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dc.contributor.authorSilva, Suzana Carvalho da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:29:32Z-
dc.date.available2023-12-22T02:29:32Z-
dc.date.issued2021-05-17
dc.identifier.citationSILVA, Suzana Carvalho da. As Escolhas Profissionais dos Egressos do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Catalão. 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12915-
dc.description.abstractA construção da identidade do jovem está ligada ao seu momento de escolha de uma carreira, que ofereça satisfação pessoal ao ser inserido no Mundo do Trabalho. A busca por educação de qualidade e a sua relação com o Ensino Profissionalizante levam o jovem estudante ao Ensino Médio Integrado, para adquirir conhecimento teórico e prático, que contribuam para suas escolhas profissionais, seja na inserção no mercado de trabalho e/ou no ingresso no Ensino Superior. Este estudo teve, como objetivo geral, o conhecimento das escolhas profissionais dos egressos do ano de 2017 do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Catalão. Considerando-se o processo de escolha profissional singular, social e histórico, foi realizada uma pesquisa qualitativa com os 18 egressos, que seguiram caminhos de acordo com cada realidade vivida. Como objetivos específicos, o trabalho analisou se a proposta de formação do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio está adequada às perspectivas profissionais da área, com aplicação de entrevistas com o Coordenador do Curso e, também, com o Coordenador de uma mineradora local. Os nossos participantes foram abordados com a aplicação de entrevistas semiestruturadas, realizadas on-line via aplicativo de mensagens, e, a partir de suas respostas, apontaram pela opção pelo ensino superior foi feita por 16 egressos (dos 18 entrevistado), tendo somente 3 ingressado em curso superior em área de verticalização do conhecimento recebido pelo curso. A análise do Projeto Pedagógico de Curso e as entrevistas com os coordenadores apontaram para a ausência de uma disciplina específica que trate o mercado das mineradoras locais que oriente os estudantes na aproximação com o Mundo do Trabalho.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEgressospor
dc.subjectEnsino Integradopor
dc.subjectEscolha Profissionalpor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectGraduateseng
dc.subjectIntegrated Teachingeng
dc.subjectProfessional Choice and Youtheng
dc.titleAs Escolhas Profissionais dos Egressos do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Catalãopor
dc.title.alternativeAs Escolhas Profissionais dos Egressos do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Catalãoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe construction of the young person's identity is linked to his moment of choosing a career that offers personal satisfaction when he is inserted in the World of Work. The search for quality education and its relationship with Vocational Education take the young student to Integrated High School, to acquire theoretical and practical knowledge, which contribute to their professional choices, whether in the job market and / or entering the job market. University education. This study had, as a general objective, the knowledge of the professional choices of the graduates of the year 2017 of the Technical Course in Mining Integrated to High School at the Federal Goiano Institute - Advanced Campus Catalão. Considering the process of singular, social and historical professional choice, a qualitative research was carried out with the 18 graduates, who followed paths according to each reality experienced. As specific objectives, the work analyzed whether the training proposal for the Technical Course in Mining Integrated to High School is adequate to the professional perspectives of the area, with the application of interviews with the Course Coordinator and also with the Coordinator of a local mining company. Our participants were approached with the application of semi-structured interviews, carried out online via the messaging application, and, based on their answers, they pointed out the option for higher education was made by 16 graduates (of the 18 interviewees), with only 3 entering in a higher education course in the area of verticalization of the knowledge received by the course. The analysis of the Pedagogical Course Project and the interviews with the coordinators pointed to the absence of a specific discipline that deals with the local mining market that guides students in approaching the World of Work.eng
dc.contributor.advisor1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.advisor1ID854.161.427-15por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615110424985448por
dc.contributor.referee1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.referee1ID854.161.427-15por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615110424985448por
dc.contributor.referee2Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7529-5646por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323286140400528por
dc.contributor.referee3Martins, Marccus Victor Almeida
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4449440198423893por
dc.creator.ID910.761.291-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9707442787106220por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqAgronomiapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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