Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12981
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Jacó Araújo de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:33:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:33:55Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-08 | |
dc.identifier.citation | Oliveira, Jacó Araújo de. Aplicação de metodologias pedagógicas utilizando a irrigação como instrumento no processo de ensino-aprendizagem: estudo de caso no IFS. 2009. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-2017. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12981 | - |
dc.description.abstract | Diante das recentes e acentuadas inovações científicas e tecnológicas que na sociedade desempenham papel expressivo, seja na política, na economia, na cultura ou na educação, urge redefinir práticas pedagógicas. Neste contexto, objetivou-se avaliar o desempenho dos alunos da 3ª. série do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, aplicando-se as metodologias das pedagogias tradicional e de projetos, por intermédio da utilização dos sistemas de irrigação por aspersão, gotejamento e microaspersão, na cultura do girassol (Helianthus annus L). O presente trabalho foi desenvolvido no ano de 2008, no IFS/Campus São Cristóvão, no município de São Cristóvão – SE. Foram selecionadas as turmas A e C da 3ª série, com 28 alunos cada, e em sorteio aleatório, a turma C foi contemplada com a Pedagogia de Projetos. Inicialmente foi aplicado aos 56 alunos um primeiro questionário contendo questões da área de irrigação e da cultura do girassol. Seis meses depois de ministradas aulas teóricas e práticas, repetiu-se o primeiro questionário. As atividades didáticas continuaram por mais dois meses e, após esse período, aplicou-se um segundo questionário contendo questões de irrigação com ênfase em hidráulica. Os dados foram tabelados e analisados estatisticamente pelo teste t ao nível de 5% de probabilidade. Feita a aplicação do primeiro questionário, as turmas A e C apresentaram médias 6.8 e 6.3, respectivamente, estatisticamente iguais para a continuidade da pesquisa. Por outro lado, quando o primeiro questionário foi novamente aplicado, os alunos da turma C obtiveram notas estatisticamente superiores aos da turma A (8.6 e 6.0). A superioridade estatística das notas da turma C manteve-se quando se aplicou o segundo questionário (6.5 e 3.0), comprovando que a Pedagogia de Projetos proporciona uma melhor aprendizagem. Conclui-se que esta pedagogia é superior à tradicional, não somente pelas notas obtidas, mas também pelo comportamento diferenciado observado nos alunos, que se mostraram mais participativos, questionadores e críticos. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Girassol | por |
dc.subject | Irrigação | por |
dc.subject | Pedagogia de Projetos | por |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Sunflower Culture | eng |
dc.subject | Irrigation | eng |
dc.subject | Project Pedagogy | eng |
dc.subject | Teaching-learning process | eng |
dc.title | Aplicação de metodologias pedagógicas utilizando a irrigação como instrumento no processo de ensino-aprendizagem: estudo de caso no IFS | por |
dc.title.alternative | Irrigation as instrument in the teach-learning process. Study of Case: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS/Campus São Cristóvão. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Ahead of the recent and accented technological scientific innovations that play a significant role in the society, either in the politics, in the economy, in the culture or in the education, it is need to redefine the educational practices. In this context, it was objectified to evaluate the performance of the 3rd grade students in the Integrated Technical Course on Agricultural, applying the traditional pedagogy methods and the project pedagogy methods, using as instrument the aspersion irrigation systems, dripping and microaspersion, in the sunflower culture (Helianthus annus L). The present work was developed in 2008, in IFS/Campus São Cristóvão, in São Cristóvão city-SE. It were selected the classes A and C of the 3rd grade, with 28 students each ones, in a random drawing, so the class C was contemplated with the project pedagogy. Initially a first questionnaire was applied to the 56 students that contain questions about irrigation and sunflower culture. Six months after be taught theoretical and practical lessons, it was repeated the first questionnaire. The didactic activities had continued for more six months and, after this period, it was applied the second questionnaire that contend questions about irrigation emphasizing hydraulic. The data had been priced and analyzed statistically by test t with 5% of probability. It was made the first questionnaire application, and the classes A and C have average 6.8 and 6.3, respectively, being statistically equal to the research continuity. On the other hand, when the first questionnaire was applied again, the class C students obtained notes statistically higher when it was compared with the class A students (8.6 and 6.0). The statistics superiority of the class C notes was maintained when the second questionnaire was applied (6.5 and 3.0), proving that the project pedagogy provides a better learning. It is concluded that the project pedagogy is superior to the traditional pedagogy, not only by the grades, but also by the different behavior observed in the students, that were more participatory, questioning and critical. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Ceddia, Marcos Bacis | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2115137917689655 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Carvalho, Daniel Fonseca | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4871187664578422 | por |
dc.contributor.referee1 | Aguiar Netto, Antenor de Oliveira | |
dc.contributor.referee2 | Sanchez, Sandra Barros | |
dc.creator.ID | 209.741.084-72 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3715077040575306 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | AGRIANUAL. Anuário da Agricultura Brasileira. São Paulo: FNP Consultoria e Comércio, 2005. HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. ALBUQUERQUE, P. E. P. de. Requerimento de água das culturas para fins de manejo e dimensionamento de sistemas de irrigação localizada. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2000. 54 p. (Embrapa Milho e Sorgo. Circular Técnica, 1). ALVES, E. J. (Org.). A cultura da banana: as pectos técnicos, socioeconômico e agroindustriais. Brasília, DF: Embrapa SPI; Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 1999. ALVES, R. C. A. A aprendizagem na educação agrícola dos alunos da EAFBS/BA através do método comparativo de duas abordagens de ensino: manejo de irrigação e pastagens pela forma convencional e participação em projeto de pesquisa. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola)-Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008. AMARAL, A. L. Conflito conteúdo/forma em pedagogias inovadoras: a pedagogia de projetos na implantação da escola plural. [Belo Horizonte]: FaE/UFMG, 2000. Mimeo. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/0403t.PDF>. Acesso em 06 abr. 2008. AMARAL, A. L. Um olhar sobre os projetos de trabalho. In MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO-Secretaria de Educação a Distância. Um olhar sobre a escola. Brasília, 2000. ANA. Agência Nacional de Águas. Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil. 2009. Disponível em: <http://conjuntura.ana.gov.br/>. Acesso em: 01 mar. 2009. ANDRÉ, M. E. D. A.; LUDKE M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. ASRI, M. E.; ESSAHAT. A.; BOUNIOLS, A; MONDIES, M. Rendement et qualite des graines Du tournesol cultive sous contrainte hydrique. Resultats des essais em cooperation au Maroc et dans le sud-ouest de la France. In: CONFÉRENCE INTERNATIONALE TOURNESOL; INTERNATIONAL SUNFLOWER CONFERENCE, 15., 2000, Tolouse. Proceedings... Paris: International Sunflower Association, 2000. v. 1, p. c127-c132. AZEVEDO NETO, J. M.; FERNENDEZ, M. F,; ARAÙJO, R.; ITO, A. E. Manual de Hidráulica. São Paulo: Edgard Blücher, 1998. BONA, S.; MOSCA, G.; CANTELE, A.; VAMERALI, T. Response of sunflower to progressive water stress. In: CONFÉRENCE INTERNATIONALE TOURNESOL; 57 INTERNATIONAL SUNFLOWER CONFERENCE, 15., 2000, Tolouse. Proceedings... Paris: International Sunflower Association, 2000. v. 1, p. d58-d63. BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. (Re)significação do ensino agrícola da rede federal de educação profissional e tecnológica. 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ensinoagricola_docfinal.pdf>. Acesso em: 8 jun. 2009. BRASIL. Presidência da República. Decreto nº. 23.722 de 1 de setembro de 1934. Transfere para o ministério da agricultura serviços agrícolas regionais nos estados de Sergipe, Pernambuco e Alagoas, abre crédito para o respectivo custeio, e da outras providências. 1934. Disponível em: <http://legislacao.planalto.gov.br/LEGISLA/Legislacao.nsf/fraWeb?OpenFrameSet&Frame=frmWeb2&Src=%2FLEGISLA%2FLegislacao.nsf%2FviwTodos%2F938e3252409eaf05032569fa0056adc3%3FOpenDocument%26Highlight%3D1%2C23.722%26AutoFramed>. Acesso em: 9 fev. 2008. BRASIL. Presidência da República. Decreto nº. 42.751 de 12 de junho de1957. Transforma em agrotécnica a escola agrícola Benjamin Constant. 1957. Disponível: <http://legislacao.planalto.gov.br/LEGISLA/Legislacao.nsf/fraWeb?OpenFrameSet&Frame=frmWeb2&Src=%2FLEGISLA%2FLegislacao.nsf%2FviwTodos%2F01613a7f29d5dc85032569fa004fb36f%3FOpenDocument%26Highlight%3D1%2C42.751%26AutoFrameded>. Acesso em: 9 fev. 2008. BRASIL. Presidência da República. Decreto-lei nº. 9.613 de 20 de agosto de 1946. Lei Orgânica do Ensino Agrícola. Disponível em:< http://www.soleis.adv.br/leiorganicaensinoagricola.htm>. Acesso em: 26 set. 2007. BRASIL. Presidência da República. Portaria nº. 208 de 26 de dezembro de 2005. Aprova o Zoneamento Agrícola para a cultura do milho no Estado de Sergipe. Diário Oficial da União, 26 dezembro de 2005, s. 1, p. 13. BRASIL. Presidência da República. Ministério da Agricultura. Lei nº. 8.731 de 16 de novembro de1993. Transforma as escolas agrotécnicas federais em autarquias e da outras providências. Diário Oficial da União, p. 17293, 17 de novembro de 1993. Disponível em: <http://legislacao.planalto.gov.br/LEGISLA/Legislacao.nsf/fraWeb?OpenFrameSet&Frame=frmWeb2&Src=%2FLEGISLA%2FLegislacao.nsf%2FviwTodos%2Ff7ddaeb3a76da159032569fa00683bfc%3FOpenDocument%26Highlight%3D1%2C8.731%26AutoFramed>. Acesso em: 26 set. 2007. BRASIL. Presidência da República. Ministério da Agricultura. Decreto nº. 22.506 de 21 de janeiro de 1947. Altera a denominação de estabelecimentos de ensino agrícola, subordinados ao Ministério da Agricultura. Diário Oficial da União, 21 de janeiro de 1947. Disponível em: <http://legislacao.planalto.gov.br/LEGISLA/legislacao.nsf/fraWeb?OpenFrameSet&Frame=frmWeb2&Src=%2FLEGISLA%2Flegislacao.nsf%2FviwTodos%2F5bb2dd8f3d37eaa4032569fa004610f9%3FOpenDocument%26Highlight%3D1%2C%26AutoFramed>. Acesso em: 26 set. 2007. 58 BRASIL. Presidência da República. Ministério da Agricultura. Decreto nº. 60.731 19 de maio de 1967. Transfere para o Ministério da Educação e Cultura os órgãos de ensino do Ministério da Agricultura e da outras providências. Diário Oficial da União, 22 de maio de 1967. Disponível em: <http://legislacao.planalto.gov.br/LEGISLA/legislacao.nsf/fraWeb?OpenFrameSet&Frame=frmWeb2&Src=%2FLEGISLA%2Flegislacao.nsf%2FviwTodos%2Fb10c4677c104b584032569fa0057f876%3FOpenDocument%26Highlight%3D1%2C%26AutoFramed>. Acesso em: 26 set. 2007. BRASIL. Presidência da República. Ministério da Agricultura . Decreto nº. 1.029 de 1 de junho de 1939. Das denominações aos aprendizes agrícolas do ministério da agricultura. 1939. Disponível em: <http://legislacao.planalto.gov.br/LEGISLA/Legislacao.nsf/fraWeb?OpenFrameSet&Frame=frmWeb2&Src=%2FLEGISLA%2FLegislacao.nsf%2FviwTodos%2Fa73d81443bede70a032569fa005e80e6%3FOpenDocument%26Highlight%3D1%2C1.029%26AutoFramed>. Acesso em: 9 fev. 2008. BRASIL. Presidência da República. Ministério da Agricultura. Decreto nº. 22.506 de 22 de janeiro de 1947. Altera a denominação de estabelecimentos de ensino agrícola, subordinados ao Ministério da Agricultura. 1947. Disponível em: <http://legislacao.planalto.gov.br/LEGISLA/legislacao.nsf/fraWeb?OpenFrameSet&Frame=frmWeb2&Src=%2FLEGISLA%2Flegislacao.nsf%2FviwTodos%2F5bb2dd8f3d37eaa4032569fa004610f9%3FOpenDocument%26Highlight%3D1%2C%26AutoFramed>. Acesso em: 26 set. 2007. BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação. Lei nº. 5.692 de 8 de novembro de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1 e 2 graus, e da outras providências. 1971. Disponível em: <http://legislacao.planalto.gov.br/LEGISLA/legislacao.nsf/fraWeb?OpenFrameSet&Frame=frmWeb2&Src=%2FLEGISLA%2Flegislacao.nsf%2FviwTodos%2Fd4f06cbaf6a7eac2032569fa00737379%3FOpenDocument%26Highlight%3D1%2C%26AutoFramed>.Acesso em: 25 out. 2007. BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases. nº. 9.394 de 20 dezembro 1996. Disponível em: < http://www.mec.gov.br/home/ftp/LDB.doc>. Acesso em: 02 dez. 2008. BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação. Decreto nº. 83.935 de 4 de setembro de 1979. Altera a denominação dos estabelecimentos de ensino que indica. Coordenação Nacional de Ensino Agropecuário. Escola Agrotécnica Federal. Diário Oficial da União, 5 de setembro de 1979. Disponível em: <http://legislacao.planalto.gov.br/LEGISLA/Legislacao.nsf/fraWeb?OpenFrameSet&Frame=frmWeb2&Src=%2FLEGISLA%2FLegislacao.nsf%2FviwTodos%2F2fdb98462a761aa9032569fa00633698%3FOpenDocument%26Highlight%3D1%2C83.935%26AutoFramed>. Acesso em: 07 nov. 2007. BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação. Lei nº. 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e 59 Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 03 jan. 2008. BRASIL Presidência da República. Ministério da Educação e Cultura. Decreto nº. 2.208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o parágrafo 2 do artigo 36 e os artigos 39 a 42 da lei 9394, de 2/12/1996, que estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional. 1997. Disponível em: <http://legislacao.planalto.gov.br/LEGISLA/legislacao.nsf/fraWeb?OpenFrameSet&Frame=frmWeb2&Src=%2FLEGISLA%2Flegislacao.nsf%2FviwTodos%2F202b146f948c11a8032569fa006ad1fc%3FOpenDocument%26Highlight%3D1%2C%26AutoFramed>. Acesso em: 10 out. 2008. BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação e do Desporto. Lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: <http://legislacao.planalto.gov.br/LEGISLA/legislacao.nsf/fraWeb?OpenFrameSet&Frame=frmWeb2&Src=%2FLEGISLA%2Flegislacao.nsf%2FviwTodos%2Fd90ceaabbce5b62e03256a0e00649212%3FOpenDocument%26Highlight%3D1%2C%26AutoFramed>. Acesso em: 26 set. 2007. BRASIL. Presidência da República. Senado Federal. Lei nº. 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. 1961. Disponível em: <http://legislacao.planalto.gov.br/LEGISLA/Legislacao.nsf/fraWeb?OpenFrameSet&Frame=frmWeb2&Src=%2FLEGISLA%2FLegislacao.nsf%2FviwTodos%2F01613a7f29d5dc85032569fa004fb36f%3FOpenDocument%26Highlight%3D1%2C42.751%26AutoFramed>. Acesso em: 9 fev. 2008. BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação e Cultura. Lema do ensino agrícola. Brasília, DF: COAGRI, 1985. BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação e Cultura. Plano de Desenvolvimento do Ensino Agrícola do 2º Grau. Brasília, 1973. BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Catálogo das instituições federais de educação tecnológica. Brasília, 2002. BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação tecnológica: legislação básica. Brasília, 1994. BERNARDO, S.; SOARES, A. A.; MANTOVANI, E. C. Manual de Irrigação. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2006. BOENTE, A.; BRAGA, G. Metodologia científica contemporânea. Rio de Janeiro: Brasport, 2004. 60 BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal: Porto Editora, 1994. CAMPOS. G. M. Estatística prática para docentes e pós-graduandos. São Paulo: USP, Programa de Incentivo à Produção de Material Didático, [2000]. Disponível em: <http://www.forp.usp.br/restauradora/gmc/gmc_livro/gmc_livro.html>. Acesso em: 14 jan. 2009. CASTRO, C. de; CASTIGLIONE, V.B.R.; BALLA,A, ; LEITE, R.M.V.B. de C.; KARAM, D. ; MELLO, H.C. ; GUEDES, L.C.A. ; FARIAS, J . R . B. A cultura do girassol. Londrina: Embrapa Solos, 1997. 36 p. (Embrapa Solos. Circular Técnica, 13). CÁCERES, D. R. Cultura do girassol. Ribeirão Preto: Cati, 2007. Disponível em: <http://www.cati.sp.gov.br/novacati/tecnologias/producao_agricola/girassol/cultura_girassol.htm>. Acesso em: 13 ago. 2007. CÁCERES, D. R.; PORTAS, A. A. Multissol: um girassol para múltiplos usos. Ribeirão Preto: Cati, 2006. Disponível em: <http://www.cati.sp.gov.br/Cati/_tecnologias/oleaginosas/cr56_multissol.php >. Acesso em: 13 ago. 2007. CHRISTOFIDIS, D. Irrigação, a fronteira hídrica na produção de alimentos. ITEM - Irrigação e Tecnologia Moderna, Brasília, n. 54, 2002. CONAB. Acompanhamento da safra Brasileira: café safra 2008, quarta estimativa dezembro. Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/conabweb/download/safra/Boletim.pdf>. Acesso em: 2 jan. 2009. CURTIS, L. M.; POWELL, A. A.; TYSOB, T. W. Microirrigation of peaches in the southeast. Irrigation Journal, New York, v. 46, n. 2, 1996. DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Nacional, 1959. DIEHL, A. A. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004. DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Trabalho acadêmico. 2002. Monografia. Pontifícia Universidade Católica. Departamento de Educação, Rio de Janeiro, 2002. EMDAGGRO. Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe. Informações básicas municipais: município de São Cristóvão. 2008. Disponível em: <http://www.emdagro.se.gov.br/modules/wfdownloads/visit. php?cid=1&lid=194>. Acesso em: 11 nov. 2009. FAGUNDES, L. C.; SATO, L. S.; MAÇADA, D. L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Porto Alegre: Ministério da Educação, 2001. (Coleção Informática para a Mudança na Educação). Disponível em: <http://mathematikos.psico.ufrgs.br/textos.html>. Acesso em 04 abr. 2007. 61 FAGUNDES, M. H. Sementes de girassol: alguns comentários. 2002. Disponível em: http:/www.conab.gov.br. Acesso em: 5 Out. 2007. FAO. Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. Crop Water Management. Sunflower. 2002. Disponível em:<http://www.fao.org/ag/agl/aglw/cropwater/sunflower.stm> . Acesso em: 6 fev. 2008. FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994. FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola. 1991. FAZENDA, I. C. A. (org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993. FLAGELLA, Z. et al. A. Effect of supplementary irrigation on seed yield and oil quality of sunflower (Helianthus annuus L.) grown in a sub-arid environment. In: CONFÉRENCE INTERNATIONALE TOURNESOL; INTERNATIONAL SUNFLOWER CONFERENCE, 15., 2000. Proceedings... 2000. v. 1, p. c139-144. FLEMMING, D. M. et al. Projetos de trabalho em educação matemática: desafios e possibilidades. In: SIMPOSIO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 3., 2001, Chivilcoy. 2001. Anais... Chivilcoy, 2001. 1 CD-ROM. FONSECA, S. G. Didática e pratica de ensino de historia. Campinas: Papirus, 2003. FRANCO, M. L. Ensino médio: desafios e reflexões. Campinas: Papirus, 1994. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, 2005. FREIRE, P. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2000. FREIRE, P. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2001. GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999. GIACOIA NETO, J. História e evolução da irrigação. Jornal Informativo Verde Itograss, São Paulo, n. 62, 2007. Disponível em: <www.itograss.com.br/informativoverde/edicao62/pagina07.pdf – Site>. Acesso em: 12 set. 2007. GIRASSOL, semear na época adequada. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2008. (Embrapa Trigo. Centro Nacional de Pesquisa do Trigo). Disponível em: <http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=23717> Acesso em: 15 nov. 2008. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, mai./jun. 1995. 62 GOMES, H. P. Engenharia de irrigação: hidráulica dos sistemas pressurizados, aspersão e gotejamento. João Pessoa:UFPB, 1994. GOMES, E. M.; UNGARO, M. R. G.; VIEIRA, D. B. Impacto da suplementação hídrica no acúmulo e partição da matéria seca de girassol. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GIRASSOL, 3.; REUNIÃO NACIONAL DA CULTURA DE GIRASSOL, 15., 2003, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: CATI, 2003. 1 CD ROM. HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. HERÁNDEZ, F. Os projetos de trabalho e a necessidade de transformar a escola: I e II . Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, n. 20-21, mar./jun. 1998a. HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. HERNÁNDEZ, F; VENTURA, M. “A organização do currículo por projetos de trabalho”: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. HUBNER, M. M. Guia para elaboração de monografias e projetos de dissertação de mestrado e doutorado. São Paulo: Mackenzie, 1998. INCRA. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. II Plano regional de reforma agrária: 2004. Sergipe, 2004. 1 CD ROM. JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. JOLIBERT, J. Formando crianças leitoras de texto. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994a. JOLIBERT, J. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994b. KAWAMURA, L. Novas tecnologias e educação. São Paulo: Ática, 1990. LÉO, L. F. R.; HERNANDEZ, F. B. T. O futuro da irrigação nos países de terceiro mundo. A Voz do Povo, Ilha Solteira, a. 1, n. 35, p.7, 2001. Disponível em: <LÉO, L. F. R.; HERNANDEZ, F. B. T. O futuro da irrigação nos países de terceiro mundo. A Voz do Povo>. Acesso em: 23 fev. 2009. LUCKESI, C.C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994. LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária Ltda, 1986. MADURO, C. P. O sistema escola-fazenda: um estudo avaliativo. 1979. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, 1979. MANTOVANI, E. C.; BERNARDO, S.; PALARETTI, L. F. Irrigação: princípios e 63 práticas. Viçosa: UFV, 2006. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. MARQUES, W. E. U. de E.; SCALCO, G. Transdiciplinaridade e complexidade. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 9, n. 52, p. 70-73, 2003. MARTINS, H. H. T. de S. Metodologia qualitativa da pesquisa. 2004. Monografia. Universidade de São Paulo, Departamento de Sociologia, São Paulo, 2004. MARTINS, J. R. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas: Papirus, 2001. MENEZES, A. V. C. de. Estado e organização do espaço semi-árido sergipano. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe. Núcleo de Pós Graduação em Geografia, 1999. MERRIEN, A.; MILAN M. J. Phyiologie du Tournesol. Paris: Centre Technique Interprofessionnel des Oléagineux Metropolitáins, 1992. Racines et feuilles. MÉTODOS e técnicas de pesquisa: tipos de pesquisa e técnicas de investigação científica. Curso de pesquisa em Educação Física. Universidade de Brasília. Disponível em: <vsites.unb.br/fef/downloads/dulce/metodos_e_tecnicas_de_pesquisa.ppt>. Acesso em: 28 fev. 2009. MORIN, E. A cabeça bem-feita: reformar a reforma, reforçar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. NASCIMENTO, J. C. do. Educação e trabalho: o processo de formação na Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão. Revista do Mestrado em Educação, São Cristóvão, v. 7, p. 135-158, 2003. NASCIMENTO, J. C. do. Memórias do Aprendizado: 80 anos de ensino agrícola em Sergipe. Maceió: Cataventos, 2004. NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Cadernos de pesquisas em administração, São Paulo. v. 1, n. 3, 1996. OLIVEIRA, I. R; CARVALHO, H. W. L.; LIRA, M. A.; CARVALHO, C. G. P.; RIBEIRO, S. S.; OLIVEIRA, V. D. Avaliação de cultivares de girassol na zona agreste do nordeste brasileiro. In: REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA DE GIRASSOL, 17., 2007, Uberaba. Anais… Londrina: Embrapa Soja, 2007. p. 197-200. PEDAGOGIA TRADICIONAL. In: MENEZES, E. T. de; SANTOS, T. H. dos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira. São Paulo: Midiamix, 2002. PEREIRA, J. C. Laboratório de epidemiologia e estatística. São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.lee.dante.br/index.html>. Acesso em: 0 5jan. 2009. PERINI, M. A. Para uma nova gramática do portuguuês. São Paulo: Ática, 1996. 64 RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989 ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guias para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudo de casos. São Paulo: Atlas, 1999. SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistema. São Paulo: Autores associados, 2005. SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Caxambu: ANPED, 2006. SICHMAN, W.; ROCHA, J. L.V.; BIERREGARD, A. C. Sunflowers in Brazil. In: THE POTENTIAL OF SUNFLOWER AS NA EDIBLE OIL CROP IN BRAZIL INTERN. SUNFLOWER CONFERENCE, 4., 1970. Memphis. Proceedings,.. Memphis, 1970. p. 62-70. SILVA, M. N. da. A cultura do girassol. Jaboticabal: FUNEPUNESP, 1990. SINGH, D. A.; SINGH, S. M. Impact of irrigation on sunflower productivity. In: : CONFÉRENCE INTERNATIONALE TOURNESOL; INTERNATIONAL SUNFLOWER CONFERENCE, 15., 2000. Proceedings… International Sunflower Association, 2000. v. 1, p. 109-114. SMIDERLE, O. J.; MOURÃO JÚNIOR, M.; GIANLUPPI, D; CASTRO, C. de. Adubação nitrogenada para girassol nos cerrados de Roraima. In: REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA DE GIRASSOL, 16.; SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE A CULTURA DO GIRASSOL, 4., 2005, Londrina. Anais... Londrina: Embrapa Soja, 2005. p. 32-35. SMOLE, K. S. Aprendizagem significativa: o lugar do conhecimento e da inteligência. Revista Aprender, Portalegre, PT, a. 1, n. 1, maio/jul., 2000. SOARES, A. M. D. Política educacional e configurações dos currículos de formação de técnicos em agropecuária nos anos 90: regulação ou emancipação? 2003. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Agrícola e Sociedade)-Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, CPDA, Seropédica, 2003. SOARES, C. C. Construindo a escola plural: a apropriação da Escola Plural por docentes do Ensino Fundamental. 2000. Dissertação (Mestrado)-Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000. SOUZA. J. dos S. Trabalho, educação e sindicalismo no Brasil: anos 90. Campinas: Autores associados, 2002. SOUZA, L. S.; VIEIRA NETO, R. D. Cultivo da banana para o ecossistema dos tabuleiros costeiros. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2003. TABOSA, J. N. Girassol, uma cultura possível no nordeste. Nordeste Rural Negócios do Campo, Agricultura, 13 mai. 2004. Disponível em: <http://www.nordesterural.com.br/nordesterural/matler.asp?newsId=1006>. Acesso em: 02 jan. 2009. 65 TECNOLOGIAS de Produção de Girassol. Londrina: Embrapa Soja, 2000. (Embrapa Soja. Sistema de Produção, 1). Disponível em: <http://www.cnpso.embrapa.br/producaogirassol/importancia.htm>. Acesso em: 05 jan. 2009. TOSTA, S. Notas de aula da disciplina metodologia de pesquisa em educação: estudo de caso do mestrado em educação. Belo Horizonte: PUC/MINAS, 2002. TURATTI, J. M; PORTAS, A. A. Produção artesanal e óleo de girassol. Campinas: CAT, 2001. (CATI Responde, 46). UNGARO, M. R. G. Girassol (Helianthus annuus L.). Boletim Informativo do Instituto Agronômico, Campinas, v. 2000, n. 5, p.112-113, 1990. UNGARO, M. R. G.; QUAGGIO, J. A.; GALLO, P. B; DECHEN, S. C. F.; LOMBARDI NETO, F.; CASTRO, O. M. Comportamento do girassol em relação à acidez do solo. Bragantia, Campinas, v. 44, n. 1, p. 41-48, 1985. UNITED STATES DEPARTAMENT OF AGRICULTURE. 2005. Disponível em: <http://www.cnpp.usda.gov/default.htm>. Acesso em: 9 dez. 2009. ZAFFARONI, E.; SILVA, M . A. V.; AZEVEDO, O. V. de. Potencial agroclimático da cultura do girassol no estado da Paraíba . I Temperatura e Radiação Solar. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 29, p. 1483-1491, out. 1994. ZANINI, J. R.; PAVANI, L. C.; TAROZZO, M. Avaliação da vazão de um sistema de irrigação por microaspersão em cultura de bananeira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 27., 1998, Poços de Caldas. Anais... Poços de Caldas: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 1998. v. 2, p. 290-292. | por |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/8500/2009%20-%20Jac%c3%b3%20Ara%c3%bajo%20de%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/15088/2009%20-%20Jac%c3%b3%20Ara%c3%bajo%20de%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/21572/2009%20-%20Jac%c3%b3%20Ara%c3%bajo%20de%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/27894/2009%20-%20Jac%c3%b3%20Ara%c3%bajo%20de%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/34262/2009%20-%20Jac%c3%b3%20Ara%c3%bajo%20de%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/40638/2009%20-%20Jac%c3%b3%20Ara%c3%bajo%20de%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/47414/2009%20-%20Jac%c3%b3%20Ara%c3%bajo%20de%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/53830/2009%20-%20Jac%c3%b3%20Ara%c3%bajo%20de%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2426 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2018-09-12T11:45:07Z No. of bitstreams: 1 2009 - Jacó Araújo de Oliveira.pdf: 4244721 bytes, checksum: 02cc9649b101c305bf9e67e48d13be0b (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2018-09-12T11:45:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Jacó Araújo de Oliveira.pdf: 4244721 bytes, checksum: 02cc9649b101c305bf9e67e48d13be0b (MD5) Previous issue date: 2009-12-08 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2009 - Jacó Araújo de Oliveira.pdf | Jacó Araújo de Oliveira. | 4.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.