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dc.contributor.authorCosta, Catia de Lima
dc.date.accessioned2023-12-22T02:39:44Z-
dc.date.available2023-12-22T02:39:44Z-
dc.date.issued2018-02-28
dc.identifier.citationCOSTA, Catia de Lima. Diferenças e indiferenças: reflexões sobre as questões raciais na escola por uma educação antirracista. 2018. [63 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13016-
dc.description.abstractComo educadora e através de minhas experiências cotidianas me motivam a pesquisar sobre a temática educação e relações étnico-raciais. O tema, o assunto e o objeto desta pesquisa são o racismo e o preconceito racial no cotidiano escolar. Refletir sobre a criação da lei 10. 639/03, ao desafio de sua real implementação, implementação esta que levará ao conhecimento histórico sobre o negro, sobre a sua contribuição na construção de nosso país, de uma verdade que está escondida sobre sua real origem e que, consequentemente, leva ao silêncio do racismo na escola. Entender como os educadores percebem as questões raciais, destacando a importância de sua atuação no processo formativo, na desconstrução do racismo e na promoção de uma educação antirracista. Nossa pesquisa se desenvolve no campo da linguagem e buscará compreender os enunciados verbais e não verbais. Modus operandi do racismo como o racismo e o preconceito são humanos a partir das relações raciais entre as pessoas de um determinado lugar. A pesquisa foi realizada em uma unidade de ensino na Baixada Fluminense. Do ponto de vista teórico-metodológico a abordagem foi sociocultural apoiado nos estudos de Bakhtin , numa perspectiva dialógica do cotidiano escolar. Um dos instrumentos utilizados para levantamento de dados e informações foi um questionário aplicado aos docentes da unidade escolar. Como interlocutores autores como: Eliane Cavalleiro (2003), Kabengele Munanga (2002) e Fanon (2008). Busca-se através desta pesquisa indicar novos caminhos nas discussões sobre educação e diversidade étnico-raciais, como também construir reflexões que auxiliem e colaborem no desenvolvimento da qualidade da educação.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectrelações étnico-raciaispor
dc.subjectsilênciopor
dc.subjecteducationeng
dc.subjectethnic-racial relationseng
dc.subjectsilenceeng
dc.titleDiferenças e indiferenças: reflexões sobre as questões raciais na escola por uma educação antirracistapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherAs an educator and through my daily experiences, I am motivated to research on the issue of education and ethnic-racial relations. The theme, subject and object of this research are racism and racial prejudice in everyday school life. Reflecting on the creation of Law 10. 639/03, the challenge of its real implementation, which will lead to historical knowledge about the Negro, his contribution to the construction of our country, a truth that is hidden about its real origin and that consequently leads to the silence of racism in school. Understand how educators perceive racial issues, highlighting the importance of their role in the formative process, the deconstruction of racism and the promotion of antiracist education. Our research develops in the field of language and will seek to understand verbal and nonverbal utterances. Modus operandi of racism as racism and prejudice are human from the racial relations between people of a certain place. The research was carried out in a teaching unit in Baixada Fluminense. From the theoretical-methodological point of view, the approach was sociocultural supported in the studies of Bakhtin, in a dialogical perspective of the school everyday. One of the instruments used to collect data and information was a questionnaire applied to the teachers of the school unit. As interlocutors authors such as: Eliane Cavalleiro (2003), Kabengele Munanga (2002) and Fanon (2008). It is sought through this research to indicate new paths in the discussions on ethnic-racial education and diversity, as well as to construct reflections that help and collaborate in the development of the quality of education.eng
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.advisor1ID279.544.557-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596por
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.referee2Motta, Flávia Miller Naethe
dc.contributor.referee3Queiroz, Cláudia Alexandre
dc.creator.ID093.322.907-09por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7698658090045289por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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