Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12922
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlves, Antônia Marinês Goes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:29:59Z-
dc.date.available2023-12-22T02:29:59Z-
dc.date.issued2016-11-24
dc.identifier.citationAlves, Antônia Marinês Goes. A formação do técnico subsequente em meio ambiente do IFAM Campus Tabatinga em relação à educação ambiental. 2016. [115 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12922-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Tabatinga. Sob a metodologia da análise quali-quantitativa está constituída da análise documental do documento norteador do Curso (Plano de Curso) e análise de questionário semiestruturado aplicado aos alunos da turma de Meio Ambiente Subsequente III módulo (turma única de finalistas do curso). A análise do Plano de Curso foi feita observando seus aspectos principais: Justificativa, Objetivos, Perfil do profissional de conclusão e Matriz curricular do curso em relação à uma proposta interdisciplinar e em relação à E.A. No documento foi observada uma desatualização em relação ao disposto em documentos oficiais (PCN: Meio Ambiente e CNCT). O questionário aplicado aos alunos finalistas, composto de perguntas abertas e fechadas, buscou que o aluno deixasse à mostra sua percepção ambiental como técnico ambiental em final de formação. A análise dos resultados obtidos traz à tona a necessidade de uma reflexão mais profunda acerca do curso ofertado, desde a sua concepção no papel até a sua prática em sala de aula, dada a desatualização do mesmo em relação às concepções transdisciplinares e interdisciplinares recomendadas nos documentos oficiais. A análise dos questionários nos apresenta uma formação técnica que se tendencia a uma prática profissional cartesiana e superficial evidenciando-se uma percepção ambiental restrita e voltada ao uso do meio ambiente em benefício do homem.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambientaleng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectTechnical Trainingeng
dc.subjectInterdisciplinaryeng
dc.subjectFormação Técnicapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.titleA formação do técnico subsequente em meio ambiente do IFAM Campus Tabatinga em relação à educação ambientalpor
dc.title.alternativeThe training of the subsequent technician in the environment of the IFAM Campus Tabatinga in relation to environmental educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was carried out at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Tabatinga. Under the qualitative-quantitative analyse methodology is constituted of documentary analysis of the guiding Course Plan and the analysis of the questionnaire applied to the Subsequent Environment students from the second training module (the last term single class). The analysis of the Course Plan was done observing its main aspects: Background, Objectives, Justification, Objectives, Professional Profile of the students who completed the course and the Course Study Programme in an interdisciplinary proposal and in relation to the Environmental Education. In the document were observed an outdate when compared to official documents (PCN: Environment and CNCT). The questionnaire applied to the graduated students, comprised of open and closed questions, sought to make the students show their environmental perception as an environmental technician. The analysis of the results bringing to the spotlight the necessity of a deeper reflection about the course offered, since its inception until its classroom practice, such its outdating with regard to transdisciplinary and interdisciplinary conceptions recommended in the official documents. The analysis of the questionnaires presents a technical training tended to a Cartesian and superficial professional practice evidencing a restricted environmental perception, focused on the use of the environment for man benefiteng
dc.contributor.advisor1Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
dc.contributor.advisor1ID756.340.407-44por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1958943259995411por
dc.contributor.referee1Pereira, Isabel Brasil
dc.contributor.referee2Gonçalves, Lenício
dc.creator.ID633.054.882-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9178926667665389por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesATAÍDE, L. Tabatinga: crônicas fronteiriças. Bogotá: Gente Nueva, 2015. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais gerais. Brasília: MEC/SEF, 2013. _______. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente. Brasília: MEC/SEF, 2003. _________. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília: MEC/SETEC. Edição 2014. BEZERRA, S. H. L. De professor para professor: a prática da educação ambiental na sala de aula. Dissertação de Mestrado2010. CAPRA, F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. 9ª ed. São Paulo: Cultrix, 1993. CARVALHO J. A. F. Ecologia profunda ou ambientalismo superficial? O conceito de ecologia e a questão ambiental junto aos estudantes. São Paulo: Arte e Ciência, 2004. FERRARINI, S. A. Encontro de civilizações – o Alto Solimões e as origens de Tabatinga. Manaus: Valer, 2013. KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. 5ª Ed. São Paulo: Perspectiva, 1998. MAGALHÃES. L.M.S. Educação, ambiente e sociedade. In: SANTOS, A.; A.C.S. SANTOS. (Orgs.). Educação Transdisciplinar: ampliando horizontes. 1ª ed. Seropédica, RJ: EDUR, 2007. MEC (Ministério da Educação). Educação Profissional: referenciais curriculares nacionais da Educação profissional de nível técnico. Brasília: MEC, 2000. ____. Educação Profissional: referenciais curriculares nacionais da Educação profissional de nível técnico – Área Profissional: Meio Ambiente. Brasília: MEC, 2000a. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000. MORIN, E.; LE MOIGNE, J.L. A Inteligência da Complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2000. NOGUEIRA, R. J. B. Amazonas: a divisão da “monstruosidade geográfica”. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2007. 34 SANTOS, B. S. Vol. I. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002. In: SANTOS, B. S. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2002. _______. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pósmoderna. Estudos avançados. [online]. 1988, vol.2, n.2, pp. 46-71. ISSN 0103-4014 – consultado em 02.fev.2015. SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade: alguns princípios para reencantar a educação. In: SANTOS, A.; A.C.S. SANTOS. (Orgs.). Educação Transdisciplinar: ampliando horizontes. 1ª ed. Seropédica, RJ: EDUR, 2007. SOMMERMAN, A. Alguns eventos e documentos de referência no campo da transdiciplinaridade. In: SANTOS, A.; SOMMERMAN, A. (orgs.). Ensino Disciplinar e Transdisciplinar: Uma Coexistência Necessária. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014. Sites consultados http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=130406&search=amazo nas|tabatinga|infograficos:-historico. Em 19/08/2015 às 22:21. http://www.tabatinga.am.gov.br/conhecatabatinga2.htm. Em 19/08/2015 às 22:38. https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabatinga_(Amazonas). Em 19/08/2015 às 23:28. https://ronguapi.wordpress.com/2011/11/05/a-cidade-de-letcia-colmbia/ Em 07/07/2016 às 19:33.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5906/2016%20-%20Antonia%20Marines%20Goes%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20662/2016%20-%20Antonia%20Marines%20Goes%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26937/2016%20-%20Antonia%20Marines%20Goes%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33374/2016%20-%20Antonia%20Marines%20Goes%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39756/2016%20-%20Antonia%20Marines%20Goes%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46104/2016%20-%20Antonia%20Marines%20Goes%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52490/2016%20-%20Antonia%20Marines%20Goes%20Alves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58978/2016%20-%20Antonia%20Marines%20Goes%20Alves.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2141
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-10-31T11:16:30Z No. of bitstreams: 1 2016 - Antonia Marines Goes Alves.pdf: 1471201 bytes, checksum: 3618bdf311f728868478b31e11fad235 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-31T11:16:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Antonia Marines Goes Alves.pdf: 1471201 bytes, checksum: 3618bdf311f728868478b31e11fad235 (MD5) Previous issue date: 2016-11-24eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Antonia Marines Goes Alves.pdfAntonia Marines Goes Alves1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.