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dc.contributor.authorLima, Elma Daniela Bezerra
dc.date.accessioned2023-12-22T02:33:14Z-
dc.date.available2023-12-22T02:33:14Z-
dc.date.issued2015-03-30
dc.identifier.citationLIMA, Elma Daniela Bezerra. Ensino e aprendizagem de matemática na Escola da Comunidade Quilombola do Curiaú. 2015. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12971-
dc.description.abstractEsta dissertação é um trabalho de pesquisa desenvolvido em uma escola localizada em uma Comunidade Quilombola na cidade de Macapá, no Estado do Amapá, no Brasil. A pesquisa teve como objetivo principal investigar o ensino e a aprendizagem da matemática na escola da Comunidade quilombola do Curiaú. Fazemos uma reflexão sobre as concepções de pesquisadores em Etnomatemática, referentes a produção do conhecimento, no que diz respeito à história da educação dos negros, mais especificamente a educação nas Comunidades Quilombolas no Estado do Amapá. O levantamento dos trabalhos realizados na escola da Comunidade Quilombola do Curiaú, na perspectiva da educação, teve como critério de análise os seguintes questionamentos: - Como os professores de Matemática da escola da comunidade quilombola do Curiaú desenvolvem seus trabalhos com os alunos, tendo em vista a Lei Federal 10.639/03? Qual a relação dessa lei com os conteúdos das aulas de Matemática? Quais são as atividades desenvolvidas na escola da Comunidade Quilombola no Curiaú? O procedimento metodológico utilizado para a realização deste estudo foi uma abordagem qualitativa. Relatamos o trabalho desenvolvido pelos professores da escola da comunidade. Entrevistamos professores, funcionários da escola e trabalhadores rurais em seu ambiente de trabalho e analisamos os conhecimentos matemáticos existentes em suas atividades laborais, verificando a forma como acontecem e se estão relacionadas com a Lei 10.639/03. Os registros realizados durante as atividades de pesquisa em campo serviram para confirmar que diferentes saberes impregnados de conhecimento matemático podem ser trabalhados pelos professores de matemática em sala de aula, e que esses saberes matemáticos produzidos pelos trabalhadores da comunidade respondem a questões existenciais importantes para o grupo cultural ao qual a comunidade quilombola pertencepor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeaching Matheng
dc.subjectMath Educationeng
dc.subjectSchool Curiaúeng
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectEscola do Curiaúpor
dc.titleEnsino e aprendizagem de matemática na Escola da Comunidade Quilombola do Curiaúpor
dc.title.alternativeTeaching and Learning Mathematics in the School of Quilombo Community Curiaúeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation is a research work in a school located in a Quilombo Community in the city of Macapa, State of Amapá, in Brazil. The research aimed to investigate the teaching and learning of mathematics in school Quilombo Community Curiaú. We reflect on the concepts of researchers in Ethnomatematics, concerning the production of knowledge, with regard to the history of the black education, more specifically education in Quilombo Communities in the State of Amapá. The survey of work by school Quilombo Curiaú the Community under the aspect of education, had the standard of review the following questions: - How the mathematics teachers of the maroon community of Curiaú school develop their work with students, with a view Federal Law 10.639/03? What is the relationship of this law with the contents of mathematics classrooms? What are the activities in the school Quilombo Community in Curiaú? The approach used for this study was a qualitative approach. We report the work of the community school teachers. We interviewed teachers, school staff and rural workers in their work environment and analyze existing mathematical knowledge in their work activities, checking how happen and are related to the Law 10.639/03. The records made during the research activities in the field served to confirm that different mathematical knowledge impregnated knowledge can be worked out by mathematics teachers in the classroom, and that these mathematical knowledge produced by community workers respond to important existential questions for the group cultural to which the maroon community belongseng
dc.contributor.advisor1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.advisor1ID549.417.927-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157por
dc.contributor.referee1Pereira, Pedro Carlos
dc.contributor.referee2Gonçalves, Ion Moutinho
dc.creator.ID549.417.927-34por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1868826961009523por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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