Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12931
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDias, Elionai Ribeiro Almeida
dc.date.accessioned2023-12-22T02:30:34Z-
dc.date.available2023-12-22T02:30:34Z-
dc.date.issued2022-04-20
dc.identifier.citationDIAS, Elionai Ribeiro Almeida. O corpo no curso de licenciatura em educação física da UFRRJ: formação e transformação a partir de uma perspectiva decolonial. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12931-
dc.description.abstractA Educação Física Escolar, responsável por transmitir conhecimentos e informações sobre a atividade física e o corpo, também foi afetada pelos padrões eurocêntricos. Estes padrões tornaram-se pilares da disciplina, disseminando seus ideais e preceitos. Por isto, esta pesquisa objetiva analisar a estrutura curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ para compreender os possíveis diálogos que se pode estabelecer com a cultura local por meio de uma perspectiva decolonial. Para cumprir com este objetivo, a pesquisa visa: identificar se as disciplinas propiciam percepções sobre as diferentes formas de lidar com o corpo no ambiente escolar; problematizar a formação do professor de Educação Física da UFRRJ no contexto da construção libertadora do cidadão; e analisar se as disciplinas estudadas apresentam uma perspectiva pedagógica decolonial da Educação Física Escolar que dialoguem com os fundamentos das relações de poder que perpassam a questão do corpo na Educação Básica. O estudo, de caráter qualitativo, se caracteriza por análise documental (análise das ementas das disciplinas do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da UFRRJ), logo, é de ordem descritiva. A investigação se inicia com uma revisão bibliográfica, a partir dos seguintes descritores: “Educação Física” AND “escola” AND “estágio” AND “corpo” nas bases de dados Periódicos Capes e Scielo publicadas no período de cinco anos (2017 a 2021). Quando analisa- se as ementas do curso de Educação Física da UFRRJ, nota-se uma forte presença da licenciatura plena (bacharelado e licenciatura). O currículo, que continua sendo de licenciatura, mesmo com as reformas feitas, atenua o caráter esportivista herdado da função do curso no período da ditadura e hoje assume um viés da saúde biológica, que atende a interesses do corpo docente e a pressão midiática pela formação de profissionais para o campo do fitness. O curso dialoga sobre questões fulcrais ao ensino da Educação Física Escolar, entretanto, não tem muita ênfase na realidade local. De acordo com as ementas analisadas, o curso não se aprofunda nas questões locais ou rurais do município em que se situa.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectLicenciatura em Educação Físicapor
dc.subjectPedagogia Decolonialpor
dc.subjectMatriz curricularpor
dc.subjectUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.subjectBodyeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectDecolonial Pedagogyeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectFederal Rural University of Rio de Janeiropor
dc.titleO corpo no curso de licenciatura em educação física da UFRRJ: formação e transformação a partir de uma perspectiva decolonialpor
dc.title.alternativeThe body in the degree course of physical education at UFRRJ: formation and transformation from a decolonial perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherPhysical Education, responsible for transmitting knowledge and information about physical activity and the body, was also affected by Eurocentric standards. These standards became pillars of the discipline, spreading its ideals and precepts. Therefore, this research aims to analyze the curriculum structure of the Degree in Physical Education at UFRRJ to understand the possible dialogues that can be established with the local culture through a decolonial perspective. To fulfill this objective, the research aims to: identify whether the subjects provide insights into the different ways of dealing with the body in the school environment; to problematize whether the Physical Education teacher’s formation at UFRRJ is in a citizen liberating construction context; and to analyze whether the subjects studied present a decolonial pedagogical perspective of the Physical Education that dialogue with the foundations of power relations that permeate the issue of the body in Basic Education. The study, of a qualitative nature, is characterized by document analysis (analysis of the course description of the Physical Education’s subjects at UFRRJ), therefore, it is of a descriptive nature. The investigation begins with a bibliographic review, based on the following descriptors: “Physical Education” AND “school” AND “internship” AND “body” in the Capes and Scielo Periodicals databases, published in the period of five years (2017 to 2021). After analyze the course description of the Physical Education’s subjects at UFRRJ, it is possible to find a strong presence of the both physical education and exercise science. The curriculum, which continues to be a physical education curriculum, even with the reforms made, attenuates the sportive character inherited from the function of the course in the period of the dictatorship and today assumes a bias of biological health, which meets the interests of the faculty and the media pressure for the training of professionals to the fitness field. The course discusses key issues in the teaching of Physical Education, however, it does not have much emphasis on the local reality. According to the courses descriptions analyzed, the degree does not delve into the local or rural issues of the municipality in which it is located.eng
dc.contributor.advisor1Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
dc.contributor.advisor1ID052.061.917-01por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831por
dc.contributor.referee1Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
dc.contributor.referee1ID052.061.917-01por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831por
dc.contributor.referee2Martins, Rodrigo Lema Del Rio
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1082-2425por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9215131825606115por
dc.contributor.referee3Silva, Amanda Moreira da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1054082215062361por
dc.creator.ID145.929.117-41por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5154-2411por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143340881613333por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.references106 BENITES, Larissa Cerignoni; NETO, Samuel de Souza; HUNGER, Dagmar. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 343-360, mai./ago. 2008. BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Tradução de Maria Ferreira, Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora S.A., 1975. BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, p. 7, 2005. _______. Lei nº 5.540/68 de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 20/01/2022. _______. Ministério da Saúde - Promoção da saúde. Carta de Ottawa, declaração de Adelaide, declaração de Sundswal e declaração de Bogotá. Brasília: Ministério da Saúde/Fundação Oswaldo Cruz, 1986. _______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas de Educação Física. Cadernos CEDES, ano XIX, v. 19, n. 48, ago. 1999. BRASIL. LEI nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n° 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis n° 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6° da Medida Provisória n° 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Legislativo, Brasília, 26 de set. de 2008. p. 3. BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial da União, Conselho Nacional de Educação, Brasília, 4 de mar. de 2002. Seção 1, p. 9. BRAUNSTEIN, Florence; PÉPIN, Jean-François. O lugar do corpo na cultura ocidental. Lisboa: Piaget Editora, 1999. 107 BROTTO, Fábio. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar!. Santos: Editora re-novada, 1997. CANTARINO FILHO, Mário Ribeiro. A Educação Física no estado novo: história e doutrina. 1982 in BETTI, Mauro. A Educação Física na escola brasileira de 1º e 2º graus, no período de 13930-1986: uma abordagem sociológica. São Paulo: Universidade de São Paulo,1988. Disponível em: <http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=131 3&listaDetalhes%5B%5D=1313&processar=Processar>. CARDIM, Leandro Neves. Corpo. São Paulo: Globo, 2009. CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988. COSTA, Vani Maria de Melo. Corpo e história. 10° ed. Rio de Janeiro: Revista ECOS, 2011. CUNHA, Manuel Sérgio Vieira e. A prática e a Educação Física. 2° ed. Lisboa, Portugal: Compendium, 1977. DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas, SP: Papirus, 1995. DARIDO, Suraya Cristina. Ensinar/Aprender Educação Física na escola: influências, tendências e possibilidades. In: DARIDO, S.C; MAITINO, E. M. (Org.). Pedagogia cidadã: cadernos de formação Educação Física. São Paulo: UNESP. 2004. ______________________. Educação Física na escola: questões e reflexões. 1° ed. Rio de Janeiro: Guanabara - Koogan, 2003. ______________________. Os conteúdos da Educação Física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v. 2, n. 1, 2001. DA SILVA JÚNIOR, Paulo Melgaço; CAETANO, Marcio. Narrativas em primeira pessoa: experiências docentes, gênero e sexualidades. Revista Periferia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, jul./dez. 2017. DESCARTES, René. Oeuvres et lettres, textesprésentés par André Bridoux. Paris, Gallimard, 1976. ed. ut: Meditações sobre a filosofia primeira. Introdução, trad. E notas de Gustavo de Fraga. Coimbra, Almeida. DUSSEL, Enrique. El encubrimiento del otro. Hacia El origendel “mito de la Modernidad”. Conferencias de Frankfurt, Octubre 1992. Colección Academia nº 1 Plural editores - Faculdade de Humanidades y Ciencias de La Educación - UMSA: La Paz, 1994. 108 ________________. Europa, modernidad y eurocentrismo, in LANDER, Edgardo (coord.). La colonialidaddel saber: eurocentrismo y cienciassociales, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2000. EIBESFELDT, Eibel. O homem pré-programado. Madri: Alianza Editoria, 1977. FERREIRA, Heraldo Simões. Percepção sobre qualidade de vida entre crianças de 4 a 6 anos: educação (física) na escola. 148 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação em Saúde, Universidade de Fortaleza, 2005. FLEURI, Reinaldo Matias. Educar para quê? Contra o autoritarismo da relação pedagógica na escola. 9° ed. São Paulo: Cortez editora, 2001. FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Editora Scipione, 1989. FREIRE, Paulo; ÍLLICH, Iván. Diálogo: análisis crítico de ladesescolarización y concientización em la conjuntura actualdel sistema educativo. Buenos Aires: Ediciones Búsgueda, 1975. FREITAS, Giovanina Gomes de. O esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1999. FREYRE, Gilberto. Modos de homem, modas de mulher. Rio de Janeiro: Record, 1987. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987. _________________. História da sexualidade II. O cuidado de si. Lisboa: Relógio D’água, 1994. GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Educação Física Progressista. São Paulo: Edições Loyola, 1998. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5° ed. São Paulo: Atlas, 1991. _________________. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6° ed. São Paulo: Atlas, 2012. GOELLNER, Silvana Vilodre. Da criança de hoje depende o Brasil de amanhã: raça e gênero na Educação Física brasileira do início do século XX. In: MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira (Orgs.). A educação escolar em perspectiva histórica. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4° ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981. 109 GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8° ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. ____________________. Nu e vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. 2° ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. GOLDENBERG, Mirian; RAMOS, Marcelo Silva. A civilização das formas: o corpo como valor. In: GOLDENBERG, Mirian. (Org.). Nu e vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. 2° ed. Rio de Janeiro: Record, 2007. GONÇALVES, Andréia Santos; AZEVEDO, Aldo Antônio de. O corpo na contemporaneidade: a Educação Física escolar pode ressignificá-lo? Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 1, p. 119-130, jan./mar. 2008. GONZÁLEZ-PALOMARES, Alba; ALTMANN, Helena; REY-CAO, Ana. Estereótipos de gênero nas imagens dos livros didáticos de educação física do Brasil. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 219-232, jan./mar. 2015. GRESPAN, Marcia Regina. Educação Física no Ensino Fundamental: Primeiro ciclo. São Paulo: Papirus, 2002. GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós- coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 80, p. 115-147, mar. 2008. DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.697 GUEDES, Dartagnan Pinto. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. MOTRIZ/UNESP, Rio Claro, v. 5, n. 1, jun. 1999. GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro Pinto. Controle do Peso Corporal: Composição Corporal, Atividade Física e Nutrição. Londrina, Midiograf, 1996. HOBSBAWM, Eric John Ernest. A era do capital, 1848-1875. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. In PELEGRINI, Thiago. Imagens do corpo: reflexões sobre as acepções corporais construídas pelas sociedades ocidentais. Revista Urutágua, 2006. Acesso em: <www.urutagua.uem.br/008/08edu_pelegrini.htm>. Acesso em 10 fev. 2020. HOCHMAN, Gilberto. A era do saneamento. São Paulo: Hucitec, 1998. INTERNATIONAL OLYMPIC COMMITTEE – IOC. Overview. Disponível em: <https://olympics.com/en/olympic-games/tokyo-2020>. Acesso em: 15 fev. 2022. JÚNIOR, Edivaldo Góis; LOVISOLO, Hugo Rodolfo. Descontinuidades e continuidades do movimento higienista no Brasil do século XX. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 1, p. 41-54, set. 2003. 110 KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: UNIJUÍ, 1994. LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemony and socialist strategy: towards a radical democratic politics. Londres: Verso, 1995. LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 1988. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 24° ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009. LEAKEY, Richard Erskine Frere; LEWIN, Roger. Origens. São Paulo, Melhoramentos, Brasília: Universidade de Brasília, 1980. LE BOULCH, Jean. A Educação pelo movimento: A psicocinética na idade escolar. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. LE BRETON, David. Sinais de identidade: tatuagens, piercings e outras marcas corporais. 1 ed. Lisboa: Miosótis, 2004. _________________. A sociologia do corpo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. _________________. Antropologia do corpo e modernidade. 4° ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. MACHADO, Myller Gomes; ABÍLIO, Francisco José Pegado; LACERDA, Divaniella de Oliveira. Corpo e infecções sexualmente transmissíveis: análise dos conteúdos nos livros didáticos de ciências e biologia. Revista SUSTINERE, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 106-131, jan./jun. 2019. MARCÍLIO, Maria Luiza. História da escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo, SP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo / Instituto Fernand Braudel, 2005. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5° ed. São Paulo, SP: Atlas, 2003. MARINHO, Inezil Penna. História da Educação Física no Brasil. São Paulo: Brasil editora, 1980. MAUSS, Marcel. As Técnicas Corporais. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. v. 2. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974. MAROUN, Kalyla; VIEIRA, Valdo. Corpo: uma mercadoria na pós-modernidade. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 14 n. 2, p. 171-186, dez. 2008. MERLEAU-PONTY, Maurice apud JEAN-JACQUES, Courtine (Org.). História do corpo - Vol. 3: As mutações do olhar. O século XX. 1ª ed. Petrópolis, R.J.: Vozes, 2011. MIGNOLO, W. Historias locales/disenosglobales: colonialidad, conocimientos subalternos y pensamientofronterizo. Madrid: Akal, 2003. 111 MIGNOLO, Walter. Postoccidentalismo: el argumento desde América Latina, in CASTRO- GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (coords.). Teorías sin disciplina: latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate. México: Miguel Ángel Porrúa, 1998. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.) Pesquisa Social: Teoria Social: Teoria, método e criatividade. 21° ed. Petrópolis, R.J.: Vozes, 2002. MINISTÉRIO DO ESPORTE. Jogo, corpo e escola. Brasília – DF, 1° ed., 2004. MORENO, Bruno Stramandinoli; POLATO, André Luís; MACHADO, Afonso Antônio. O aluno e seu corpo nas aulas de Educação Física: apontamentos para uma reflexão sobre a vergonha e a mídia. Movimento & Percepção, São Paulo, v. 6, n. 8, p. 85-104, jan./jun. 2006. NAHAS, Markus Vinícius. Atividade Física, Aptidão Física e Saúde. Florianópolis/SC: Material Didático, 1989. NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física: desenvolvendo competências. 2° ed. São Paulo: Phorte, 2006 NETO, Otávio Cruz. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: Minayo, Maria Cecília de Souza. (Org.) Pesquisa Social: Teoria Social: Teoria, método e criatividade. 21° ed. Petrópolis: Vozes, 2002. OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Analisando a prática pedagógica da Educação Física. Revista da Associação dos Professores de Educação Física de Londrina. Londrina, v. 7, n. 13, p. 11-14, 1992. OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes; CUNHA, Vera Lúcia. O estágio supervisionado na formação continuada docente à distância: desafios a vencer e construção de novas subjetividades. RED - Revista de Educación a Distancia, Murcia, Espanha, ano V, n. 14, mar. 2006. OLIVEIRA, Vitor Marinho de. Fundamentos pedagógicos: Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1987. ORTEGA, Francisco; ZORZANELLI, Rafaela. Corpo em evidência: a ciência e a redefinição do humano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. OTRANTO, Celia Regina. Criação do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. In: I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2007, Niterói. I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: HP Comunicação Associados, 2007. 112 PAIM, Maria Cristina Chimelo; STREY, Marlene Neves. Corpos em metamorfose: um breve olhar sobre os corpos na história, e novas configurações de corpos na atualidade. Efdesportes.com/Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, n. 79, dez. 2004. PAIVA, Fernanda Simone Lopes de. Notas para pensar a Educação Física a partir do conceito de campo. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. especial, p. 51-82, jul./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.5007/%25x PEREGRINO, Monica. Uma questão de saúde: saber escolar e saber popular nas entranhas da escola. In: VALLA, Victor Vicent. (Org.). Saúde e educação. Rio de Janeiro: DP&A., 2000. POMMER, Arnildo. Antropologia filosófica e sociológica. Indaial: UNIASSELVI, 2012. PURIM, Kátia Sheylla Malta; LEITE, Neiva. Fotoproteção e exercício físico. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 224-229, mai./jun. 2010. QUIJANO, Aníbal. “Bien vivir”: entre el “desarrollo” y la des/colonialidad del poder. Revista especializada en ciencias sociales, Ecuador, n. 84, p. 77-88, dez. 2011. QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. Journal of world-systems research, New York, v. 11, n. 2, p. 342-386, 2000. QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y Modernidad/Racionalidad. Perú Indígena, Lima, v. 13, n. 29, p. 11-20, 1992. RABINBACH, Anson. The human motor: energy, fatigue, and the origins of the modernity. Los Angeles: University of California Press, 1992. RODRIGUES, José Carlos. Tabu do corpo. Rio de Janeiro. Edições Achiamé Ltda.; 1979. ROSÁRIO, Nísia Martins do. Mundo contemporâneo: corpo em metamorphose. 2006. Acesso em 10 de fevereiro de 2020. Disponível em: <http://www.comunica.unisinos.br/semiotica/nisia_semiotica/conteudos/corpo.htm>. RUI, Taniele Cristina. Corpos abjetos: etnografia em cenários de uso e comércio de crack. 355 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. SANTIN, Silvino. Educação Física: uma abordagem filosófica da corporeidade. Ijuí, RS: Unijuí, 1987. SEROPÉDICA ONLINE. Um pedaço da história de Seropédica, 2022. Disponível em: <https://www.seropedicaonline.com/seropedica/um-pedaco-da-historia-de-seropedica/>. Acesso em 24 mar. 2022. SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - SESC. Escolhas sobre o corpo: valores e práticas físicas em tempo de mudança. São Paulo: SESC, 2003. 113 SILVA, Grazielle Roberta Freitas, et al. Entrevista como técnica de pesquisa qualitativa. Online Brazilian Journal of Nursing, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 246-257, 2006. SILVA, Renan. Mota et al. A possibilidade de diálogo entre as culturas: um estudo segundo Catherine Walsh. Aceito para publicação na Revista Pedagógica, Revista do Programa de Pós- Graduação em Educação da Unochapecó. SMOUTER, Leandro; COUTINHO, Silvano da Silva; MASCARENHAS, Luis Paulo Gomes. Associação entre nível de atividade física e autoconceito de autoestima de adolescentes. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro v. 24, n. 2, p. 455-464, 2019. DOI: 10.1590/1413- 81232018242.34962016 SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física Escolar: conhecimento e especificidade. Revista paulista de Educação Física, São Paulo, supl. 2, p. 6-12, 1996. _____________________. Educação Física: raízes europeias e Brasil. 2° ed. Campinas: Autores Associados, 2001. SOARES, Carmen Lúcia; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; ESCOBAR, Micheli Ortega. A Educação Física Escolar na perspectiva do século XXI. In MOREIRA, Wagner Wey. Educação Física & Esportes: Perspectivas para o século XXI. São Paulo: Papirus, 1993. SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. SOUZA, Bianca Viana Santos. As práticas curriculares na Educação Física escolar e a pedagogia decolonial: uma roda de conversa com os professores da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. XVIII ENDIPE, Mato Grosso: UFMT, 2016. TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Capacidade e habilidades intelectuais solicitadas nas provas escritas das disciplinas técnicas do curso de licenciatura em Educação Física e Técnico em desportos da UFPE, segundo a taxonomia de Bloom e colaboradores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 6, n. 1, p. 117-122, 1984. TANI, Go et al. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU: EDUSP, 1988. TUCHERMAN, Ieda. Breve história do corpo e de seus monstros. Lisboa: Veja, 2004 TURNER, Bryan Stanley. The body & society: explorations in Social Theory. London: Sage Publications, 1996. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ. Educação Física: Ementas e programas analíticos. Disponível em 114 <https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/curso/curriculo.jsf?lc=pt_BR&id=450592>. Acesso em: 20 jan. 2022. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ. Educação Física: Histórico. Disponível em: <https://cursos.ufrrj.br/grad/educacaofisica/historico/>. Acesso em: 15 dez. 2021. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ. Deliberação nº 16, de 9 de agosto de 1974/CONSU. Cria o curso de Licenciatura em Educação Física. Ata do Conselho Universitário. 1974. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ. História da UFRRJ. Disponível em: <https://institucional.ufrrj.br/ccs/historia-da-ufrrj/>. Acesso em: 17 mar. 2022. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ. Relação de Disciplinas por Instituto e por Departamento. Disponível em: <https://www.ufrrj.br/graduacao/disciplinas/pages/departamentos/IE100.html>. Acesso em: 22 jan. 2022. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ. Rural lança edital de transferência interna exclusivo aos estudantes do curso de Economia Doméstica. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/rural-lanca-edital-de-transferencia-interna-exclusivo- aos-estudantes-do-curso-de-economia-domestica-2/>. Acesso em: 16 fev. 2022. VAZ, Alexandre Fernandez. Ensino e formação de professores e professoras no campo das práticas corporais. In: VAZ, Alexandre Fernandez; SAYÃO, Deborah. Thomé; PINTO, Fábio Machado (Orgs.). Educação do corpo e formação de professores: reflexões sobre a Prática de Ensino de Educação Física. Florianópolis, SC: UFSC, p. 85-107, 2002. VAZ, Paulo. Corpo e risco. 2006. Disponível em: <https://grupo- limiar.webnode.com/_files/200000056- 817668448b/VAZ%2C%20P.%20Corpo%20e%20risco.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2020. WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de) colonialidad: perspectivas críticas e políticas. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 61-74, jan./dez. 2012.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74716/2022%20-%20Elionai%20Ribeiro%20Almeida%20Dias.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6909
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-09-11T12:46:35Z No. of bitstreams: 1 2022 - Elionai Ribeiro Almeida Dias.pdf: 3505967 bytes, checksum: 67471966f3513875fb2032422a53a2a8 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-11T12:46:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022 - Elionai Ribeiro Almeida Dias.pdf: 3505967 bytes, checksum: 67471966f3513875fb2032422a53a2a8 (MD5) Previous issue date: 2022-04-20eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Elionai Ribeiro Almeida Dias.pdf2022 - Elionai Ribeiro Almeida Dias3.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.