Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12848
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBezerra, Lana Cláudia Barros
dc.date.accessioned2023-12-22T02:25:23Z-
dc.date.available2023-12-22T02:25:23Z-
dc.date.issued2016-05-05
dc.identifier.citationBezerra, Lana Cláudia Barros. A formação docente do médico veterinário na licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE: um estudo de caso. 2016. [93 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12848-
dc.description.abstractEsta dissertação se fundamenta em uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa que voltou-se para conhecer a visão dos graduados em Medicina Veterinária, egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas - LCA, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que realizaram a formação acadêmica na licenciatura no período de 2010.1 a 2013.2. A pesquisa teórico-empírica identificou a contribuição que a formação docente trouxe para a vida acadêmica e profissional tendo em vista as influências da concepção humanista, pedagógica e socioambiental que um curso de Licenciatura na área agrária deve promover aqueles que recorrem a este. Interessou a presente pesquisa investigar as contribuições do curso LCA para o médico veterinário, de forma a compreender as expectativas e concepções dos egressos licenciado sobre a profissão docente. Os sujeitos desta pesquisa foram vinte e um médicos veterinários licenciados e dois Coordenadores. Nossa problemática suscitou inquietações a respeito da formação que o citado curso possibilitou aos alunos das Ciências Agrárias, com foco nos Médicos Veterinários da UFRPE. A coleta de dados foi realizada em quatro momentos: Levantamento bibliográfico dos teóricos que discorre sobre a temática, consulta documental aos dossiês dos egressos, consulta ao Projeto Político Pedagógico do LCA e resoluções da UFRPE, aplicação dos questionários a trinta e quatro egressos, entrevistas semi-estruturada com três sujeitos pesquisados. Esses instrumentos possibilitaram quantificar e identificar o perfil dos egressos, apreendendo sua percepção em relação a proposta do curso com a triangulação dos olhares dos discentes como respondentes, os coordenadores como informantes e o pesquisador. A pesquisa permitiu que fossem identificadas importantes contribuições e intenções contidas na proposta do Projeto Político Pedagógico da Licenciatura que orientam para a construção de uma prática pautada em relações humanista para a atuação desses licenciados em seus diversos contextospor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgricultural Education, ,eng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectAgricultural Science Degreeeng
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectLicenciatura em Ciências Agrícolaspor
dc.titleA formação docente do médico veterinário na licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe training of the veterinary doctor in the degree in Agricultural Sciences of UFRPE: a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation it is based in research quali-quantitative which focused on graduates of Veterinary Medicine perception, course egress of Agricultural Science Graduation (ASG) of Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE) who carried out the academic degree in the period of 2010.1 to 2013.2. The theoretical and empirical research identify the contributions of docent formation brought to academic and professional life in view of the influence of humanistic, pedagogical and environmental design a degree course in agrarian area should promote those who resort to this. Interested in this research to investigate the ASG course contributions to the veterinarian in order to understand the expectations and conceptions of licensed graduates on the teaching profession. The subjects were twenty-one licensed veterinarians and two coordinators. Our problem raised concerns about the training that the said course enabled the students of Agricultural Sciences, focusing on Veterinary Medical of UFRPE. Data collection was carried out in four stages: bibliographical survey of theorists who elaborates on the theme; documentary consulting the files of graduates; consultation with the Political Pedagogical Project ASG and resolutions UFRPE with application of questionnaires to thirty-four semi-structured interviews with graduates and three subjects surveyed. These tools made it possible to quantify and identify the profile of graduates, seizing their perception of the current proposal with the triangulation of the looks of the students as respondents, the coordinators as informants and the researcher. The research allowed important contributions and intentions were identified in the proposal of the Pedagogic Political Project of the degree that guide to building a practice based on humanistic relations for the performance of these graduates in their various contextseng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.advisor1ID408.566.407-78por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee2Frazão, Gabriel Almeida
dc.creator.ID476.198.564-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3867411970550811por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesARROYO, MIGUEL. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000. ARROYO, MIGUEL; FERNANDES, BERNARDO. Por uma educação básico no campo. A educação básica e o movimento social no campo. Articulação Nacinal por uma Educação Básica do Campo. Brasília. DF. 1998. BARDIN, LAURENCE. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia (Org.). Contribuição à construção de políticas para o ensino agrícola. Brasília, 33 p., 2007. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho nacional de educação. 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf>. Acessado em: 15 dez. 2015. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP 28/2001 Homologado. Despacho do Ministro em 17/1/2002, publicado no Diário Oficial da União de 18/01/2002, Seção 1, p. 31. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2015. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC. (Re)Significação do Ensino Agrícola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília/DF, abr. 2009. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Básica. Resolução, nº4, de 13 de Julho de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, 14 jul. 2010, Seção 1, p. 824. BRASIL. PORTAL EDUCAÇÃO. A importância de se qualificar. 2013. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/34288/a-importancia-de-se-qualificar#ixzz40pRCAOUh> . Acesso em: 21 fev. 2016. CANDAU, VERA MARIA FERRÃO (Org.). Novos rumos da licenciatura. Brasília: INEP, PUC/RJ, 93p., 1987. CAPDEVILLE, GUY. O Ensino Superior Agrícola no Brasil. Universidade Federal de Viçosa, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília. V. 72, n. 172, p. 229-2GI, set./dez.1991. CARDOSO, A. A.; DEL PINO, M. A. B.; DORNELES, C. L. Os saberes profissionais dos professores na perspectiva de Tardif e Gauhier: contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no Brasil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul, RS: Universidade de Caxias do Sul, 2012, p. 11. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewfile/668/556>. Acesso em: 19 fev. 2014. CARDOSO, M. C.; HORA, D. M. Competências e habilidades: alguns desafios para a formação de professores. 2015. VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas. Disponível em: 73 <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada11/artigos/7/artigo_simposio_7_713_micheli_ccardoso@yahoo.com.br.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2015. CARLI, RANIERI. Educação e cultura na história do brasil. Curitiba: Editora Ibpex, 2010 – (Serie Construção Histórica da Educação). CASTILHO, SYLVIA AMÉLIA GIRALDI. A formação do perfil do professor do século XXI. Lins – SP. 2009 COELHO, LÍGIA MARTHA C. DA COSTA. História (s) da educação integral. In: EM ABERTO. Brasília: Editora Inep, v. 22, n. 80, p. 83 – 96, abr. 2009. COORTELA, MÁRIO SERGIO. Educação e docência novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Editora Cortez, 2014. DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.1- 13, 2008. FÁVERO, MARIA DE LOURDES DE ALBUQUERQUE. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006. Editora UFPR. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n28/a03n28.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2016. FREIRE, PAULO. Educação e mudança. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, Coleção Educação e Comunicação, vol. 1, 1979. FREIRE, PAULO. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2. ed., 1997. FREIRE, PAULO. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 17. ed., 1998. FREIRE, PAULO. Pedagogia da Autonomia. Publicação original Ano 1996. Editora EGA. Digitalização 2002. FRIGOTTO, GAUDENCIO. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Editora Cortez, 9ª edição, 2010. GADOTTI, MOACIR. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. 1. ed. – São Paulo: Publisher Brasil, 2007. Disponível em: <http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/2773/1/FPF_PTPF_12_026.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2015. GARCIA, GISELLE - Correspondente da Agência Brasil/EBC. Educação superior é garantia de emprego formal, indica estudo da OIT. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2014-12/educacao-superior-e-garantia-de-emprego-formal-indica-estudo-da-oit>. Acesso em: 21 fev. 2016. GATTI, B. A.; BARRETO, E. S DE; ANDRÉ, M. E. D. DE A. Políticas docentes no Brasil: um estudo da arte. Brasília: Unesco, 2011. GIL, ANTONIO CARLOS. Métodos Tipos de pesquisa considerando os procedimentos utilizados. In: Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 3. ed., 2008. 74 Disponível em: <http://www.ergonomia.ufpr.br/Tipos%20de%20Pesquisa.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2014. GUEDES, N. C.; FERREIRA, M. S. História e construção da profissionalização nos cursos de Licenciaturas. Disponível em: <http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema3/3112.pdf>. Acesso em: 23 dez. 2015. LIBÂNEO, JOSE CARLOS. Organização e gestão da escola – Teoria e Prática. Goiania: Editora Alternativa, 2004. LIBÂNEO, JOSE CARLOS. Pedagogia e pedagogos: Inquietações e buscas. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n17/n17a12.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2015. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MACHADO, LUCÍLIA REGINA de SOUZA. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p. 14, jun. 2008. MATOS, JOSÉ DINEY. Pensamentos e opiniões. Disponível em: <https://josedineymatos.wordpress.com/2011/04/19/164/>. Acessado em: 20 fev. 2016. MEDEIROS, RÉGIS. Quais os saberes necessários para a prática docente, Freire, Tardif e Gauthier respondem? In: Revista Eletrônica Forum Paulo Freire, ano 1, n.1, jul. 2005. MENEZES, Ebenezer Takuno de. Nos caminhos da formação escolar. Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 1999. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/nos-caminhos-da-formacao-escolar/>. Acesso em: 17 de mar. 2016. MENDONÇA, SONIA REGINA DE . A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960) Estud. Soc.agric., Rio de Janeiro, vol. 14, nº 1, 2006: 88-113. Acessado em 08 de maio de 2016. Disponível em www.ia.ufrrj.br/.../conteudo-2010-2/Educacao-MII/2SF/ MINAYO, MARIA CECÍLIA de SOUZA (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes. 2001. Ministério da Educação. Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Cadernos Secad 2: Educação do Campo: Diferenças mudando paradigmas. Brasília,2007. p.37. < http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaocampo.pdf> acessado 28 de maio de 2016. MORAIS, MARCO ANTONIO. A formação de Licenciados em Ciências Agrícolas/Agrárias: o conhecimento e suas conexões. Revista do Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, v. 39, n. 3, p. 641-652, set./dez. 2014. NÓVOA, ANTONIO. Formação de Professores e Formação Docente. 1954. In: Os professores e a sua formação. Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1992. NÓVOA, ANTONIO (org.) Profissão Professor. Portugal: Porto, 2. Ed. 1995. NÓVOA, ANTONIO. Cúmplices ou Reféns? Revista Nova Escola. São Paulo: Abril; n. 162, p. 14 a 15, mai. 2003. 75 OLIVER, G. S.; FGUEIRÔA, S. F. M. Características da Institucionalização das Ciências Agrícolas no Brasil. Campinas/SP: Instituto de Geociências/UNICAMP e FAFICH-UFMG, 2003. OLIVEIRA, LIA MARIA TEIXEIRA. Licenciatura em Ciências Agrícolas: perfil e contextualizações. Seropédica/RJ: CPDA/UFRRJ, 1998 OLIVEIRA, L. M. T.; TESSER, A. R. F. A Docência como Profissão: Novos processos identitários na Licenciatura e a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: < https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwiKmeSojeTLAhWHS5AKHeaZCagQFggcMAA&url=http%3A%2F%2Fwww.ia.ufrrj.br%2Fppgea%2Fconteudo%2Fconteudo-2010-2%2F1SF%2FTextos%2FNovas_InstituicoesENDIPE2010.doc&usg=AFQjCNGdSSeDLNP8ZASGlZlO1ktuDX04Cw&sig2=xt0JOeWTVZdZxWX9sxqTSQ&cad=rja>. Acesso em 15 dez. 2015. PAIS, JOSÉ MACHADO. Vida Cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Editora Cortez, 2003. PEREIRA, JÚLIO EMILIO DINIZ. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Revista Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/99. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a06v2068.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2015. PONTES, ANA PAULA FURTADO SOARES. A precarização do trabalho do professor da rede estadual de ensino –um olhar sobre um município do agreste pernambucano. 2006. Disponível em: <http://www.fundaj.gov.br/geral/educacao_foco/precarizacao_anafurtado.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2014. ROMANELLI, OTAIZA DE OLIVEIRA. História da educação no Brasil (1930/1973). Editora Vozes Ltda. 9ª Edição. 1978. SÁ, JEAN MAGNO MOURA DE. O público e o privado no ensino agrícola no maranhão: do início ao ruralismo pedagógico. 2010. Maranhão. Disponível em: <www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/.../ptGlPUEN.doc>. Acesso em: 17 jan. 2016. SACRISTÁN, JOSE GIMENO. Consciência e Acção sobre a Prática como Libertação Profissional dos Professores. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão Professor. Porto/PT, Porto Editora, 1991. SAVIANI, DERMEVAL. Escola e Democracia: teoria da educação e política. ― Campinas, SP: Autores Associados, 32. ed., Coleção polêmicas do nosso tempo, v.5, 1999. SAVIANI, DERMEVAL. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. 473p. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/16.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2015. SIQUEIRA, Ângela Carvalho de. Propostas, conteúdos e metodologias do ensino agrotécnico: que interesses articulam ou reforçam? Rio de Janeiro, 1987. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio de Janeiro,1987. 76 SILVA JUNIOR, L. P.; MACEDO, J. M. O paradigma da racionalidade técnica na formação do professor de educação física. IV Colóquio Internacional: Educação, Cidadania e Exclusão. Didática e Avaliação. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/trabalhos/TRABALHO_EV047_MD1_SA2_ID1530_29052015201922.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2016. SILVA JR., J. R.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (orgs.). Trabalho, Formação e Currículo: Para onde vai a Escola?. In: FERRETTI, CLAUDIO. São Paulo: Editora Xamã, 1999. SILVA, PAULO ROBERTO. A Educação Agrícola Superior no Contexto da Nova LDB: A Reforma de Base. Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior. Brasília, Junho 2008. SOBRAL, FRANCISCO. A formação do técnico em agropecuária no contexto da agricultura familiar do oeste catarinense. Campinas-SP: INICAMP, 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000358583>. Acesso em: 15 dez. 2015. SPARREBOOM, THEO. Educação superior é garantia de emprego formal, indica estudo da OIT. 2016. Disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2014-12/educacao-superior-e-garantia-de-emprego-formal-indica-estudo-da-oit Acessado em 21/02/2016 TARDIF, MAURICE. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 4. ed. 2002. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/marcaocampos/tardif-maurice-saberes-docentes-e-formao-profissioanal-26832585>. Acesso em: 11 nov. 2015. TAVARES, CARLOS ALBERTO. A formação de professores agrícolas na universidade federal rural de Pernambuco: histórico, realidade e perspectivas. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, Pernambuco. Revista da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (1991), vol. 2, p.32-41, 2005. UFRPE. Site da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Disponível em http://www.ufrpe.br/br Acessado em 23 jan 2016. YIN, ROBERT K. Estudo de Caso. Planejamento e Métodos I. Trad. Daniel Grassi – 2ª Edição – Porto Alegre: Bookman, 2001por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5128/2016%20-%20Lana%20Claudia%20Barros%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19826/2016%20-%20Lana%20Claudia%20Barros%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26157/2016%20-%20Lana%20Claudia%20Barros%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32562/2016%20-%20Lana%20Claudia%20Barros%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38958/2016%20-%20Lana%20Claudia%20Barros%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45338/2016%20-%20Lana%20Claudia%20Barros%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51718/2016%20-%20Lana%20Claudia%20Barros%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58186/2016%20-%20Lana%20Claudia%20Barros%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1463
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-03-17T13:02:31Z No. of bitstreams: 1 2016 - Lana Claudia Barros Bezerra.pdf: 1532524 bytes, checksum: 3c10f97f96f82861ffd6b1d6d91cc04f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-17T13:02:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Lana Claudia Barros Bezerra.pdf: 1532524 bytes, checksum: 3c10f97f96f82861ffd6b1d6d91cc04f (MD5) Previous issue date: 2016-05-05eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Lana Claudia Barros Bezerra.pdf2016 - Lana Claudia Barros Bezerra1.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.