Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13008
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Ozias Inocêncio
dc.date.accessioned2023-12-22T02:39:42Z-
dc.date.available2023-12-22T02:39:42Z-
dc.date.issued2018-08-21
dc.identifier.citationFERREIRA, Ozias Inocêncio. Políticas Municipais de Qualificação docente para a educação das relações étnico-raciais na escola: o caso do Município de Queimados. 2018. 157 f.. Dissertação( Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13008-
dc.description.abstractA dissertação aborda as Políticas Municipais de Qualificação Docente para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Escola: O caso do Município de Queimados, que trata da emblemática qualificação dos docentes em serviço, com amparo na Lei nº 10.639/2003, que alterou a LDBEN nº 9394/1996. Neste contexto, é possível verificar que não consta no Brasil, uma política séria de inclusão social do negro. Os indicadores produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, através do Programa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad), são fartos e inequívocos quanto a pouca participação do negro na mídia televisiva e a baixa autoestima que possui em relação à sua identidade pessoal. É preciso fazer com que as crianças afro-brasileiras tenham orgulho de si mesmas, que respeitem e aprendam a amar e admirar a cor de sua pele, seus traços físicos, seus cabelos etc. A política de cotas se torna uma medida que além de ampliar o mercado de trabalho, contribui com novos referenciais para as pessoas, sejam elas negras ou não. Deste modo, o preconceito existente poderá ser eliminado com o resgate da autoestima, perdida no processo da escravidão, que perdura até os dias atuais, na visão da sociedade brasileira. A política de ações afirmativas, que nos últimos anos tem sido adotada no Brasil, em âmbitos federal, estadual e municipal, vem sendo reduzida a um de seus instrumentos: a política de cotas. Essas medidas devem ser aperfeiçoadas para que não se transformem em instrumentos de seus opositores, ao afirmar a profecia dos que torcem pelo seu fracasso. Vale destacar que a Constituição Federal de 1988 tornou possível a reparação das desigualdades étnicas através de um de seus princípios, o da igualdade. Esta pesquisa visa identificar de que forma a Lei nº 10.639/2003, contribui na formação em serviço dos docentes, no sentido de reforçar a política de igualdade racial, tendo introduzido inclusive, mudanças na LDBEN. A metodologia adotada é qualitativa, embora utilize dados do paradigma quantitativo, valendo-se dos seguintes instrumentos: análise documental, observação, questionários e entrevistas. Pretende-se ao final, concluir se a formação de docentes em serviço, contempla às modificações introduzidas por essa lei, viabilizando assim, a consecução da referida política de ações afirmativas. A metodologia compreende uma pesquisa de opinião (quantitativa) junto ao corpo docente, funcionários da Secretaria de Educação do Município de Queimados, situado na Baixada Fluminense – RJ, a fim de saber se ela aplica ou não, o previsto na atual LDBEN. E por fim, conhecer se a referida lei em estudo, modificou aquela sociedade. Ou seja, comparar o formalismo legal com a realidade socialpor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas municipais e de ações afirmativaspor
dc.subjectqualificação docente em serviçopor
dc.subjectLei nº 10.639/2003;por
dc.subjectMunicípio de Queimadospor
dc.subjectracismopor
dc.subjectMunicipal policies and affirmative actionspor
dc.subjectteaching qualification in serviceeng
dc.subjectLaw 10.639 / 2003eng
dc.subjectCity of Queimadoseng
dc.subjectracismeng
dc.titlePolíticas Municipais de Qualificação docente para a educação das relações étnico-raciais na escola: o caso do Município de Queimadospor
dc.title.alternativeMunicipal policies of teacher qualification for the education of ethnic-racial relations in school: the case of the Municipality of Queimadospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe dissertation addresses the City Policies of Educational Qualification for the Education of Ethnic-Racial Relationships in the School: The case of Queimados, which deals with the emblematic qualification of the teachers in service under Law 10.639 / 2003, which changed the LDBEN n 9394/1996. In this context, it is possible to verify that Brazil does not have a serious policy of social inclusion of the black ones. The indicators produced by the Brazilian Institute of Geography and Statistics, through the National Program for Household Samples are full and unequivocal about the lack of participation of the black person on television media and the low self-esteem that he has in relation to his personal identity. Afro-Brazilian children must be proud of themselves, respect and learn to love and admire the color of their skin, their physical features, their hair, and so on. The quota policy becomes a measure that, besides expanding the labor market, contributes to new references for people, whether they are black or not. This way, the existing prejudice can be eliminated with the rescue of the self-esteem lost in the process of slavery, which continues until now, in the view of Brazilian society. The policy of affirmative action, which in recent years has been adopted in Brazil, at national, state and city levels, has been reduced to one of its instruments: the quota policy. These measures must be improved so that they do not become the instruments of their opponents, in affirming the prophecy of those who hope for their failure. It is worth noting that the Federal Constitution of 1988 made it possible to redress ethnic inequalities through one of its principles, equality. This research aims to identify how Law 10.639 / 2003, contributes to teachers formation, in order to reinforce racial equality policy, and it has even introduced changes in LDBEN. The methodology adopted is qualitative, although it uses data from the quantitative paradigm, using the following instruments: documentary analysis, observation, questionnaires and interviews. Finally, it is intended to conclude that the teacher training contemplates the modifications introduced by this law, thus enabling, the achievement of said affirmative action policy. The methodology includes an opinion survey (quantitative) with the teaching staff, employees from the Education Department of Queimados, located in Baixada Fluminense - RJ, in order to know whether or not it applies what is foreseen in the current LDBEN, in order to verify how students notice the influence of the mentioned law as changes in their lives; and therefore, to know if the present law modified that society, that is, to compare legal formalism to social reality.eng
dc.contributor.advisor1Siss, Ahyas
dc.contributor.advisor1ID34592202791por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745461007466177por
dc.contributor.referee1Siss, Ahyas
dc.contributor.referee2Pereira, Amauri Mendes
dc.contributor.referee3Costa, Ana Valéria de Figueiredo da
dc.creator.ID01490295780por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7969916721644900por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesABDIAS DO NASCIMENTO <https://pt.wikipedia.org/wiki/Abdias_do_Nascimento> Acesso em 21 nov. 2017. ALMEIDA, Ailton Nascimento de. O princípio constitucional do direito da igualdade e a política de aplicação de ações afirmativas pelo governo brasileiro para os afrodescendentes. Universidade Cândido Mendes: Rio de Janeiro 2005. ASSIS, M. E. A.; SANTOS, T. V. Memória feminina: mulheres na história, história de mulheres. Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Editora: Massangana, 2016. BARCELO, Caco. Abusado: O Dono do Morro Dona Marta. 14ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2005. BONFIM, Paulo Ricardo. Educar, Higienizar e Regenerar: Uma História da Eugenia no Brasil. Jundiaí, SP: Paço Editorial, 2017. BRASIL. Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata. Ministério da Cultura. Fundação Cultura Palmares, 2001. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 3/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília. Secad /MEC, 2004. BRASIL. Lei nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF, 2003. FERNANDES, Ana Paula Cerqueira. Relatos docentes sobre estratégias pedagógicas de promoção da igualdade racial: permanências, desafios e conquistas no “chão de escolas” iguaçuanas (Dissertação). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, 2014. FERREIRA, Ozias Inocencio. Diversidade Étnica: um estudo sobre a população negra no ensino superior brasileiro. Editora: Letra Capital, 2016. FERREIRA, Ozias Inocencio. Justiça Social e Igualdade Racial. Rio de Janeiro. Editora Letra Capital, 2ª edição: 2014. FLORES, Elcio Chaves. Visões da África, Cultura Histórica e Afro-Brasilidades. João Pessoa: Editora UFPB, 2016. FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala – Formação da Família Brasileira sob o regime de economia patriarcal. São Paulo: Editora Global, 2003. GARCIA, Basileu. Instituições de Direito Penal, São Paulo: Max Limonad, 1968. 126 GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. GOMES, Joaquim Benedito. Ação Afirmativa e o princípio constitucional da igualdade. Editora: Renovar. Ano: 2001. GONÇALVES, L. A; SILVA, P. B. G. E. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 15, p.134-158, Rio de Janeiro, 2000. GONÇALVES, Ana Maria. Um Defeito de Cor. Ano: 2006. Editora: Record. HERINGER, Rosana. Desigualdades raciais no Brasil: síntese de indicadores e desafios no campo das políticas públicas. Cad. Saúde Pública, 18, Rio de Janeiro, 2002. IBGE. < https://www.ibge.gov.br/> Acesso em 24 de dez. 2018. JORNAL O GLOBO. Rio de Janeiro, domingo, 27 de novembro de 2016. JUNIOR, Caio Prado. Formação do Brasil Contemporâneo. Editora Vozes. Ano: 1942. KABENGELE, Munanga. Superando o Racismo na Escola-Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. KABENGELE, Munanga. O Racismo e o Negro no Brasil: Questões para a Psicanálise. Editora Paulista. KOWARICK, Lucio. Trabalho e Vadiagem: A origem do trabalho livre no Brasil. – 2ª edição – Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 1994, São Paulo – SP. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília – 2017. Senado federal, Impresso na Secretaria de Editoração e Publicações. LOVEJOY, Paul. A escravidão na África – uma história de suas transformações. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. MANDELA, Nelson. Nelson Mandela por ele mesmo. São Paulo: Martin Claret Editores Ltda, 1991. MARCHA DAS MULHERES NEGRAS. < http://ipeafro.org.br/acoes/encontro-e-congressos/dia-internacional-das-mulheres/> Acesso em: 22 dez. 2017. MEDEIROS, Carlos Alberto. Na lei e na raça: legislação e relações raciais, Brasil – Estados Unidos. Coleção Políticas da Cor. Rio de Janeiro: DPeA, 2004 MENDES, Amauri. Trajetória e perspectivas do Movimento Negro Brasileiro. Editora: Nandyala, Rio de Janeiro, 2008. 127 MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de Direito Penal. São Paulo: Atlas, 1996. MONTEIRO, Irineu. O pensamento vivo de Martin Luther King. São Paulo: Martin Claret Editores, 1991. MOORE, Carlos. A África que incomoda – sobre a problematização do legado africano no quotidiano brasileiro. 2ª edição. Editora Nandyala, 2010. MOVIMENTO DE LUTAS E CONQUISTA. <http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/08/voce_ag/pensar/368-movimento-de-lutas-e-conquistas.html> Acesso em 21 nov. 17. NASCIMENTO, Abdias do. O Negro Revoltado. Rio de Janeiro, Editora: Nova Fronteira, 1982. NOGUEIRA, Oracy. Tanto preto quanto branco – Estudos de relações raciais. São Paulo: Editora T. A. Queiroz, 1985. OLIVEIRA, D. D.; GERALDES, E. C.; SALES LIMA, R. B. A cor do medo. Rio de Janeiro: UGF, 1998. OLIVEIRA, E. R. Negro Intelectual, Intelectual Negro ou Negro-Intelectual: considerações do processo de constituir-se negro-intelectual. Tese de Doutorado, São Carlos: CECH/UFSCAR, 2014. OLIVEIRA, Juarez de. Constituição Federal. São Paulo: 1998. Editora Saraiva. PINTO, Luiz Aguiar da Costa. O Negro no Rio de Janeiro – Relações de raças numa sociedade em mudança. Rio de Janeiro. Editora: UFRJ, 1998. PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS. < http://www.queimados.rj.gov.br/>. Acesso em 22 de jan. 2018. PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: Implementação das Relações Étnico-Raciais – “Educação e identidade negra e sua realização no ambiente escolar” (Nilma Lino Gomes) – Estado do Rio de Janeiro, Ano 2017. PREFEITURA MUNICIPAL DE QUEIMADOS, Plano de Ação 2017 – Educação das Relações Étnico-Raciais. Articuladoras de Equipe: Dilcelina Vasconcelos e Luzia de Fátima Machado. Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Queimados, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Departamento de Educação. RAMOS, Lázaro. Na Minha Pele. Rio de Janeiro. Editora Objetiva. Ano: 2017. 128 REVISTA POLÍTICA E CULTURA,2007- Fonte:<http://www.politize.com.br/movimento-negro/> REVISTA VEJA : Como ser negro no Brasil, 22 de Novembro, 2017. Editora Abril, Rio de Janeiro. SANTOS, Sérgio Pereira. “Os ‘Intrusos’ e os ‘Outros’ quebrando o aquário e mudando os horizontes: as relações de raça e classe na implementação das cotas raciais no processo seletivo para cursos de graduação da UFES – Universidade Federal do Espírito Santo (Tese de doutorado). Programa de pós-graduação em Educação, 2014. SILVA, Jorge. Violência e racismo no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: EDUFF, 1998. SILVA, Silvio José Albuquerque. As Nações Unidas e a luta internacional contra o racismo. 2ª ed. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2011. SISS, Ahyas. Afro-brasileiros e qualidade da educação – transformações e possibilidades. In: Diversidades e transversalidade nas práticas educativas. Editora da Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro, 2014. SISS, Ahyas. Afro-brasileiros, cotas e ação afirmativa: razões históricas. Editora: Quartet. Niterói, Rio de Janeiro, 2003. SOUZA, J. A dimensão política do reconhecimento social. In: AVRITZER, LÇ.; DOMINGUES, J. M. (Org.). Teoria social e modernidade no Brasil. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro. Rio de Janeiro, Graal, 1983. VALLADARES, L. Cem anos pensando a pobreza (urbana) no Brasil. Texto apresentado no ST 12 Planejamento, pobreza urbana e representação política. XIV Encontro anual da ANPOCS, outubro, 1990. VOGEL, Arno (organizador). Trabalhando com a diversidade no Planfor: cor/raça, gênero e pessoas portadoras de necessidades especiais. São Paulo: UNESP, 2001. Site consultado : http://www.queimados.rj.gov.br/cidade.asp:por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66182/2018%20-%20Ozias%20Inocencio%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4907
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-08-12T11:48:47Z No. of bitstreams: 1 2018 - Ozias Inocencio Ferreira.pdf: 1928499 bytes, checksum: 956d2dea7663b45ef5955a4726d1ac8e (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-12T11:48:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Ozias Inocencio Ferreira.pdf: 1928499 bytes, checksum: 956d2dea7663b45ef5955a4726d1ac8e (MD5) Previous issue date: 2018-08-21eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Ozias Inocencio Ferreira.pdfOzias Inocencio Ferreira1.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.