Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12962
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCavalcante, Márcia Maria Freitas Franco
dc.date.accessioned2023-12-22T02:32:38Z-
dc.date.available2023-12-22T02:32:38Z-
dc.date.issued2017-07-20
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Márcia Maria Freitas Franco. As práticas e os saberes pedagógicos dos professores atuantes no curso de bacharelado em engenharia agronômica do Instituto Federal do Pará - Campus Conceição do Araguaia: um estudo de caso. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12962-
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado junto à Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – campus Conceição do Araguaia e pretende investigar, compreender e avaliar se os programas que versam sobre a formação continuada e as capacitações permanentes geridas pela assessoria pedagógica do IFPA contribuem para a formação dos professores bacharéis do Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFPA, do referido campus. Para tanto, buscou-se investigar como a formação continuada se faz presente para os professores bacharéis e, se de fato, essa formação tem influenciado na prática docente, utilizando, para isso, a entrevista semiestruturada junto aos professores de formação técnica, que resultou numa análise e discussão dos dados, cujos eixo temáticos foram relacionados e confrontados a partir das contribuições teóricas de estudiosos e de pesquisas referentes à Educação Profissional Tecnológica e à formação de professores. Diante de todos os dados analisados nesta pesquisa, os resultados revelaram que as ações dos encontros de formação continuada, para alguns entrevistados, nem sempre exercem influências positivas na formação dos professores que atuam na Educação Profissional Tecnológica (EPT) no campus de Conceição do Araguaia-PA, tanto para o desenvolvimento da identidade profissional docente, quanto para a construção de saberes pedagógicos. Como se trata de um estudo de caso, ressaltamos as vozes dos professores entrevistados, que destacaram a necessidade de formação pedagógica para os professores bacharéis que atuam na docência, sinalizando a importância da institucionalização de um Programa de Formação Continuada pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN)no IFPA, no sentido de capacitá-los para atuarem como docentes da educação profissional, desenvolvendo saberes próprios da docência, bem como metodologias que favoreçam o aprendizado significativo para o aluno, além de contribuir para que o educador possa superar os conflitos do cotidiano escolar de forma mais efetiva. Nas considerações finais, tratamos do que foi percebido durante os dados coletados nas entrevistas realizadas como os professores de formação técnica e apresentamos propostas, contribuindo com sugestões para as ações que estão sendo realizadas no campus, na perspectiva de apresentar propostas que viabilizem melhorias na formação docente daqueles que atuam na educação profissional e aos que porventura vierem ingressar nesta modalidade de ensino.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectTeacher Practice and Knowledgeeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectPrática e Saberes Docentepor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.titleAs práticas e os saberes pedagógicos dos professores atuantes no curso de bacharelado em engenharia agronômica do Instituto Federal do Pará - Campus Conceição do Araguaia: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe practices and the pedagogical knowledge of the acting teachers in the course of bachelor in agricultural engineering of the FederalInstitute of Pará - Campus Conceição do Araguaia: a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work was carried out by the Federal Institution of Education, Science and Technology of the Campus Conceição do Araguaia and intends to investigate, understand and evaluate whether the programs that deal with continuing education and the permanent training managed by the IFPA pedagogical assistance contribute to the Training of the bachelors teachers of the Bachelor's Degree in Agronomic Engineering of the Basic, Technical and Technological Education of IFPA, of said campus. In order to do so, it was sought to investigate how the continuous formation is made present for the bachelors teachers and, if in fact, this formation has influenced in the teaching practice, using, for that, the semistructured interview with the technical training teachers, that resulted in a Analysis and discussion of the data, whose thematic axis were related and confronted from the theoretical contributions of scholars and researches related to Professional Technological Education and teacher training. In the face of all the data analyzed in this research, the results revealed that the actions of continuing education meetings for some interviewees do not always have positive influences on the training of teachers who work in Professional Technology Education (EPT) in the campus of Conceição do Araguaia- PA, both for the development of professional teacher identity and for the construction of pedagogical knowledge. As it is a case study, we highlight the voices of the interviewed teachers, who emphasized the need for pedagogical training for teachers who work in teaching, signaling the importance of the institutionalization of a Continuing Education Program by the Pró-Rectoría de Ensino ( PROEN) in the sense of enabling them to act as teachers of professional education, developing their own knowledge of teaching, as well as methodologies that favor significant learning for the student, as well as helping the educator to overcome the conflicts of daily life More effectively. In the final considerations, we deal with what was perceived during the data collected in the interviews conducted as the technical training teachers and present proposals, contributing with suggestions for the actions that are being carried out on campus, with the perspective of presenting proposals that enable improvements in teacher training Of those who work in professional education and to those who may enter this type of education.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.advisor1ID989.914.697-87por
dc.contributor.referee1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.referee2Silva, Wanderley da
dc.contributor.referee3Leroux, Liliane
dc.creator.ID686.019.482-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5141163603955878por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7419/2017%20-%20M%c3%a1rcia%20Maria%20Freitas%20Franco%20Cavalcante.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20952/2017%20-%20M%c3%a1rcia%20Maria%20Freitas%20Franco%20Cavalcante.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27283/2017%20-%20M%c3%a1rcia%20Maria%20Freitas%20Franco%20Cavalcante.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33688/2017%20-%20M%c3%a1rcia%20Maria%20Freitas%20Franco%20Cavalcante.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40084/2017%20-%20M%c3%a1rcia%20Maria%20Freitas%20Franco%20Cavalcante.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46464/2017%20-%20M%c3%a1rcia%20Maria%20Freitas%20Franco%20Cavalcante.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52844/2017%20-%20M%c3%a1rcia%20Maria%20Freitas%20Franco%20Cavalcante.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59312/2017%20-%20M%c3%a1rcia%20Maria%20Freitas%20Franco%20Cavalcante.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2301
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-05-11T19:25:24Z No. of bitstreams: 1 2017 - Márcia Maria Freitas Franco Cavalcante.pdf: 1580091 bytes, checksum: 485363bc5e8cc18a2c55514b7626b255 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-11T19:25:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Márcia Maria Freitas Franco Cavalcante.pdf: 1580091 bytes, checksum: 485363bc5e8cc18a2c55514b7626b255 (MD5) Previous issue date: 2017-07-20eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Márcia Maria Freitas Franco Cavalcante.pdfDocumento principal1.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.