Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12871
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dc.contributor.authorBarbosa, Maria das Graças Felix
dc.date.accessioned2023-12-22T02:26:46Z-
dc.date.available2023-12-22T02:26:46Z-
dc.date.issued2015-11-17
dc.identifier.citationBarbosa, Maria das Graças Felix. Integração de saberes e construção do conhecimento compartilhado: apicultura enquanto tema transversal de estudos junto a comunidade escolar do Colégio Dom Agostinho Ikas/PE. 2015. [74 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12871-
dc.description.abstractCom o intuito central de analisar a importância da transdisciplinaridade enquanto estratégia pedagógica para a construção do conhecimento junto a alunos do ensino técnico, procurou-se responder à seguinte questão: Qual a importância da transdisciplinaridade enquanto estratégia pedagógica para a construção do conhecimento a partir do tema transversal (apicultura)? A partir disso, procurou-se diagnosticar, analisar e compreender os resultados apresentados por alunos e professores ao introduzir o mel de abelha no seu cotidiano, fazendo com que os participantes adotassem uma nova postura ante esse produto, visto que o consumo não era um hábito instaurado na comunidade. O método utilizado foi a pesquisa quali-quantitativa, aplicada através de levantamento de dados por meio da observação dos participantes e aplicação de questionários. Após as oficinas, observou-se que a maioria dos participantes respondeu corretamente aos questionários e demonstrou o domínio de conceitos, como meio ambiente, as doenças das abelhas, as regiões geográficas e o manejo das mesmas. Para a realização do trabalho, a transdisciplinaridade foi adotada como base para a transmissão de conhecimentos. Através dessa experiência, foi possível recuperar a perspectiva da importância do mel de abelha no cotidiano dos participantes, além de inserir no CODAI a transdisciplinaridade como alternativa ao método tradicional de ensinopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBeeeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTransdisciplinaryeng
dc.subjectAbelhapor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTransdisciplinaridadepor
dc.titleIntegração de saberes e construção do conhecimento compartilhado: apicultura enquanto tema transversal de estudos junto a comunidade escolar do Colégio Dom Agostinho Ikas/PEpor
dc.title.alternativeKnowledge integration and shared knowledge construction: beekeeping as cross theme studies with a school community of Colégio Dom Agostinho Ikas-PEeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherWith the central aim of analyzing the importance of transdisciplinarity as an educational strategy for the construction of knowledge from the technical school students, we tried to answer the following question: What is the importance of transdisciplinarity as an educational strategy for the construction of knowledge from the cross subject (beekeeping)? From this, we tried to diagnose, analyze and understand the results presented by students and teachers to enter the honey in their daily lives, causing the participants to adopt a new attitude front this product, since consumption was not a established habit in the community. The method we had used was the qualitative and quantitative research, data collection through participant observation and questionnaires. After the workshops, it was observed that most participants correctly answered the questionnaires and demonstrated mastery of concepts such as the environment, diseases, geographical regions and management of bees. For the realization of work, the transdisciplinary approach has been adopted as the basis for the transmission of knowledge. Through this project, it was possible to recover the perspective of the importance of honey in the daily lives of participants and enter the CODAI transdisciplinarity as an alternative to the traditional method of teachingeng
dc.contributor.advisor1Lorenzon, Maria Cristina Affonso
dc.contributor.advisor1ID54841780700por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7903067458577000por
dc.contributor.referee1Tassinari, Wagner de Souza
dc.contributor.referee2Rezende, Aldo
dc.creator.ID33379548472por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1347362855066125por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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