - vocational training project in view of the field of identity processes. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research investigates the historical evolution of the Pedagogy of Alternation in Brazil, especially in the state of Rio de Janeiro in the specificity of the study of high school vocational / technical agriculture. The field work was developed at the Centre for Training Switching (CEFFA) King Albert I, located in the city of New Fribourg, in Rio de Janeiro. The first part of the paper cites the historical context of the emergence of the Pedagogy of Alternation in Europe and the emergence of these early educational experiences in Brazil. The second part describes this pedagogical proposal more deeply related to Family Agricultural Schools, his career in Brazil, operation and organization. The third part of the research identifies the emergence of this proposal in the state of Rio de Janeiro and the creation of CEFFA King Albert I, his didactic teaching, his contributions and relations with the peasant family farming and the subjects involved. The perceptions described in this study were systematized from experiences and bibliographical study conducted between 2010 and 2011 with students, teachers, community people and officials CEFFA King Albert I in the specified region. This work aims at a further reflection of the education of the Pedagogy of Alternation in civic education and education of the young peasant of the state of Rio de Janeiro, and the dialogue of these relations with the local / regional development and identities of these individuals in fact the field. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Lia Maria Teixeira de | |
dc.contributor.advisor1ID | 408.566.407-78 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1917858404070055 | por |
dc.contributor.referee1 | Amâncio, Cristhiane Oliveira da Graça | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ramofly Bicalho dos | |
dc.creator.ID | 02588367-41 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0228347660044512 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
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dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | por |
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