Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12857
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNazário, Marianise Paranhos Pereira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:25:56Z-
dc.date.available2023-12-22T02:25:56Z-
dc.date.issued2014-09-30
dc.identifier.citationNAZÁRIO, Marianise Paranhos Pereira. Concepções e práticas de estágio supervisionado no Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. 2014. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12857-
dc.description.abstractEsta dissertação analisa a experiência de gestão da atividade de estágio supervisionado no Campus Laranjal do Jari, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP/Laranjal do Jari). O objetivo dessa investigação foi verificar se a organização do trabalho pedagógico desenvolvido na instituição possibilita de fato, a articulação entre teoria e prática nos cursos técnicos ofertados no IFAP/Laranjal do Jari, dentro de um contexto educacional, e frente à realidade econômica, social e cultural da região conhecida como Vale do Jari, que abrange os municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari (Amapá) e Almeirim (Pará), contribuindo para a complementação do ensino e da aprendizagem dos estudantes em sua formação profissional. Consiste em uma pesquisa básica, de análise qualitativa e caráter descritivo, que contempla técnicas de levantamento e de análise documental. Para a coleta dos dados foram utilizados além da análise de fontes bibliográficas primárias e secundárias, entrevistas, questionários, observação não participante e técnica de grupo focal, direcionados a diferentes categorias profissionais dentro da instituição e aos estudantes dos últimos anos/períodos dos cursos técnicos de nível médio nas formas integrado e subsequente em meio Ambiente, Secretariado e Comércio. No decorrer deste trabalho, verificou-se que a instituição investigada, não está conseguindo garantir que o estágio supervisionado se configure como um ato educativo, uma complementação do ensino e da aprendizagem, conforme apontado na legislação específica. Esta pesquisa pretende contribuir para uma reflexão sobre os procedimentos aplicados a prática profissional no IFAP/Laranjal do Jari, em especial no estágio supervisionado, por entender que a análise desta atividade pode melhorar a mediação entre teoria e prática, visando atender as demandas exigidas pelo competitivo mercado de trabalho.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectEnsino Técnicopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectSupervised Internshipeng
dc.subjectSecondary Educationeng
dc.subjectTechnical Trainingeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.titleConcepções e práticas de estágio supervisionado no Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapápor
dc.title.alternativeSupervised internship conceptions and practies in the Laranjal do Jari Campus of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapáeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation examines the experience of managing its supervised internship Campus Laranjal do Jari, the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (IFAP/Laranjal Jari) The purpose of this research was to verify that the organization of educational work developed in the institution, allows in fact, the link between theory and practice in technical courses offered in the IFAP / Laranjal Jari within an educational context, and against economic, social and cultural reality known as the Jari Valley, covering the municipalities of Laranjal do Jari, Vitória do Jari (Amapá) and Almeirim (Pará), contributing to complement the teaching and learning of students in vocational training. Consists of a basic research, qualitative analysis and descriptive, which includes lifting techniques and document analysis. To collect the data were used beyond the analysis of primary and secondary and the focus group technique, aimed at different professional groups within the institution and the students of the last years / periods of technical courses in literature sources, interviews, questionnaires, non-participant observation average level in the integrated and subsequent forms in the Environment, Secretarial and Commerce. In this work, it was found that investigated the institution is unable to ensure that the supervised set up as an educational act, a supplementary teaching and learning, as pointed out in specific legislation. This research aims to contribute to a reflection on the procedures applied practice in the IFAP/ Laranjal do Jari, especially in supervised training, understanding that the analysis of this activity can enhance the mediation between theory and practice, to meet the demands required by the competitive job market.eng
dc.contributor.advisor1Souza, José dos Santos
dc.contributor.advisor1IDCPF: 886.568.297-34por
dc.contributor.referee1Souza, José dos Santos
dc.contributor.referee2Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.referee3Macedo, Jussara Marques de
dc.creator.IDCPF: 241.787.995-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0684349726326756por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12768/2014%20-%20Marianise%20Paranhos%20Pereira%20Nazario.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17282/2014%20-%20Marianise%20Paranhos%20Pereira%20Nazario.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23600/2014%20-%20Marianise%20Paranhos%20Pereira%20Nazario.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29978/2014%20-%20Marianise%20Paranhos%20Pereira%20Nazario.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36352/2014%20-%20Marianise%20Paranhos%20Pereira%20Nazario.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40736/2014%20-%20Marianise%20Paranhos%20Pereira%20Nazario.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47454/2014%20-%20Marianise%20Paranhos%20Pereira%20Nazario.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53866/2014%20-%20Marianise%20Paranhos%20Pereira%20Nazario.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3296
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-02-13T14:53:34Z No. of bitstreams: 1 2014 - Marianise Paranhos Pereira Nazario.pdf: 5897824 bytes, checksum: 79dc9412c6f41398ca0ccb90b3bb0adf (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-13T14:53:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Marianise Paranhos Pereira Nazario.pdf: 5897824 bytes, checksum: 79dc9412c6f41398ca0ccb90b3bb0adf (MD5) Previous issue date: 2014-09-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Marianise Paranhos Pereira Nazario.pdfDocumento principal5.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.