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dc.contributor.authorMoraes, Leonardo Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:27:15Z-
dc.date.available2023-12-22T02:27:15Z-
dc.date.issued2016-05-06
dc.identifier.citationMORAES, Leonardo Silva. Uso do ensino a distância como ferramenta para o treinamento no programa Leite com Técnica. 2015. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12879-
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é realizar um estudo do uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (Moodle e Mconf) no treinamento de extensionistas agrícolas. O objeto de estudo foram alunos do programa de pecuária leiteira leite com técnica que são alunos do IFES – Campus Santa Teresa. O estudo é dividido em três partes, a primeira é o levantamento do perfil do aluno que está inserido dentro do programa e os identificação dos seus conhecimentos a respeito das tecnologias voltadas para o EAD, posteriormente com base nesse levantamento foi traçado metodologias baseadas em referencial bibliográfico e ofertado junto ao professor Ismail Haddade um ambiente virtual de aprendizagem aos alunos, para finalizar o estudo foi realizado questionários com perguntas abertas e fechadas com o intuito de mensurar a contribuição do AVA para a construção do conhecimento dos alunos. Foi verificado nessas análises que 85% dos alunos afirmaram que o AVA contribuiu significamente para melhora dos seus estudos. Também foi constatado que 84% dos alunos indicaram que o uso do AVA aumentou o interesse deles pelo estudo. Verificamos que, dentre as principais vantagens no uso do AVA 30% citaram a facilidade de acesso, 26% a diversidade de recursos, 26% a mobilidade em diversos dispositivos e 18% a melhora significativa de aprendizagem. A principal conclusão desse estudo aponta que o uso do AVA propicia ao aluno uma diversidade de recursos, novas tipos de atividades, facilidade de acesso as informações pertinentes ao objeto de estudo deles o que favorece a construção do conhecimento de forma colaborativa e significativa.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVirtual Learning Enviromenteng
dc.subjectAgricula Educationeng
dc.subjectMilk with technicaleng
dc.subjectFull Bucketeng
dc.subjectMoodlepor
dc.subjectAVApor
dc.subjectMconfpor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectLeite com técnicapor
dc.subjectBalde Cheiopor
dc.titleUso do ensino a distância como ferramenta para o treinamento no programa Leite com Técnicapor
dc.title.alternativeUse of distance education as a tool for training in the technique with milk programeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe aim of this study is to conduct a study of the use of Virtual Learning Environment - AVA (Moodle and Mconf) training of agricultural extension workers. The object of study were students from dairy milk cattle breeding program with technique that are students of IFES - Campus Santa Teresa. The study is divided into three parts, the first is the lifting of the student profile that is inserted into the program and the identification of their knowledge about the technologies for the distance learning, then based on this survey was drawn methodologies based on bibliographic references and offered by the teacher Ismail Haddade a virtual learning environment to students, to finalize the study was conducted questionnaires with open and closed questions in order to measure the AVA's contribution to the construction of student knowledge. It was found in these analyzes that 85% of students said that AVA has contributed significantly to improve their studies. It was also found that 84% of students indicated that the use of AVA increased their interest in the study. We found that, among the main advantages in the use of AVA 30% cited the ease of access, 26% diversity of resources, 26% mobility in various devices and 18% significant improvement in learning. The main conclusion of this study indicates that the use of AVA provides the student with a variety of resources, new types of activities, ease of access information relevant to their subject of study which favors the construction of knowledge in a collaborative and meaningful way.eng
dc.contributor.advisor1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.advisor1ID854.161.427-15por
dc.contributor.referee1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.referee2Gergório, Sandra
dc.contributor.referee3Meireles, Robson Celestino \
dc.creator.ID075.689.217-19por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1090648258688177por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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