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dc.contributor.authorNascimento, Cristiano Gomes do
dc.date.accessioned2023-12-22T02:31:17Z-
dc.date.available2023-12-22T02:31:17Z-
dc.date.issued2016-06-27
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Cristiano Gomes. O consórcio de produtores de guaraná sateré-mawé da região do rio marau no município de maués - uma contribuição para o ensino da economia sustentável. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12942-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Maués (IFAM/CMA) com a participação efetiva de 16 alunos do Curso Técnico em Administração na forma subsequente no primeiro semestre de 2016. O objetivo do trabalho foi “Desenvolver a Responsabilidade Social através da Economia Sustentável na formação profissional de Técnico em Administração, com base na cultura de produção do guaraná”, para tanto, desenvolvemos uma oficina pedagógica para trabalhar temas que pudessem despertar no futuro técnico em administração a vocação para o empreendedorismo preocupado com o meio ambiente. Para melhor compreensão dos sujeitos a oficina foi construída a partir do interesse dos mesmos, sendo necessário trabalhar de forma interdisciplinar as disciplinas do curso, bem como, discutir temas transversais como economia sustentável, associativismo e cooperativismo, não contemplados na matriz curricular do curso. Deste modo, buscamos o trabalho que o Consórcio dos Produtores Sateré-Mawé vem desenvolvendo na Terra Indígena Andirá-Marau para ilustrar exemplos práticos da realidade local, desde a organização política interna do grupo através do Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé, passando pela unidade de beneficiamento em Parintins, onde é feito o recebimento e mapeamento produtos, uma forma de rastrear a procedência dos produtos, para então, levar até a Europa parte da produção, vencendo obstáculos burocráticos, para então, tornarem-se exportadores do Mercado Justo, que para conhecermos, foi necessário conferir in loco por meio de observação e entrevistas, o trabalho do índio empreendedor. Para fazer o controle do processo de aprendizagem a partir da oficina pedagógica foram realizados dois testes denominados Teste Inicial (Tinicial) e Teste Final (Tfinal), os testes apresentaram 20 afirmativas sobre o processo de produção do guaraná em Maués e Economia Sustentável. Para mensurar o nível de aprendizagem dos sujeitos, foi utilizada a escala de Likert com cinco pontos, que variaram entre concordo e discordo, onde o maior valor atribuído foi para concordo e menor para discordo. Ao analisar os resultados pudemos perceber a evolução do nível de concordância dos sujeitos, pois enquanto no Tinicial a Média Geral foi 3,98 o Tfinal mostrou a Média Geral de 4,83. De mesmo modo, aconteceu com o Coeficiente de Variação das respostas dos sujeitos, pois o no Tinicial foi 30,22% e Tfinal esse valor caiu para 14,53%. Com isso, reconhecemos a contribuição deste trabalho para os discentes e docentes envolvidos, que a cada dia conheciam mais da cidade de Maués, da sua cultura e de suas potencialidades econômicas, principalmente a partir da experiência dos Sateré-Mawé, através do trabalho de produção e comercialização do guaraná, bem como, ver que, ainda temos muito a contribuir como instituto federal de educação, frente ao trabalho que desenvolvemos e que a comunidade maueense acredita.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSustainable Economyeng
dc.subjectInterdisciplinaryeng
dc.subjectSateré-Mawépor
dc.subjectEconomia Sustentávelpor
dc.subjectInterdisciplinarpor
dc.subjectGuaranápor
dc.subjectMauéspor
dc.titleO consórcio de produtores de guaraná sateré-mawé da região do rio marau no município de maués - uma contribuição para o ensino da economia sustentávelpor
dc.title.alternativeThe consortium of sateré-mawé guaraná producers In marau river region in municipality of maués- a contribution to the teaching of sustainable economyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology campus Maués Amazonas (IFAM / CMA) with the effective participation of 16 students of the Technical Course in Administration in the subsequent form in the first semester of 2016. The objective of the study was to "Develop the Social Responsibility through the Sustainable Economy in professional training of the Administrative Technician, based on guarana production culture ", to this purpose, we developed a pedagogical workshop to work themes that might arouse in the future administrative technician vocation to the entrepreneurship worried with the environment. For better understanding of the subjects the workshop was built from their interest, being necessary to work of interdisciplinary form the subjects of the course, as well as to discuss transversal issues as sustainable economy, associations and cooperatives, not included in the curriculum of the course. This way, we sought the work developed by Consortium of Sateré-Mawé Producers in Indigenous Land Andirá-Marau to illustrate practical examples of local reality, since the internal political organization of the group through the General Council of the Tribe Sateré-Mawé, passing to beneficiation unit in Parintins, where the receipt and mapping products is done, a way to trace the origin of the products, to take to Europe part of the production, overcoming bureaucratic obstacles, to then become exporters of Fair Market, which to know, it was necessary to check on the spot through observation and interviews, the work of the entrepreneur indian. To control the learning process from the pedagogical workshop were carried out two tests called Initial Test (Tinitial) and Final Test (Tfinal), tests showed 20 affirmatives about the guarana production process in Maués and Sustainable Economy. To measure the level of learning of the subjects, we used the Likert scale with five points, that varied between agree and disagree, where the highest assigned was to agree and the least to disagree. In analyzing the results, we could realize the evolution of the level of agreement of the subjects, because while in Tinitial the General Average was 3.98, Tfinal showed the General Average 4.83. Likewise, it happened with the variation coefficient of the answers of the subjects, because in Tinitial was 30.22% and Tfinal this value fell to 14.53%. This way, we recognized the contribution of this work to the students and teachers involved that each day knew more of the city of Maués, its culture and its economic potential, mainly from the experience of Sateré-Mawé through production work and commercialization of guarana as well as, to see that we still have much to contribute as Federal Institute of education, compared with the work that we do and the maueense community believes.eng
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID617.032.907-63por
dc.contributor.advisor-co1Stefanuto, Vanderlei Antonio
dc.contributor.advisor-co1ID195.339.838-33por
dc.contributor.referee1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.referee2Ponciano, Nilton Paulo
dc.contributor.referee3Plácido Junior, Cristóvão Gomes
dc.contributor.referee4Stefanuto, Vanderlei Antonio
dc.creator.ID720.887.532-49por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3729189146093813por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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