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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12965
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | França, Elicia Thanes Silva Sodré de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:32:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:32:50Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-24 | |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Elicia Thanes Silva Sodré de. A Atuação do Pedagogo na Educação Profissional: um Estudo de Caso sobre as Ações Pedagógicas desenvolvidas no Instituto Federal do Amapá – campus Macapá. 2016. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12965 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo aborda a atuação do pedagogo no desenvolvimento de ações pedagógicas na educação profissional técnica de nível médio no IFAP, campus Macapá. A partir de uma abordagem qualitativa, escolheu-se como método de pesquisa o estudo de caso e como instrumentos para coletas de dados, entrevistas semiestruturadas e questionário, envolvendo pedagogos, coordenadores de cursos técnicos e professores. O tratamento e análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo, na modalidade temática, de Bardin. À luz do referencial teórico, discutiu-se sobre o trabalho do pedagogo escolar, a partir de uma abordagem histórica da profissão e das mudanças ocorridas na sua formação e papel em cada época, seguida da trajetória da educação profissional no Brasil, para compreensão do atual contexto em que se inserem os Institutos Federais e os desafios e as perspectivas de trabalho postos ao pedagogo no âmbito dessa instituição. De modo particular, a pesquisa permitiu caracterizar o trabalho do pedagogo na educação profissional técnica de nível médio, situando o papel e as atividades realizadas pelo mesmo no IFAP, campus Macapá. Nas considerações finais são apontadas algumas medidas importantes, tendo em vista uma nova prática profissional dos pedagogos nesse espaço, mais atuante e comprometida com a democratização do conhecimento e a transformação social. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Pedagogue | eng |
dc.subject | Professional Education | eng |
dc.subject | New Teaching Practice | eng |
dc.subject | Pedagogo. . | por |
dc.subject | Educação Profissional | por |
dc.subject | Nova Prática Pedagógica | por |
dc.title | A Atuação do Pedagogo na Educação Profissional: um Estudo de Caso sobre as Ações Pedagógicas desenvolvidas no Instituto Federal do Amapá – campus Macapá | por |
dc.title.alternative | The Educator's Expertise in Professional Education: A Case Study of the Pedagogic Actions taken at the Federal Institute of Amapa - Macapa campus. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This study discusses the role of the pedagogues in the development of educational actions in average level technical professional education in IFAP, campus Macapá. From a qualitative approach was chosen as a research method, the case study and as instruments for data collection, semi-structured interviews and questionnaire involving pedagogues, teachers and coordinators of technical courses. Treatment and data analysis followed the content analysis technique, thematic modality of Bardin. The light of the theoretical framework was discussed about the work of school pedagogue, from a historical approach to the profession and changes in their training and role each season, then the trajectory of education in Brazil for understanding the current context it is part of the Federal Institutes and the challenges and prospects of jobs to pedagogue within that institution. In particular, the survey allowed to characterize the work of the pedagogues in the average level technical professional education, situation the role and activities of the same in IFAP, campus Macapá. In the final considerations are pointed out some important steps, given a new professional practice of pedagogues in this space, more active and committed to the democratization of knowledge and social transformation. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Sanchez, Liliane Barreira | |
dc.contributor.advisor1ID | 989.914.697-87 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7875754985048131 | por |
dc.contributor.referee1 | Freire, Elaine Fazolo | |
dc.contributor.referee2 | Borba, Siomara Moreira Vieira | |
dc.creator.ID | 736.684.273-72 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9520741771317257 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
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dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | por |
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