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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12894
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | SILVA, Marcio Roque Neri da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:28:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:28:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-31 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcio Roque Neri da. O acesso às universidades por negros e empobrecidos: os impactos causados pela EDUCAFRO no contexto da democratização do ensino superior. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12894 | - |
dc.description.abstract | O povo negro, mesmo após a abolição da escravidão, não participou da sociedade brasileira com os mesmos direitos e acessos sociais. As oportunidades acabaram sendo restritas e o Ensino Superior não fez parte das oportunidades e possibilidades da maioria dos jovens negros. Da constatação dessa realidade, nasceram iniciativas populares e comunitárias para dar o suporte necessário para diminuir a distância entre a realidade e os sonhos dos jovens negros e empobrecidos. Na Baixada Fluminense no início da década de 1990, lideranças populares ligadas a Frei David Raimundo dos Santos, criaram um movimento para oferecer aulas preparatórias para o vestibular ministradas por voluntários da comunidade que tivessem experiências de sala de aula ou de conteúdo, como também fomentar a consciência cidadã. As aulas aconteciam nas dependências da Paróquia São João Batista em São João de Meriti. Com aquele grupo nasceu o Pré-Vestibular para Negros e Carentes (PVNC) e se desenvolveu a EDUCAFRO, que se tornou uma referência na preparação de jovens negros e carentes para o vestibular e um elemento de forte atuação na busca e implantação de políticas públicas de inclusão social através do Ensino Superior. De lá para cá, o Ensino Superior no Brasil passou por importante processo de democratização e muitos foram os passos dados pela sociedade brasileira nesse sentido, como o aumento de Instituições de Ensino Superior, a adoção de políticas públicas educacionais fundadas em ações afirmativas, como PROUNI, FIES e o Sistema de Cotas. Assim, o perfil do alunado universitário mudou e aumentou a diversidade cultural e social no Ensino Superior do Brasil. Esse processo significou uma revolução importante para a comunidade negra e beneficiou toda a sociedade brasileira, através do aumento da representatividade de setores sociais, como pobres e negros, que antes não tinham o espaço de protagonistas acadêmicos. Essa mudança de panorama tem importância para a inclusão social e diversidade nas universidades. O sistema de voluntariado adotado fez com que os jovens negros, carentes e das periferias impactados pela EDUCAFRO assumissem a condução de sua história e de suas comunidades. Assim aqueles que foram alunos se tornaram profissionais em diversas áreas e voltam como professores, voluntários e coordenadores dos núcleos da EDUCAFRO. Além de tornarem-se referência para novas gerações, permanecem apoiando para que outros tenham as mesmas oportunidades. Dessa forma, como mais um movimento em prol dos direitos de igualdade e em favor da inclusão social do negro, a EDUCAFRO se posiciona na história do Brasil como elemento de resistência e libertação. Este projeto objetiva estudar a forma como a EDUCAFRO e sua metodologia se desenvolveram pelo Brasil como instrumentos de inclusão social pela preparação de jovens, em sua maioria negra e empobrecida, para o Ensino Superior, bem como os impactos positivos na vida de milhares de pessoas. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EDUCAFRO | por |
dc.subject | Democratização do Ensino Superior | por |
dc.subject | Sistema de Cotas | por |
dc.subject | Pré-vestibular Comunitário | por |
dc.subject | Inclusão Social | por |
dc.subject | PROUNI | por |
dc.subject | EDUCAFRO | eng |
dc.subject | Democratization of University Education | eng |
dc.subject | Quota System | eng |
dc.subject | Community Entrance Exam | eng |
dc.subject | Social Inclusion | eng |
dc.subject | PROUNI | eng |
dc.title | O acesso às universidades por negros e empobrecidos: os impactos causados pela EDUCAFRO no contexto da democratização do ensino superior | por |
dc.title.alternative | Access to universities by blacks and the impoverished: the impacts caused by EDUCAFRO in the context of the democratization of higher education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The black people, even after the slavery abolition, did not participate in Brazilian society with the same rights and social access. Opportunities were being restricted and Higher Education was not part of the opportunities and possibilities of most young black people. As a result of this reality, popular and community initiatives were created to provide the necessary support to reduce the distance between reality and the dreams of black and impoverished young people. In Baixada Fluminense in the early 1990s, popular leaders linked to Friar David Raimundo dos Santos, created a movement to offer college entrance exam preparation classes taught by community volunteers who had classroom or content experience, as well as motivate citizen conscience. The classes happened at São João Batista Parish in São João de Meriti. With that group, the Pre-Entrance Exam for Blacks and Needy Students (PVNC) was born and EDUCAFRO was developed, which became a reference in the preparation of black and needy young people for the vestibular (Brazilian college entrance exam) and an element of strong action in the search and implementation of public policies in social inclusion through Higher Education. Since then, Higher Education in Brazil has gone through an important democratization process and many steps have been taken by Brazilian society in this regard, such as the increase of Higher Education Institutions, the adoption of educational public policies based on affirmative action, such as PROUNI, FIES and the Quota System. So, the profile of university students has changed and the cultural and social diversity in Higher Education in Brazil has increased. This process meant an important revolution for the black community and benefited whole Brazilian society, through the increased representation of social sectors, such as poor and black people, who previously did not have the space of academic protagonists. This change of panorama is important for social inclusion and diversity in universities. The volunteer system adopted by EDUCAFRO has made young black, poor students take charge of their own and communities histories. Thus, those who were students became professionals in different areas and returned as teachers, volunteers and coordinators of EDUCAFRO's centers. In addition to becoming a reference for new generations, they continue supporting others to have the same opportunities. Thus, as another movement for equality rights and for the social inclusion of black people, EDUCAFRO is positioned in Brazil's history as an element of resistance and liberation. This project aims to study how EDUCAFRO and its methodology were developed in Brazil as instruments of social inclusion by preparing young people, mostly black and impoverished, for higher education, as well as the positive impacts on the lives of thousands of people. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes | |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-8976-0035 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0728241677912831 | por |
dc.contributor.referee1 | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes | |
dc.contributor.referee1ID | 052.061.917-01 | por |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-8976-0035 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0728241677912831 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ramofly Bicalho dos | |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-0571-6481 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3815218617988955 | por |
dc.contributor.referee3 | Silva, Gabriel Borges da | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1219097565776177 | por |
dc.creator.ID | 007.330.139-61 | por |
dc.creator.Lattes | - | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | AMADO, Jorge. Tenda dos Milagres. Rio de Janeiro – RJ: Editora Record, 2000. 326 p. BÍBLIA. Bíblia Sagrada. Coordenação Ludovico Garmus. Petrópolis – RJ, Editora Vozes, 1991. 1552p. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Evolução do ensino superior: 1980-1998. Brasília: INEP, 1999. 71p. CARVALHO, José Carmello, O PROUNI como política de inclusão: estudo de campo sobre as dimensões institucionais e intersubjetivas da inclusão universitária, junto a 400 bolsistas no biênio 2005-2006. Rio de Janeiro – RJ: Editora PUC Rio, 2005. _________________________Cursos Pré-vestibulares Comunitários: Espaços de mediações pedagógicas. Rio de Janeiro – RJ: Editora PUC Rio, 2005. DOMINGUES, Petrônio José. Movimento Negro Brasileiro: alguns apontamentos históricos. Revista Tempo, Universidade Federal Fluminense, vol. 23, p. 100-122, 2007. FAUSTO, Bóris. História do Brasil. 11 ed. São Paulo – SP: EDUSP, 2003. 664p. GOMES, Laurentino. Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal à morte de Zumbi dos Palmares. Vol. 1. Rio de Janeiro – RJ: Globo Livros, 2019. 480p. GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador – saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis – RJ: Vozes, 2017. 154p. LOPES, Nei. Afro-Brasil Reluzente – 100 personalidades notáveis do Século XX. Rio de Janeiro – RJ: Nova Fronteira, 2019. 456p. MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/manifesto-dospioneiros- da-educacao-nova/>. Acesso em: 22 de jun. 2019. MOURA, Clóvis (1989). História do negro brasileiro. São Paulo: Ática. ISBN 8508034520 NABUCO, Joaquim. Minha formação. Brasília, Senado Federal, 1998. pp. 243. NASCIMENTO, Abdias do. Teatro experimental do negro: trajetória e reflexões. Estudos Avançados. São Paulo, USP, vol.18, n.50, jan.-br. 2004. pp. 209-224. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000100019>. Acesso em: 25 set. 2019. NOGUEIRA, Luiz Fernando Veloso. Expectativa de vida e mortalidade de escravos: uma análise da Freguesia do Divino Espírito Santo do Lamim – MG (1859-1888). In: Histórica – Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo, São Paulo, nº 51, dez. 2011. Disponível em http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao51/materia01/. Acesso em: 30 mar. 2020. OLIVEIRA, Iolanda. Desigualdades raciais – Construções da infância e da juventude. Niterói – RJ: Intertexto, 1999. 92 __________________________ (Org) Relações raciais e educação. Rio de Janeiro – RJ: DP&A, 2003. PAIXÃO, Marcelo J. P. Desenvolvimento Humano e Relações Raciais. Rio de Janeiro – RJ: DP&A, 2003. PEREIRA, Edilene Machado; BRUNETTO, Valnei. EDUCAFRO – Do sonho à Realidade. São Paulo – SP, Educafro, 2009. POERNER, Arthur José. Memórias do Exílio. Lisboa: Arcádia, 1976. Disponível em . Acesso em 20/01/2010. ROCHA, Carmen, Lúcia Antunes. Ação afirmativa – o conteúdo democrático do princípio da igualdade jurídica. Revista Trimestral de Direito Público, n. 15, 1996. ROSA, Juliano de Melo. As vozes de um mesmo tempo: a educação física institucionalizada no período da Ditadura Militar em Cacequi. Dissertação de Mestrado em Educação/UFSM. Santa Maria: UFSM, 2006. SANTOS, Renato Emerson dos; LOBATO, Fátima. (Org.) Ações Afirmativas: Políticas públicas contra as desigualdades raciais. Rio de Janeiro – RJ: DP&A, 2003. SILVA, Roberto, Rumo à construção coletiva do projeto político pedagógico. São Paulo – SP: Educafro, 2009. WAINER, Jacques & MELGUIZO, Tatiana. Políticas de inclusão no Ensino Superior – Avaliação do desempenho dos alunos baseado no Enade de 2012 a 2014. Educação e Pesquisa, 2018, v. 44, São Paulo. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v44/1517-9702- ep-S1517-9702201612162807.pdf | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/73680/2021%20-%20M%c3%a1rcio%20Roque%20Neri%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6695 | |
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