Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12888
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Fredy Veras dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:27:49Z-
dc.date.available2023-12-22T02:27:49Z-
dc.date.issued2016-05-12
dc.identifier.citationSantos, Fredy Veras dos. A informática e o processo de ensinoaprendizagem no curso técnico de nível médio em agropecuária do Campus Maués do Instituto Federal do Amazonas. 2016. 74 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12888-
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é contribuir para a melhor utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em benefício da inclusão e letramento digital das turmas de 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Maués do Instituto Federal do Amazonas. Para se atingir esse objetivo a pesquisa terá como meta identificar e compreender o papel da informática no processo de ensino aprendizagem e apontar as possibilidades de utilização das TICs para o Curso Técnico em Agropecuária. A pesquisa será realizada nos moldes da pesquisa-ação por ser um tipo de pesquisa social com base empírica associada com uma ação para a resolução de um problema coletivo onde todos os participantes estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Essa metodologia foi escolhida pelo fato de a proposta do projeto abarcar, dentre outros temas, a resolução de um problema comum, cujas causas ainda serão investigadas. Buscando apontar em que momento as TICs são utilizadas e se elas contribuem ou não como ferramenta de apoio no processo de ensino aprendizagem, a pesquisa realizará a aplicação de questionários com o tema “tecnologias” para identificar como a informática é utilizada, hoje, pelos professores e como os alunos a utilizam durante o exercício de suas atividades. Como resultado se espera mudar a visão dos professores com relação a utilização das TICs no Curso de Agropecuária além de promover a inclusão e letramento digital e fazer com que, de fato, a informática seja vista como uma ferramenta de ensinopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgriculturaleng
dc.subjectInclusion and Digital Literacyeng
dc.subjectinterdisciplinarityeng
dc.subjectAgropecuáriapor
dc.subjectInclusão e Letramento Digitalpor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.titleA informática e o processo de ensinoaprendizagem no curso técnico de nível médio em agropecuária do Campus Maués do Instituto Federal do Amazonaspor
dc.title.alternativeInformatics and the teaching process learning in the middle-level agricultural course of the Campus Maués of the Federal Institute of Amazonaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe aim of this work is to contribute to the better use of information and communication technologies (ICT) for the benefit of inclusion and digital literacy of class 1st year Technical Course in Agriculture Campus Maués the Federal Institute of Amazonas. To achieve this goal the research will aim to identify and understand the role of information technology in the teaching and learning point to the possibilities of use of ICTs for Technical Course in Agriculture. The research will be conducted along the lines of action research to be a kind of social research with empirical basis associated with an action to resolve a collective problem that all participants are involved in a cooperative and participatory manner. This methodology chosen was because the project proposal cover, among other issues, the resolution of a common problem whose causes will be investigated further. Seeking to identify at what time ICTs are used and whether they contribute or not as a support tool in the process of teaching and learning, research will carry out the questionnaires with the theme "technology" to identify how the computer used today by teachers and how students use during the exercise of their activities. The result as expected to change the view of the teachers regarding the use of ICTs in Agriculture Course and promotes inclusion and digital literacy and make, in fact, the computer seen as a teaching tool.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Wanderley da
dc.contributor.advisor1ID965.566.767-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894566485754183por
dc.contributor.referee1Freire, Eliane Fazolo
dc.contributor.referee2Silva, Renato da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5867427170483471por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 2000. ALMEIDA, Fernando José de. Computador, escola e vida. Aprendizagem e tecnologias dirigidas ao conhecimento 2. Ed. São Paulo: Cubzac, 2007. ALMEIDA, Doriedson Alves de. In: Caderno de Produção Acadêmico-Científica do Progrma de Pós-graduação em Educação. Tic e Educação no Brasil: breve histórico e possibilidades atuais de apropriação. Vitória, 2009. v. 1, p. 08 – 16. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. Disponível em: http://pronatec.mec.gov.br/cnct/. Acesso em: 8 mar. 2016. BRASIL. Lei Federal nº 11892 de 29 de dezembro de 2008. Estatuto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], p.29, 1 set. 2009. Seção 1; CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999; COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2011. COUTINHO, Clara; LISBOA, Eliana. In: Revista de Educação. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Lisboa, 2011. v. XVIII, p. 5-22. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). O que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2008. __________; GODOY, Herminia P.; (Org.). Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. São Paulo: Cortez, 2014. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. GABRIEL, Martha. Educar: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013. HELOU, Angela Maria Heinzen Amim. Et al. In: Novas Tecnologias na Educação. Políticas Públicas de Inclusão Digital. Santa Catarina, 2011. v. 9. JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e a patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. FREITAS JÚNIOR, Vanderlei; SANCHES, Sandra Barros. Interdisciplinaridade na Prática: A disciplina de informática na formação do técnico em agropecuária frente aos arranjos produtivos locais. Jacinto Machado: Opção, 2011. KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2014. 59 LEITÃO JÚNIOR, Artur Monteiro, et al. O germe da mudança ou a possibilidade latente de resistência à perversidade da globalização: um ensaio a partir das músicas de denúncia. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica. 2010. LEMOS, André (Org.). Cidade Digital: Portais, Inclusão e Redes no Brasil. Bahia: Universidade Federal da Bahia, 2007. LÉVY, Pierry. As Tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: 34, 1997. __________. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. LIMA, Jussara B.; SILVA, Helena Pereira da. Inclusão Digital: uma convergência de outros Is. In: JAMBEIRO, Othon; STRAUBHAAR, Joseph (orgs). Informação e Comunicação: o local e o global em Austin e Salvador. Salvador: EDUFBA, 2004. MARTINS, Angela Maria. In: Cadernos de Pesquisa, n. 115, Autonomia e Educação: A trajetória de um conceito. Cadernos de pesquisa. p. 207-232, março 2002. MASSRUHÁ, Silvia Maria F. S. et al. Os novos desafios e oportunidades das tecnologias da informação e da comunicação na agricultura (AgroTIC). In MASSRUHÁ, Silvia Maria F. S. et al (org.). Tecnologia da informação e comunicação e suas relações com a agricultura. Editores Técnicos.- Brasília, DF: Embrapa, 2014, p.16-38 MENDES, Cássia Isabel C.M. et al. Uso de computador e internet nos estabelecimentos agropecuários brasileiros. In MASSRUHÁ, Silvia Maria F. S. et al (org.). Tecnologia da informação e comunicação e suas relações com a agricultura. Editores Técnicos.- Brasília, DF: Embrapa, 2014, P.39-52 MINGOTI, Sueli Aparecida. Análise de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005 pp. 297 NASCIMENTO, João Kerginaldo. Informática aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. NERI, Marcelo Cortes. Mapa da Inclusão Digital. Rio de Janeiro: FGV, CPS, 2012. NUNES, Marco Aurélio Rodrigues. A informática na formação do Técnico em Agropecuária no Campus São Cristóvão do Instituto Federal de Sergipe: Essencial ou irrelevante?. 2010. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Programa de Pósgraduação em Educação Agrícola, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2010. OKSANEN, F.J; et. al. Vegan: Community Ecology Package. R package version 1.17-6 2016. http://CRAN.R-project.org/package=vegan OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa. 13. ed. São Paulo: Papirus, 1997. RIBEIRO, Ana Elisa. Por que o computador on-line é bem-vindo no planejamento de nossas aulas? In RIBEIRO, Ana Elisa; NOVAIS, Ana Elisa Costa (org). Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2012, p.12-21. 60 RIBEIRO, Ana Elisa; NOVAIS, Ana Elisa Costa (org). Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2012. R Development Core Team (2011). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. ISBN 3-900051-07-0, URL http://www.R-project.org/. ROCHA, Sinara Socorro Duarte. O uso do computador na Educação: a informática educativa. Revista Espaço Acadêmico, nº 85, junho de 2008. SANTOS, Ana Cristina S. A Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade como Perspectiva para a Prática Pedagógica. In: VASCONCELOS, Helena Correa de. (Org.). Docência no ensino superior. Seropédica: EDUR (Editora da Universidade Rural do Rio de Janeiro), 2008, v. 1, p. 118-121. SILVA JÚNIOR, Severino D.; COSTA, Francisco J. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion in. PMKT – Revista Brasileira de Pesquisa de Marketing, Opinião e Mídia. V. 15, p. 1-16, outubro, 2014. SANTOS, Edvalter Souza. Desigualdade social e inclusão digital no Brasil. 2006. 229f. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. SILVA, Wanderley da. Educação e autonomia do ciberespaço: Interrogações sobre EAD on-line. 2010. 162f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. SILVA, Wanderley da. A Educação a Distância e a questão da singularidade. Vertentes, São João del-Rei: UFSJ, v. 19, n. 2, jul./dez. 2011. TAVARES, Neide Rodrigues Barea. História da informática educacional no Brasil observada a partir de três projetos políticos. São Paulo, 2006 THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa Ação. 18. Ed. São Paulo: Cortez, 2011por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5545/2016%20-%20Fredy%20Veras%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20280/2016%20-%20Fredy%20Veras%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26553/2016%20-%20Fredy%20Veras%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32986/2016%20-%20Fredy%20Veras%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39360/2016%20-%20Fredy%20Veras%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45772/2016%20-%20Fredy%20Veras%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52144/2016%20-%20Fredy%20Veras%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58590/2016%20-%20Fredy%20Veras%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1649
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-05-16T12:22:46Z No. of bitstreams: 1 2016 - Fredy Veras dos Santos.pdf: 1536650 bytes, checksum: d3484f82770e6bffacba25c7eea48d97 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-16T12:22:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Fredy Veras dos Santos.pdf: 1536650 bytes, checksum: d3484f82770e6bffacba25c7eea48d97 (MD5) Previous issue date: 2016-05-12eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Fredy Veras dos Santos.pdf2016 - Fredy Veras dos Santos.1.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.