Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12860
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dc.contributor.authorBonfim, Silvana Vanessa Martins da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:26:07Z-
dc.date.available2023-12-22T02:26:07Z-
dc.date.issued2012-05-22
dc.identifier.citationBONFIM, Silvana Vanessa Martins da Silva. A problemática da evasão de estudantes vinculados ao PROEJA no IF Baiano - Campus Guanambi. 2012. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12860-
dc.description.abstractA presente pesquisa, caracterizada como estudo de caso, teve como desígnio analisar a problemática da evasão no processo de implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal Baiano - Campus Guanambi. A proposta do Decreto 5.840/06 que regulamenta o PROEJA é oportunizar às pessoas que não tiveram acesso ao sistema educacional na idade considerada “regular” a conclusão da educação básica vinculada à formação profissional, bem como a formação integral dos indivíduos. Entretanto, observouse que muitos dos indivíduos que ingressavam no curso Técnico em Informática (PROEJA) do Campus Guanambi não conseguiam concluir o ensino médio, evadindo-se no decorrer do curso. Neste contexto indagou-se: qual o perfil dos discentes atendidos pelo PROEJA? Quais as dificuldades que eles enfrentam para estudar? A escolha do curso Técnico em Informática partiu da necessidade dos jovens e adultos? Os professores foram preparados para lidar com esse público? Quais os motivos que desencadearam a evasão escolar? Para responder tais questionamentos realizou-se uma investigação de cunho qualitativo, na qual se utilizou pesquisa documental, questionários semiestruturados aos docentes que ministraram aulas no primeiro semestre de 2011 nas turmas do PROEJA e aos discentes das turmas 2009, 2010 e 2011 e entrevistas com os evadidos no interstício destes anos. Os dados obtidos na pesquisa demonstraram que grande parte dos discentes do PROEJA do Campus Guanambi possui o ensino médio e que o curso Técnico em Informática foi escolhido pela própria instituição. Notou-se também que a maioria dos docentes teve experiências com os estudantes da EJA somente nas turmas do PROEJA do Campus e que a instituição não tem ofertado cursos de capacitação nesta modalidade de ensino. Dentre os motivos que suscitaram a evasão escolar percebeu-se que os principais foram: dificuldades nas disciplinas da área técnica, inviabilidade em conciliar trabalho e escola, falta de incentivo dos professores, problemas com o transporte e cansaço. Diante dessa realidade, percebeu-se a necessidade do Campus rever a oferta do curso Técnico em Informática, a partir de um estudo de demanda junto ao público alvo. Constatou-se a necessidade da capacitação docente para que os profissionais envolvidos nesse processo possam perceber as especificidades dos jovens e adultos e adequar suas práticas educativas. A organização dos tempos e espaços para os cursos PROEJA também é algo que necessita ser repensado pelo fato de muitos discentes terem que conciliar trabalho e escola e pela instituição situar-se distante do perímetro urbano, ocasionando constantemente, problemas relacionados ao transporte.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectYoung and Adult Educationeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectSchool Evasioneng
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectEvasão Escolar.por
dc.titleA problemática da evasão de estudantes vinculados ao PROEJA no IF Baiano – Campus Guanambipor
dc.title.alternativeThe problem of evasion linked to students in PROEJA classes at IF Baiano - Campus Guanambieng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research, characterized as a case study, had as design to analyze the problematic of the evasion in the process of implantation of the National Program of Integration of the Professional Education with the Basic Education in the modality of Young and Adult Education (PROEJA) in the Instituto Federal Baiano Campus Guanambi. The proposal of Decree n° 5.840/06, that regulates the PROEJA, is to create opportunities to the people that not had access to the educational system in the age considered “adequate” the basic education tied with the professional formation conclusion, as well as the individuals’ integral formation. However, it was observed that many of the individuals that entered the Campus Guanambi’s Technical Course in Computer Science (PROEJA) did not obtain to conclude high school, running away itself in elapsing of the course. In this context it was inquired: which the student profile attended for the PROEJA? Which the difficulties that they face to study? The choice of the Technical Course in Computer Science came from young and adult necessity? The teachers have been prepared to deal with this public? Which the reasons that had unleash school evasion? To answer these questions, a research of qualitative matrix was become fulfilled using documentary research, semistructuralized questionnaires applied to the teachers who gave lessons in the first semester of 2011 in the groups of the PROEJA and to the students of the groups 2009, 2010 and 2011 and interviews with the run away ones in these years. The research’s data proved that great part of the PROEJA’s students have high school and that the Technical Course in Computer Science was chosen by the Institution itself. It also noticed that the majority of the teachers had experience with EJA students in the Campus PROEJA’s groups only and that the institution has not offered courses of qualification in this education mode. Among the reasons that had led the school evasion it was perceived that the main ones were difficulties in technical area subjects, unfeasibility in conciliating work and school activities, lack of incentive of the teachers, problems with the transport and fatigue. In this context, it was perceived necessity of the Campus to review offers of the Technical Course in Computer Science, for this it is crucial a study of demand next to the target-public. It was identified that the teaching qualification makes necessary, so that the involved professionals in this process can realize the young and adult specificities and adequate their practical education. The spaces and times organization for courses PROEJA also is something that needs to be rethought because many students have to conciliate work and school and the institution places distant of the urban perimeter, causing problems related to the transport constantly.eng
dc.contributor.advisor1Otranto, Celia Regina
dc.contributor.advisor1ID443.476.507-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452959271161723por
dc.contributor.advisor-co1Arruda, Maria da Conceição Calmon
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5156007272296080por
dc.contributor.referee1Quaresma, Maísa dos Reis
dc.contributor.referee2Souza, Nadia Maria Pereira de
dc.creator.ID720624525por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4063234217136826por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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