Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12965
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dc.contributor.authorFrança, Elicia Thanes Silva Sodré de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:32:50Z-
dc.date.available2023-12-22T02:32:50Z-
dc.date.issued2016-10-24
dc.identifier.citationFRANÇA, Elicia Thanes Silva Sodré de. A Atuação do Pedagogo na Educação Profissional: um Estudo de Caso sobre as Ações Pedagógicas desenvolvidas no Instituto Federal do Amapá – campus Macapá. 2016. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12965-
dc.description.abstractO presente estudo aborda a atuação do pedagogo no desenvolvimento de ações pedagógicas na educação profissional técnica de nível médio no IFAP, campus Macapá. A partir de uma abordagem qualitativa, escolheu-se como método de pesquisa o estudo de caso e como instrumentos para coletas de dados, entrevistas semiestruturadas e questionário, envolvendo pedagogos, coordenadores de cursos técnicos e professores. O tratamento e análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo, na modalidade temática, de Bardin. À luz do referencial teórico, discutiu-se sobre o trabalho do pedagogo escolar, a partir de uma abordagem histórica da profissão e das mudanças ocorridas na sua formação e papel em cada época, seguida da trajetória da educação profissional no Brasil, para compreensão do atual contexto em que se inserem os Institutos Federais e os desafios e as perspectivas de trabalho postos ao pedagogo no âmbito dessa instituição. De modo particular, a pesquisa permitiu caracterizar o trabalho do pedagogo na educação profissional técnica de nível médio, situando o papel e as atividades realizadas pelo mesmo no IFAP, campus Macapá. Nas considerações finais são apontadas algumas medidas importantes, tendo em vista uma nova prática profissional dos pedagogos nesse espaço, mais atuante e comprometida com a democratização do conhecimento e a transformação social.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogueeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectNew Teaching Practiceeng
dc.subjectPedagogo. .por
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectNova Prática Pedagógicapor
dc.titleA Atuação do Pedagogo na Educação Profissional: um Estudo de Caso sobre as Ações Pedagógicas desenvolvidas no Instituto Federal do Amapá – campus Macapápor
dc.title.alternativeThe Educator's Expertise in Professional Education: A Case Study of the Pedagogic Actions taken at the Federal Institute of Amapa - Macapa campus.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study discusses the role of the pedagogues in the development of educational actions in average level technical professional education in IFAP, campus Macapá. From a qualitative approach was chosen as a research method, the case study and as instruments for data collection, semi-structured interviews and questionnaire involving pedagogues, teachers and coordinators of technical courses. Treatment and data analysis followed the content analysis technique, thematic modality of Bardin. The light of the theoretical framework was discussed about the work of school pedagogue, from a historical approach to the profession and changes in their training and role each season, then the trajectory of education in Brazil for understanding the current context it is part of the Federal Institutes and the challenges and prospects of jobs to pedagogue within that institution. In particular, the survey allowed to characterize the work of the pedagogues in the average level technical professional education, situation the role and activities of the same in IFAP, campus Macapá. In the final considerations are pointed out some important steps, given a new professional practice of pedagogues in this space, more active and committed to the democratization of knowledge and social transformation.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.advisor1ID989.914.697-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131por
dc.contributor.referee1Freire, Elaine Fazolo
dc.contributor.referee2Borba, Siomara Moreira Vieira
dc.creator.ID736.684.273-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9520741771317257por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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