Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12955
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, André José Diniz
dc.date.accessioned2023-12-22T02:32:09Z-
dc.date.available2023-12-22T02:32:09Z-
dc.date.issued2017-02-23
dc.identifier.citationSOARES, André José Diniz. Construção coletiva do Portal Educação do Campo. 2017. 58 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12955-
dc.description.abstractAs observações feitas, cotidianamente no CEIER de Boa Esperança, configuravam o ensino de ciências agrárias como um desafio para o ensino fundamental. Os problemas encontrados pela falta de recursos financeiros nos setores de produção animal, vegetal e economia doméstica. A carência de material didático apropriado para faixa etária e cultural dos estudantes, bem como a não reposição de equipamentos necessários a modalidade educação do campo, era um fator limitante para o desenvolvimento das aulas teóricas e práticas das disciplinas. Todas as dificuldades encontradas cotidianamente na escola justificavam um estudo mais embasado e aprofundado para desenvolver uma alternativa menos onerosa, suprindo ou pelo menos atenuando as adversidades encontradas no campo. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi construir um portal educacional de recursos didáticos que atendesse as especificidades da modalidade educação do campo, servindo como recurso pedagógico nas disciplinas que compõe a parte diversificada do CEIER de Boa Esperança. Para isso, a construção do portal Educação do Campo foi dividida em fases conhecida como modelo ADDIE, amplamente utilizado no design instrucional clássico. A fase de análise do público alvo constituiu um breve histórico da criação do município de Boa Esperança e a da construção do Centro Estadual Integrado de Educação Rural e sua metodologia direcionada a modalidade educação do campo. O resultado desta etapa foi o ponto de partida para a fase de desenho, que exigiu um planejamento minucioso e detalhado atendendo as exigências de professores da parte diversificada. Na fase de desenvolvimento ocorreu a construção das páginas para alocar ferramentas e armazenar conteúdo multimídia, sendo realizada por um software construtor de sites que também indicou a freqüência, totalizando 19064 visitantes em um período de doze meses. Na implementação, realizou-se a divulgação do portal Educação do Campo e a sua proposta de construção coletiva na rede social facebook, que indicou 12 conteúdos de áudio, 86 de vídeos e 108 arquivos de texto. A avaliação do portal foi realizada pelos professores do CEIER de Boa Esperança utilizando um questionário de usabilidade fundamentado nas características pedagógicas de softwares educacionais na internet. A categoria ambiente educacional teve a usabilidade recomendada, pois permitiu 82% de identificação com o público alvo. Na categoria aspectos didáticos, a usabilidade foi altamente recomendada, contribuindo em 91,50% no alcance do objetivo educacional. Da mesma forma, a categoria pertinência em relação ao programa curricular obteve 83% em relação à adequação ao contexto educacional e as disciplinas do CEIER de Boa Esperança, sendo recomendada a usabilidade. A média geral dos atributos das características pedagógicas foi de 85,50% sendo recomendada a usabilidade do portal. Diante de todo o exposto, pode-se afirmar que o portal Educação do Campo possui a capacidade de satisfazer as necessidades específicas da modalidade educação do campo e reúne atributos suficientes para amenizar ou até mesmo suprir a falta de aulas práticas nas disciplinas que compõe a parte diversificada. Porém, com a limitação de acesso a internet na escola, a adequação do portal Educação do Campo ao contexto educacional do CEIER de Boa Esperança foi prejudicado.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectField educationeng
dc.subjectEducational portaleng
dc.subjectInstructional designeng
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectPortal educacionalpor
dc.subjectDesign instrucionalpor
dc.titleConstrução coletiva do Portal Educação do Campopor
dc.title.alternativeCollective construction of Field Education Portaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe observations made, everyday at Boa Esperanças CEIER, configured the teaching of agrarian sciences as a challenge for elementary school. The problems encountered by the lack of financial resources in the animal, vegetable and domestic economy sectors. The lack of appropriate didactic material for the students' age and cultural,as well as the non-eplacement of necessary equipments for the field education modality, was a limiting factor for the development of the theoretical and practical classes of the disciplines.All the difficulties encountered day in day outin school justified a more in-depth and in-depth study to develop a less costly alternative, supplying or at least attenuating the adversities encountered in the field.Therefore, the objective of this research to build an educational portal of didactic resources that would attend the specificities of the field education modality, serving as a pedagogical resource in the disciplines that make up the diverse part of Boa Esperança’s CEIER. Thereunto, the construction of the Education Portal of the Field was divided in stages known as ADDIE model, widely used in classical instructional design.The analysis phase of the target audience was a brief history of the creation of the municipality of Boa Esperança and the construction of the Integrated State Center for Rural Education and its methodology directed to the field education modality.The result of this step was the starting point for the drawing phase, which required careful and detailed planning, attending the requirements of teachers of the diversified part.In the development phase there was the construction of the pages to allocate tools and store multimedia content, being performed by a website builder software that also indicated the frequency, totaling 19064 visitors over a period of twelve months. In the implementation, the portal of the Education of the Field and its proposal of collective construction in the Facebook social network was announced, which indicated 12 audio contents, 86 videos and 108 text files. The evaluation of the portal was made Boa Espearança’s CEIER teachers using a usability questionnaire based on the pedagogical characteristics of educational software on the internet. The educational environment category had the recommended usability because it allowed 82% of identification with the target public. In the didactics aspects category, the usability was highly recommended, contributing 91.50% in range the educational goal. Similarly, the pertinence category in relation to the curricular program obtained 83% in relation to the adequacy to the educational context and Boa Esperança’s CEIERsubjects , and usability is recommended. The overall average of the attributes of the pedagogical characteristics was 85.50%, and being recommended the usability of the portal. In front of all the above, it can be affirmed that the Field Education Portal has the capacity to satisfy the specific needs of the education modality of the field and it brings together sufficient attributes to ameliorate or even supply the lack of practical classes in the disciplines that make up the diversified part. However, with the limitation of Internet access in the school, the adequacy of the Education of the Field Portal to the educational context of Boa Esperança’s CEIER was harmed.eng
dc.contributor.advisor1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.advisor1ID854.161.427-15por
dc.contributor.referee1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.referee2Azevedo, Flávio Henrique Vidal de
dc.contributor.referee3Gomes, Raphael dos Santos
dc.creator.ID092.604.467-24por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4351227413416955por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesARAUJO, Elenise Maria; OLIVEIRA NETO, José Dutra de. Um novo modelo de design instrucional baseado no ILDF-Integrative Lerning Design Framwork para a aprendizagem on-line. Educação, Formação & Tecnologias, São Paulo, p. 69-83, jan. 2010. ARROYO, Miguel Gonzalez . POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) DO CAMPO. Cad. Cedes, Campinas, v. 27, n. 72, p. 157-176,ago. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n72/a04v2772.pdf>. Acesso em: 29 set. 2016. BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. PORTAIS EDUCACIONAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTADO DA ARTE. HOLOS, Natal, v. 3, n. 29, p. 111-129, jul. 2013. BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; COUTINHO , Clara Pereira . The Conception of a Rubric to Evaluate Educational Portals on the Web. In: International Technology, Education and Development Conference, 2008, Valencia. Education and Development... Valencia: INTED, 2008. p. 1-8. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7765/1/758.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2016. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. _____. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 5.692/1971, de 11 de agosto de 1996. _____. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 3 de Abril de 2002. _____. Programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), em 13 de março de 2002. _____. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 28 de Abril de 2008. _____. Classificação Brasileira de Ocupações. MTE, 3ª edição, 2010. CALDART, Roseli Salete . Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. Trabalho necessário, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 1-16, jan. 2004. Disponível em: <http://www.uff.br/trabalhonecessario/images/TN_02/TN2_CALDART_RS.pdf>. Acesso em: 16 set. 2016. CHAVES, Eduardo. A avaliação de software para educação à distancia via internet: algumas considerações preliminares. Nuted, São Paulo, p. 1-5, jan. 2000. Disponível em: <http://www.academia.edu/13015040/A_Avalia%C3%A7%C3%A3o_de_Software_para_EAD>. Acesso em: 01 dez. 2016. CYBIS, Walter ; BETIOL, Adriana Holtz ; FAUST, Richard. Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. São Paulo: Novatec, 2015. 496 p. v. 3. DIAS, Cláudia . Usabilidade na WEB: criando portais mais acessíveis. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. 296 p. FILATRO, Andrea. Design Instrucional na prática. 1. ed. São Paulo: Pearson/Prentice-Hall, 2008. 173 p. FURTADO, ISMAEL PORDEUS BEZERRA. Portal ou Porteira? : Os Professores e uma experiência de integração da Internet no Ensino Fundamental por meio de um Portal Educativo . 2004. 160 f. Dissertação (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, Fortaleza, 2004. Disponível em: <http://www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/tesesdissertacoes/Disserta%E7%E3o%20Ismeal%20-%20vers%E3o%202007.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2016. GRANDE, Eduardo. Perguntas mais freqüentes. Disponível em: <http://bredam.com.br/suporte/bibliot/pdfs/perguntas_frequentes.pdf.>.Acesso em: 29 set. 2016. IAHN, LUCIENE FERREIRA. Portal Educacional: uma análise do seu papel para a educação virtual. 2002. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) . Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2002. Disponível em:<https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/79418/187906.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 15 jul. 2016. KOLLING, E. J; NÉRY, I.; MOLINA, M. C. Por uma Educação Básica do Campo. Vol. 1. Fundação Universidade de Brasília: Gráfica e Editora Peres Ltda. 1999. LARROSSA, Luciano. FACEBOOK: O alcance das minhas postagens diminuiu. E agora?. Disponível em:<http://www.escolafreelancer.com/facebook-o-alcance-dasminhas-postagens-diminuiu/>. Acesso em: 07 dez. 2016. LEITE, Sérgio Celani. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 120 p. LOUREIRO, Klítia. A modernização econômica do Espírito Santo e a ação dos agentes políticos locais. ANPUH – XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, Londrina, p. 1-8, jan. 2005. Disponível em: <http://anais.anpuh.org/wpcontent/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.0560.pdf>. Acesso em: 16 set. 2016. MOREIRA, Maria da Graça. A composição e o funcionamento da equipe de produção. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 370-378 MUNARIM, Antonio. Os campos da pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, Mônica Castagna. Educação do Campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília/MDA, 2006. NIELSEN, Jakob. Why You Only Need to Test with 5 Users. Disponível em: <https://www.nngroup.com/articles/why-you-only-need-to-test-with-5-users/>. Acesso em: 04 set. 2016. NOWOTNY, Klaus. Os CIERs: Uma proposta alternativa de educação no meio rural. Boa Esperança - ES: CEIER de Boa Esperança, 1989. 229 p. OLIVEIRA, Káthia Marçal ; BRITO, Mirian Cristiane Alves ; CAMPOS, Renato Jorge Silva . Avaliação de um software educacional na web.Colabor@ - A Revista Digital da CVA-RICESU, [S.l.], v. 2, n. 6, p. 1-13, mar. 2004. Disponível em:<http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/45/41>. Acesso em: 03 out. 2016. OZCINAR, Zehra . The topic of instructional design in research journals: A citation analysis for the years 1980-2008. Australasian Journal of Educational Technology, Ataturk Teacher Training Academy, p. 559-580, jan. 2009. Disponível em:<https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/1129/382>. Acesso em: 25 set. 2016. PACHECO DE JESUS, José. A práxis pedagógica no Centro Estadual Integrado de Educação Rural: um estudo em Educação do Campo e Agricultura Familiar em Vila Pavão - ES. 2012. 246 f. Dissertação (Programa de pós-graduação em educação) - Centro Pedagógico, UFES, Espírito Santo, 2012. PESQUISA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS DOMICÍLIOS BRASILEIROS [LIVRO ELETRÔNICO].Comitê Gestor da Internet no Brasil. TIC domicílios 2015: Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros. São Paulo: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, 2016. 424 p. RAMOS, Marise Nogueira; MOREIRA, Telma Maria ; SANTOS, Clarice Aparecida dos (Org.). Referências para uma política nacional de educação do campo: caderno de subsídios. 1. ed. Brasília - DF: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2004. 52 p. REIS, Elvira Lucia da Silva ; HOKAMA, Marçal de Lima . Uma Experiência de Projeto de Desenvolvimento de Ambiente de Educação a Distância para a Divisão de Ensino da Escola de Administração do Exército. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, [S.l.], p. 1-9, out.2006. Disponível em: <http://www2.abed.org.br/documentos/ArquivoDocumento169.pdf>. Acesso em: 30 dez. 2016.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7488/2017%20-%20Andr%c3%a9%20Jos%c3%a9%20Diniz%20Soares.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20886/2017%20-%20Andr%c3%a9%20Jos%c3%a9%20Diniz%20Soares.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27165/2017%20-%20Andr%c3%a9%20Jos%c3%a9%20Diniz%20Soares.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33612/2017%20-%20Andr%c3%a9%20Jos%c3%a9%20Diniz%20Soares.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40024/2017%20-%20Andr%c3%a9%20Jos%c3%a9%20Diniz%20Soares.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46370/2017%20-%20Andr%c3%a9%20Jos%c3%a9%20Diniz%20Soares.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52734/2017%20-%20Andr%c3%a9%20Jos%c3%a9%20Diniz%20Soares.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59250/2017%20-%20Andr%c3%a9%20Jos%c3%a9%20Diniz%20Soares.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2209
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-03-13T17:35:59Z No. of bitstreams: 1 2017 - André José Diniz Soares.pdf: 3900859 bytes, checksum: 2734b09580245c0776040923df4c42e5 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-13T17:36:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - André José Diniz Soares.pdf: 3900859 bytes, checksum: 2734b09580245c0776040923df4c42e5 (MD5) Previous issue date: 2017-02-23eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - André José Diniz Soares.pdfDocumento principal3.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.