Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12904
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrade, Luciana Borges de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:28:50Z-
dc.date.available2023-12-22T02:28:50Z-
dc.date.issued2012-07-05
dc.identifier.citationANDRADE, Luciana Borges de. O processo de formação continuada de profissionais da rede pública do ensino: um estudo de caso da especialização PROEJA do IFTM - Campus Uberaba. 2012. 64 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12904-
dc.description.abstractEsta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, tem como objetivo analisar o processo de formação continuada proposto pelo MEC/SETEC e desenvolvido no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM – Campus Uberaba, no curso de especialização PROEJA, buscando uma reflexão sobre as suas contribuições ao processo ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos. Pretendemos compreender as concepções de Educação de Jovens e Adultos dos profissionais que participaram do curso e verificar se o que foi desenvolvido nesse processo de capacitação atendeu às suas expectativas e necessidades na prática educativa da EJA/PROEJA. Sabemos que há uma carência muito grande na formação de professores para atuarem com o público da Educação de Jovens e Adultos, que por ser uma modalidade de ensino que apresenta um modo peculiar de conhecimento, exige que se implante e se implemente uma política específica para a formação de professores que nela atuam. Diante desse contexto e de nossa experiência profissional na área, percebemos a necessidade e a importância de estudar a correlação entre a formação docente e a prática na EJA/PROEJA, pois, sabemos que o fazer pedagógico exerce grande influência no processo de construção do conhecimento dos discentes. A abordagem metodológica se fundamentou nos princípios da pesquisa qualitativa descritiva, denominada “estudo de caso”, sobre os professores da rede pública de ensino do município de Uberaba-MG, que fizeram o curso de especialização PROEJA e também com alunos desses professores. Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: entrevistas, narrativas e questionários semiestruturados. Os resultados apontaram para a necessidade de implantação de uma política permanente de formação e capacitação docente voltada para atender aos profissionais que atuam e/ou pretendem atuar na EJA/PROEJA, tendo em vista que o referido curso de especialização contribuiu para a melhoria da prática educativa, mas não foi suficiente para atender às demandas dos docentes que atuam nesta modalidade de ensino, em especial na rede federal. Nesse sentido, também se revelou a necessidade de implementação de ações que motivem a participação dos docentes em grupos de estudo sobre o PROEJA e em cursos de formação continuada.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectEducator's Trainingeng
dc.subjectTeaching Practiceeng
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectFormação do Educadorpor
dc.subjectPrática Docentepor
dc.titleO processo de formação continuada de profissionais da rede pública do ensino: um estudo de caso da especialização PROEJA do IFTM – Campus Uberabapor
dc.title.alternativeThe process of continuing education of professionals of public education: A case study of the specialization PROEJA IFTM - Campus Uberabaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research, featured as a case study, aims to analyze the process of continuing education proposed by the MEC / SETEC and developed at the Federal Institute of Triangulo Mineiro - IFTM, Campus Uberaba, in the specialization course PROEJA, looking for a reflection on their contributions to the teaching-learning process of Youth and Adults. We aim to understand the conceptions of Youth and Adult professionals who attended the course and to check if that was developed in the process of training reached the expectations and needs in the educational practice of adult education / PROEJA. We know that there is a major lack in teacher formation to work with the public of Youth and Adults, whose method of teaching presents a peculiar way of knowledge, which requires the implant and implementation of a specific policy for training of teachers who work in it. Within this context and based on our professional experience, we realize the need and importance of studying the correlation between teacher training and practice in adult education / PROEJA because we know that the pedagogical practice exerts great influence on the process of knowledge construction of learners. The methodological approach was based on the principles of descriptive qualitative study, called "case study" about teachers at public schools in the city of Uberaba - MG, who took the course of specialization PROEJA and also with students of these teachers. We used the following search tools: interviews, narratives and semi-structured questionnaires. The results pointed to the need to implement a permanent policy of teacher education and training turned to help the professionals who work and / or intend to work in adult education / PROEJA, since that the course of expertise contributed to the improvement of educational practice. However it was not sufficient to answer the demands of teachers who work in this type of education, especially in the federal system. Because of that this work also revealed the need to implement actions that encourage the participation of teachers in study groups on PROEJA and continuing education courses.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.advisor1ID989.914.697-87por
dc.contributor.referee1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.referee2Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee3Leite Filho, Aristeo Gonçalves
dc.creator.ID459.836.006-15por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3257618464396637por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7548/2012%20-%20Luciana%20Borges%20de%20Andrade.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20336/2012%20-%20Luciana%20Borges%20de%20Andrade.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26659/2012%20-%20Luciana%20Borges%20de%20Andrade.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33046/2012%20-%20Luciana%20Borges%20de%20Andrade.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39480/2012%20-%20Luciana%20Borges%20de%20Andrade.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45868/2012%20-%20Luciana%20Borges%20de%20Andrade.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52194/2012%20-%20Luciana%20Borges%20de%20Andrade.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58692/2012%20-%20Luciana%20Borges%20de%20Andrade.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1720
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-05-31T19:14:07Z No. of bitstreams: 1 2012 - Luciana Borges de Andrade.pdf: 532587 bytes, checksum: 854c62f2ba0002341dfaa355db8b6c8b (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-31T19:14:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Luciana Borges de Andrade.pdf: 532587 bytes, checksum: 854c62f2ba0002341dfaa355db8b6c8b (MD5) Previous issue date: 2012-07-05eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Luciana Borges de Andrade.pdfDocumento principal517.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.