Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12979
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Assis, Ludcesar Vieira de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:33:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:33:47Z | - |
dc.date.issued | 2011-08-30 | |
dc.identifier.citation | ASSIS, Ludcesar Vieira de. Demandas do Empresariado Local e o Currículo do Curso Técnico em Agropecuária do Campus São Vicente do Instituto Federal de Mato Grosso. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12979 | - |
dc.description.abstract | O Curso Técnico em Agropecuária é ofertado no Campus São Vicente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso há quase 30 anos sem um estudo que identificasse as demandas do empresariado e sua relação com o a Escola, dentro desta idéia, este trabalho tem como objetivo geral identificar as demandas do empresariado do Município de Campo Verde e sua relação com o Curso Técnico em Agropecuária ofertado pelo Campus São Vicente e sua influência na formação do Currículo do Curso. Para atingir o objetivo geral traçamos os seguintes objetivos específicos: analisar o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária; descrever o processo de formação da matriz curricular; refletir sobre a dualidade da formação para o mercado e a formação para a vida; identificar as diferentes estratégias do empresariado local para interferir na formação de técnicos em agropecuária; identificar as estratégias Políticos Pedagógicas do Campus São Vicente para incorporar demandas do mercado de trabalho para a formação de técnicos em agropecuária; refletir sobre a dualidade da formação para o mercado e a formação para a vida. Os dados foram coletados em 2010 e 2011 através de questionários e entrevistas; os questionários foram aplicados a todos os professores do Curso Técnico em Agropecuária (totalizando 37 professores), foram entrevistados 06 professores do Curso, o Diretor Geral, o Diretor de Ensino, o Coordenador do Curso e 03 agricultores da região. O foco principal do trabalho é analisar como foi realizada a construção do currículo do Curso Técnico em Agropecuária ofertado pelo Campus São Vicente, identificando quem são os sujeitos envolvidos nesse processo e qual a participação dos professores, dos alunos, da equipe pedagógica, dos empresários e da comunidade externa localizada próxima ao Campus São Vicente, levantando discussões de como foi realizado esse processo e se houve influência dos Agricultores, utilizando como referencial teórico: as demandas do capital, as novas demandas de qualificação profissional, as políticas do ensino profissional, a crise do capital e sua reestruturação produtiva. A pesquisa mostra que não houve uma participação direta do empresariado de Campo Verde na construção do Currículo do Curso Técnico em Agropecuária, mas fica evidente em alguns momentos a sua influência do empresariado dentro do Curso. A prática pedagógica de maneira geral não corresponde ao que foi proposto no Projeto Pedagógico do Curso, pois na elaboração deste documento não houve uma interação coletiva entre a direção, os docentes, os técnicos e os alunos, tanto que muitos não participaram das discussões e ainda, muitos não sabem nem se tiveram a oportunidade de participar das discussões do processo de construção curricular do Curso Técnico em Agropecuária, o que é um fator negativo, pois o Currículo deve ser resultado de um processo de planejamento coletivo e não pode ser responsabilidade de apenas a algumas pessoas. O Técnico em Agropecuária exigido atualmente pelo mercado não pode ter um conhecimento limitado apenas a área agrícola, esse profissional deve conhecer o mínimo nas diversas áreas, estar sempre atualizado e acompanhando o avanço tecnológico. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Profissional | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Reestruturação Produtiva | por |
dc.subject | Vocational Education, , | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Productive Restructuring | eng |
dc.title | Demandas do empresariado local e o currículo do Curso Técnico em Agropecuária do Campus São Vicente do Instituto Federal de Mato Grosso | por |
dc.title.alternative | Demands of local entrepreneurship curriculum and Course Technician Agricultural from Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus São Vicente | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Agricultural Technician Course is offered at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus São Vicente, almost 30 years without a study to identify the demands of the business and its relationship with the the school, within this idea, this work has aimed at identifying the demands of the business of the municipality of Campo Verde and its relationship with the Agricultural Technician Course offered by Campus São Vicente in the training course curriculum. To achieve the goals we establish the following general objectives: to analyze the pedagogical proposal of the Technical Course in Agricultural Policy Project described in, describe the process of formation of the curriculum, reflect on the duality of the market for training and training for life, identify the different strategies of local businesses to interfere in the training of technicians in agriculture, identify strategies Political Pedagogical Campus São Vicente to incorporate labor market demands for the training of technicians in agriculture, reflecting on the duality of education and training to market for life. Data were collected in 2010 and 2011 using questionnaires and interviews, the questionnaires were applied to all teachers in the Technical Course in Agriculture (total of 37 teachers) were interviewed 06 teachers of the course, the Main Principal, the Educational Principal, the Course Coordinator and 03 farmers in the region. The main focus is to analyze how the work was carried out the construction of the undergraduate curriculum offered by the Agricultural Campus São Vicente, identifying who are the subjects involved in this process and how the participation of teachers, students, team teaching, business external community located near Campus São Vicente, raising discussions on how this process was conducted and whether the influence of farmers, using the theoretical framework: the demands of capital, the new demands of vocational training, vocational education policies, the crisis of capital and its restructuring. Research shows that there was no direct participation of the business of Campo Verde in the construction of the course curriculum Agricultural Technician, but is evident at times its influence on the course. The pedagogical practice in general does not correspond to what was proposed in the PPP, because the preparation of the PPC was not a collective interaction between management, teachers, technicians and students, as many did not participate in discussions and still, many do not know nor had the opportunity to participate in the discussions of the process of building the undergraduate curriculum in Agriculture which is a negative factor because the curriculum must be the result of a process of collective planning and can not be responsible for only a few people. The Agricultural Technician currently required by the market can not have only a limited knowledge of the agricultural area, the practitioner must meet the minimum length in various areas, and always be updated following technological advances. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Souza, José dos Santos | |
dc.contributor.advisor1ID | 886.568.297-34 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4662172593965744 | por |
dc.contributor.referee1 | Arruda, Maria da Conceição Calmon | |
dc.contributor.referee2 | Macedo, Jussara Marques | |
dc.creator.ID | 933.286.051-34 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8144649927435794 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | ALVES, Giovanni. Reestruturação produtiva, novas qualificações e empregabilidade. disponível no site http://www.giovannialves.org/Capitulo%2010_texto.pdf. Acesso em 20/08/2009. ANDRADE, Flávio Anício. Conformação curricular do ensino médio e da educação profissional no Brasil contemporâneo. Revista de educação técnica e tecnológica em ciências agrícolas. Rio de Janeiro: v. 01, n. 01, p. 21-39, jan-jun. 2010 ANDRADE, Flávio Anício. Fábrica, Estado e Sociedade: o espaço de produção como espaço de formação do cidadão-funcionário. IN: SOUZA, José dos Santos (Org.). Trabalho, qualificação e políticas públicas. Rio de Janeiro: 7 letras, 2011. Cap.3. p.52-66. ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre afirmação e negação do trabalho. Boitempo. São Paulo, 3ª ed. 2007. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1994. BRASIL, Decreto nº 5.409, de 14 de Abril de 1943. Cria um aprendizado Agrícola subordinado à Superintendência de Ensino Agrícola e Veterinária do Ministério da Agricultura. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 16 de abr. 1943. BRASIL, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível no Site http://www.fnde.gov.br/index.php/financ-fundeb /. Acesso em 05/12/2010. BRASIL, Resolução nº 01, de 03 de Fevereiro de 2005. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o ensino médio e para a educação profissional técnica de nível médio às disposições do Decreto nº 5.154/2004. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 11 mar. 2005. Seção 1. p. 09. BRASIL, Resolução nº 01, de 17 de Junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 22 jun. 2004. Seção 1. p. 11. BRASIL, Decreto nº 5.225, de 01 de outubro de 2004. Altera dispositivos do Decreto nº 3.860, de 09 de julho de 2001, que dispõe sobre a organização do ensino superior e avaliação de cursos e instituições, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 4 de out. 2004. BRASIL, Lei nº 8.948, de 08 de dezembro de 1994. Lei que dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 08 de dez. 1994. BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. BRASIL, Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 29 dez. 2008. BRASIL, Parecer nº 16, de 05 de outubro de 1999. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 nov. 1999. 64 BRASIL, Parecer nº 39, de 08 de dezembro de 2004. Referente à aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 jan. 2005. BRASIL. Decreto 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 de abr. 1997. BRASIL, Decreto nº 5.154, de 23 de Julho de 2004. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 de Jul. 2004. Seção 1. p.18. CAMPO VERDE (MT). Secretaria da Agricultura. Campo Verde leva agricultores familiares à feira orgânica de São Paulo. Disponível em http://www.campoverde.mt.gov.br/noticias/ler/campo-verdeleva- agricultores-familiares-a-feira-organica-de-sp. Acesso em 11 ago. 2010. DUARTE, Rosália. Pesquisa Qualitativa: Reflexões sobre o trabalho de campo. Rio de Janeiro, Cadernos de pesquisa, n.15, p. 139-154, março, 2002. FERNANDES, B. M. Agronegócio e Reforma Agrária. RS, 2004. Disponível em http://www4.fct.unesp.br/nera/publicacoes/AgronegocioeReformaAgrariA_Bernardo.pdf. Acesso em: 10 ago. 2010. GAMBOA, Sílvio Sánchez. Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In.: SANTOS FILHO, José Camilo dos; GAMBOA, Sílvio Sánchez (Orgs.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995 GATTI, Bernardete Angelina. Construção da pesquisa em educação. Brasília: Líber Livros, 2007. GONZAGA, Amarildo Menezes. A pesquisa em educação: um desenho metodológico centrado na abordagem qualitativa. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006. IFMT/Campus São Vicente. Projeto Pedagógico do Curso do Curso Técnico em Agropecuária. Santo Antônio do Leverger, 2004. IFMT/Campus São Vicente. Projeto Pedagógico do Curso do Curso Técnico em Agropecuária. Santo Antônio do Leverger, 2010. KUENZER, Acácia Zeneida. O trabalho como princípio educativo. Cad. Pesquisa. São Paulo, p. 21- 28. 1989. LODI, João Bosco. A entrevista: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Pioneira,1974. MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo: Campo, conceito e pesquisa. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.140 p. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M.Técnicas de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002. 282p. MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p.289-300, maio/ago. 2004. MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículo, cultura e formação de professores. Educar. Curitiba. n.17, p. 39-52. 2001 65 MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa. Para quem e como se escreve no campo do currículo? Notas para discussão. Revista Portuguesa de Educação, Portugal, v. 14, n. 01, p. 73-93. 2001. MAUÉS, Olgaíses Cabral; GOMES, Elenilce; MENDONÇA, Fernanda Lopes. Políticas para a educação profissional média nos anos 1997-2007. Trabalho & Educação. v. 17, n. 01, p. 110-124. 2008. NORONHA, Olinda Maria. Práxis e Educação. São Paulo, Revista HISTEBR On-line, n. 20, p. 86- 93, 2005. OLIVEIRA, Ramon de. Empresariado industrial e a educação profissional brasileira. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 29, n. 2, p. 249-263, jul/dez. 2003. OLIVEIRA, Ramon de. Possibilidades do ensino médio integrado diante do financiamento público da educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.35, n.1, p.51-66, jan/abr. 2009. OTRANTO, CÉLIA Regina. A Universidade Federal rural do rio de Janeiro e a construção de sua autonomia.2003, Tese Doutorado. CPDA/UFRRJ, Seropédica, RJ, 2003. PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006. 70 p. PROENÇA, Maria Gládis Sartori. Currículo integrado: uma experiência na construção do projeto pedagógico do curso de enfermagem da UEMS. Disponível em http://www.histedbr.fae.unicamp.br Acesso em 01 de Junho. 2011. RAMOS, Marise Nogueira Ramos. O “novo” ensino médio à luz de antigos princípios: trabalho, ciência e cultura. Boletim Técnico do Senac. Rio de Janeiro: v. 29, n. 2, maio/ago, 2003. RODRIGUES, José. O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas, SP: Autores Associados, 1998. SEMERARO, Giovanni. Filosofia da práxis e (neo)pragmatismo. Revista brasileira de eduação. Campinas. n. 29, p. 28-39, maio-ago. 2005. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. SANCHEZ, Sandra Barros. Instrumentos da pesquisa qualitativa. Disponível em ftp://ftp.Unilins.e du.br/.../Instrumentos%20da%20Pesquisa%20Qualitativa.ppt. Acesso em 05 jun. 2009. SANTOS, Georgia Sobreira dos. A reforma da educação profissional e o ensino médio integrado: tendências e riscos; GT: Trabalho e Educação, n 09. SILVA, L. da S.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3 ed. UFSC, 2001. 121 p. SOUZA, José dos Santos. Trabalho, educação e sindicalismo no Brasil: anos 90. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. SOUZA, José dos Santos. Trabalho, qualificação, ciência e tecnologia no mundo contemporâneo. Revista da FAEEB, Salvador, v.13, n. 22, p.1-15, Jul/dez, 2004. SOUZA, José dos Santos (Org.). Trabalho, qualificação e políticas públicas. Rio de Janeiro: 7 letras, 2011. 210 p. 66 ZANTEN, Agnès Van. Comprender y hacerse comprender: como reforzar La legitimidad interna y externa de los estúdios cualitativos. Educação e pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 301-313, maio/agos.2004. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/53784/2011%20-%20Ludcesar%20Vieira%20de%20Assis.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2730 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2019-05-31T16:44:30Z No. of bitstreams: 1 2011 - Ludcesar Vieira de Assis.pdf: 4048021 bytes, checksum: 79f376e081406d1a31c46720d7f5660f (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-31T16:44:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Ludcesar Vieira de Assis.pdf: 4048021 bytes, checksum: 79f376e081406d1a31c46720d7f5660f (MD5) Previous issue date: 2011-08-30 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011 - Ludcesar Vieira de Assis.pdf | 2011 - Ludcesar Vieira de Assis | 3.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.