Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouto, Gilberta Carneiro
dc.date.accessioned2023-12-22T02:26:42Z-
dc.date.available2023-12-22T02:26:42Z-
dc.date.issued2012-09-13
dc.identifier.citationSOUTO, Gilberta Carneiro. Pedagogia de projetos em experimento no cultivo orgânico de cenoura (Daucus carota, L.): estudo de caso com a turma do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade educação de jovens e adultos – PROEJA Quilombolas. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12870-
dc.description.abstractO Projeto de pesquisa foi realizado no Instituto Federal do Pará, campus Castanhal, com o objetivo de avaliar se o uso da Pedagogia de Projetos em cultivo orgânico de cenoura, Daucus carota, L, experimentando-se dosagens diferenciadas de composto orgânico e húmus de minhocas em duas áreas que apresentam características diferenciadas pode contribuir na aprendizagem significativa. A turma participante faz parte do Programa da Educação Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos - PROEJA formado por remanescentes Quilombolas, o que levou a uma pesquisa sobre a história desse grupo social. O cultivo convencional da cenoura com uso exagerado de agrotóxicos, ensejou seu cultivo orgânico, com o intuito de produzir informações técnicas que atendam às necessidades locais de produção e consumo livre de resíduos tóxicos. Inicialmente foi produzido a compostagem usada como adubo no projeto. Cada atividade realizada gerou um relato individual. Os alunos denominaram o projeto de “Cultivo de Cenoura em Solos Paraenses” e, se dividiram em duas equipes, cada equipe cuidou de uma área, envolvendo todas as etapas do cultivo. O processamento mínimo da cenoura foi citado por todos, em seus relatos, como a apoteose do projeto. Na parte agrícola foi possível avaliar o cultivo em relação ao solo em sua parte física e química; e em relação à planta foi possível avaliar a produção; a extração dos nutrientes; quais os nutrientes mais exigidos; a matéria seca da parte aérea (MSPA), da raiz (MSR) e total (MST); sempre se comparando a Área I, onde já havia cultivo orgânico com a Área II, onde nunca havia sido cultivado com adubação orgânica. Os resultados demonstraram que o efeito da matéria orgânica no solo, não é imediato. As plantas absorveram bem os nutrientes, mas isso não se refletiu no aumento da produção de raízes. O experimento deve ser repetido para que a sugestão de adubação seja melhor definida. A elevada exportação de nutrientes pela planta sugere que se mantenham sempre os restos de cultura na área de produção. O uso da Pedagogia de projetos proporcionou aprendizagem significativapor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgricultural teachingeng
dc.subjectProject Pedagogyeng
dc.subjectOrganic Fertilizationeng
dc.subjectEnsino Agrícola;.por
dc.subjectPedagogia de Projetospor
dc.subjectAdubação Orgânicapor
dc.titlePedagogia de projetos em experimento no cultivo orgânico de cenoura (Daucus carota, L.): estudo de caso com a turma do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade educação de jovens e adultos – PROEJA Quilombolaspor
dc.title.alternativePedagogy of projects into experiments organic carrot farming (Daucus carota, L.). – Case study with the group of the national educational program of professional Integration with basic schooling for young and adult education – PROEJA Quilombolaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherResearch project carried out in the Federal Institute of Pará, campus of Castanhal, whose objective is to evaluate IF the use of pedagogy of projects in organic farming of carrots, (Daucus carota, L), trying different doses organic composes e humus of earthworms into two areas show different characteristics which can contribute with meaningful learning’s. The participating group is part of the National Educational Program of Professional Integration with Basic Schooling for Young and Adult Education - PROEJA formed by remaining Quilombolas, which resulted into a research on the history of this social group. The conventional carrot farming with exaggerated use of agrotoxics, waited for an opportunity for organic farming, with the intent to produce technical information which supply the local needs of production and free consumption of toxic residues. In the beginning it was produced the compound used as fertilizer in the Project. Each activity carried out generated an individual report. The students named the project as ‘Carrot farming in the soil of Pará’ and, they were divided into two groups, each group took care of an area, involving all the stages of the farming. The minimum processing of the carrot was mentioned by everyone, in their reports, as the glorious moment of the Project. In the agricultural part it was possible to evaluate the farming in relation to the soil in its physical and chemical part; and in relation to the plant it was possible to evaluate the production; the extraction of nutrients; the most required nutrients; the dry matter of the aerial part (MSPA), of the root (MSR) and total (MST); always in comparison to Area I, where there was organic farming with the Area II, where there never have been planted with organic fertilizing. The results showed that the effect of organic matter in the soil, is not immediate. Plants absorbed the nutrients, but that's not reflected in increased production of roots. The experiment should be repeated for the suggestion of fertilization is better defined. The high export of nutrients by plant suggests that remain always the remains of culture in the production area. The use of the pedagogy of projects provided significant learningeng
dc.contributor.advisor1Zonta, Everaldo
dc.contributor.advisor1ID585.444.029-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592332884126912por
dc.contributor.advisor-co1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592332884126912por
dc.contributor.referee1Rangel, Mary
dc.contributor.referee2Soares, Ana Maria Dantas
dc.creator.ID100.925.282-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3476051987598752por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAB’SABER, A. N; . Domínios morfoclimáticos e províncias fitogeográficas do Brasil. In: Orientação São Paulo, n. 3, p. 45-48, mar. 197l. AS-PTA Boletim nº545 Por Um Brasil Livre de Transgênicos e Agrotóxicos. Disponível em http://aspta.org.br. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA. Documento do Grupo de Trabalho sobre Comunidades Negras Rurais. Out.1994. Rio de Janeiro. ALMEIDA, D.L de; DE POLLI, H; SANTOS, G de A; CUNHA, L.H; FREIRE, L.R; AMARAL SOBRINHO, N.M. do; PEREIRA, N.N.C; EIRA, P.A da BLOISE, R.M; SALEK, R.C Manual de Adubação para o Estado do Rio de Janeiro.Itaguaí. Editora Universidade Rural, 1988,179p ARRUDA, M.C.C. Políticas de Educação Profissional de Nível Médio: Limites e Possibilidades. II SEPNET, Belo Horizonte, 2010, p 7 AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. and HANESIAN, H. (1978). Educational psychology: a cognitive view. 2nd. ed. New York, Holt Rinehart and Winston AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982. AZEVEDO, J.L. de Os Jesuítas no Grão-Pará: suas missões e colonizações 2 ed. Coimbra. Imp. da Universidade 1930, p214. BASTOS, T. X.. O estado atual dos conhecimentos de clima da Amazônia brasileira. In :Instituto de Pesquisa Agropecuária do Norte ( Belém-PA). Zoneamento Agrícola da Amazônia: 1ª aproximação. Belém, PA, 1972, p 68-122 (IPEAN . Boletim Técnico, 54) BASTOS, T. X.; ROCHA, E. J. P. da; ROLIM, P.A.M.; DINIZ, T. D. de A. S.; SANTOS, E. C. R. dos; NOBRE, R. A. A.; CUTRIM, E. M. C.; MENDONÇA, R. L. D. de. O estado atual dos conhecimentos de clima da Amazônia brasileira com finalidade agrícola. In: SIMPÓSIO DO TRÓPICO ÚMIDO, 1., 1984, Belém, PA. Anais... Belém, PA: Embrapa- CPATU, 1986. v.1, p. 19-36. (Embrapa-CPATU. Documentos, 36). BASCHTA Jr, R. Avaliação sobre curso de especialização no Paraná.Seminário PROEJA. UTFPR campus Curitiba . COFOP/ UTFPR. outubro 2008 (apresentação power point) BAYER, C. e MIELNICZUK, J. Dinâmica e Função da Material Orgânica in SANTOS, G. de A.; SILVA, L. S. da; CANELLAS, L. P.; CAMARGO, F. A. do. ( Ed) Fundamentos da Matéria Orgânica do Soloecossistemas tropicais e subtropicais. 2ªed. rev. Atua – Porto Alegre:Metrópole, 2008. BERTONI, J;& LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. São Paulo: Ícone 1990. 85 BOTELHO, S.M; RODRIGUES, J.E.L; VELOSO, C.A.C. Fertilizantes Orgânicos. In: CRAVO, M. da S.; VIÉGAS, I. de J. M.; BRASIL, E. C. (Ed.). Recomendações de adubação e calagem para o Estado do Pará. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2007. pt. 1, cap. 7. BRASIL . Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Art. 68 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias. Promulgada em 5.10.1988 BRASIL. Lei 9394 de 20 de dezembro de1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, 23 dez.1996 p.27.833. BRASIL.Decreto 2.208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei 9.394/96. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, 18 abr. 1997. p7.760. BRASIL Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº9.934 de 20.12.1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática”História e Cultura Afro-brasileira e dá outras providências. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil,10.jan.2003 BRASIL Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003. Dispõe sobre a Agricultura orgânica e dá outras providências. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil 24.12.2003. BRASIL - Decreto 4887 de 20.nov.2003. Regulamenta o procedimento para a identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o o art.68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, 21.11.2003 BRASIL. Decreto 5.154 de 23 de julho de 2004. . Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, 23 jul. 2004. p.18. BRASIL. Decreto 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Brasília, DF, 2005. BRASIL. Decreto 5.840 de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos- PROEJA e dá outras providencias BRASIL .Decreto 6.095 de 24 de julho de 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia- IFET, no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, 2007. BRASIL. Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, 30 de dez.2008 86 BRASIL. MEC. SETEC Educação Profissional e Tecnológica: Legislação Básica.íRede Federal. 7.ed : Brasil. MEC SETEC 2008 BRASIL. MEC. SETEC PARECER nº 01/2006. Dias letivos para aplicação da Alternância: Brasília. MEC SETEC 2006 BRUNO R.L.A; VIANA, J.S; BRUNO, GB; MOURA, M.F; 2007. Produção e qualidade de sementes e raízes de cenoura cultivada em solo com adubação orgânica e mineral. Horticultura Brasileira. 25: 170-174 CERRI. Carlos E.P., FEIGL, Brigitte J., CERRI, Carlos C. Dinâmica da Matéria Orgânica do Solo na Amazônia In: CAMARGO, F.A.O; CANELAS, L.P; SANTOS, G. de A.; SILVA, L.S.da; (Ed.) Fundamentos da Matéria orgânica do Solo Ecossistemas tropicais e subtropicais.2ed rev. e atual. Porto Alegre: Metrópole, 2008. CHAMBOUSSOU, Francis. Plantas doentes pelo uso de agrotóxicos (a teoria da trofobiose) 2.ed.- Porto Alegre: L&PM:1999. CHAVES, E.O.C. Tecnologia Aplicada À Educação. Entrevista à Arlet Embacher, 2006. Disponível em www.mimiweb.com.br/atualidades/Entrevistas/eduardo_chaves.html acesso em 25.01.2012. Comissão Pró Índio de São Paulo CPI . disponível em: http://www.cpisp.org.br/comunidades/html/i_brasil_pa acessado em 05/07/2011 COUTINHO, E.LM; NATALE, W. SOUZA, E. C. A; Adubos e corretivos: aspectos particulares na olericultura. IN: Simpósio sobre nutrição e adubação de Hortaliças,1993, Jaboticabal. Anais... Piracicaba: POTAFÓS, 1993 p 85-140 DELAPRANE, F.B. Utilização da metodologia de projetos no processode ensino-aprendizagem do IFES - campus Santa Teresa:uma experiência com adubação verde. Dissertação de mestrado. Seropédica UFRRJ, 2009. DONAHUE, R. L. Laboratory Manual for Introductory Soils. Interstate, 1952. 1 EAFC - Escola Agrotécnica Federal de Castanhal -. PA. Planejamento Político Pedagógico, 1997 EMBRAPA. Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (Rio de Janeiro, RJ). Manual de Métodos de Análise do solo. 2 ed. Rio de Janeiro, 1997. FAQUIN, V e ANDRADE, A. T; Nutrição Mineral e Diagnose nutricional das hortaliças; Lavras: UFLA/FAEPE, 2004. 88p Curso de pós-graduação “Lato sensu” (especialização) a Distância: Hortaliças FAVACHO, F.S e DIAS, M.G.R.A Educação Profissional na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal-Pará: do feitor de campo a perspectiva do técnico agroecologista. In: SANTOS, S.F.R; ALMEIDA, C S de; ARAÚJO, A.M.N.M de; TEODORO, E.G (orgs.). O Curso de 87 especialização do Proeja no CEFET/PA em debate: experiências, estudos e propostas. Belém: CEFET/PA, 2008. FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: definição, projeto, pesquisa. In: FAZENDA, I.C.A(Coord.) Práticas interdisciplinares na escola 11ed. São Paulo Cortez. 2009. FERREIRA, C.P. Infiltração de água em função do manejo de um Latossolo da micro região de Castanhal-PA. Belém: Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, 1997, 72p. (dissertação de mestrado) FERREIRA. A C. A interdição do negro nos bancos escolares: uma realidade brasileira ao longo da história. Castanhal: IFPA, 2010, p. 11. FILGUEIRA, F. A. R Novo Manual de Olericultura.3.ed rev. e amp. Viçosa-MG:UFV.2008. FISCH, G;.MARENGO, J. A.; NOBRE, C. A. Clima da Amazônia. Boletim 3 CTA (Edição Comemorativa de 10 anos) CPTEC/ INPE.disponível em : http://www6.cptec.inpe.br/products/climanalise/cliesp10a/index1.html acessado em 18.04.2011 FRANCISCHETTI, Z.A.P. Agroecologia como tema na formação do técnico agrícola. Dissertação (mestrado).p91Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Instituto de Agronomia, RJ.2005. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à Prática Educativa. 3 ed.São Paulo: Paz e Terra,1997( Coleção leituras). FORSYTHE, W. Física de Suelos: Manual de Laboratório. Turrialba: IICA, 1975. 221p. FURLANI, A.M.C; FURLANI, O.C; BATAGLIA, O.C; HIROCE, R; GALLO, J.R; BERNARDI, J.B; FORNASIER, J.B; e CAMPOS, H.R Composição Mineal de Diversas Hortaliças. BRAGANTIA vol. 37 nº 5 Campinas: abril 1978 GALETI, P.A.Conservação do Solo;Reflorestamento;Clima. 2 ed. Campinas, Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1973. GARCIA, Renísia Cristina. Identidade Fragmentada: Um estudo sobre a história do negro na educação brasileira, 1993-2005. Brasília: INEP, 2007. GIMONET, J.C. Nascimento e Desenvolvimento de um Seminário Educativo: As casas famílias rurais de educação e orientação. In Seminário Internacional sobre Pedagogia da Alternância.UNEFAB. Pedagogia da Alternância. Alternância e Desenvolvimento. Salvador.BA: SIMFR/VITAE/UNEFAB, 1999, p 39-48 GLIESSMAN, S. R. AGROECOLOGIA processos ecológicos em agricultura sustentável Porto Alegre: Ed Universidade/UFRGS, 2000. GODINHO, E.M. de A. Pedagogia da Alternância: uma proposta diferenciada. 21.01.2008. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/3845/1/Pedagogia-Da-Alternancia/pagina1.html#ixzz1T52EX7BMacessado em 24.07.2011 88 GOMES, F. dos S. “Imprimindo ideias: jornais e associações”. “Partidos e pedaços na Frente Negra Brasileira”. In: Negros e Política (1888-1937). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. HERNÁNDEZ, F. & VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.(reimpressão 2009)./ HERNÀNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Fernando Hernández. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998. HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, Mudança Educativa e projetos de Trabalho. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.p 181. IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: www.ibge.org.br acessado em 14.01.2010. IFPA- Instituto Federal do Pará . Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2009-2013 IFPA- Instituto Federal do Pará .Campus Castanhal. Diretoria de Desenvolvimento Educacional-DDE/ Coordenação Geral de Ensino/ CGE Planejamento Pedagógico 2010. Percurso Formativo do PROEJA Quilombola. IFPA- Instituto Federal do Pará Campus Castanhal/DA.3º Edital 01/2010.Oferta de vagas para o ensino médio, na modalidade PROEJA e especificidade Quilombolas. INMET -2° Distrito de Meteorologia. A201. Belém–PA. Sistema Nacional de Informações Hidro-Meteorológicas – SIM - Dados diários do período de 11.2010 a 02.2011. GOWIN, D.B. (1981). Educating. Ithaca, NY, Cornell University Press. GUERRA, J.G.M; ESPÍNDOLA, J.A.A; ARAÚJO, E.S; LEAL, M.A.M; UZEDA, M.C; RICCI, M.S.F; ZONTA, E; RIBEIRO, E. Manejo da Fertilidade do Solo na Agricultura Orgânica. IN: Manual de Adubação do Estado do Rio de janeiro. JOHNSON-LAIRD, P.N. (1983). Mental models. Cambridge, MA, Harvard University Press. KELLY, G.A. (1963). A theory of personality - The psychology of personal constructs.New York, W.W. Norton. KUENZER, A. Z. Educação Profissional: categorias para uma nova pedagogia do trabalho. Boletim técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v25 nº2 p 19-29 mai-agosto 1999 MALAVOLTA, E. Elementos de Nutrição Mineral de Plantas. São Paulo: Ed. Agronômica Ceres. 1980 MARTINS, E.A.P. Pedagogia de projeto numa visão transdisciplinar como estratégia de formar para o curso técnico. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) 98p. Seropédica. UFRRJ Instituto de Agronomia. 2005. 89 MARTINS, J.SO Trabalho com Projetos de Pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. 3ed. Campinas; Papirus. 2001 MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: Um conceito subjacente. Disponível em: www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa. Brasília: Ed. da UnB, 1999. MOURA, V.V Efeitos de Adubações de solo e doses de N em Cobertura na Cultua de Alface. Dissertação. (mestrado em Produção Vegetal). Diamantina.UFVJM,2009. 58p. NASCIMENTO, D. M e ROCHA, H.do S. C. da; AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003, NO IFPA CAMPUS CASTANHAL, PERÍODO 2006-2010. artigo apresentado como conclusão do curso de especialização em relações etnicorraciais, IFPA campus Castanhal.2011 NEGRINI, A. C. A; MELO, P. C. T. de; Efeito de diferentes compostos e dosagens na produção de cenoura (Daucus carota L.) em cultivo orgânico. Resumos do II Congresso Brasileiro de Agroecologia Rev. Bras. Agroecologia, v.2, n.1, fev. 2007. NEVES, Édison Oliveira, Educação e Trabalho, uma reflexão sobre a educação profissional de jovens e adultos no Brasil. RETTA, Vol. I nº02, p 11-29. 2010. NOVAK, J.D. y GOWIN, D.B. (1988). Aprendiendo a aprender. Barcelona, Martínez Roca. Traducción al españoldel original Learning how to learn. NOVAK, J.D. e GOWIN, D.B. (1996).Aprender a aprender. Lisboa, Plátano EdiçõesTécnicas. Tradução para o português de Carla Valadares, do original Learning howtolearn NOVAK, J.D. (1981). Uma teoria de educação. São Paulo, Pioneira. Tradução de M.A. Moreira do original A theory of education. Ithaca, NY, Cornell University Press, 1977. OLIVEIRA, F.L Manejo Orgânico da cultura do repolho (Brassica olerácea var captata) adubação orgânica, adubação verde e consorciação. 2001 87p. Dissertação (mestrado)-UFRR, Seropédica. OLIVEIRA, G I C & BARBOSA, M M; De Patronato Agrícola a Instituto Federal do Pará (Campus Castanhal): trajetória de uma Instituição de Ensino Agrícola in COSTA, L (org.) Instituto Federal do Pará 100 anos de Educação Profissional. Belém: GTR Gráfica e Editora, 2009. OLIVEIRA, L. B. de.; PAULA, J. L. Contribuição da física do solo aos estudos sobre manejo e conservação do solo. Rio de Janeiro: Embrapa – SNLCS, 1983. 23 p. (Embrapa – SNLCS. Documentos, 6.). OLIVEIRA, A.P; ESPÍNOLA, F.E.J; ARAÚJO, J.S; COSTA C.C. Produção de cenoura cultivada com húmus de minhoca e adubo mineral. Horticultura Brasileira, v19, n.1 p.77-80, março2001 90 PARÁ . Governo do Estado. Decreto 3.572 de 22 de julho de 1999. Regulamenta a Lei 6.165, de 2 de dezembro de 1998, que dispõe sobre a Legitimação de Terras dos Remanescentes das Comunidades dos Quilombolas e dá outras Providências. PEDROSA, M.W; SEDIYAMA, A. N; VIDIGAL, S.M; SANTOS, M.R dos; SALGADO, L.T; NOBRE, M.C.R Avaliação de cultivares de cenoura adubadas com composto orgânico. Bolsa de pesquisa FAPEMIG/ CNPQ. EPAMIG. 2005 PEIXOTO, R T dos G. Compostagem: princípios, práticas e perspectivas em sistemas orgânicos de produção in AQUINO, A M e ASSIS, R. L. (Ed. Técnicos) Agroecologia princípios e técnicas para uma agricultura sustentável. Brasília, DF Embrapa informações Tecnológicas, 2005. PEIXOTO, R T dos G. Matéria orgânica e dinâmica das cargas elétricas do solo: processos e consequências. São Paulo, 1997 PELIZZARI, A; KRIEGL, M. L; BARON, M.P; FINCK, N. T. L; DOROCINSKI, S. I; Teoria da Aprendizagem Significativa Segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002. PIAGET, J. (1971). O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro, Zahar Editores. PIAGET, J. (1973). A epistemologia genética. Rio de Janeiro, Zahar Editores. PIAGET , J. (1977). Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro, Zahar Editores. POZO, J, . Teorias Cognitivas de Aprendizagem. Trad. Juan Acuña. Llorens, 3 ed. Porto Alegre. Artmed: 1998. PRADO JÚNIOR, C. História Econômica do Brasil. S. Paulo, 1959, p71. PRIMAVESI, A.M. Manejo Ecológico do Solo, São Paulo: Nobel, 1980. QUEIROZ, J.B. Construção das Escolas Familiares Agrícolas no Brasil: Ensino Médio e Educação Profissional. Tese de doutorado. UNB, 2004. REIS, Arthur Cezar Ferreira. O negro na empresa colonial dos portugueses na Amazônia, ( Papelaria Fernandes) Lisboa:1961 RELATÓRIO das atividades desenvolvidas na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal/Pará em cumprimento à Lei 10.639/2003. Castanhal: 2008. RELATÓRIO das atividades desenvolvidas no IFPA Campus Castanhal em cumprimento à Lei 10.639/2003. Castanhal: 2009. RESENDE, M; CURI, N; de RESENDE, S.B; CORREA, G F PedologiaBase para distinçãode ambientes 5ªed rev.-Lavras: UFLA, 2007.322p. 91 RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. ROLIM, G. de S; CAMAR GO, M.B.P de; LANIA, D.G; MORAES, J.F.L de Classificação climática de Köppen e de Thornthwaite e sua aplicabilidade na determinação de zonas agroclimáticas para o estado de São Paulo. Bragantia, Campinas, v.66, n.4, p 711-720, 2007. ROSS, J. L. S. Relevo brasileiro: uma nova proposta de classificação. Revista do Departamento de Geografia, n. 4, São Paulo. 1985. p. 25. SALGADO, J. A. de A; ALMEIDA, D.L de; GUERRA, J.G.M; RIBEIRO, R de L.D.& SUDO, A; Balanço de Nutrientes em Cultivos de Hortaliças sob manejo orgânico Comunicado técnico nº21 Nov 1998 pag. 1-9EMBRAPA agrobiologia. SALGADO, A. S; GUERRA, J.G.M; ALMEIDA, D.L de; RIBEIRO, R de L. D. & SALGADO, J. A. de A. Consórcios alface-cenoura e alface-rabanete sob manejo orgânico. Pesq. Agropec. bras., Brasília, v.41, n.7, p.1141-1147, jul 2006. SALLES, V. O Negro no Pará sob regime de Escravidão3 ed. Rev e ampl. Belém :IAP; Programa Raízes, 2005. SANTOS, J.W.; MOREIRA, J.A.N.; BELTRÃO, N.E.M. Avaliação do emprego dos testes de comparação das médias, na revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB) de 1980 a 1994. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v33, nº3, p225-230, 1998 SANTOS, S. de F.R; ALMEIDA, C.S de; ARAÚJO, A.M.N.M. de; TEODORO, E.G (org.) O Curso de Especialização do PROEJA no CEFET/PA em Debate: experiências, estudos e propostas. Belém: CEFET-PA, 2008. SANTOS, J.E.M. dos & VAZ, J da S.“Nós tamo aprendendo com eles, eles tão aprendendo com a gente”: a troca de saberes vivenciadas na turma Proeja Quilombola - IFPA Campus Castanhal artigo conclusão do curso de especialização em relações etnicorraciais. IFPA campus Castanhal, 2011. SILVA, A. M. P. da. A Escola de Pretextato dos Passos e Silva: questões a respeito das práticas de escolarização no mundo escravista. In: Revista Brasileira de História da Educação, nº 4, jul/dez 2002. SILVA, L. H da A Educação do Campo em foco: Avanços e Perspectivas da Pedagogia da Alternância em Minas Gerais. In: 28a REUNIÃO ANUAL DA ANPED (GT MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO Nº 3). 2005. Anais... Caxambu: Anped, 2005. SILVA, J.C.de O; NORONHA, R.S; OLIVEIRA, J.R. BARBOSA, M.A.; AMARAL JÚNIOR, J.D. Influência da poda do sisyema aéreo e aplicação de urina de vaca na produtividade e comprimento da raiz de Daucus carota L...II Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí. II jornada Científica. Bambuí, Mg: 2009 92 SILVA, N.M. da As intervenções da Física no curso técnico em agropecuária: um estudo de caso no Instituto Federal de Pernambuco/Campus Barreiros. Seropédica. UFRRJ, RJ, 2010. 90p. Dissertação (mestrado em Educação). SILVA, Geraldo; ARAÚJO, Márcia. Da Interdição Escolar às Ações educacionais de. Sucesso: Escolas dos Movimentos Negros e Escolas Profissionais, Técnicas e Tecnológicas. In: História da Educação do Negro e outras histórias/Organização: Jeruse Romão. Brasília: 2005. SIQUEIRA, M. L. Quilombos no Brasil e a singularidade de Palmares. Salvador: Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal, sem data. [http://www.smec.gov .br] Acessado em 5.7 2011. SMITH, C.J. Transição agroecológica e desenvolvimento rural: um olhar a partir da experiência brasileira In: Sauer, S.& Balestro, M.V. (orgs.) Agroecologia e os desafios da Transição. São Paulo , 2009. P 177-203 SOMMERMAN, A. Pedagogia da Alternância e Transdisciplinaridade. Pedagogia da Alternância:I Seminário Internacional, Salvador –BA 1999. Disponível em : www.cetrans.com.br acessado em 25.07.2011 SOUZA, A.P. Efeito de diferentes fontes de adubo orgânico sobre a produtividade de cenoura (Dalcus carota L). Areia. Universidade Federal da Paraiba-CCA/UFP,1990 77p ( monografia de graduação ). VALENTE, M. A.; SILVA, J. M. L.; RODRIGUES, T. E.; CARVALHO, E. J. M.; ROLIM, P. A. M.; SILVA, E. S. PEREIRA, I. C. B. Solos e avaliação da aptidão das terras do município de Castanhal – Pará. Belém: Embrapa Amazônia Oriental, 2001. 27 p. (Embrapa Amazônia Oriental. Documentos, 119). VYGOTSKY, L.S. (1987). Pensamento e linguagem. 1° ed. brasileira. São Paulo, Martins Fontes. VYGOTSKY, L.S. (1988). A formação social da mente. 2° ed. brasileira. São Paulo, Martins Fontes. VIEIRA, M.B.da S;TAVARES, D.S.M; TEODORO E. G; Curriculo integrado: a proposta da Escola Agrotécncia Federal de Castanhal-Pará. In: SANTOS, S.F.R; ALMEIDA, C S de; ARAÚJO, A.M.N.M de; TEODORO, E.G (orgs). O Curso de especialização do Proeja no CEFET/PA em debate: experiências, estudos e propostas. Belém: CEFET/PA, 2008. VIEIRA, J. V. & MAKISHIMA,Cultivo de cenoura Sistema de Produção 2 Embrapa Hortaliças, 2000. WOLOCHEN, M. B; SOUZA-LIMA, J. E de; MACIEL-LIMA, S.M A Casa Familiar Rural e a Pedagogia da Alternância: evidências de uma educação alternativa para o campo. IN Revista Cientifica Internacional. Ano 2. Nº 10. Nov/dez.2009por
dc.subject.cnpqCiências Agráriaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61159/2012%20-%20Gilberta%20Carneiro%20Souto.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1576
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-05-03T17:00:08Z No. of bitstreams: 1 2012 - Gilberta Carneiro Souto.pdf: 8657926 bytes, checksum: 46a4393891c53308f79101ccee493035 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-03T17:00:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Gilberta Carneiro Souto.pdf: 8657926 bytes, checksum: 46a4393891c53308f79101ccee493035 (MD5) Previous issue date: 2012-09-13eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Gilberta Carneiro Souto.pdf5.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.