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dc.contributor.authorCouto, Darlane Feliciano do
dc.date.accessioned2023-12-22T02:30:14Z-
dc.date.available2023-12-22T02:30:14Z-
dc.date.issued2022-11-09
dc.identifier.citationCOUTO, Darlane Feliciano do. A integração curricular e seu impacto na proposta pedagógica e na comunidade escolar do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – Espírito Santo. 2022. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12926-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como foco central de sua abordagem o tema da interdisciplinaridade na educação. O conceito de interdisciplinaridade apresenta um certo nível de complexidade em seu significado, podendo ser entendido como a interação entre duas ou mais áreas do conhecimento. Diante da necessidade de aprofundar informações e estudos científicos que fundamentem uma mudança de paradigma no processo de ensino e aprendizagem que tem sido colocado em prática no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB), houve por parte desta pesquisadora o anseio de investigar, avaliar e desenvolver argumentos, métodos e técnicas, inovadoras e fortalecedoras de um modelo emancipador de ensino, que possa agir de modo integrado e integral na referida instituição. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o impacto da integração curricular observada na proposta pedagógica e também na comunidade escolar do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca, localizada a noroeste do Estado do Espírito Santo. Observamos em nossa pesquisa que os Temas Geradores no CEIER-AB estiveram e estão contextualizados com a realidade dos pequenos produtores da região Noroeste do Estado do Espírito Santo. No tocante à interdisciplinaridade e ao trabalho como princípio educativo, que orientaram essa investigação e se expressam nas Unidades de Demonstração, Experimentação e Produção (UDEP’s), observamos que os mesmos assumem uma centralidade no fazer e pensar a prática cotidiana da escola. No que tange à interdisciplinaridade, que foi fundamentada a partir das tendências humanistas, social crítica e da complexidade, observamos que, da forma como ela é praticada nos CEIER de Águia Branca, há uma junção das três tendências, embora não haja um aprofundamento teórico acerca dessas tendências nos documentos que regem o funcionamento do Centro. Mas, elas estão explicitadas principalmente no desenvolvimento dos temas geradores e no ementário das disciplinas no currículo da escola. Assim, o CEIER colabora para a valorização dos sujeitos que trabalham e vivem no campo das regiões do Espírito Santo, ressaltando sua importância como lócus de promoção de uma educação emancipatória, ratificando a importância da interdisciplinaridade e demonstrando a efetividade da integração curricular na realidade das escolas, sejam elas do campo ou propedêuticas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIntegração curricularpor
dc.subjectProposta pedagógicapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectCurricular integrationeng
dc.subjectPedagogical proposaleng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.titleA integração curricular e seu impacto na proposta pedagógica e na comunidade escolar do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – Espírito Santopor
dc.title.alternativeCurricular integration and its impact on the pedagogical proposal and on the school community of the Integrated State Center for Rural Education in Águia Branca – Espírito Santoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research has as its central focus the theme of interdisciplinarity in education. The concept of interdisciplinarity presents a certain level of complexity in its meaning, and can be understood as the interaction between two or more areas of knowledge. Faced with the need to deepen information and scientific studies that support a paradigm shift in the teaching and learning process that has been put into practice at the Integrated State Center for Rural Education of Águia Branca (CEIER-AB), this researcher expressed the desire to to investigate, evaluate and develop innovative and empowering arguments, methods and techniques for an emancipatory teaching model, which can act in an integrated and integral way in that institution. Therefore, the general objective of this research was to evaluate the impact of the curricular integration observed in the pedagogical proposal and also in the school community of the Integrated State Center for Rural Education of Águia Branca, located in the northwest of the State of Espírito Santo. We observed in our research that the Generating Themes at CEIER-AB were and are contextualized with the reality of small producers in the Northwest region of the State of Espírito Santo. Regarding interdisciplinarity and work as an educational principle, which guided this investigation and are expressed in the Demonstration, Experimentation and Production Units (UDEP's), we observed that they assume a centrality in doing and thinking about the daily practice of the school. Regarding interdisciplinarity, which was based on humanistic, social criticism and complexity trends, we observed that, in the way it is practiced in the CEIER of Águia Branca, there is a junction of the three trends, although there is no theoretical deepening about it. of these trends in the documents that govern the operation of the Center. However, they are explained mainly in the development of the generating themes and in the syllabus of the subjects in the school curriculum. Thus, CEIER collaborates for the valorization of the subjects who work and live in the countryside of the regions of Espírito Santo, emphasizing its importance as a locus for promoting an emancipatory education, ratifying the importance of interdisciplinarity and demonstrating the effectiveness of curricular integration in the reality of schools. , whether they are from the field or propaedeutic.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.advisor1ID989.914.697-87por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3250-2940por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131por
dc.contributor.referee1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.referee1ID989.914.697-87por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3250-2940por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131por
dc.contributor.referee2Silva, Wanderley da
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0849-4928por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894566485754183por
dc.contributor.referee3Pinto, Felipe Gonçalves
dc.contributor.referee3ID055.142.187-83por
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2775-2857por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3155279910416854por
dc.creator.ID117.129.927-32por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9823043459729036por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAPAB - Associação Polonesa de Águia Branca. Museu do Imigrante do Polonês de Águia Branca. Disponível em: http://associacaopolonesadeaguiabranca.blogspot.com/2012/09/ Acessado em: 28/05/2021. ARROYO, Miguel. Paulo Freire: um educador do povo. 2a. ed. Veranópolis: Peres 2001. ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2004. BARBOSA, Maria Aparecida da Graça dos Santos. A construção de um ambiente Virtual que utiliza o tema transversal água para a interdisciplinaridade. 2005. 45p. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. UFRRJ, RJ: 2005. BAUMAN, Zygmunt. A cultura da oferta. Novos desafios para a educação. A relação professor/aluno na fase líquido-moderno. In: - Capitalismo Parasitário: e outros temas contemporâneos. Rio de Janeiro: Zahar, 2010, p. 33-72. BOHM, Alessandra Maria. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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