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dc.contributor.authorMendes, Giovana Rosangela Ferreira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:28:00Z-
dc.date.available2023-12-22T02:28:00Z-
dc.date.issued2013-07-12
dc.identifier.citationMENDES, Giovana Rosangela Ferreira. Implantação da disciplina Legislação Ambiental no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. 2013. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12891-
dc.description.abstractA questão ambiental vem fazendo parte da agenda de discussões nacional e internacional nas últimas décadas e representa um tema de extrema relevância para a sociedade atual frente ao dilema do desenvolvimento versus sustentabilidade do planeta. Diz respeito a toda a humanidade e vem trazendo à tona uma série de problemas, os quais vão muito além das questões da natureza física, mas põe em relevo um novo repensar sobre a vida em todas as suas formas. A educação vem sendo apontada como um dos instrumentos para se resolver estes e outros problemas pertinentes à realidade do ser humano. Tem-se por isso que a qualidade de vida dos cidadãos deverá ser amparada diante do equilíbrio saudável, incluindo assim a educação como identificador da dignidade fundamental para o pleno exercício da cidadania e a evolução da pessoa humana no contexto social. A educação ambiental vem interferir nas relações do homem com a natureza e na formação do cidadão consciente dos seus direitos e dos seus deveres, contribuindo para o desenvolvimento de uma ecologia sustentável e um desenvolvimento socioambiental. A reflexão realizada por esta dissertação demonstrará que - visando proporcionar a educação ambiental, de forma interdisciplinar nos cinco campi agrícola do IFMT - no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio - busca-se encontrar um caminho jurídico de proteção à diversidade existente na região, do bioma cerrado, pantanal e floresta amazônica, principalmente no estado de Mato Grosso, onde a expansão agrícola ameaça suprimir a biodiversidade existente nesses biomas. O Direito não poderá deixar de considerar a extensão de seus conceitos para maior proteção da pessoa humana, ainda quando se relacionam ao tema outros princípios constitucionais garantidos ou bens jurídicos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectLegislação Ambientalpor
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectEnvironmental Laweng
dc.subjectSustainable Developmenteng
dc.titleEducação ambiental: Implantação da disciplina Legislação Ambiental no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMTpor
dc.title.alternativeImplementation of Environmental Law course in Technical Course in Agriculture from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso - IFMTeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe environmental issue has been part of the national and international agenda in recent decades. It is a topic of great relevance for today's society towards the point of development versus sustainability of the planet. It is related to all human kind and has brought to light a number of issues, which go far beyond issues of physical nature, but highlights a new rethinking about life in all its forms. Education has been identified as one of the tools to address these and other issues relevant to the reality of the human being. This is why a healthy life pattern for citizens should be supported by a equilibrium, including education as well as something that identifies dignity essential to the full exercise of citizenship and the evolution of the human being in a social context. Environmental education has been acting in the relationship of man and nature , training citizens aware of their rights and their duties, contributing to development of a sustainable ecology development. This paper tries to show that providing environmental education on a interdisciplinary basis at the five IFMT agricultural campuses - the Technical Course in Agriculture Integrated School – it’s a way to legaly give protection to the biodiversity in the region, the cerrado, wetland and rainforest, mainly in the state of Mato Grosso, where agricultural expansion threatens to suppress the existing biodiversity in these biomes. Law can not fail to consider the extent of its concepts for better protection of human beings, specially when they are related to other guaranteed constitutional principles or legal interests.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Nilton Sousa da
dc.contributor.advisor1ID543.220.307-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/380333589226954por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Silvia Maria Melo
dc.contributor.referee2Lobão, Ronaldo Joaquim da Silveira
dc.creator.ID473.958.931-15por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1713652120879086por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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