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dc.contributor.authorSantos, Valclides Kid Fernandes dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:32:25Z-
dc.date.available2023-12-22T02:32:25Z-
dc.date.issued2016-06-29
dc.identifier.citationSANTOS, Valclides Kid Fernandes dos. Educação e produção agrícola em sociedades tradicionais: uma perspectiva de associativismo na comunidade Nossa Senhora Aparecida – Coari-AM. 2016. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12959-
dc.description.abstractA pesquisa deste trabalho desenvolveu-se no âmbito de uma comunidade tradicional ribeirinha, de um povo que vive sob a transumância do regime das águas e o seu habitat natural é a terra de várzea, pois parte do ano, no período de seca, se trabalha na e com a terra e a outra parte a terra fica encoberta pelas águas do rio Solimões, período de cheia. A comunidade Nossa Senhora Aparecida trabalha voltada à produção de agricultura familiar e realiza suas ações na forma de sistemas agroflorestais (SAFs), os quais são compostos pelos subsistemas de roça, quintal, rios e lagos obedecendo os períodos de cheia, a seca do rio Solimões, e intrínseca a esse sistema possui gestão com o olhar voltado ao associativismo, que é um dos motivos desta comunidade servir como referência para o povo do médio Solimões. Pois a Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (APRODUCIDA)busca parcerias, atividades que fortalecem a qualidade de vida dos comunitários com ações participativas tanto nas decisões do que é melhor para a comunidade quanto na execução das tarefas. Neste estudo, objetivou-se entender o funcionamento de uma comunidade tradicional com sua agricultura e o gerenciamento por intermédio de sua Associação havendo ainda a participação de alunos do curso técnico em administração no sentido de melhorar o nível de conhecimento envolvendo o ensino-aprendizagem sob a perspectiva e interação da teoria com a prática, e para que isso acontecesse foi realizada uma aula de campo, que por nós foi denominada como visita técnica e tendo como fase conclusiva desta ação, os alunos apresentaram sob forma de seminário estudos, percepções e analogias da realidade da comunidade com as disciplinas ministradas em sala de aula.Como resultado, foram obtidos ótimos resultados dos aspectos investigados, pois neste trabalho são apresentados como referencial teórico,conceitos e teorias difundidas por diversos estudiosos da Amazônia e com o viés para a educação, a qual pode ser considerada como fenômeno complexo da existência humana, incidindo nos mais diversos lugares e maneiras de vida das comunidades tradicionais. Sob o prisma da educação com o pensamento no ensino-aprendizagem, a participação dos alunos foi deveras importante para se ter noção avaliativa do que estava sendo ministrado em sala de aula, o olhar crítico e perceptivo da forma diretiva, de trabalho e a visão deste aluno sobre a comunidade Nossa Senhora Aparecida, assim as avaliações foram extremamente satisfatórias com o entendimento e explanação dos assuntos exarados naquele ambiente escolar.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCommunity riverseng
dc.subjectFamily agricultureeng
dc.subjectAgroforestry systems and Associative managementeng
dc.subjectComunidade ribeirinhapor
dc.subjectAgricultura familiarpor
dc.subjectSistemas agroflorestais e Gestãopor
dc.titleEducação e produção agrícola em sociedades tradicionais: uma perspectiva de associativismo na comunidade Nossa Senhora Aparecida - Coari-AMpor
dc.title.alternativeEducation and agricultural production in traditional societies: a perspective of associativism in the Nossa Senhora Aparecida - Coari-AM communityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe research of this work was developed within the framework of a traditional riverside community, of a people that lives under the transhumance of the water regime and its natural habitat is the lowland, because part of the year, in the dry season, one works in and with the earth and the other part the earth is hidden by the waters of the Solimões river, flood season. The community of Nossa Senhora Aparecida works for the production of family agriculture and performs its actions in the form of agroforestry systems (SAFs), which are composed by the sub-systems of fields, backyard, rivers and lakes obeying the periods of flood, drought of the river Solimões, and intrinsic to this system has management with a focus on associativism, which is one of the reasons this community serves as a reference for people from middle Solimões. The Community Association of Rural Producers of the Community Nossa Senhora Aparecida (APRODUCIDA) seeks partnerships, activities that strengthen the quality of life of community members with participatory actions both in decisions that are better for the community and in the execution of tasks. In this study, the objective was to understand the functioning of a traditional community with its agriculture and management through its Association, with the participation of students of the technical course in administration in order to improve the level of knowledge involving teaching-learning under the perspective and interaction of theory with practice, and to make it happen, a field class was held, which was called a technical visit by us and, as a conclusive phase of this action, the students presented, in the form of a seminar, studies, perceptions and analogies from the reality of the community with the disciplines taught in the classroom. As a result, we obtained excellent results of the investigated aspects, since in this work they are presented as theoretical reference, concepts and theories spread by several scholars from the Amazon and with the education bias, which can be considered as a complex phenomenon of human existence, focusing in different places and traditional communities life style. From the point of view of education with teaching-learning thinking, the participation of the students was very important in order to have an evaluative notion of what was being taught in the classroom, the critical and perceptive look of the directive, work form and vision of this student about the Nossa Senhora Aparecida community, so the evaluations were extremely satisfactory with the understanding and explanation of the issues raised in that school environment.eng
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID617.032.907-63por
dc.contributor.advisor-co1Ponciano, Nilton Paulo
dc.contributor.advisor-co1ID419.656.801-78por
dc.contributor.referee1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.referee2Pereira, Jorge Luiz de Goes
dc.contributor.referee3Guimarães, Fabiano Waldez Silva
dc.contributor.referee4Ponciano, Nilton Paulo
dc.creator.ID142.706.762-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7902062389125321por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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