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dc.contributor.authorSousa, Luciana Teles dos Santos Mesquita de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:28:19Z-
dc.date.available2023-12-22T02:28:19Z-
dc.date.issued2021-02-26
dc.identifier.citationSOUSA, Luciana Teles dos Santos Mesquita de. Ensino de Libras para crianças surdas na Educação Infantil: estudo de caso em uma escola municipal no interior do estado de Goiás – Município de Pires do Rio. 2021. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12896-
dc.description.abstractA inclusão de pessoas surdas no contexto escolar é um tema de grande importância para a educação, tendo desdobramentos marcantes no desenvolvimento e inserção social e profissional da pessoa surda. A aquisição da sua linguagem e a alfabetização em libras é um processo especialmente importante, deste modo, o apoio às escolas primárias para que possuam estrutura e profissionais qualificados para guiar a criança no processo ensino-aprendizagem, inserindo os pais o máximo possível, é essencial. Diante deste enredo, o objetivo da presente dissertação foi investigar qualitativamente como se deu parte da alfabetização e do processo de ensino e aprendizagem de libras, de uma criança surda, em um trecho da Educação Infantil (Jardim I) em uma escola pública municipal da cidade de Pires do Rio no Estado de Goiás. Para tal, foram realizadas análises documentais e observações do cotidiano, infraestrutura, e estrutura pedagógica, aulas e momentos de atendimento específico com uma criança surda na escola pública municipal Dr. Natal Gonçalves Araújo. Também foram realizadas entrevistas com docentes da escola, diretamente ligados ao processo de aquisição de linguagem da estudante, a fim de compreender suas percepções e anseios sobre o ensino da libras nesta fase da educação, bem como compreender o que acreditam que contribuiria para melhorar o processo ensino-aprendizagem com crianças surdas no contexto da escola em análise. Ao longo do estudo foi possível acompanhar e observar várias atividades realizadas com a estudante surda como: interação com outros estudantes; momentos de aprendizado por meio de atividades lúdicas (como “amarelinha” e “olha a cobra”); alimentação e nome dos alimentos em Libras; utilização de cartões e tampinhas com letras, números, cores e princípios matemáticos em Libras; colagem de papéis com formas geométricas; e partes do corpo humano. Foi observado que os espaços da escola estão degradados, com pinturas antigas, móveis danificados, porém os ambientes sempre decorados e limpos. Em relação aos recursos, há uma precariedade enorme, ausência de jogos e materiais pedagógicos, e os que existem são danificados e dificultam a sua utilização nas práticas pedagógicas. Acredita-se que o fazer pedagógico seria facilitado se houvessem investimentos em recursos, tanto para a oferta de ambientes e espaços adequados aos alunos, quanto para a oferta de jogos didáticos e pedagógicos. Foi constatado que não há espaço específico para as aulas de atendimento educacional especializado, nem um profissional designado para fazer este atendimento, o que prejudica o processo de ensino-aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial. Por fim, acredita-se que o investimento na contratação de profissionais específicos da educação especial, recursos e infraestrutura da escola, é urgente e, apesar do grande esforço dos profissionais da escola, o processo ensino-aprendizagem da criança surda, bem como de outras crianças que necessitem de atendimento especializado, seria melhor e contribuiria mais para o desenvolvimento destas crianças.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriança surdapor
dc.subjectInclusão na educação infantilpor
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempor
dc.subjectInclusão de pessoas surdaspor
dc.subjectDeaf childeng
dc.subjectInclusion in early childhood educationeng
dc.subjectTeaching-learning processeng
dc.subjectInclusion of deaf peopleeng
dc.titleEnsino de Libras para crianças surdas na Educação Infantil: estudo de caso em uma escola municipal no interior do estado de Goiás - Município de Pires do Riopor
dc.title.alternativeTeaching Libras to Deaf Children in Early Childhood Education: a case study in a municipal school in the interior of the state of Goiás - Municipality of Pires do Rioeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe inclusion of deaf people in the school context is a topic of great importance for education, with marked outspread in the development and social and professional insertion of the deaf person. Language acquisition and literacy in pounds is an especially important process, so supporting primary schools so they have the structure and qualified professionals to guide the child in the teaching-learning process, inserting parents as much as possible, is essential. In view of this scenario, the objective of this dissertation was to investigate qualitatively how literacy and the teaching and learning process of pounds, of a deaf child, took place in a section of Early Childhood Education (Jardim I) in a public city school de Pires do Rio in the State of Goiás, Brazil. To this end, documentary analyzes and observations of daily life, infrastructure, and pedagogical structure, classes and specific care moments with a deaf child were carried out at the public-school Dr. Natal Gonçalves Araújo. Interviews were also conducted with school teachers, directly linked to the student's language acquisition process, in order to understand their perceptions and desires about teaching pounds in this phase of education, as well as understanding what they believe would contribute to improving the process teaching-learning with deaf children in the context of the school under analysis. Throughout the study it was possible to monitor and observe various activities carried out with the deaf student, such as: interaction with other students; moments of learning through playful activities (such as “hopscotch” and “look at the snake”); food and food name in Libras; use of cards and caps with letters, numbers, colors and mathematical principles in Libras; collage of papers with geometric shapes; and parts of the human body. It was observed that the school spaces are degraded, with old paintings, damaged furniture, but the environments are always decorated and clean. In relation to resources, there is an enormous precariousness, absence of games and teaching materials, and those that exist are damaged and hamper their use in teaching practices. It is believed that pedagogical practice would be facilitated if there were investments in resources, both for the provision of environments and spaces suitable for students, as well as for the provision of didactic and pedagogical games. It was found that there is no specific space for the classes of specialized educational assistance, nor a professional designated to provide this assistance, which harms the teaching-learning process of students targeting special education. Finally, it is believed that the investment in hiring specific professionals from special education, school resources and infrastructure, is urgent and, despite the great effort of school professionals, the teaching-learning process of the deaf child, as well as others children who need specialized care, would be better and would contribute more to the development of these children.eng
dc.contributor.advisor1Ramos, José Ricardo da Silva
dc.contributor.advisor1ID783.970.067-53por
dc.contributor.referee1Ramos, José Ricardo da Silva
dc.contributor.referee2Coube, Roberta Jardim
dc.contributor.referee3Martins, Rodrigo Lema Del Rio
dc.creator.ID9223.279.901-49por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7400987344528689por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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