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dc.contributor.authorSaraiva, Darlane Cristina Maciel
dc.date.accessioned2023-12-22T02:31:57Z-
dc.date.available2023-12-22T02:31:57Z-
dc.date.issued2016-05-30
dc.identifier.citationSaraiva, Darlane Cristina Maciel. O ensino e a aprendizagem da matemática na educação escolar indígena da etnia Sateré-Mawé. 2016. [83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12952-
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado no munícipio de Maués – AM em uma comunidade indígena localizada na Terra Indígena Andirá-Marau, rio Marau, com membros da comunidade acadêmica da Escola Municipal Indígena Mypynugkuri. Essa pesquisa foi impulsionada a partir da inquietação que surgiu quando vivenciamos a prática docente do ensino da matemática no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Maués, onde recebemos alunos oriundos de distintas formas de escolarização, dentre elas, a Educação Escolar Indígena. A pesquisa teve como objetivo investigar os processos de Ensino e de Aprendizagem da Matemática e sua relação com o cotidiano de uma aldeia da Etnia Sateré-Mawé. Para essa reflexão, nos apoiamos na Etnomatemática, pois entendemos que ela se preocupa não apenas com os fins, mas também com o modo e as técnicas utilizadas na abordagem da matemática nos mais diversos grupos sociais. Utilizamos as técnicas de entrevistas e observações para coleta de dados, com foco na prática pedagógica dos professores da escola participante da pesquisa e, os dados coletados foram analisados segundo o referencial teórico. Com a realização desta pesquisa, foi possível descrever ferramentas didáticas utilizadas pelos professores da Escola Municipal Indígena Mypynugkuri, além de visualizar através da atividades escolares a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade desenvolvidas na escola visando os processos de ensino e de aprendizagem dos componentes curriculares. Verificamos como a Educação Indígena tem sido fundamental para apoiar a Educação Escolar Indígena na comunidade participante da pesquisa, pois, contribui de modo efetivo para a escolarização de seus membrospor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIndigenous School Educationeng
dc.subjectEthnomatematicseng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectSateré-Mawéeng
dc.subjectEducação Escola Indígenapor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectSateré-Mawépor
dc.titleO ensino e a aprendizagem da matemática na educação escolar indígena da etnia Sateré-Mawépor
dc.title.alternativeThe teching and learning of Mathematics in Indigenous School Education in Sateré-Mawé ethnicityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present study was carried out in the municipality of Maués - AM in an indigenous community localized in Andirá-Marau Indigenous Land, Marau River, with members of the academic community of the Mypynugkuri Indigenous Municipal School. This research was propelled from the unease that arose when we experienced the teaching practice of mathematics teaching at the Federal Institute of Science, Education and Technology of Amazon (IFAM) - Campus Maués, where we received students from different forms of schooling, among them, Indigenous school education. The research aimed to investigate the teaching and learning processes of mathematics and its relations with the daily life of a village Sateré-Mawé ethnicity. For this reflection, we relied on Ethnomatematics, because we understand that it is worried not only with the purpose but also with the way and the techniques used in approach of the mathematics in various social groups. We use the techniques of interviews and observations to data collection, focusing on pedagogical practice of teachers of the research participant school, and the collected datas were analyzed according with the theoretical framework. With this research, it was possible to describe didactic tools used by teachers of Indigenous Municipal School Mypynugkuri, besides visualizing through school activities the interdisciplinarity and transdisciplinarity developed in school aiming the processes of teaching and learning of the curriculum components. We verified how the Indigenous Education has been fundamental to support the Indigenous School Education in the research participant community because contributes effectively to the schooling of its memberseng
dc.contributor.advisor1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.advisor1ID549.417.927-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157por
dc.contributor.referee1Mattos, Sandra Maria Nascimento de
dc.contributor.referee2Orey, Daniel Clark
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6175623714692252por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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