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dc.contributor.authorDias, Manoel Raimundo Barreira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:31:30Z-
dc.date.available2023-12-22T02:31:30Z-
dc.date.issued2016-12-05
dc.identifier.citationDIAS, Manoel Raimundo Barreira. A educação do campo e sua influência nas escolas rurais do município de Porto Grande no Estado do Amapá. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12945-
dc.description.abstractA educação do campo no Estado do Amapá ainda não está definitivamente implantada como preceitua as leis que determinam a organização do ensino nas escolas localizadas nas zonas rurais, diferente do que já acontece em parte dos estados brasileiros, onde a organização dos movimentos sociais, levam para o debate, a ideia de construir um processo educativo para as sociedades campesinas de acordo com a vivência e a realidade de cada local. O presente trabalho tem como objetivo central a análise da trajetória do desenvolvimento da Educação do Campo nas escolas rurais do município de Porto Grande do Estado do Amapá a partir da promulgação da Resolução CNE/CEB, nº. 1, de 3 de abril de 2002, seguida pelas leis que vieram posteriormente, que tratam das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. O eixo teórico propõe reflexões teórico-conceituais preliminares sobre Educação do Campo no cenário das políticas públicas brasileiras voltadas para o desenvolvimento da educação aos povos do campo. A metodologia inicia-se por estudos bibliográficos a fim de problematizar a temática, demonstrando que o estudo da Educação do Campo possui uma trajetória histórica e relevante, que precisa ser mais estudada. Analisamos os aspectos políticos, econômicos e sociais a partir da constituição do município, o desenvolvimento e a evolução histórica. No processo de desenvolvimento econômico fizemos referências aos assentamentos da região, suas dificuldades que incorporam problemas que deveriam ser solucionados pelos órgãos competentes estaduais e federativos. Para compreender a educação no município analisamos a organização da educação municipal a partir dos documentos que tratam das ações políticas para o desenvolvimento educacional no referido município. Para interagir a teoria com a prática utilizamos como instrumentos de coleta de dados questionários aplicados aos gestores, professores e representantes dos assentamentos e sindicatos dos produtores rurais. As análises dos dados foram formuladas com base em considerações teóricas com o objetivo de refletir e debater a Educação do Campo, a partir dos direitos adquiridos garantidos em lei, mostrando aspectos conceituais que vem ganhando cada vez mais espaços e discussões nas organizações sociais e comunidades campesinas da região.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectField educationeng
dc.subjectSocial movementseng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectMovimentos Sociaispor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.titleA educação do campo e sua influência nas escolas rurais do município de Porto Grande no Estado do Amapápor
dc.title.alternativeField education and its influence in the rural schools of the municipality of Porto Grande in the State of Amapá in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherField education in the State of Amapá is not yet definitely established as requires the laws that determine the Organization of teaching in schools located in rural areas, different from what already happens in part of the Brazilian States, where the Organization of social movements, lead to the debate, the idea of building an educational process for Compassion societies according to the experience and reality of each location. The present work has as main objective the analysis of the path of the development of education in rural school’s field of the municipality of Porto Grande of the State of Amapá in Brazil from the promulgation of Resolution CNE/CEB, Prod. 1 of 3 April 2002, followed by the laws that came later, dealing with the operational guidelines for the basic education in the schools of the country. The theoretical axis proposes preliminary conceptual-theoretical reflections on the Education field in the Brazilian public policy scenario geared towards the development of education to the people of the country. The methodology starts by bibliographic studies in order to discuss the subject, demonstrating that the study of education Field has a historical trajectory and relevant, you need to be more carefully studied. We analyze the political, economic and social aspects from the Constitution of the municipality, the development and historical evolution. In the process of economic development made references to the settlements of the region, its difficulties incorporating problems that should be solved by the competent federal and State agencies. To understand education in the municipality have reviewed the Organization of municipal education from the documents dealing with the political actions for the educational development in the said municipality. To interact the theory with the practice we use as tools of data collection questionnaires applied to managers, teachers and representatives of the settlements and trade unions of rural producers. The analyses of the data were formulated on the basis of theoretical considerations in order to reflect and discuss the Education of the field, from the acquired rights guaranteed by law, showing conceptual aspects that is gaining more and more spaces and discussions on compassion communities and partner organizations in the region.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.advisor1ID012.549.947-77por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee2Santos, Rafael dos
dc.contributor.referee3Abboud, Antonio Carlos de Souza
dc.creator.ID324.821.242-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9517185377979437por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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