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dc.contributor.authorSana, Peter
dc.date.accessioned2023-12-22T02:39:38Z-
dc.date.available2023-12-22T02:39:38Z-
dc.date.issued2015-04-27
dc.identifier.citationSANA, Peter. A dimensão educativa do pensamento e da ação de D. Adriano Hypólito nas lutas sociais da Baixada Fluminense no período da ditadura militar (1964-1985). 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12995-
dc.description.abstractNo trabalho intitulado como "A dimensão educativa do pensamento e da ação de D. Adriano Hypólito nas lutas sociais da Baixada Fluminense no período da ditadura militar (1964-1985)", investigamos desde a formação do pensamento da Igreja Católica no Brasil, sua participação na educação colonial, imperial e republicana até o momento que corresponde à tomada de decisão por parte da alta hierarquia eclesiástica, em função da conjuntura a qual foi impulsionada a coexistir, em optar pelos mais pobres da sociedade. Durante a primeira metade do século XX a Igreja com seu caráter conservador busca os meios mais influentes para aliar-se e assim tomar para si uma importância na participação ativa da sociedade, quer seja no âmbito dos meios formais de educação como escolas e seminários, até nos meios informais como a mídia impressa, radiofônica e televisiva. A formação política passou a ter uma importância para a Igreja na medida que observando conjuntura da América Latina, percebe-se que as classes menos abastadas da sociedade sofriam com a injustiça e desigualdade social. Foi desta maneira que surgiram alguns setores da Igreja Católica que, fortalecidos pelo Concílio Vaticano e as Conferências de Medellín e Puebla, buscaram formas mais ativas de atuação política na mobilização e politização das massas, unindo fé à luta por justiça social. Neste contexto que surgiu a figura do Bispo Dom Adriano Mandarino Hypólito na Baixada Fluminense, quando no ano de 1966, já observando a estrutura política montada após o golpe de 1964, assumiu a Diocese de Nova Iguaçu e aderiu o movimento denominado Teologia da Libertação e passou a ter uma postura de liderança diante dos movimentos sindicais, sociais, e dos leigos e religiosos que buscavam igualdade social e melhorias nos setores mais importantes da sociedade como a educação, saúde, saneamento básico, reforma agrária e política, etc. A participação do bispo de Nova Iguaçu fez com que os setores conservadores da própria Igreja reagissem contra seu bispado, assim como o governo militar vigente e a elite econômica, buscando terminar com a onda de conscientização política do povo, instrumentalizada por organizações como as Comunidades Eclesiais de Base e Movimento Amigos de Bairro, estes que tiveram a orientação e financiamento pela Igreja proposta pelo bispado de Dom Adriano em consonância com a conjuntura de luta e resistência contra o regime militar e as desigualdades e injustiças sociais provocadas pelo sistema vigente.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCatholic Churcheng
dc.subjectLiberation Theologyeng
dc.subjectDom Adriano Mandarino Hypólitopor
dc.subjectIgreja Católicapor
dc.subjectTeologia da Libertaçãopor
dc.titleA dimensão educativa do pensamento e da ação de D. Adriano Hypólito nas lutas sociais da Baixada Fluminense no período da ditadura militar (1964-1985)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe work titled as "The educational dimension of the thought and the action D. Adriano Hypólito in the social struggles of the Baixada Fluminense during the military dictatorship (1964-1985)", investigated since the formation of the thought of the Catholic Church in Brazil, it's share the colonial, imperial and republican education to date that corresponds to the decision-making by senior ecclesiastical hierarchy, depending on the situation which was driven to coexist in opting for the poorest in society. During the first half of the twentieth century Church, with its conservative nature, seeks the most influential means to ally and so take him a role in active participation of society, whether in the case of formal education means such as schools and seminars, even in the informal means such as the press, radio and television media. The political education now has an importance for the Church in as observing situation in Latin America, it is noticed that the less affluent classes of society suffered from injustice and social inequality. It was in this way that there were some sectors of the Catholic Church, strengthened by the Vatican Council and the Medellin and Puebla conferences, sought more active forms of political activity in the mobilization and politicization of the masses, uniting faith to fight for social justice. In this context that the figure of the Bishop Adriano Mandarino Hypólito in the Baixada Fluminense, when in 1966, already observing the political structure set up after the 1964 coup, took over the Nova Iguaçu Diocese and joined the movement called Liberation Theology and spent to take a leadership attitude toward the union, social movements, and lay and religious who sought social equality and improvements in the most important sectors of society such as education, health, sanitation, land reform and policy, etc. The participation of Nova Iguaçu bishop made the conservative sectors of the Church reacted against his bishopric, as well as the current military government and the economic elite, seeking to end the wave of political awareness of the people, exploited by organizations such as the Christian Communities Base and Neighborhood Friends Movement, these who had the guidance and funding for the Church proposed by Don Adriano de bishopric in line with the situation of struggle and resistance against the military regime and social inequalities and injustices caused by the current system.eng
dc.contributor.advisor1Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.referee1Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.referee2Andrade, Flávio Anísio
dc.contributor.referee3Oliveira, Álvaro de
dc.creator.ID057.518.227-06por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4336263910405673por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2063
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-09-29T18:54:06Z No. of bitstreams: 1 2015 - Peter Sana.pdf: 2426905 bytes, checksum: 4886ee552c348aa742f8706df208997b (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-29T18:54:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Peter Sana.pdf: 2426905 bytes, checksum: 4886ee552c348aa742f8706df208997b (MD5) Previous issue date: 2015-04-27eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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