Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12859
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorViana Neto, Alcyr Alves
dc.date.accessioned2023-12-22T02:26:03Z-
dc.date.available2023-12-22T02:26:03Z-
dc.date.issued2005-03-28
dc.identifier.citationVIANA NETO, Alcyr Alves. Diagnose das práticas desportivas e da coordenação motora no ensino fundamental das escolas públicas das cidades de Urutaí, Ipameri e Pires do Rio, circunvizinhas ao CEFET-Urutaí-GO. 2005. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12859-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2003 com 410 alunos (ambos os sexos) da 8ª série do ensino fundamental de 11 escolas públicas estaduais das cidades goianas de Urutaí, Pires do Rio e Ipameri, objetivando a avaliação da iniciação desportiva desenvolvido nas aulas de educação física, e 431 alunos (ambos os sexos) da 4ª série também do ensino fundamental das cidades citadas, objetivando a avaliação do nível de coordenação motora daque les educandos.A intenção de realizar essa pesquisa se deu, pela desmotivação pela atividade física, dificuldades motoras e dos fundamentos das modalidades (voleibol, handebol e basquetebol) que os educandos apresentavam ao ingressar no ensino médio do CEFET-Urutaí (Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí-Go). Testes avaliativos dos fundamentos técnicos do voleibol, handebol e basquetebol foram aplicados nas 8ª séries, além de um questionários contendo questões relacionadas ao desporto escolar e, testes de avaliação motora (equilíbrio, lateralidade, motricidade global, noção de direção, coordenação visual-motora e formação de conceito) com as 4ª séries. Além de questionários para diretores e professores de Educação Física das instituições.Foram detectadas graves dificuldades psicomotoras, falhas na execução dos fundamentos técnicos inerentes às modalidades (basquetebol, voleibol e handebol). E também foi obtido resultado deficiente na avaliação da coordenação motora, principalmente no sexo feminino, o que foi confirmado pela aplicação do teste do Qui-quadrado, bem como, desmotivação do corpo discente pelos desportos e pela atividade física. Depreende-se, então, que o trabalho de coordenação motora e desenvolvimento das habilidades básicas, como saltar, correr, subir, arremessar e lançar objetos, quicar a bola etc nas primeiras séries do ensino fundamental, além de uma boa iniciação desportiva de forma inclusiva das modalidades pesquisadas estão deficientes, ou não estão sendo trabalhadas nas instituições públicas de ensino fundamental investigadas. O desenvolvimento da pesquisa se deu através do estudo, predominantemente quantitativo segundo a abordagem construtivista na construção de conhecimento que, evidentemente não dispensou a análise qualitativa.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectinclusãopor
dc.subjectdesenvolvimentopor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectinclusioneng
dc.subjectdevelopmenteng
dc.titleDiagnose das práticas desportivas e da coordenação motora no ensino fundamental das escolas públicas das cidades de Urutaí, Ipameri e Pires do Rio, circunvizinhas ao CEFET-Urutaí-GOpor
dc.title.alternativeDiagnosis of the sport practices and of the motive coordination in the fundamental teaching of the public schools of the cities of Urutaí, Ipameri and Pires do Rio, adjacent to CEFET-Urutaí-GOeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work presents the results of a research accomplished in the second semester of 2003 with 410 students (both sexes) of the 8th grades of the fundamental teaching of 11 state public schools of the cities goianas of Urutaí, Pires do Rio and Ipameri, aiming the evaluation of the school sport developed in the physical education classes ,and 431 students (both sexes) of the 4th grades also of the fundamental teaching of the mentioned cities, aiming the evaluation of the level of motive coordination of that students. The intention of accomplishing that research happened, for the absence of motivation for the physical activity, motive difficulties and of the foundations of the modalities (volleyball, handball and basketball) that the students presented when entering in High School of CEFET-Urutaí ( Center Federal of Technological Education of Urutaí-GO). Tests evaluations of the technical foundations of the volleyball, handball and basketball were applied in 8th grades, besides a questionnaire containing subjects related to the school sport and, tests of motive evaluation (balance, lateral, global moving, direction notion, visual-motive coordination and concept formation) with the 4th grades. Besides questionnaires for directors and teachers of physical education of the institutions. Serious difficulties psicomotoras were detected, flaws in the execution of the inherent technical foundations to the modalities (basketball, volleyball and handball). And it was also obtained deficient result in the evaluation of the motive coordination, mainly in the feminine sex, what was confirmed by the application of the test of the Qui-square, as well as, the students’ absence of motivation for the sports and for the physical activity. It is inferred, then, that the work of motive coordination and development of the basic abilities, how to jump, to run, to arise, to fling and to throw objects, to bounce the ball etc, in the first grades of the fundamental teaching, besides a good sport initiation in inclusive way of the researched modalities are deficient, or they are not being worked in the public institutions of fundamental teaching investigated. The development of the research happened through the study, predominantly quantitative according to the approach construtivista in the construction of knowledge that, evidently didn't spare the qualitative analysis.eng
dc.contributor.advisor1Kindelán, Ornides Cintra
dc.contributor.advisor-co1Lima, Max Wendell de Paula
dc.contributor.referee1Kindelan, Ornides Cintra
dc.contributor.referee2Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
dc.contributor.referee3Montagnini, Magda ivonete
dc.contributor.referee4Medeiros, Mara
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9856526973412281por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesARAÚJO, C.G.S. Exercício e Saúde (in org), Brasília: SEED, 1986. ASSMANN, H. Paradigmas Educacionais e Corporeidade . 3ª ed. Gráfica. Piracicaba: Unimep, 1995. AZEVEDO A. C. B. & MALINA, A. Memória do Currículo de Formação Profissional em Educação Física no Brasil. Revista Brasileira de Ciência do Esporte. Campinas: Autores Associados, v. 25, n. 2 , p. 129-142, Jan 2004. BARBOSA, C.L.A., Educação Física Escolar – As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. Shape, 2001. BOJIKIAN, J. C. M. Ensinando Voleibol. 2ª ed. São Paulo: Phorte, 2003. BRZEZINSKI, I. (ORG), LDB Interpretada: diversos olhares se entrecruzam, 7ª ed., São Pulo: Ed.Cortez, 2002. FERREIRA NETO, A. A Formação Política do professor de Educação Física. In: VOTRE, S. (Org) Ensino e Avaliação em Educação Física. São Paulo: Ibrasa, 1993. CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. 9ª Edição.Campinas: Ed Papirus, 2003. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Disponível no site: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm. Acessado em 12/04/04. DE ROSE JR., D. Esporte e Atividade Física na Infância e Na Adolescência – Uma Abordagem Multidisciplinar. São Paulo: Artmed, 2002. DEVIDE, F. P. & RIZZUTI, E. V. Transformações Periféricas das Representações Sociais de Alunos do Ensino Fundamental Sobre A Educação Física Escolar após Intervenção Pedagógica. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas: Autores Associados. v. 22, n. 3, p. 117-136, maio 2001. FERREIRA, A. E. X. et al. Basquetebol, Técnicas e Táticas uma abordagem Didático- Pedagógica. São Paulo: Editora USP, 1987. FILHO, C.C. et al. Apostila Técnica do Curso Nacional de Treinadores Nível I de Voleibol. Porto Alegre: CBV, 1997. FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática da Educação Física.. São Paulo: Ed. Scipione, 1997. GAMA FILHO, J. G. Basquetebol na Escola. In: MONTANDON, I. & (ORG). Educação Física e Esporte : Nas escolas de 1º e 2º graus. Belo Horizonte: Ed. Villa Rica 1992. p. 105-106. GO TANI et al. Educação Física Escolar: Fundamentos de uma Abordagem Desenvolvimentista. São Paulo: Ed. USP, 1988. GRECO, P. J. & BENDA, R. N. Iniciação Esportiva Universal. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. GHIRALDELLI JR., P. Educação Física Progressista: A pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e a Educação Física Brasileira. 8ª Ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2003. GOELLNER & FRAGA. A Inominável Sandwina e as Obreiras da Vida: Silêncios e Incentivos nas Obras Inaugurais de Fernando de Azevedo. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas: Autores Associados. v. 25, n. 2, p. 71-84, jan. 2004. KINDELÁN, O. C. Aprendiendo a Jugar Baloncesto. Habana: Editora Pueblo y Educación, 1991. Latitude e longitude do estado de Goiás. http://www.aondefica.com/lat_long_est_r.asp, , acesso em: 10/08/2004. LEI n. 9.696 de 1º de setembro de 1998. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. Disponível em: http://www.confef.org.br/, Acesso em: 29/05/2004. LEIS E DIRETRIZES E BASE DA EDUCAÇÃO. Disponível em: http://www.cefetrio.hpg.ig.com.br/EAD/LDB.htm, Acesso em: 29/05/2004. MATHEUS, Donald. K.; Medida e avaliação em educação física; ilustração de Nancy Allison Close. 5. Ed. Rio de janeiro: Ed. Interamericana, 1980. MATTOS, M. G. & NEIRA, M. G. Educação Física na Adolescência : Construindo conhecimento na escola. São Paulo: Phorte, 2000. MEDEIROS, Mara. Didática e prática de ensino da educação física: para além de uma abordagem formal. Goiânia: Ed. UFG, 1998. MEDINA, J. P. S. O Brasileiro e seu Corpo. 2ª Edição. Campinas: Ed. Papirus, 1990. ________. A Educação Física Cuida do Corpo e “Mente”. 18ª Ed. Campinas: Ed. Papirus, 2002. MONTANDON, I. (ORG). Treinamento da Coordenação Para Jogadores Iniciantes. Educação Física e Esporte: Nas escolas de 1º e 2º graus. . Belo Horizonte: Ed. Villa Rica, 1992. p. 105-106. NEIRA, M. G. Educação Física. Desenvolvendo Competências. São Paulo: Ed. Phorte, 2003. PAULA, Paula de. Os Efeitos do Discurso Neo-Liberalista (Na Educação Física e Particular). In: MONTANDON, I. (ORG). Treinamento da Coordenação Para Jogadores Iniciantes. Educação Física e Esporte: Nas escolas de 1º e 2º graus. Belo Horizonte: Ed. Villa Rica, 1992. p. 39-48. PENNA MARINHO, I. História da Educação Física no Brasil. São Paulo: Ed. Latina, 1980. PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: http://www.mec.gov.br/sef/estrut2/pcn/pdf/livro07.pdf. Acesso em: 05/05/2004. PIRES, A. G. M. G. Concepção de Corpo: Uma Questão Desconhecida. Ensino e Avaliação em Educação Física; VOTRE et al.. São Paulo: Ed. Ibrasa, 1993. p. 51-82. REZENDE, R. A Linguagem Universal do Voleibol. Educação Física e Esporte: Nas escolas de 1º e 2º graus. In: MONTANDON, I. & (ORG). Belo Horizonte: Ed. Villa Rica, 1992. p. 105-106. ROSA NETO, F. Manual de Avaliação Motora. Porto Alegre: Ed.Artmed, 2002. RUDIO, F.V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Ed. Vozes, 1986. SCHNEIDER, O. Entre a Correção e a Eficiencia: Mutações no Significado da Educação Física nas Décadas de 1930 e 1940 – Um Estudo a Partir da Revista Educação Physica. Revista Brasileira de Ciência do Esporte. Campinas: Autores Associados, v. 25, n. 2, p. 39-54, jan. 2004. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Ed. Cortez, 2002. SOARES, C. Educação Física: Raízes Européias e Brasil. Campinas: Ed. Autores Associados, 1994. SOLER, R. Educação Física Escolar. Rio de janeiro: Ed. Sprint, 2003. SOUZA NETO et al. A Formação do Profissional de Educação Física no Brasil: Uma História sob a Perspectiva da Legislação Federal no Século XX. Revista Brasileira de Ciência do Esporte. Campinas: Autores Associados. v. 25, n. 2, p. 113-128, jan. 2004. TENROLER, C. Handebol, teoria e prática. Rio de Janeiro: Sprint, 2004. TUBINO, M. J. G., Metodologia Cientifica do Treinamento Desportivo, 11ª Ed. São Paulo: Ibrasa, 1993. ________. O Esporte no Brasil, do período colonial aos nossos dias. São Paulo: Ed. Ibrasa 1996. VIACELLI S. Desporto e Rendimento Escolar. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd55/despor.htm, Acesso em: 16/10/2004. WEINECK, J., Treinamento Ideal (Instruções técnicas sobre o desempenho fisiológico, incluindo considerações específicas de treinamento infantil e juvenil). 9ª Ed. São Paulo: Manole, 1999.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/73044/2005%20-%20Alcyr%20Alves%20Viana%20Neto.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6544
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-04-27T16:42:24Z No. of bitstreams: 1 2005 - Alcyr Alves Viana Neto.pdf: 727302 bytes, checksum: b15d4598320d7d377d0d3ab409432dfc (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-27T16:42:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2005 - Alcyr Alves Viana Neto.pdf: 727302 bytes, checksum: b15d4598320d7d377d0d3ab409432dfc (MD5) Previous issue date: 2005-03-28eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005 - Alcyr Alves Viana Neto.pdf710.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.