Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12964
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dc.contributor.authorLobato, Cristiane da Costa
dc.date.accessioned2023-12-22T02:32:46Z-
dc.date.available2023-12-22T02:32:46Z-
dc.date.issued2016-09-13
dc.identifier.citationLOBATO, Cristiane da Costa. Estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem na educação à distância: um estudo de caso no Instituto Federal do Amapá. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12964-
dc.description.abstractA presente pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa tratando-se de um estudo de caso com o método de amostragem sobre a ação pedagógica de cinco professores do curso técnico em Segurança do Trabalho, na forma subsequente, na modalidade a distância, na turma do 3º Módulo que foi ofertado no 2º semestre de 2015, no campus Macapá do Instituto Federal do Amapá. A pesquisa teve como objetivo geral mapear e analisar as estratégias metodológicas adotadas pelos docentes no processo ensino-aprendizagem semipresencial. Os objetivos específicos foram investigar tais estratégias de ensino e de aprendizagem adotadas pelos docentes nos encontros presenciais e nos estudos e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA Moodle e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem, identificar possíveis diferenças nas práticas didático-metodológicas dos professores formadores, com e sem experiência na docência da educação técnica a distância e averiguar se os docentes buscam diagnosticar e/ou levar em consideração o perfil dos estudantes para integrar essas informações em suas estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem. Como método de coleta de dados, foram utilizados os instrumentos do questionário, com questões fechadas e abertas, e a entrevista semiestruturada. O resultado da pesquisa foi submetido a uma análise de conteúdo por meio da técnica de Análise Categorial com base em Bardin (2004). Também houve a consulta ao Projeto Pedagógico do Curso com objetivo de constatação do perfil profissional e dos preceitos metodológicos para promoção de uma formação profissional, bem como ocorreu a observação dos estudos e atividades desenvolvidas pelos professores no AVA. Os resultados foram apresentados de forma descritivo-narrativa e por meio de gráficos e de tabela sintetizando o resultado do objeto da pesquisa. Constatou-se que as estratégias metodológicas adotadas foram as mesmas comumente utilizadas no ensino presencial, em virtude de o maior tempo de experiência dos participantes da pesquisa ser nesta modalidade presencial, sendo que, a prática didático-pedagógica entre os professores, com e sem experiência na educação técnica a distância, em dados momentos, diferenciavam-se em virtude da especificidade de cada componente curricular, das experiências e vivencias dos docentes, inclusive em sua área profissional, bem como o perfil dos discentes foi diagnosticado e levado em consideração no replanejamento de tais estratégias de ensino-aprendizagem. Entretanto, as aulas práticas, inerentes à formação, foram poucas, deixando de ampliar a prática profissional para a formação dos discentes. Mas, as estratégias metodológicas foram bastante pertinentes à educação a distância, por causa dos objetivos e da dinamização das propostas educativas, contribuindo significativamente para a formação profissional dos estudantes.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectPedagogical actioneng
dc.subjectTeaching and learning strategieseng
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectAção pedagógicapor
dc.subjectEstratégias de ensino-aprendizagempor
dc.titleEstratégias metodológicas de ensino-aprendizagem na Educação a Distância: Um estudo de caso no Instituto Federal do Amapápor
dc.title.alternativeMethodological strategies of teaching and learning in Distance Education: A case study at the Federal Institute of Amapáeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was conducted in a qualitative way in a study case with sampling on the pedagogical action. Five teachers participated of this research involving technical courses in the field of safety, in the 3rd Module which was offered in the 2nd half of 2015 at the Federal Institute of Education, Science and Technologies of Amapá. The research aimed to map and analyze the methodological strategies adopted by teachers in blended teaching-learning process. And the specific objectives were to investigate such teaching and learning strategies adopted by teachers in classroom meetings and studies and activities in the Virtual Learning Environment - VLE Moodle. As the same manner their contributions in the teaching-learning process as well identify possible differences in educational-methodological practices involving teachers and professors with and without experience in teaching technical education in a distance learning using technological resources and see if the teachers seek to diagnose and take into account the profile of the students in order to integrate this information into their methodological strategies of teaching and learning. Data collection methods used was the questionnaire instruments with closed and open questions, and semi-structured interview. The result of the survey was subjected to content analysis by categorical analysis based on Bardin (2004). There was also consultation with the Pedagogical Project of the Course with finding purpose of the professional profile and methodological principles for the promotion of vocational training and was the observation of the studies and activities undertaken by teachers in the AVA. The results were presented in a descriptive-narrative form and through graphical and table summarizing the results of the research object. It was found that the methodological strategies adopted were the same commonly used in classroom teaching due to the long experience of research participants be in this classroom mode and the didactic-pedagogic practice among teachers with and without experience in technical education in distance learning through internet. Sometimes the data can differ because of the specificity of each curricular component take into account the experiences of each teacher including their professional area as well as the profile of the students was diagnosed and once more taking into account the needs of their teaching strategies in order to get better results.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Wanderley da
dc.contributor.advisor1ID965.566.767-72por
dc.contributor.referee1Silva, Wanderley da
dc.contributor.referee2Silva, Simone Batista da
dc.contributor.referee3Lima, Jaqueline de Cassia Pinheiro
dc.creator.ID651.956.472-91por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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