Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12968
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLorenzoni, Lísia Vencatto
dc.date.accessioned2023-12-22T02:33:02Z-
dc.date.available2023-12-22T02:33:02Z-
dc.date.issued2011-10-31
dc.identifier.citationLORENZONI, Lísia Vencatto. Inglês Instrumental na Educação Agrícola: Possibilidades de um currículo integrado. 2011. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12968-
dc.description.abstractA integração curricular entre Ensino Médio e profissional torna-se uma necessidade para a formação de alunos cidadãos e trabalhadores dentro da sociedade e do mundo globalizado em que vivem. Com o intuito de que se efetive essa integração no Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Campus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha - RS buscou-se, como principal objetivo dessa pesquisa, conhecer os significados atribuídos pelos alunos do curso aos conteúdos e metodologias trabalhadas na disciplina de Inglês Instrumental, bem como, conhecer as percepções dos docentes da área técnica em relação à integração curricular da Língua Inglesa às suas disciplinas. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa com questões abertas aplicadas a dois grupos distintos: alunos da segunda e terceira séries do Curso Técnico em Agropecuária, e docentes da área técnica que ministram aulas no curso. A pesquisa apoiou-se em uma revisão bibliográfica acerca de Concepções de Ensino Médio Integrado, Teorias de Currículo, Inglês Instrumental e Aprendizagem Significativa. A partir da análise das respostas, foi possível identificar que os conteúdos ministrados nas aulas de Inglês Instrumental ainda são fragmentados. No entanto, os alunos consideram importante a disciplina de Inglês Instrumental para entender materiais técnicos em inglês e sentem a necessidade de integração dessa disciplina à área técnica para conseguir estágios e propostas de trabalho. No que diz respeito às concepções dos docentes acerca da integração, percebe-se que há aceitação, porém, somente dois informantes já realizaram práticas integradas. Dessa forma, com base nas concepções apresentadas no referencial teórico e nas manifestações dos informantes, ressalta-se a importância e a urgência de ações pedagógicas integradas, as quais possibilitem a construção de um currículo menos fragmentado e mais significativo para a vida dos alunos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInglês Instrumentalpor
dc.subjectCurrículo Integradopor
dc.subjectEnsino Profissionalpor
dc.subjectESP (English for Specific Purposes)eng
dc.subjectIntegrated Curriculumeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.titleInglês Instrumental na Educação Agrícola: possibilidades de um currículo integradopor
dc.title.alternativeEnglish for Agricultural Education: possibilities of an integrated curriculumeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherAn integrated Curriculum encompassing basic and technical education has become a necessity for citizen and worker students’s education within the society and the globalized world they live. In order to practice this integration in Integrated Basic Education into Technical Course of Campus São Vicente do Sul from Instituto Federal Farroupilha–RS, the present research aimed to know the meanings attributed by students of Technical Agriculture Course to the contents and methodologies used in the discipline of English For Specific Purpose, as well as to know the perceptions of teachers of the technical area of the same course in relation to curriculum integration concerning English Language with their disciplines. To achieve these objectives, a qualitative research was conducted. It contained open questions that were applied in two distinct groups: students of third and second grades of the Technical Agriculture Course, and teachers who teach in this course. The research was based on a literature review about Concepts of Integrated Basic Education, Curriculum Theories, (English for Specific Purposes) and Meaningful Learning. From the analysis of the informants’ responses it was possible to verify that the contents taught in English classes are still fragmented, however, the students consider the discipline of English important to understand technical materials in English and they feel the need for integration of this discipline to the technical area to get internships and job offers. In relation to the conceptions of teachers about integration, it can be seen that there is acceptance, however, only two informants had already experienced. Thus, based on the theoretical concepts presented and on the informants’ demonstrations, the importance and urgency of integrated pedagogical actions are highlighted, once that they allow the construction of a curriculum less fragmented and more meaningful to students’ life.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.advisor1ID858.512.137-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592332884126912por
dc.contributor.referee1Abrantes, Elisa Lima
dc.contributor.referee2Reis, Claudia Maria Bokel
dc.creator.ID636.535.240-91por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2983181750978776por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABRAMO, L. Diversidade: Avanço Conceitual para a Educação Profissional e o Trabalho. Ensaios e Reflexões, 2002. ACHCAR, I. Capacitação de instrutores de escolas técnicas federais agrícolas em conteúdos didático-pedagógicos. São Paulo, CENAFOR, 1986. (manuscrito). ALTHUSSER, L. P. Aparelhos Ideológicos de Estado. 7ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998. AUSUBEL, D. P. et al. Psicologia Educacional. Rio Janeiro: Interamericana, 1980. BERGER FILHO, R. L. Artigo: Educação Profissional no Brasil: novos rumos. In: Revista Ibero Americana de Educación, Nº 20 – Maio/Agosto 1999. BRASIL. Leis e Decretos. Decreto Federal n° 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências. BRASIL. Leis e Decretos. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf.> Acesso em: 02/06/2011. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento Base. Brasília, 2007. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf> Acesso 02.06.2011. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais (v. 1). Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CEB nº 39/2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf.> Acesso em: 12/06/2011. FERREIRA, Berta Weil. Adolescência: teoria e pesquisa. Porto Alegre: Sulina, 1978. Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012381.pdf> - Acesso em 12/04/2011. KLEIMAN, Angela & SIGNORINI, Inês (Org.). Os significados do letramento. Campinas - SP: Mercado das Letras, 1995. KLEIMAN, Angela B. O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, Angela B.; SIGNORINI, I. (Orgs.) O ensino e a formação do professor. Alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000. KLEIMAN, Angela B. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Revista Filologia e Lingüística Portuguesa, nº 08, 2006. LIMA, Diógenes Cândido de (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversa com especialistas. São Paulo, Parábola, 2009. 39 MARX, K. O Capital - Para a Crítica da Economia Política. 13a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa crítica. Artigo disponível em http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigcritport.pdf - Acesso em 12/04/2011. OLIVEIRA, Adelaide P. de. Abordagens alternativas no ensino de inglês. In: LIMA, D. C. de (org.). Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. São Paulo: Parábola, 2009.p.141-149. OLIVEIRA, Sueli Regina. O desenvolvimento da habilidade da leitura instrumental em inglês no ensino técnico agrícola. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Instituto de Agronomia - UFRRJ, 2007. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/>. Acesso em: 14/07/2011. PAIVA, Vera Lúcia M. de O. e. O ensino da língua estrangeira e a questão da autonomia. In: LIMA, D.C. de (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa. São Paulo: Parábola, 2009.p.31-38. POZZO, Bryan Rafael Dall e BIAZI, Terezinha Marcondes Diniz. Estudos do Letramento: Discussão de Conceitos. Artigo disponível em: <http://web03.unicentro.br/pet/pdf/2010/Artigo_BRYAN_PET_2010.pdf>. Acesso em 15/07/2011. RAMOS, M. Concepção do Ensino Médio integrado à formação profissional. Seminário sobre Ensino Médio, Natal, SEE-RN, 2007. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001- jul. 2002. SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da F. Rosa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. SANTOMÉ, J. T. Globalização e Interdisciplinaridade: O Currículo Integrado. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 1998. SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. 2ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 2010. SILVA, T. T. Documentos de identidade, uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. SOMMERMAN, Américo. Inter ou transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2006. VIAN JR., Orlando. Inglês instrumental, inglês para negócios e inglês instrumental para negócios. DELTA, São Paulo, v. 15, 1999. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44501999000300017&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 18/08/2011.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60774/2011%20-%20Lisia%20Vencatto%20Lorenzoni.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2666
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2019-04-29T13:56:42Z No. of bitstreams: 1 2011 - Lisia Vencatto Lorenzoni.pdf: 564277 bytes, checksum: a3d552f3b95096730b2ef3a989295214 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-29T13:56:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Lisia Vencatto Lorenzoni.pdf: 564277 bytes, checksum: a3d552f3b95096730b2ef3a989295214 (MD5) Previous issue date: 2011-10-31eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Lisia Vencatto Lorenzoni.pdfLisia Vencatto Lorenzoni551.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.