Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12927
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCruz, Francelina de Queiroz Felipe
dc.date.accessioned2023-12-22T02:30:18Z-
dc.date.available2023-12-22T02:30:18Z-
dc.date.issued2016-10-11
dc.identifier.citationCruz, Francelina de Queiroz Felipe. Equoterapia educacional: um aporte colaborativo na inclusão da criança com transtorno do espectro autista na escola. 2016. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12927-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo central identificar e analisar as contribuições da Equoterapia na inclusão e escolarização do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo a atuação dessa prática como um Atendimento Educacional Especializado gerou possibilidades colaborativas para realização de outras estratégias de significação de escolarização de um aluno com TEA no interior de uma escola. Neste sentido, os estudos aqui elencados nos sugerem uma reflexão a cerca das práticas educativas inclusivas, por meio colaborativo, na escola. Para a aplicação do estudo realizamos uma abordagem qualitativa, sob o olhar reflexivo do referencial teórico e metodológico dialógico da perspectiva inclusiva a partir do encontro de regularidades nos discursos dos agentes pedagógicos da pesquisa que trataram de produzir o sentido de suporte do outro no processo de escolarizar um aluno autista. Desta forma, o caminho percorrido para as coletas de dados perpassaram pela observação das sessões de equoterapia na escola, entrevistas semiestruturadas, análises de relatórios pedagógicos das atividades educativas intraclasse, laudos e anamneses clínicas do aluno com TEA, objeto do estudo. Os principais temas abordados estão relacionados sempre a partir da interação entre o objeto da pesquisa, o cavalo, os mediadores e agentes escolares, que atuaram como mais um elemento colaborativo na construção do ensino, aprendizagem e do desenvolvimento da criança com TEA como um todo, o que trouxe à tona experiências efetivadas, na cultura escolarizada, com ações pedagógicas de inserir crianças com TEA num tipo de Equoterapia Escolar Inclusiva em que se formassem a partir da vivência coletiva com outras crianças neurotípicas nos diferentes tempos e espaços da escola. Descrevendo finalmente o caminho percorrido no processo de inclusão da criança com TEA no espaço educativo da escola Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho identificando seus avanços e ou retrocessos comportamentais, afetivos e significativos dessas crianças, rompendo com as perspectivas conservadoras baseadas na limitação de aprendizagem, sendo aos poucos desfeitas nas interações. Favorecendo a superação para a expectativa transformadora da aprendizagem desvendando novos saberes e práticos educativos, trazendo novos significados pedagógicospor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectAutismeng
dc.subjectPractice Collaborativeeng
dc.subjecthippotherapyeng
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectPrática Colaborativapor
dc.subjectEquoterapiapor
dc.titleEquoterapia educacional: um aporte colaborativo na inclusão da criança com transtorno do espectro autista na escolapor
dc.title.alternativeThe Educational Hippotherapy as Collaborative proposal Inclusion in the School of children with Autism Spectrum Disorder in Comprehensive Care Center for Childrenpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was to study to identify and analyze the contributions of hippotherapy Education, in schools, inclusion and development of students with Autism Spectrum Disorder, and the performance of this practice as an educational Specialized care in the input learning. In this sense the studies listed here to suggest a reflection about the inclusive educational practices for collaborative environment, in school Integral Care Center for Children - CAIC Paul Dacorso Son in UFRRJ. For the application of the study carried out a qualitative approach, under the reflective gaze of the theoretical and methodological framework of inclusive perspective from the Operational Guidelines for Basic Education and authors dealing with such reference action research. In this way the path for the data collection permeated by observing the hippotherapy sessions at school, semi-structured interviews, reports pedagogical analysis of educational intra-class activities, reports and clinical case histories and the student with ASD, object of study. The main topics are always related by the interaction between the research object, the horse, mediators and school agents who acted as more of a collaborative element in the construction of teaching, learning and development of the autistic child as a whole, which brought to light effect experiences in educated culture with pedagogical actions of autistic children enter a type of Therapeutic Riding school Inclusive that had formed from the collective experience with other children neurotípicas in different times and school spaces. finally describing the path in the process of inclusion of children with ASD in school educational space CAIC Paul Dacorso Son identifying its advances and or behavioral setbacks, affective and significant of these children, breaking with the conservative outlook based on limitation of learning, and gradually broken in interactions. Favoring overcome for manufacturing expectations of learning unveiling new knowledge and educational practice, bringing new pedagogical meanings.eng
dc.contributor.advisor1Ramos, José Ricardo da Silva
dc.contributor.advisor1ID783.970.067-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133720913525187por
dc.contributor.referee1Oliveira, Valéria Marques
dc.contributor.referee2Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
dc.creator.ID4150841721por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5002371165803724por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesANACHE, A. A. As contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa sobre os processos de aprendizagem da pessoa com deficiência mental. In; BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M. & JESUS, D. M. (Org.) Educação Especial: diálogo e pluralidade. Ed. Mediação, Porto Alegre, 2015. p. 49-59 ANDE-BRASIL. Apostila do curso básico em Equoterapia. Brasília, 2013 ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. BAKTHIN, M. Estética e criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992 BAUMGRATZ, J. L. As representações sociais e transdisciplinares da inclusão estudo de caso do Centro de Equoterapia implantado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sudeste de Minas – Campus Barbacena. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ - Instituto de Agronomia. Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola – PPGEA, 2010 (Dissertação de Mestrado). BOSA, C. Autismo: atuais interpretações para antigas observações. In: BATISTA, C. R.; BOSA, C (Org.) Autismo e educação. Porto Alegre: Artmed, 2002. BRACHT, Valter. Aprendizagem social e Educação Física. Porto Alegre: Magister, 1992. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 05 de outubro de 1988. ______. Desafios da Educação Especial, da Secretaria de Educação Especial – SEESP/MEC, 1994. ______. Desafios da Educação Especial, da Secretaria de Educação Especial – SEESP/MEC, 1994. ______. LDBEN 4024/61. Disponível em:http://www.legislacao.planalto.gov.br.>. Acesso em: 20 set. 2009. ______. LDBEN 5692/71. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br>. Acesso em 20 set. 2009. ______. Lei nº 9394, de 20/12/96, “Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional”. In: Diário Oficial da União. Ano CXXXIV, nº 248, de 23/12/96. ______. MEC. Política Nacional de Educação Especial. SNEE, Brasília, 1994. ______. Ministério da Educação e do Desporto. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: SEESP, 1994. 74 ______. Ministério da Educação. Formação continuada a distância de professores para o atendimento educacional especializado. Deficiência Física. Brasília: SEESP/SEED, 2007. ______. Ministério da Educação. Formação continuada a distância de professores para o atendimento educacional especializado. Deficiência Mental. Brasília: SEESP/SEED, 2007. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Sala de Recursos Multifuncionais: espaços para o Atendimento Educacional Especializado. Brasília: MEC/SEESP, 2006. BRASIL, Programa de Educação Continuada a Distância. Curso de Terapias com Equinos: Programas Básicos: Portal da Educação, 2016, p.22) ______. Secretaria de Educação Especial. Subsídios para a organização e funcionamento de serviços de educação especial: áreas de altas habilidades. Brasília: MEC/SEESP, 1995. CAMARGO, S. P. H.; BOSA, C. A. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicol. Soc., Florianópolis, v. 21, n. 1, abr. 2009. Disponível em: HTTP://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822009000100008 &Ing=pt&nrm=iso. Acesso em 02 fev. 2015. CAPELLINI, V. L. F. O ensino colaborativo favorecendo políticas e práticas educativas de inclusão escolar na educação infantil. In: A educação inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos: avanços e desafios. Org. VICTOR, S. L. DRAGO, R. CHICON, J. F. Vitória Ed. UFES, p. 83-108, 2010. CARVALHO, A.M.A. Etologia e Comportamento Social. Em: Psicologia, reflexões (im)pertinentes, Casa do Psicólogo, 1998. p. 195-202. CARVALHO, A.M.A. O lugar do biológico na Psicologia: o ponto de vista da Etologia. Biotemas, 2(2): 1989. p. 81-92. CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 1988. CERTEAU, M. de. A cultura do plural. Campinas: Papirus, 1995. ______. A invenção do cotidiano: 1, Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. ______. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense, 1982. CHIOTE. F. de A. B. Inclusão da criança com autismo na educação infantil: trabalhando a mediação pedagógica. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013. COPETTI, F.; MOTA, C. B.; GRAUP, S.; MENEZES, K. M.; VENTURINE, E. B. Comportamento angular do andar de crianças com síndrome de Down após intervenção com equoterapia, Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, n. 6, 2007. p. 503-507. 75 DAMASCENO, A. R. (Org.); PAULA, L. A. L. (Org.); MARQUES, Valéria (Org.). Educação Profissional Inclusiva: desafios e perspectivas. 1. ed. Seropédica: EDUR, 2012. v. 1. 214p. DIAS, E.; MEDEIROS, M. Equoterapia: bases e fundamentos. Rio de Janeiro: Revinter, 2002. DRAGO, R. A Inclusão chega ao ensino superior: concepções inclusivistas de um grupo de profissionais de uma faculdade privada da Grande Vitória. In: A Educação inclusiva de Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos: Avanços e Desafios. ES: EDUFES, 2010. ESPINDULA, Ana Paula. Efeitos da equoterapia em praticantes autistas praticantes autistas Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2008 [Dissertação de Mestrado]. FREIRE, H. B. G. Equoterapia: teoria e técnica, uma experiência com crianças autistas. Ed. Vetor, São Paulo, 1999a. ______. Estudo de caso: Equoterapia com uma criança portadora de distúrbio autista atípico. Universidade Católica Dom Bosco, 1999b. Disponível em: <equoterapia.org.br/media/artigos-academicos/documentos/18091716.pdf>. Acesso em 2 fev. 2015. ______. O Autista na Equoterapia: a descoberta do Cavalo. Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Campo Grande, 2009. Disponível em: <http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/ news/article.php?storyid=476>. Acesso em: 30 jan. 2015. FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª edição. São Paulo: Cortez & Moraes, 1981. ______. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 1993 ______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. ______..; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. São Paulo, Paz e Terra, 1990. FONSECA, Marília Massard. Resgate da história de implantação do CAIC Paulo Dacorso Filho na UFRRJ e a Perspectiva de sua transformação em um centro de ensino e pesquisa aplicado à educação Agroecológica. [Dissertação de Mestrado] Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola, UFRRJ, Seropédica – RJ, 2010. 156 f. GARCIA, R. L. Revisitantando a pré-escola. SP, Cortez, 1993. GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, Zahar, 1978. GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia. das Letras, 1989. 76 GLAT & BLANCO, L. de M. V. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, R. (Org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2ª edição, p. 15-35, 2011. GLAT, FERNANDES, E. M. Da Educação Segregada à Educação Inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da Educação Especial brasileira. Revista Inclusão: MEC / SEESP, v. 1, nº 1, p. 35-39, 2005. GLAT, Rosana; PLETSCH, Marcia Denise. Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011, 162p. (Pesquisa em Educação). GOES, M. C. R. As contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa em Educação Especial. In; BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M. & JESUS, D. M. (Org.) Educação Especial: diálogo e pluralidade.., Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 39-48. GOES, M. C. R. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, M. K.; REGO, T. C. Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. p. 95-114 LEONARDOS, A. C. O CIEP Como Inovação Educacional. Contexto Educação. Universidade de Ijuí, Ano 6, nº.22, 1991, p.46-64 LERMONTOV, T. Psicomotricidade na Equoterapia. SP: Idéias e Letras, 2004. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo, Ed. Cortez. 1998 LUDKEN, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo: EPU, 1987. MANTOAN, M. T. E. Compreendendo a deficiência mental: novos caminhos educacionais. 2ª. Ed. São Paulo: Scipione, 2001. MARQUES, V. RAMOS, J. R. da S. ;; ALMEIDA, F. J. . Equoterapia: proposta interdisciplinar de educação e saúde. In: IX Simpósio Pedagógico e Pesquisa em Comunicação, 2014, Resende RJ. SIMPED 2014, 2014. p. 1-9. MIGNOT, A.C.V. CIEP – A escola pública e a construção de um espaço alternativo de educação. Educação e Sociedade, nº40, 1991. MIGNOT, A.C.V. CIEP- Centro Integrado de Educação Pública - Alternativa para a Qualidade do Ensino ou Nova Investida do Populismo na Educação. Em Aberto, Brasília, ano 8, n.44, 1989. OTERO, F. L.; BURGUÉS, P. L. Introducción a la Praxiologia Motriz. Lleida: Editorial Paidotribo, 2003. 77 PARLEBAS, P. Jeux, Sport et Sociétés Lexique de Praxiologie Motrice. Collection Recherche, INSEP. Paris, 1999. PATTO, M. H. S. (Org.). Introdução à Psicologia Escolar. 3. Ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. PIEROBON, J. C. M. ; GALETTI, F. C. G. Estímulos Sensórios-Motores proporcionados ao praticante de Equoterapia pelo cavalo ao passo durante a montaria. Revista Ensaios e Ciência. Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde. vol. XII Nᵒ 2, 2008. RAMOS, J. R. da S. Wealthy Sports within the Space of a Rural University: Oral and Photografic Memories od Sportivization of UFRRJ in the First Decades of the 20th Century. In: ISHPES Congress 2012. Rio de Janeiro. Abstracts Book and Program, 2012. v. 1. p. 114-114. ______. Cavalos, remo e o esporte no interior de uma universidade agrária. Rural Semanal. Informativo da UFRRJ ANO XX – 2013 p. 2. RAMOS, J. R. S. Praxiologia motriz e equoterapia: uma radiografia praxiológica da lógica interna das mediações da etologia equterápica dentro da escola. In: PRAXIOLOGIA MOTRIZ NA AMÉRICA-LATINA. Org. RIBAS, J. M. Santa Maria. Ed. UFSM, 2016 [no prelo] SCHMIDT, C. NUNES, D. R. P. AZEVEDO, M. Q. O. Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial | v. 26 | n. 47 p.557-572 set./dez. 2013. Santa Maria. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial> SOBRINHO, J.A; PARENTE, M.M.A. CAIC: Solução ou Problema? Texto para Discussão nº363, IPEA, Brasília, janeiro de 1995. THIOLLENT, M. Notas para o Debate sobre pesquisa-ação. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Repensando a Pesquisa Participante. Brasiliense, São Paulo, 1984. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. UFRRJ: Termo Aditivo Processo de Municipalização: SEE. RJ e PMS – 20/12/2005. UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas educativas especiais. 1994. Disponível em: <http://www.educaçãoonline.pro.br>. Acesso em: 10 fev. 2015. VYGOTSKY, L. C. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. ___________. Teoria e método em psicologia. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. ____________. Obras escogidas V: fundamentos de defectologia. Madri: Visor, 1997. WALTER, G. B. Equoterapia – Fundamentos Científicos. SP, Atheneu, 2013. ZORZANELLI, R. Sobre os DSM’s como objetos culturais. In: ZORZANELLI, R. BEZERRA JR. B. COSTA, J. F. (org.) In: A criação de diagnósticos na Psiquiatria Contemporânea. Rio de Janeiro, Ed. Garamond, 2014.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5969/2016%20-%20Francelina%20de%20Queiroz%20Felipe%20da%20Cruz.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20734/2016%20-%20Francelina%20de%20Queiroz%20Felipe%20da%20Cruz.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27009/2016%20-%20Francelina%20de%20Queiroz%20Felipe%20da%20Cruz.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33444/2016%20-%20Francelina%20de%20Queiroz%20Felipe%20da%20Cruz.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39826/2016%20-%20Francelina%20de%20Queiroz%20Felipe%20da%20Cruz.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46250/2016%20-%20Francelina%20de%20Queiroz%20Felipe%20da%20Cruz.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52588/2016%20-%20Francelina%20de%20Queiroz%20Felipe%20da%20Cruz.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59024/2016%20-%20Francelina%20de%20Queiroz%20Felipe%20da%20Cruz.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2128
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-10-25T10:45:08Z No. of bitstreams: 1 2016 - Francelina de Queiroz Felipe da Cruz.pdf: 2667635 bytes, checksum: 72d0ec2f22e77e1e969da107c1ec6122 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-25T10:45:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Francelina de Queiroz Felipe da Cruz.pdf: 2667635 bytes, checksum: 72d0ec2f22e77e1e969da107c1ec6122 (MD5) Previous issue date: 2016-10-11eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Francelina de Queiroz Felipe da Cruz.pdfFrancelina de Queiroz Felipe da Cruz2.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.