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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12955
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Soares, André José Diniz | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:32:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:32:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-23 | |
dc.identifier.citation | SOARES, André José Diniz. Construção coletiva do Portal Educação do Campo. 2017. 58 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12955 | - |
dc.description.abstract | As observações feitas, cotidianamente no CEIER de Boa Esperança, configuravam o ensino de ciências agrárias como um desafio para o ensino fundamental. Os problemas encontrados pela falta de recursos financeiros nos setores de produção animal, vegetal e economia doméstica. A carência de material didático apropriado para faixa etária e cultural dos estudantes, bem como a não reposição de equipamentos necessários a modalidade educação do campo, era um fator limitante para o desenvolvimento das aulas teóricas e práticas das disciplinas. Todas as dificuldades encontradas cotidianamente na escola justificavam um estudo mais embasado e aprofundado para desenvolver uma alternativa menos onerosa, suprindo ou pelo menos atenuando as adversidades encontradas no campo. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi construir um portal educacional de recursos didáticos que atendesse as especificidades da modalidade educação do campo, servindo como recurso pedagógico nas disciplinas que compõe a parte diversificada do CEIER de Boa Esperança. Para isso, a construção do portal Educação do Campo foi dividida em fases conhecida como modelo ADDIE, amplamente utilizado no design instrucional clássico. A fase de análise do público alvo constituiu um breve histórico da criação do município de Boa Esperança e a da construção do Centro Estadual Integrado de Educação Rural e sua metodologia direcionada a modalidade educação do campo. O resultado desta etapa foi o ponto de partida para a fase de desenho, que exigiu um planejamento minucioso e detalhado atendendo as exigências de professores da parte diversificada. Na fase de desenvolvimento ocorreu a construção das páginas para alocar ferramentas e armazenar conteúdo multimídia, sendo realizada por um software construtor de sites que também indicou a freqüência, totalizando 19064 visitantes em um período de doze meses. Na implementação, realizou-se a divulgação do portal Educação do Campo e a sua proposta de construção coletiva na rede social facebook, que indicou 12 conteúdos de áudio, 86 de vídeos e 108 arquivos de texto. A avaliação do portal foi realizada pelos professores do CEIER de Boa Esperança utilizando um questionário de usabilidade fundamentado nas características pedagógicas de softwares educacionais na internet. A categoria ambiente educacional teve a usabilidade recomendada, pois permitiu 82% de identificação com o público alvo. Na categoria aspectos didáticos, a usabilidade foi altamente recomendada, contribuindo em 91,50% no alcance do objetivo educacional. Da mesma forma, a categoria pertinência em relação ao programa curricular obteve 83% em relação à adequação ao contexto educacional e as disciplinas do CEIER de Boa Esperança, sendo recomendada a usabilidade. A média geral dos atributos das características pedagógicas foi de 85,50% sendo recomendada a usabilidade do portal. Diante de todo o exposto, pode-se afirmar que o portal Educação do Campo possui a capacidade de satisfazer as necessidades específicas da modalidade educação do campo e reúne atributos suficientes para amenizar ou até mesmo suprir a falta de aulas práticas nas disciplinas que compõe a parte diversificada. Porém, com a limitação de acesso a internet na escola, a adequação do portal Educação do Campo ao contexto educacional do CEIER de Boa Esperança foi prejudicado. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Field education | eng |
dc.subject | Educational portal | eng |
dc.subject | Instructional design | eng |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Portal educacional | por |
dc.subject | Design instrucional | por |
dc.title | Construção coletiva do Portal Educação do Campo | por |
dc.title.alternative | Collective construction of Field Education Portal | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The observations made, everyday at Boa Esperanças CEIER, configured the teaching of agrarian sciences as a challenge for elementary school. The problems encountered by the lack of financial resources in the animal, vegetable and domestic economy sectors. The lack of appropriate didactic material for the students' age and cultural,as well as the non-eplacement of necessary equipments for the field education modality, was a limiting factor for the development of the theoretical and practical classes of the disciplines.All the difficulties encountered day in day outin school justified a more in-depth and in-depth study to develop a less costly alternative, supplying or at least attenuating the adversities encountered in the field.Therefore, the objective of this research to build an educational portal of didactic resources that would attend the specificities of the field education modality, serving as a pedagogical resource in the disciplines that make up the diverse part of Boa Esperança’s CEIER. Thereunto, the construction of the Education Portal of the Field was divided in stages known as ADDIE model, widely used in classical instructional design.The analysis phase of the target audience was a brief history of the creation of the municipality of Boa Esperança and the construction of the Integrated State Center for Rural Education and its methodology directed to the field education modality.The result of this step was the starting point for the drawing phase, which required careful and detailed planning, attending the requirements of teachers of the diversified part.In the development phase there was the construction of the pages to allocate tools and store multimedia content, being performed by a website builder software that also indicated the frequency, totaling 19064 visitors over a period of twelve months. In the implementation, the portal of the Education of the Field and its proposal of collective construction in the Facebook social network was announced, which indicated 12 audio contents, 86 videos and 108 text files. The evaluation of the portal was made Boa Espearança’s CEIER teachers using a usability questionnaire based on the pedagogical characteristics of educational software on the internet. The educational environment category had the recommended usability because it allowed 82% of identification with the target public. In the didactics aspects category, the usability was highly recommended, contributing 91.50% in range the educational goal. Similarly, the pertinence category in relation to the curricular program obtained 83% in relation to the adequacy to the educational context and Boa Esperança’s CEIERsubjects , and usability is recommended. The overall average of the attributes of the pedagogical characteristics was 85.50%, and being recommended the usability of the portal. In front of all the above, it can be affirmed that the Field Education Portal has the capacity to satisfy the specific needs of the education modality of the field and it brings together sufficient attributes to ameliorate or even supply the lack of practical classes in the disciplines that make up the diversified part. However, with the limitation of Internet access in the school, the adequacy of the Education of the Field Portal to the educational context of Boa Esperança’s CEIER was harmed. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Abreu, João Batista Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1ID | 854.161.427-15 | por |
dc.contributor.referee1 | Abreu, João Batista Rodrigues de | |
dc.contributor.referee2 | Azevedo, Flávio Henrique Vidal de | |
dc.contributor.referee3 | Gomes, Raphael dos Santos | |
dc.creator.ID | 092.604.467-24 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4351227413416955 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | ARAUJO, Elenise Maria; OLIVEIRA NETO, José Dutra de. Um novo modelo de design instrucional baseado no ILDF-Integrative Lerning Design Framwork para a aprendizagem on-line. Educação, Formação & Tecnologias, São Paulo, p. 69-83, jan. 2010. ARROYO, Miguel Gonzalez . POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) DO CAMPO. Cad. Cedes, Campinas, v. 27, n. 72, p. 157-176,ago. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n72/a04v2772.pdf>. Acesso em: 29 set. 2016. BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. PORTAIS EDUCACIONAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTADO DA ARTE. HOLOS, Natal, v. 3, n. 29, p. 111-129, jul. 2013. BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; COUTINHO , Clara Pereira . The Conception of a Rubric to Evaluate Educational Portals on the Web. In: International Technology, Education and Development Conference, 2008, Valencia. Education and Development... Valencia: INTED, 2008. p. 1-8. 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dc.subject.cnpq | Educação | por |
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