Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13023
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dc.contributor.authorPereira, Andressa Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:39:54Z-
dc.date.available2023-12-22T02:39:54Z-
dc.date.issued2017-12-20
dc.identifier.citationPEREIRA, Andressa Silva. Política curricular e o dualismo educação especial x educação inclusiva: reflexões críticas sobre a formação no curso de pedagogia das universidades públicas do RJ. 2017. 172 f.. Dissertação( Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13023-
dc.description.abstractNeste estudo analisamos a organização/implementação das ementas/currículos da(s) disciplina(s) relacionada(s) à modalidade Educação Especial dos cursos de licenciatura em Pedagogia nas Universidades públicas presenciais do Rio de Janeiro (UFRJ, UFF, UFRRJ, UNIRIO, UENF e UERJ). Para tal, a pesquisa problematizou o processo curricular envolvendo o ensino em seu processo didático-pedagógico na formação dos futuros/as docentes/pedagogos/as, considerando as diretrizes políticas de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2008) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia (BRASIL, 2006). A abordagem teórico-metodológica do estudo se fundamentou na Teoria Crítica da Sociedade, com destaque ao pensar de Theodor Adorno, além de outros estudiosos que contribuíram para a análise político curricular em aspectos relativos à formação, educação, diversidade, cultura e ao indivíduo, considerando o tensionamento das contradições sociais, manifesto em preconceitos e segregações impostos pela hegemonia da indústria cultural na sociedade capitalista e nos âmbitos educacionais. Os instrumentos e procedimentos de coleta de dados foram: análise documental das ementas/programas analíticos, no que tange a modalidade Educação Especial com as respectivas matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Pedagogia das Universidades públicas presenciais do Rio de Janeiro (estaduais e federais em âmbito macro/micro local), legislações e documentos, especificamente atribuídos à Educação Especial e aos cursos de Pedagogia. Os objetivos do presente foram: Analisar as concepções de Educação Especial e educação inclusiva nos cursos de Licenciatura em Pedagogia das Universidades públicas do Rio de Janeiro, com base em seus documentos oficiais (matrizes curriculares, programas analíticos e ementas de disciplinas, etc); Caracterizar a política curricular no que se refere a orientação inclusiva na modalidade educação especial no âmbito da formação do Curso de Licenciatura em Pedagogia das Universidades públicas do Rio de Janeiro; Caracterizar a formação possível, no atual estágio civilizatório, dos pedagogos/as no que se refere a construção dos saberes e fazeres para atuação docente em relação ao público-alvo da Educação Especial. Os resultados obtidos da presente dissertação revelaram que a formação inicial dos docentes/pedagogos e os currículos, no que tange a modalidade Educação Especial, tem pouco contribuído para atuação/pensar na condição humana. Em síntese, as lutas ideológicas/políticas que perpassam pelas formas de seleções de certos conhecimentos no Ensino Superior visa a uma legitimação de saberes válidos/não-válidos correspondendo a um padrão uniforme e homogeneizador de currículo, no qual prevalece mecanismos de regulação/dominação/fragmentação dos conhecimentos a serem difundidos como estratégia do capital, convertendo a formação no âmbito do fetichismo da mercadoria, isto é, em saberes que não são formadores de crítica e são transformados em saberes de uso (MACEDO, 2013). Assim, concluímos que os presentes currículos precisam avançar na discussão sobre a organização/implementação entre o que é pensado e definido no que tange a modalidade Educação Especial nos cursos de licenciatura das Universidades públicas do Rio de Janeiropor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectincluded Educationeng
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectPedagogyeng
dc.titlePolítica curricular e o dualismo educação especial x educação inclusiva: reflexões críticas sobre a formação no curso de pedagogia das universidades públicas do RJpor
dc.title.alternativeCurricular policy and the dualism special education x inclusive education: critical reflections about the formation in the pedagogy course of the public universities of RJ.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study we analyse the organization / implementation of the menus / curricula of (s) discipline (s) connected (s) to the kind Special Education of the courses of degree course in Pedagogy in the present public Universities of the Rio de Janeiro (UFRJ, UFF, UFRRJ, UNIRIO, UENF and UERJ). For such, the inquiry problematized the process curricular wrapping the teaching in his pedagogic-educational process in the formation of the future ones / the teachers / educationalists / them, considering the political directives of Special Education in the perspective of the included education (BRAZIL, 2008) and the Directives Curriculares National for the course of Pedagogy (BRAZIL, 2006). The approach – Methodological of the study was based on the Critical Theory of the Society, with distinction while thinking of Theodor Adorno, besides other scholars than they contributed for the analysis politician curricular in aspects relative to formation, education, diversity, culture and to an individual, when there is considering the tensioning of the social contradictions, obvious in prejudices and segregation imposed by the hegemony of the cultural industry in the capitalist society and in the education extents. The instruments and proceedings of collection of data were: documentary analysis of the menus / programs analytical, as regards kind Special Education with the respective wombs curriculares of the degree course courses in Pedagogy of the present public Universities of the Rio de Janeiro (state and federal in extent macro/micro local), legislation and documents, when the Special Education was specifically attributed and to the Pedagogy courses. The objectives of the present were: To analyse the conceptions of special education and included education in the Degree course courses in Pedagogy of the public Universities of the Rio de Janeiro, on basis of his official documents (wombs curriculares, analytical programs and menus of disciplines, etc.); to Characterize the politics curricular in what special education tells the included direction to itself in the kind in the context of the formation of the Course of Degree course in Pedagogy of the public Universities of the Rio de Janeiro; to Characterize the possible formation, in the current traineeship civilization, of the educationalists / them in what tells the construction to itself of to know and to do for teaching acting regarding the white-public one of the Special Education. The obtained results of the present dissertation showed that the initial formation of the teachers / educationalists and the curricula, as regards kind Special Education, has been little contributing for acting / to think about the human condition. In synthesis, the ideological / political struggles that pass by the forms of selections of certain knowledges in the Superior Teaching are aimed by it to a legitimation of knowing valid/not-valid corresponding to a uniform standard and homogenizer of curriculum, in which it prevails mechanisms of regulation / domination / fragmentation of the knowledges being spread like strategy of the capital, converting the formation in the context of the fetishism of the commodity, i.e. in knowing that they are not formers of criticism and they are transformed in you know of use (MACEDO, 2013). So, we end what the present curricula need to advance in the discussion on the organization / implementation between what is thought and when Special Education was defined as regards kind in the courses of degree course of the public Universities of the Rio de Janeiroeng
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.advisor1ID07415823761por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee2Oliveira, Valéria Marques de
dc.contributor.referee3Rocha, Fátima Niemeyer da
dc.creator.ID11577958705por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5459973210751253por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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