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dc.contributor.authorPassau, Aline da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:39:39Z-
dc.date.available2023-12-22T02:39:39Z-
dc.date.issued2012-12-05
dc.identifier.citationPASSAU, Aline da Silva. A dimensão socioambiental das aulas de ciências da plataforma interativa Educopédia: um estudo pelo olhar da educação ambiental crítica. 2012. 93 f. Dissertação Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12998-
dc.description.abstractOs problemas ambientais têm se intensificado nos últimos anos, ficando cada vez mais iminente a implantação de uma Educação Ambiental Crítica – transformadora da sociedade, ou seja, comprometida com melhoria das condições sociais, econômicas e políticas. Como a escola é um ambiente extremamente favorável ao desenvolvimento de práticas socioeducativas, a inserção da Educação Ambiental (EA) nesse espaço deve ser vista como uma alternativa para construir uma formação cidadã. Em paralelo às problemáticas ambientais, vive-se a forte e acelerada incorporação das tecnologias ao cotidiano; por isso, também não se pode ignorar seu papel na educação. Como as questões da EA estão vinculadas à contemporaneidade, e o avanço tecnológico é também uma questão da demanda atual da sociedade, a associação entre tecnologias e formação em EA deve ser vista como uma possibilidade didático-pedagógica importante para fortalecer a prática da EA escolar. Nesta pesquisa, objetivou-se promover uma discussão sobre a inserção da EA no âmbito escolar pelo uso das novas tecnologias educacionais; neste caso, abordou-se a plataforma digital interativa Educopédia, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) e o Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da empresa Oi. Buscou-se também identificar as concepções e o alinhamento político-pedagógico de EA presentes nas aulas selecionadas e também nas respostas dos professores de Ciências entrevistados, a partir da proposta de utilizar essa plataforma para trabalhar EA no âmbito escolar. Foi feita uma análise de caráter qualitativo, para identificar a dimensão socioambiental presente nos questionários dos docentes selecionados e nas aulas de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental da Educopédia. Os resultados desta pesquisa confirmaram uma grande influência do pensamento hegemônico conservador que chega ao ambiente escolar por meio dessa proposta educacional e que se reflete na teoria e na prática docentes. Apontaram também que embora em alguns momentos se faça presente nas aulas e nas respostas de alguns docentes o pensamento contra-hegemônico crítico, este se encontra muito fragilizado e contraditório, de acordo com a dicotomia que prevalece entre o discurso e a prática docentes. Por fim, não obstante a proposta de utilizar a plataforma Educopédia para trabalhar EA no ambiente escolar tenha sido bem aceita pelos docentes, isto não representa avanços significativos na perspectiva crítica da Educação Ambiental, além de apresentar muitos problemas ligados à infraestrutura escolar.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambiental Críticapor
dc.subjectPlataformas educativaspor
dc.subjectNovas Tecnologias Educacionaispor
dc.subjectCritical Environmental Education. .eng
dc.subjectEducational platformseng
dc.subjectNew Educational Technologieseng
dc.titleA dimensão socioambiental das aulas de ciências da plataforma interativa Educopédia: um estudo pelo olhar da educação ambiental críticapor
dc.title.alternativeThe social environmental dimension in the classes of Science through the interactive platform Educopédia: a study through the view of Critical Environmental Education.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe environmental problems has increased in the recent years, getting increasingly imminent the implantation of a Critical Environmental Education - modifier in our society, committed with the improvement of social, economic and political conditions. As the school, an environment extremely favorable to the development of social educational practices, the insertion of Environmental Education (EE) in schools should be seen as an alternative to build up a citizen formation. Parallel to the environmental problems, we live a strong and accelerated incorporation of technologies in our everyday life; therefore, we cannot ignore the role of education. As the questions of EE are always incorporated to our contemporary society, and the technological improvement is also a question of current demand of society, associate technologies and formation in EE, it should be seen as a didactic pedagogical possibility important to strength the practice of EE in the schools. This research aimed to promote a discussion about an insertion of EE in the educational scope, by the use of new educational technologies, in this case, the digital platform Educopédia, result of partnership between the Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (SME) and Oi Futuro, an institute of social responsibility of Oi’s company. We sought to identify the conceptions and political alignments – pedagogical of EE presented in the selected and also the answers of interviewed teachers of Science, from the purpose of proposal of use this platform to work EE in the school scope. It was an analysis of quantity character, to identify the social environmental dimension presented in the questionnaires from selected teachers and in the classes of Science from the sixth year from an elementary school, using Educopédia. The results of this research confirmed the great influence in the logical conservative thought in this educational proposal that comes to school environment, which reflects in the theory and teaching practice. They also show that even though in some moments, the thought against the hegemonic critics are present in the class and answer of some teacher, it is still found very weakened and contradictory, by the dichotomy that prevails in the discourse and teaching practice. Finally, even tough, the proposal of using the platform Educopédia to work EE in the school environment has been well accepted by the teaches, it does not represent significant advances in the critical perspectives in the Environmental Education, besides that, we registered that it has lot of problems related to school infrastructureeng
dc.contributor.advisor1Guimarães, Mauro
dc.contributor.advisor1ID899.194.597-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221por
dc.contributor.referee1Guimarães, Mauro
dc.contributor.referee2Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.referee3Anjos, Maylta Brandão dos
dc.creator.ID105.001.337-94por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5550097327926347por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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