Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12999
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSingulani, Amanda Macedo
dc.date.accessioned2023-12-22T02:39:39Z-
dc.date.available2023-12-22T02:39:39Z-
dc.date.issued2011-04-29
dc.identifier.citationSINGULANI, Amanda Macedo. As juventudes e suas corporeidades no cotidiano de uma escola pública de Seropédica. 2011. 90 f. Dissertação( Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12999-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo evidenciar as práticas juvenis entrelaçando dois temas de grande relevância na contemporaneidade: corporeidades e juventudes. O intuito é de possibilitar outras formas de intervenção nas escolas sugerindo um diálogo profícuo entre ela e os fluxos identitários expressos pelas corporeidades dos jovens da escola escolhida que indicam formas de serem jovens na contemporaneidade. Para isto, durante quatro meses foram feitas visitas ao cotidiano escolar das aulas de educação física de uma escola da rede pública do município de Seropédica. Fundamentada no Método com os Cotidianos busquei nos acontecimentos mais casuais do dia-a-dia, nas imagens e nas falas dos jovens daquele contexto escolar, indícios que pudessem revelar as práticas consideradas importantes para a vida deles. Busquei nos chamados Estudos Culturais as bases que necessitava para valorizar e reconhecer as incontáveis diferenças culturais e os diversos desenvolvimentos dos seres humanos sinalizando suas riquezas e pertinências para o ambiente escolar. No decorrer da pesquisa fui percebendo a importância de explicitar alguns dos enfoques concedidos ao termo juventudes para esclarecer minha escolha por uma concepção de sentido múltiplo para o termo. Mergulhada na metodologia durante as visitas ao campo atinei para as falas dos sujeitos da pesquisa que manifestaram a insuficiência de conceber uma noção do termo juventudes cristalizada em faixas etárias. A discussão do termo corporeidade que concebe o corpo como um artefato cultural e lugar de produção de conhecimento contribuiu grandiosamente para que eu pudesse entender a centralidade do corpo na construção das identidades juvenis. Foi a partir de uma juventude interminável e de um corpo multidimensional que minha discussão se entrecruzou com duas práticas marcantes para compor as identidades e (ciber)identidades juvenis na contemporaneidade: as marcas e próteses corporais e o ciberespaço. A cibercultura prática de nossa cultura contemporânea alertou-me para a urgência em perceber que os espaços de conhecimento e aprendizado foram alargados para fora dos muros escolares tornando-se essencial a redefinição dos canais de comunicação entre educadores profissionais e os seus interlocutores. Contudo, acredito ser possível e necessário à escola encontrar perspectivas culturais e educacionais que propiciem novas temáticas com significados que levem em consideração os anseios dos estudantes, tornando-se assim em um espaço que contemple seu propósito de interação socialpor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCulturas Juvenispor
dc.subjectIdentidadespor
dc.subjectCorporeidadespor
dc.subjectYouth Cultureseng
dc.subjectIdentitieseng
dc.subjectEmbodimenteng
dc.titleAs juventudes e suas corporeidades no cotidiano de uma escola pública de Seropédicapor
dc.title.alternative"The youths and their corporeality in daily school at Seropédica’s public school."por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis search aims to highlight the young practical contemporary intertwining two themes of relevance in contemporary society: corporeality and youths. The intent is to allow other forms of intervention in schools suggests a fruitful dialogue between it and the identity expressed by corporeality flows from school choice that indicate ways to be young nowadays. For this, for four months were made daily visits to the school of physical education classes in a public school in the city of Seropédica. Based on the Method everyday I looked at the events in more casual day-to-day, in images and words of young people that school context clues that might reveal the practices that are considered important to them. I searched in Cultural Studies called the bases it needed to appreciate and recognize the countless cultural differences and the various developments of humans signaling their wealth and pertinence to the school environment. During the research I realized the importance of clarifying some of the approaches to the term given to youths to clarify my choice for a design of multiple meaning of the term. Dipped in methodology during the field visits chance provided me for the speech of the subjects who showed the inadequacy of conceiving a notion of the term youth crystallized in ages. The discussion of the term embodiment that conceives the body as cultural artifact and a place of knowledge production has contributed greatly to what I could understand the centrality of the body in the construction of youth identities. It was from an Endless Youth and a multidimensional body that my discussion is intersected with two outstanding practices to form identities and (cyber) in contemporary youth identities, brands and body prosthetics and cyberspace. Cyberculture practice of our contemporary culture alerted me to the urgent need to realize that the spaces of knowledge and learning have been extended outside the school walls making it essential to redefine the lines of communication between professional educators and their partners. However, I believe is possible and necessary to meet school educational and cultural perspectives that provide new meanings with themes that take into account the wishes of students, making it into a space that includes its purpose of social interaction.eng
dc.contributor.advisor1Berino, Aristóteles de Paula
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252por
dc.contributor.referee1Berino, Aristóteles de Paula
dc.contributor.referee2Victorio Filho, Aldo
dc.contributor.referee3Cupolillo, Amparo Villa
dc.creator.ID09435313736por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1507376725664151por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesABRAMO, Helena Wendel; BRANCO, Pedro Paulo Martoni (org.) Retratos da juventude brasileira: análise de uma pesquisa nacional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2008. ______. Cenas Juvenis. São Paulo: Scritta/ANPOCS, 1994. ALVES, Nilda. “Cultura e cotidiano escolar”. In: Revista Brasileira de educação. Campinas, SP: Editora Autores Associados Ltda., n 23, Mai/Jun/Jul/Ago, 2003. ALVES, N.; OLIVEIRA, I. B. Contar o passado, analisar o presente e sonhar o futuro. In: ______. (Org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. ALVES, N. decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: ______. (Org.): Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre rede de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. ARAÚJO, Júlio César. “O que meu aluno faz nesse tal de Orkut”? Vida educação. Fortaleza: Brasil Tropical, v. ano3, n.9, 2006, p. 29-32. ASSMANN, Hugo. Paradigmas educacionais e corporeidade. Piracicaba: UNIMEP, 1994. BAUMAM, Zigmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BERINO, Aristóteles de Paula. O Bixu vai pegá: a futuridade jovem. Jornal Eletrônico: Redes Educativas e Currículos Locais, Rio de Janiero, Ano 3, n.16, Maio/2010. BERINO, Aristóteles de Paula; VICTORIO, Aldo. “Caveirão & homem prostituto & late que eu estou passando: o que vemos, o que nos olha no cotidiano escolar. In: II Congresso Internacional Cotidiano: diálogos sobre diálogos. Niterói, 2008. BERINO, Aristóteles de Paula; VICTORIO, Aldo. Culturas Juvenis, cotidianos e currículos. In: Currículo sem Fronteiras, v.7, n.2, pp.7-20, Jul/Dez 2007. BRACHT, Valter. Saber e fazer pedagógicos: acerca da legitimidade da Educação Física como componente curricular. In: CAPARROZ, Francisco Eduardo (org.) Educação Física escolar: política, investigação e intervenção. vol.1. Vitória: PROTEORIA, 2001. CALLIGARIS, Contardo. A Adolencência. 2ª Ed. São Paulo: Publifolhga, 2009. CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982. 87 CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventudes e cidades educadoras. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. CARROL, Lewis. Alice no país das maravilhas. São Paulo: Rideel, 2000. CATANI, Afrânio Mendes; GILIOLI, Renato de Sousa Porto. Culturas Juvenis: múltiplos olhares. São Paulo: UNESP, 2008. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis,RJ: Vozes, 1994. COSTA, Jurandir Freire. O vestígio e a aura: corpo e consumo ma moral do espetáculo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. COSTA, Rogério da. A cultura digital. São Paulo: Publifolha, 2002. COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. “Estudos culturais, educação e pedagogia”. In: Revista Brasileira de educação. Campinas, SP: Editora Autores Associados Ltda., n 23, Mai/Jun/Jul/Ago, 2003. CUPOLLILO, Amparo Villa. Corporeidade e conhecimento: diálogos necessários à Educação Física e à escola. Tese de doutorado (Doutorado em Educação), Niterói: Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2007. CUPOLILLO, Martha. Pensando nas corporeidades: movimentos de hegemonias e de resistências. Educação e imagem, Rio de Janeiro, Ano 1, n.6, Dez/2007 – Jan/2008. DAMÁSIO, Antônio R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. DESCARTE, René. O discurso do método. São Paulo: Martins Fontes, 1996. ERIKSON, Erik. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. FERREIRA, Vítor Sérgio. “Do renascimento das marcas corporais em contextos de neotribalismo juvenil”. In: PAIS, José Machado; BLASS, Leila Maria da Silva. Tribos Urbanas: produção artística e identidades. São Paulo: Annablume, 2004. FREIRE FILHO, João. Reinvenções da resistência juvenile: os estudos culturais e as micropolíticas do cotidiano. Rio de janeiro: Mauad X, 2007. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. GARBIN, Elisabete Maria. “Participação Juvenil nas escolas - conectados por um fio: alguns apontamentos sobre internet, culturas juvenis contemporâneas e escola”. In: Salto para o futuro – Juventude e escolarização: os sentido do Ensino Médio. Ministério da Educação. Ano XIX boletim 18 - Novembro/2009. 88 ______. “Culturas juvenis, identidades e internet: questões atuais”. In: Revista Brasileira de educação. Campinas, SP: Editora Autores Associados Ltda., n 23, Mai/Jun/Jul/Ago, 2003. GARCIA, Regina Leite (org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. HALL, Stuart. A identidade Cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. LARAIA, Roque de barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1989. LE BRETON, David. Sociologia do corpo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. ______. Adeus ao corpo: Antropologia e sociedade. Campinas, SP: Papirus, 2003. LÈVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro:Ed. 34 Ldta, 1999. MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janiero: Forense Universitária, 1998. MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001. MONTEIRO, Aloísio; CUPOLILLO, Amparo; CUPOLILLO, Martha. “Culturas e corporeidades: perspectivas na formação de professores.” In: MONTEIRO, Aloísio; SISS, Ahias. Educação, cultura e relações interétnicas. Rio de Janeiro: Quartet: EDUR, 2009. MORIN, Edgard. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. ______. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituo Piaget, 1991. NAJMANOVICH, Denise. “O feitiço do método” In: GARCIA, Regina Leite (org.). Método; Métodos; Contramétodo. São Paulo: Cortez: 2003. NAJMANOVICH, Denise. O sujeito encarnado – questões para pesquisa no/do cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. OLIVEIRA, I. B.; SGARBI, P. A invenção cotidiana da pesquisa e seus métodos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 98, p. 15-22, jan./abr. 2007. OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 89 ORTEGA, Francisco. “Das utopias sociais às utopias corporais: identidades somáticas e marcas corporais”. In: Culturas jovens: novos mapas do afeto. ALAMEIDA, Maria Isabel Mendes de; EUGENIO, Fernanda (orgs.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 7 à 21. ORTEGA, Francisco. O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. PAIS, José Machado. “Busca de si: expressividades e identidades juvenis.” In: Culturas jovens: novos mapas do afeto. ALAMEIDA, Maria Isabel Mendes de; EUGENIO, Fernanda (orgs.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. PAIS, José Machado. Tribos urbanas: produção artísticas e identidades. São Paulo: Annablume, 2004. ______. “A construção social da juventude – alguns contributos.” In: Revista Análise Social, vol. XXV (105-106), 1990 (1.°, 2.°), 139-165. PRO-POSIÇÕES/Universidade Estadual de Campinas. Dossiê – A visibilidade do corpo. Faculdade de Educação. Campinas, SP, v.14, n.2 (41), maio/ago. 2003. SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2002. SAVAGE, Jon. A criação da Juventude: como o conceito do teenage revolucionou o século XX. Rio de Janeiro: Rocco, 2009. SILVA, Tomaz Tadeu da (org); HALL, Stuart; WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. SOARES, Carmen Lúcia. Educação física: raízes européias e Brasil. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. VEIGA-NETO, Alfredo. “Cultura, culturas e educação”. In: Revista Brasileira de educação. Campinas, SP: Editora Autores Associados Ltda., n 23, Mai/Jun/Jul/Ago, 2003. ______. Comenius e a educação. Belo Horizonte: Antêntica, 2001. 90 REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS ALVES, Nilda. Midiaeducação em debate. Revista pontocom. Disponível em: http://www.revistapontocom.org.br/destaques/midiaeducacao-emdebate? utm_source=revistapontocom&utm_campaign=9d69043c86- Newsletter_2_Abril_2_44_9_2011&utm_medium=email. Acessado em de abril de 2011. BERINO, Aristóteles de Paula. Informações sobre cinema e educação. [Mensagem destinada ao grupo de pesquisa Estudos Culturais em Educação e Arte]. Mensagem recebida por: gaiaventre@yahoo.com.br, em 26 de março de2011. Folha.com. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/795231-acesso-debrasileiros- a-internet-cresce-113-em-quatro-anos-diz-ibge.shtml. Acessado em 02 de março de 2011. HALL, Stuart. A centralidade da cultura: nota sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Disponível em: http://www.educacaoonline.pro.br/index.php. Acesso em: abril de 2011. PINTO, Vinícius Soares. Disponível em: http://midiaeducacao.com.br/?p=7425. Acessado em 25 de março de 2011. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orkut. Acessado em 02 de março de 2011.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/63754/2011%20-%20Amanda%20Macedo%20Singulani.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4325
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-01-11T12:01:37Z No. of bitstreams: 1 2011 - Amanda Macedo Singulani.pdf: 1523144 bytes, checksum: 174c80521ece5b0ce609c489ad474e5f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-11T12:01:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Amanda Macedo Singulani.pdf: 1523144 bytes, checksum: 174c80521ece5b0ce609c489ad474e5f (MD5) Previous issue date: 2011-04-29eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Amanda Macedo Singulani.pdfAmanda Macedo Singulani1.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.