Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13029
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jesus, Marize Conceição de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:39:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:39:56Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-25 | |
dc.identifier.citation | JESUS, Marize Conceição de. O legado da militância negra pós 64 para a democratização das relações étnico raciais. 2015. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13029 | - |
dc.description.abstract | Os documentos que analisam o período do governo militar no Brasil (1964-1988), não costumam analisar o movimento negro e sua militância, que atuaram neste período lutando contra o racismo e engajando se, enquanto movimento social, na luta pela redemocratização do país. Esses militantes, alguns oriundos de uma pequena classe média negra, em boa parte eram jovens universitários, ligados aos movimentos estudantis, aos movimentos culturais e a os partidos de esquerda. O objeto desta pesquisa é a análise da presença e das ações da militância negra durante este período e sua contribuição para os estudos das relações raciais e para a democratização da educação. A pesquisa com o auxílio dos documentos encontrados no Arquivo Nacional faz uma análise da atuação dessa intelectualidade na construção do movimento negro e na instituição de uma sociedade democrática. A análise se dá a partir de seus relatos sobre as estratégias de atuação do movimento negro dentro deste período de repressão política, a pontando e analisando o legado da atuação política desses intelectuais para o movimento negro contemporâneo e para a educação brasileira. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Movimento negro | por |
dc.subject | Ditadura militar | por |
dc.subject | Relações raciais | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Bla ck movement | eng |
dc.subject | Military dictatorship | eng |
dc.subject | Race relations | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | O legado da militância negra pós 64 para a democratização das relações étnico raciais | por |
dc.title.alternative | The legacy of the black militancy in the post 64 period for the democratization of ethnic racial relations | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The documents that examine the period of military government in Brazil (1964-1988) do not usually examine the black movements and their militancy, which acted in this period fighting against racism and engaging in the fight for redemocratization process in the country. These militants, some of them from a small black middle class, were mostly young university students connected to student movements, cultural movements and leftist parties. The object of this research is the analysis of the presence and actions of black militancy during this period and its contribution to the studies of race relations and the democratization of education. This research, with the aid of the documents found in the National Archives, conducts an analysis of the performance of this intellectuality in the construction of black movements and the institution of a democratic society. The analysis starts from its report about the strategies of the performance of black movements in this period of political repression, pointing out and analyzing the legacy of the political performance of these intellectuals for the contemporary black movements and the Brazilian education. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Siss, Ahyas | |
dc.contributor.advisor1ID | 34592202791 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1745461007466177 | por |
dc.contributor.referee1 | Siss, Ahyas | |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Amauri Mendes | |
dc.contributor.referee3 | Monteiro, Rosana Batista | |
dc.contributor.referee4 | Oliveira, Otair Fernandes de | |
dc.creator.ID | 84614188753 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4531779695152747 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O método nas ciências naturais e sociais: pes quisa qualitativa e quantitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. ______. “O planejamento de pesquisas qualitativas em educação”. In: Cadernos de pesquisa . São Paulo, v.77, p.53 61, maio 1991. Disponível em: http:/www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/797.pdf >. Acesso em: 18 mar. ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas : reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Tradução Denise Bottman. São Paulo: Comp anhia das Letras, 2008. ANDREWS, George Reid. Negros e brancos em São Paulo 1888 1988 . Tradução: Magda Lopes. Revisão técnica e apresentação Maria Lígia Coelho Prado. Bauru: EDUSC, 1998. ARAÚJO, Tereza Cristina Nascimento; OLIVEIRA, Lúcia Elena Garcia de; PORCARO, Rosa Maria. O lugar do negro na força de trabalho . Fundação Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. Rio de Janeiro: IBGE, 1981. BARTH, Fredrik. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas . Rio de Janeiro: Contra capa livraria , 2000. BELEI, Renata Aparecida. PASCHOAL, Sandra Regina Gimenez. NASCIMENTO, Edinalva. MATSUMOTO, Patrícia Helena Vivan Ribeiro . “O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa”. In: Cadernos de educação / fal ppge/ufpel/pelota s [30]: p.187 199 janeiro / junho 2008. Disponível em: http://www.periodicos . UFPE/. Edu. BR/oj 52/ index>. php/caduc/article/viewfile/1770/1 645 >. Acesso em: 19 mar. BENEVIDES, Maria Vitoria de Mesquita. A ci dadania ativa referendo, plebiscito e iniciativa popular . São Paulo: Ática, ______. A cidadania ativa referendo, plebiscito e iniciativa popular . 3. ed. São Paulo: Ática, 2003. BENJAMIN, Walter. O anjo da história . 2ªed. Belo Horizonte: Autent ica Editora, 2013. BERND, Zilá. O que é negritude . São Paulo: Brasiliense, ______. Racismo e anti racismo. São Paulo: Moderna, 1994. BOBBIO, Norberto. Direita e esquerda : razões e significado de uma distinção política. 2. ed. São Paulo: Editora U NESP, 2001. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico . 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, ______. Escritos de educação . NOGUEIRA, M.A. (Org.) Petrópolis, RJ: Vozes, BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. D.D.U. de 10/01/2003. Altera a lei n°. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. D.O.U., Poder executivo, Brasília, 23/12/1996. Disponível em: http://ptdc.pgr.mpf.gov.br/destaques/educação/lei ensinoda historiadaafrica.pdf >. Acesso em: 167 mar. 2015 mar. 2015 BRASIL. Ministério da educação, alfabetização e diversidade. Orientações e ações para a BRASIL. Ministério da educação, alfabetização e diversidade. Orientações e ações para a educação das relações étnicoeducação das relações étnico--raciais. Brasília: SECAD, 2006.raciais. Brasília: SECAD, 2006. BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Direito à verdade e à memória: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos / Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos - Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. ______. “Catálogo: direito à memória e à verdade: aos descendentes de homens e mulheres que cruzaram o oceano a bordo de navios negreiros e foram mortos na luta contra o regime militar”. Extraído do livro-relatório: Direito à verdade e à memória: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos / Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos - Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. BUENO, Bruno Bruziguessi. BUENO, Bruno Bruziguessi. Os fundamentos da doutrina de segurança nacional e seu Os fundamentos da doutrina de segurança nacional e seu legadlegado na Constituição do Estado Brasileiro Contemporâneoo na Constituição do Estado Brasileiro Contemporâneo. . <<http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rsulacp/article/viewFile/3311/3482http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rsulacp/article/viewFile/3311/3482>. Acesso >. Acesso em: mar. 2015em: mar. 2015 BUJES, Maria Isabel Edelweiss. “Descaminhos”. In: COSTA (Org.). Marisa Vorraber. BUJES, Maria Isabel Edelweiss. “Descaminhos”. In: COSTA (Org.). Marisa Vorraber. Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educaçãoCaminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. . 2. ed. Rio de janeiro: Lamparina Editora, 2007. p. 13Rio de janeiro: Lamparina Editora, 2007. p. 13--34.34. CARVALHO, José Murílio de. CARVALHO, José Murílio de. CidadanCidadania No Brasil: o longo Caminhoia No Brasil: o longo Caminho. 17. ed. Rio de . 17. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. CARVALHO. Juvenal de. CARVALHO. Juvenal de. “A África na política externa da ditadura militar”.“A África na política externa da ditadura militar”. Anais Anais eletrônicos eletrônicos –– VI Encontro Estadual de História VI Encontro Estadual de História –– ANPUH/BA ANPUH/BA -- 2013. ISSN. 21752013. ISSN. 2175--4772. 4772. DisponíDisponível em: <vel em: <http://anpuhba.org/wphttp://anpuhba.org/wp--content/uploads/2013/12/juvenalcontent/uploads/2013/12/juvenal--DEDE--CACA--RUALHO.PDFRUALHO.PDF>. Acesso em: abr. 2015.>. Acesso em: abr. 2015. CHIZZOTTI, Antônio. “A pesquisa qualitativa em ciências humanas CHIZZOTTI, Antônio. “A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e e sociais: evolução e desafios”. desafios”. Revista portuguesa de educaçãoRevista portuguesa de educação, ano/vol. 16, n. 002. Universidade do Minho. , ano/vol. 16, n. 002. Universidade do Minho. Braga, Portugal. p. 221Braga, Portugal. p. 221--236. 2003. Disponível em: 236. 2003. Disponível em: < <http://www.unisc.br/portal/upload/comhttp://www.unisc.br/portal/upload/com arquivo/1350495029. PDF>. Acesso em 14 dez. arquivo/1350495029. PDF>. Acesso em 14 dez. 2014.2014. “Comitê pró “Comitê pró-- Diretas contra o racismo”. In: BENEVIDES, Maria Victoria Benevides. Diretas contra o racismo”. In: BENEVIDES, Maria Victoria Benevides. A A cidadania ativa: referendo, plebiscito e iniciativa.cidadania ativa: referendo, plebiscito e iniciativa. SãSão Paulo, Ática, 2003, p.123.o Paulo, Ática, 2003, p.123. CONTINS, Marcia (Org.). “Lideranças dos movimentos negros no Rio de Janeiro”. In: CONTINS, Marcia (Org.). “Lideranças dos movimentos negros no Rio de Janeiro”. In: Caderno de depoimentosCaderno de depoimentos: homens. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. : homens. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. CORAZZA, Sandra Maria. “Labirintos das pesquisas, diante dos ferrolhos”. In: COSTA CORAZZA, Sandra Maria. “Labirintos das pesquisas, diante dos ferrolhos”. In: COSTA, , Marisa Vorraber. Marisa Vorraber. Caminhos investigativosCaminhos investigativos. In: . In: Novos olhares na pesquisa em educaçãoNovos olhares na pesquisa em educação. 3. . 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007. COSTA, Haroldo (org.). COSTA, Haroldo (org.). Fala, crioulo.Fala, crioulo. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. 168 COSTA, Marisa Vorraber. COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos investigatiCaminhos investigativos IIvos II: outros modos de pensar e fazer : outros modos de pensar e fazer pesquisar em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.160.pesquisar em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.160. CRUZ, Gisele Reis; FILHO, Jeronimo Marques de Jesus CRUZ, Gisele Reis; FILHO, Jeronimo Marques de Jesus. “. “Práticas autoritárias no Brasil Práticas autoritárias no Brasil contemporâneo. A “nova”' direita e a concepção ideal/ ocontemporâneo. A “nova”' direita e a concepção ideal/ orgânica de democracia: o grupo rgânica de democracia: o grupo Guararapes”. In: Guararapes”. In: Revista Eletrônica tempo presenteRevista Eletrônica tempo presente. Disponível em: . Disponível em: <<http://tempopresente.org/index.php?aption=comcontentevivew=articleeid=s833:praticashttp://tempopresente.org/index.php?aption=comcontentevivew=articleeid=s833:praticas--autoritaautorita--ee--aconcepçãoaconcepção--idealorganiaidealorgania--dede--democraciademocracia--oo--grupogrupo--quararapesecatid=90:ediçãoquararapesecatid=90:edição--domesdomes--dede--dezembrdezembro2013eitemid=224>. o2013eitemid=224>. Acesso em: jan. 2015Acesso em: jan. 2015 CUNHA, Luiz Antônio. CUNHA, Luiz Antônio. A universidade críticaA universidade crítica: o ensino superior na república populista. 3. : o ensino superior na república populista. 3. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2007.ed. São Paulo: Editora UNESP, 2007. DUPRET, Leila (Org.). DUPRET, Leila (Org.). Transdisciplinaridade e afroTransdisciplinaridade e afro--brasilidadesbrasilidades. Rio de Janeiro: Outras. Rio de Janeiro: Outras letras, 2012.letras, 2012. FERNANDES, Florestan. FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancosO negro no mundo dos brancos. São Paulo: Difusão Europeia do . São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1972.Livro, 1972. ______. ______. Significado do protesto negroSignificado do protesto negro. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989. ______. ______. A integração do negro na sociedade de classesA integração do negro na sociedade de classes: (o: (o legado da “raça branca”). 5. ed. legado da “raça branca”). 5. ed. São Paulo: Globo, 2008.São Paulo: Globo, 2008. FERREIRA, Maria Cláudia Cardoso. FERREIRA, Maria Cláudia Cardoso. Representações sociais e práticas políticas do Representações sociais e práticas políticas do movimento negro paulistanomovimento negro paulistano: as trajetórias de Correia Leite e Veiga dos Santos (1928: as trajetórias de Correia Leite e Veiga dos Santos (1928--1937). 1937). Dissertação de Mestrado. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2005. <<https://www.academia.edu/4199065/Representa%C3%A7%C3%B5es_Sociais_e_Pr%C3%https://www.academia.edu/4199065/Representa%C3%A7%C3%B5es_Sociais_e_Pr%C3%A1ticas_Pol%C3%ADticas_do_Movimento_Negro_Paulistano_as_trajet%C3%B3rias_de_CoA1ticas_Pol%C3%ADticas_do_Movimento_Negro_Paulistano_as_trajet%C3%B3rias_de_Correia_Leite_e_Veiga_dos_Santos_1928rreia_Leite_e_Veiga_dos_Santos_1928--1937>1937>. Acesso em: jan. 2015.. Acesso em: jan. 2015. FICO, Carlos. FICO, Carlos. RReinventando o otimismoeinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. : ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro. Editora Fundação Getúlio Vargas, 1997.Rio de Janeiro. Editora Fundação Getúlio Vargas, 1997. ______. ______. Como eles agiam.Como eles agiam. Rio de Janeiro: Record, 2001. Rio de Janeiro: Record, 2001. ______. ______. Além do golpeAlém do golpe: a tomada do poder em 31 de março de 1964 e a: a tomada do poder em 31 de março de 1964 e a ditadura ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 2004.militar. Rio de Janeiro: Record, 2004. FISHER, Rosa Maria Bueno. “A paixão de trabalhar com Foucault”. In: COSTA, Marisa FISHER, Rosa Maria Bueno. “A paixão de trabalhar com Foucault”. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Vorraber (Org.). Caminho investigativos ICaminho investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3. ed. : novos olhares na pesquisa em educação. 3. ed. Rio de JanRio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.eiro: Lamparina editora, 2007. FOUCAULT, Michel. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poderMicrofísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado . Organização e tradução de Roberto Machado Rio de Janeiro: Graal, 1982.Rio de Janeiro: Graal, 1982. GILROY, Paul. GILROY, Paul. O Atlântico negro. O Atlântico negro. Modernidade e dupla consciência. São Paulo: 34; Rio de Modernidade e dupla consciência. São Paulo: 34; Rio de Janeiro: Universidade CJaneiro: Universidade Cândido Mendes, 2001.ândido Mendes, 2001. 169 GOHN, Maria da Glória. GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educaçãoMovimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 1992. . São Paulo: Cortez, 1992. ______. 500 anos de lutas sociais no Brasil: movimentos sociais, ONGs e terceiro setor. Revista Mediações, Londrina, v. 5, n. 1, p. 11-40, jan./jun. 2000. ______. ______. Teoria dos movimentos sociaisTeoria dos movimentos sociais. . Paradigmas clássicos e contemporâneosParadigmas clássicos e contemporâneos. 6. ed. . 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007. São Paulo: Edições Loyola, 2007. ______. ______. Movimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneoMovimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo. . Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. Disponível em:Disponível em: < <http://periodicos.und.br/index.php/serhttp://periodicos.und.br/index.php/ser--social/article/viewfiee/1025/685social/article/viewfiee/1025/685>. Acesso em: jan. >. Acesso em: jan. 2015.2015. GOMES, Nilma Lino Gomes (Org.). GOMES, Nilma Lino Gomes (Org.). As práticas pedagógicas de trabalho com relaAs práticas pedagógicas de trabalho com relações ções étnicoétnico--raciais na escola na perspectiva da Lei n° 10.639/03.raciais na escola na perspectiva da Lei n° 10.639/03. Brasília: MEC; Unesco, 2012.Brasília: MEC; Unesco, 2012. ______. “Relações étnico ______. “Relações étnico--raciais, educação e descolonização dos currículos”. In: raciais, educação e descolonização dos currículos”. In: Currículo Currículo sem fronteirassem fronteiras, v.12, n.1. p.98, v.12, n.1. p.98--109, jan./abr. 2012. Disponível em: 109, jan./abr. 2012. Disponível em: <<http://www.currículosemfronteiras.org/vol12I551ARTICLES/gomes.pdfhttp://www.currículosemfronteiras.org/vol12I551ARTICLES/gomes.pdf >. Acesso em: 03 >. Acesso em: 03 mai. 2013.mai. 2013. GOMES. Flávio. GOMES. Flávio. Negros e políticaNegros e política (1888(1888--1937). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1937). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.2005. GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira e SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira e SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Movimento Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação.negro e educação. Revista Brasileira de Educação. [on line]. 2000, nº15, p.134[on line]. 2000, nº15, p.134--158.158. GONÇALVES. Petronilha Beatriz; BARBOSA, Lúcia Maria de Assunção (Orgs.). GONÇALVES. Petronilha Beatriz; BARBOSA, Lúcia Maria de Assunção (Orgs.). O O pensapensamento negro em educação no Brasil.mento negro em educação no Brasil. São Carlos: Editora da UFSCar, 1997.São Carlos: Editora da UFSCar, 1997. GONZALES, Lélia. HASENBALG, Carlos. GONZALES, Lélia. HASENBALG, Carlos. Lugar de negro.Lugar de negro. Rio de Janeiro: Editora Marco Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1982.Zero, 1982. GORENDER, Jacob. “O ciclo do PCB: 1922 GORENDER, Jacob. “O ciclo do PCB: 1922--1980”. In: 1980”. In: REIS FILHO, Daniel Aarão Filho; REIS FILHO, Daniel Aarão Filho; GARCIAGARCIA, Marco Aurélio; FORTES, Alexandre (Orgs.). , Marco Aurélio; FORTES, Alexandre (Orgs.). História e perspectivas da História e perspectivas da esquerdaesquerda. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo; Chapecó: Argos, 2005.. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo; Chapecó: Argos, 2005. ______. ______. Combate nas trevasCombate nas trevas. [5. ed.], rev. e ampl. São Paulo: Editora Fundação Perseu . [5. ed.], rev. e ampl. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, Expressão PopulAbramo, Expressão Popular, 2014.ar, 2014. GRAMSCI, Antônio. GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura.Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.Civilização Brasileira, 1982. GREGÓRIO, Maria do Carmo. GREGÓRIO, Maria do Carmo. Solano TrindadeSolano Trindade: raça e classe, poesia e teatro na trajetória : raça e classe, poesia e teatro na trajetória de um afrode um afro--brasileiro (1930brasileiro (1930--1960). Disse1960). Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pósrtação (Mestrado em História). Programa de Pós--Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005.Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005. ______. ______. Solano TrindadeSolano Trindade: o poeta das artes do povo. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. : o poeta das artes do povo. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. GRUN, Mauro; COSTA, Marisa Vorraber. GRUN, Mauro; COSTA, Marisa Vorraber. ““A aventura de rA aventura de retomar a conversação: etomar a conversação: hermenêutica e pesquisa social”. In: COSTA, Marisa Vorraber. (Org.). hermenêutica e pesquisa social”. In: COSTA, Marisa Vorraber. (Org.). Caminhos Caminhos 170 investigativos I investigativos I: novos olhares da pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina : novos olhares da pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.editora, 2007. GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Preconceito racPreconceito racialial: modos, temas e tempos. São : modos, temas e tempos. São Paulo: Cortez, 2008.Paulo: Cortez, 2008. HALBWACHS, Maurice. HALBWACHS, Maurice. A memória coletivaA memória coletiva. Paris, França, 1968, p.26.. Paris, França, 1968, p.26. HALL, Stuart. “A centralidade da cultura: notas sobre as devoluções culturais do nosso HALL, Stuart. “A centralidade da cultura: notas sobre as devoluções culturais do nosso tempo”. In: tempo”. In: Educação e realidadeEducação e realidade. Porto Alegre,. Porto Alegre, v. 22, n°. 2 p.15v. 22, n°. 2 p.15--46, jul. dez. 1997.46, jul. dez. 1997. ______. ______. Da diásporaDa diáspora: identidades e medições culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; : identidades e medições culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília, 2003.Brasília, 2003. ______. ______. Da diásporaDa diáspora: identidades culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.: identidades culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. HASENBALG, Carlos A. HASENBALG, Carlos A. DiscriminaçãDiscriminação e desigualdades sociais no Brasilo e desigualdades sociais no Brasil. Rio de Janeiro: . Rio de Janeiro: graal, 1979.graal, 1979. ______. “Raça, classe e mobilidade”. ______. “Raça, classe e mobilidade”. In: GONZALES, Lélia. HASENBALG, Carlos. In: GONZALES, Lélia. HASENBALG, Carlos. Lugar Lugar de negro.de negro. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1982.Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1982. IANNI, Octavio. IANNI, Octavio. Raças e classes sociais no BrasilRaças e classes sociais no Brasil. 3.. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. IÑIGUEZ, Lupicínio. “A análise do discurso nas ciências sociais: variedades, tradições e IÑIGUEZ, Lupicínio. “A análise do discurso nas ciências sociais: variedades, tradições e práticas”. In: ______. práticas”. In: ______. Manual de análise discurso em ciências sociaisManual de análise discurso em ciências sociais. Petrópolis, RJ, Vozes . Petrópolis, RJ, Vozes 2004.2004. ______. ______. Manual de análise do diManual de análise do discurso em ciências sociaisscurso em ciências sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. JOFFILY, Bernardo. JOFFILY, Bernardo. Osvaldo e a saga do Osvaldo e a saga do AraguaiaAraguaia. São Paulo:. São Paulo: EExpressão popularxpressão popular, 2008., 2008. JOHNSON, Allan G. JOHNSON, Allan G. Dicionário de sociologiaDicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Rio de : guia prático da linguagem sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Janeiro: Jorge Zahar Ed.,1997.Ed.,1997. KÖSSLINGKÖSSLING, , KarinKarin Sant’ Anna. Sant’ Anna. As lutas antiAs lutas anti--racistas racistas de afrodescendentes sob vigilância de afrodescendentes sob vigilância do DEOPS/SP do DEOPS/SP –– 19641964--19831983. Dissertação (Mestrado em História) . Dissertação (Mestrado em História) –– Programa de PósPrograma de Pós--Graduação em História Social da Universidade de São Paulo, 2007.Graduação em História Social da Universidade de São Paulo, 2007. MANZINI, Eduard MANZINI, Eduardo José. o José. Entrevista semiestruturadaEntrevista semiestruturada: análise de objetivos e roteiros. : análise de objetivos e roteiros. Disponível em: <Disponível em: <http://www.sepq.org.br/IIsipeq/anais/pdf/gt3/04.pdfhttp://www.sepq.org.br/IIsipeq/anais/pdf/gt3/04.pdf>. Acesso em: jan. 2015.>. Acesso em: jan. 2015. MATOS, Marcelo Badaró. MATOS, Marcelo Badaró. TraTrabalhadores e sindicatos no Brasil.balhadores e sindicatos no Brasil. São Paulo: Expressão São Paulo: Expressão Popular, 2009. Popular, 2009. MEDEIROS, Carlos Alberto. MEDEIROS, Carlos Alberto. Na lei e na raça: legislação e relações raciais, BrasilNa lei e na raça: legislação e relações raciais, Brasil--Estados Estados Unidos.Unidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.Rio de Janeiro: DP&A, 2004. MELUCCI, Alberto. “Um objetivo para os movimentos sociai MELUCCI, Alberto. “Um objetivo para os movimentos sociais?”.s?”. In: In: Lua NovaLua Nova, Cedec, nº17, , Cedec, nº17, jun., 1989. p.49jun., 1989. p.49--65.65. 171 MENEZES, Ulpiano Bezerra de. “A história, cativa da memória: Para um, mapeamento da MENEZES, Ulpiano Bezerra de. “A história, cativa da memória: Para um, mapeamento da memória no campo das ciências sociais”. In: memória no campo das ciências sociais”. In: Revista Inst. Est. BrasileirosRevista Inst. Est. Brasileiros. SP. 1992. . SP. 1992. MERCADANTE, Paulo. MERCADANTE, Paulo. A consciêncA consciência conservadora no Brasilia conservadora no Brasil. Rio de Janeiro: 1972. . Rio de Janeiro: 1972. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnicorelações étnico--raciais e para o ensino de história e cultura Afroraciais e para o ensino de história e cultura Afro-- brasileirabrasileira. Brasília . Brasília MEC/SECAD, 2004.MEC/SECAD, 2004. MINISTÉRIO DA EDUCAÇ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. ÃO. Plano nacional de implementação das diretrizes Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para edição das relações étnicocurriculares nacionais para edição das relações étnico--raciais e para o ensino de história raciais e para o ensino de história e cultura afroe cultura afro--brasileira e africanabrasileira e africana. Brasília: MEC/SECAD, 2009.. Brasília: MEC/SECAD, 2009. MIRANDA, Nilmário; TIBÚRCIO, Carlos. MIRANDA, Nilmário; TIBÚRCIO, Carlos. Dos filhos Dos filhos deste solodeste solo: mortos e desaparecidos : mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar, a responsabilidade do Estado. 2. ed. São Paulo: Editora políticos durante a ditadura militar, a responsabilidade do Estado. 2. ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008. Fundação Perseu Abramo, 2008. MOORE, Carlos MOORE, Carlos. O marxismo e a questão racial. O marxismo e a questão racial: Karl Marx e Friedrich Engels frente ao : Karl Marx e Friedrich Engels frente ao racismo e racismo e à escravidão. Belo Horizonte: Nandyala; Uberlândia: Cenafro, 2010.à escravidão. Belo Horizonte: Nandyala; Uberlândia: Cenafro, 2010. ______. ______. Racismo & sociedadeRacismo & sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. 2. ed. : novas bases epistemológicas para entender o racismo. 2. ed. Belo Horizonte: Nandyala,2012.Belo Horizonte: Nandyala,2012. MOREL, Edmar. MOREL, Edmar. A Revolta da ChibataA Revolta da Chibata. 4. ed. Rio de Janeiro: Edições . 4. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1986.Graal, 1986. MOTTA, Rodrigo Patto Sá. MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Em guarda contra o perigo vermelhoEm guarda contra o perigo vermelho: o anticomunismo no : o anticomunismo no Brasil (1917Brasil (1917--1964). São Paulo: Editora Perspectiva, FAPESP, 2002.1964). São Paulo: Editora Perspectiva, FAPESP, 2002. MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Para entender o negro no Brasil de Para entender o negro no Brasil de hoje: histórihoje: história, realidades, problemas e caminhos.a, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Ed. Global. Ação educativa São Paulo: Ed. Global. Ação educativa Assessoria, pesquisa e informação, 2004. Assessoria, pesquisa e informação, 2004. MUNANGA, Kabengele (Org.). MUNANGA, Kabengele (Org.). História do negro no BrasilHistória do negro no Brasil: o negro na sociedade : o negro na sociedade Brasileira: resistência, participação, contribuição. BrasíliaBrasileira: resistência, participação, contribuição. Brasília: FCP, 2004.: FCP, 2004. ______. (Org.). ______. (Org.). Superando o racismo na escolaSuperando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, . 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. ______. ______. Rediscutindo a mestiçagem no BrasilRediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade : identidade nacional versus identidade negra. negra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. NASCIMENTO, A.; PEREIRA, Amauri Mendes; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; SILVA, NASCIMENTO, A.; PEREIRA, Amauri Mendes; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; SILVA, Selma M. (Orgs.). Selma M. (Orgs.). Histórias culturais e territórios negros na educaçãoHistórias culturais e territórios negros na educação: reflexões docentes : reflexões docentes para uma redução das relações étnicopara uma redução das relações étnico--raciais.raciais. Rio deRio de Janeiro: E Janeiro: E –– paperd, 2008.paperd, 2008. NASCIMENTO, Abdias. NASCIMENTO, Abdias. O quilombismoO quilombismo. Brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação . Brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Cultural Palmares/ or editor produtor editor, 2002. Cultural Palmares/ or editor produtor editor, 2002. NASCIMENTO, Elisa Larkin. NASCIMENTO, Elisa Larkin. PanPan-- africanismo na América do Sulafricanismo na América do Sul: emergência de uma : emergência de uma 172 rebelião negra rebelião negra. Rio de Janeiro. Vozes, 1981.. Rio de Janeiro. Vozes, 1981. ______. ______. O sortilégio da corO sortilégio da cor: identidade, raça e gênero no Brasil. São Paulo: Selo Negro : identidade, raça e gênero no Brasil. São Paulo: Selo Negro Summus, 2003.Summus, 2003. NORA, Pierre. “Entre memória e história. A problemática dos lugares”. NORA, Pierre. “Entre memória e história. A problemática dos lugares”. Projeto históriaProjeto história. São . São Paulo, n. 10, 1993.Paulo, n. 10, 1993. NUTTALL, NUTTALL, Sarah. “Subjetividades da branquidade”. In: WARE, Vron (Org.). Sarah. “Subjetividades da branquidade”. In: WARE, Vron (Org.). BranquidadeBranquidade: : identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. PEREIRA, Amauri Mendes. PEREIRA, Amauri Mendes. Trajetórias e perspectivas do movimento negro brasileiro.Trajetórias e perspectivas do movimento negro brasileiro. Belo Horizonte: Nandyala,Belo Horizonte: Nandyala, 2008.2008. ______. SILVA, Joselina da (Org.). ______. SILVA, Joselina da (Org.). O movimento negro brasileiroO movimento negro brasileiro: escritos sobre os sentido : escritos sobre os sentido de democracia e justiça social no Brasil. Belo Horizonte: Nandyala, 2009.de democracia e justiça social no Brasil. Belo Horizonte: Nandyala, 2009. ______. ______. Encruzilhadas na luta contra o racismo no Brasil.Encruzilhadas na luta contra o racismo no Brasil. Belo Horizonte: NandyalaBelo Horizonte: Nandyala, , 2013.2013. ______. ______. Abdias do NascimentoAbdias do Nascimento: um grande do século XX. Disponível em: : um grande do século XX. Disponível em: <http:www2.camara.leg.br/atividade<http:www2.camara.leg.br/atividade--legislativa/comissões/comissões legislativa/comissões/comissões permantes/cd/m/arguivospermantes/cd/m/arguivos--dede--audioaudio--ee--video/Amauri>video/Amauri>.. Acesso: nov. 2014 e mar. 2015.Acesso: nov. 2014 e mar. 2015. QUEIROZ, Delcele Mascarenhas. QUEIROZ, Delcele Mascarenhas. Universidade e desigualdadeUniversidade e desigualdade: brancos e negros no ensino : brancos e negros no ensino superior. Brasília: Líber Livro, 2004.superior. Brasília: Líber Livro, 2004. QUIJANO, Aníbal. “Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina”. In: LANDER, QUIJANO, Aníbal. “Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina”. In: LANDER, Edgardo. Edgardo. A colonialidade do saberA colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Per: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinospectivas latino--americanas. Clacso, Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales, cíudad autónoma de americanas. Clacso, Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales, cíudad autónoma de Buenos Aires, Argentina, setembro, 2005.Buenos Aires, Argentina, setembro, 2005. REIS FILHO, Daniel Aarão. “As esquerdas no Brasil culturas politicas e tradições”. In: FORTES, Alexandre. História e perspectivas da esquerda. São Paulo/Chapecó: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005. REIS, João José; SILVA, Eduardo. REIS, João José; SILVA, Eduardo. Negociação e conflitoNegociação e conflito: a resistência negra no Brasil : a resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. RIDENTI, Marcelo. RIDENTI, Marcelo. Classes socClasses sociais e representação.iais e representação. 2. ed. São Paulo, Cortez, 2001.2. ed. São Paulo, Cortez, 2001. ROCHA, José Geraldo da. ROCHA, José Geraldo da. Teologia & negritudeTeologia & negritude: um estudo sobre os agentes de Pastoral : um estudo sobre os agentes de Pastoral Negros.Negros. Santa MariaSanta Maria--RS: Gráfica Editora Pallotti, 1998.RS: Gráfica Editora Pallotti, 1998. ROEDIGER, David. “Sobre autobiografia e teoria: uma introdu ROEDIGER, David. “Sobre autobiografia e teoria: uma introdução”. In: WARE, Vron. ção”. In: WARE, Vron. BranquidadeBranquidade: identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.: identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. SADER, Demerval. SADER, Demerval. A nova lei da educaçãoA nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 9. ed. : trajetória, limites e perspectivas. 9. ed. Campinas. Editora. Autores associados. 2004. 242 p.Campinas. Editora. Autores associados. 2004. 242 p. 173 SADER, Emir. SADER, Emir. O anjo tortoO anjo torto: esquerda (e direita) no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1995.: esquerda (e direita) no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1995. SANTOS, Gislene Aparecida dos. SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção de ser negroA invenção de ser negro: um percurso das ideias que : um percurso das ideias que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: EDUC/FAPESP; Rio de Janeiro: Pallas, naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: EDUC/FAPESP; Rio de Janeiro: Pallas, 2005.2005. SANTOS, Joel Rufino dos. “O movimento negro e a crise brasileira”. In: SANTOS, Joel Rufino dos. “O movimento negro e a crise brasileira”. In: Politica e Politica e AdministraçãoAdministração, Vol. 2. Julho , Vol. 2. Julho –– setembro, 1985.setembro, 1985. ______. ______. O que é racismoO que é racismo. Editora Brasileira: São Paulo, 1994.. Editora Brasileira: São Paulo, 1994. SCHWARTZ. Lília Moritz. SCHWARTZ. Lília Moritz. O espetáculo das raçasO espetáculo das raças: cientistas, : cientistas, instituições e questão racial instituições e questão racial no Brasil no Brasil --18701870--1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. SEMOG, Éle; NASCIMENTO, Abdias. SEMOG, Éle; NASCIMENTO, Abdias. Abdias NascimentoAbdias Nascimento: O griot e as muralhas. Rio de : O griot e as muralhas. Rio de Janeiro: Pallas, 2006. Janeiro: Pallas, 2006. SEYFERTH, Giralda. “As ciências sociais no Brasil e a questão racial”. In: Cativeiro e Liberdade. Rio de Janeiro, UERJ, 1989. SISS, Ahyas. Democracia racial, culturalismo e conflito no imaginário dos não-brancos. Dissertação de mestrado em Sociologia. Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro- IUPERJ. Rio de Janeiro, 1994. ______. Afro-brasileiros e ação afirmativa: relações instituintes de práticas politico-ético-pedagógicas. Tese Doutorado em Educação. Centro de Estudos Sociais Aplicados. Faculdade de Educação. UFF. Niterói, 2001. ______. Afro-brasileiros, cotas e ação afirmativa: razões históricas. Rio de janeiro: Quartet; Niterói: PENESB, 2003. ______. MONTEIRO, Aloísio Jorge de Jesus (Orgs.). Educação e etnicidade: diálogos e ressignificações. Rio de Janeiro: Quartet: Leafro, 2011. ______. MONTEIRO, Aloísio; DUPRET Leyla. Educação e debates etnicorraciais. Rio de Janeiro: Quartet: Leafro, 2011. SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. “10 anos da lei 10.639/03, um olhar crítico SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. “10 anos da lei 10.639/03, um olhar crítico reflexivo”. In: reflexivo”. In: Seminário virtual nacional “História e culturSeminário virtual nacional “História e cultura africana e afroa africana e afro--brasileira brasileira na escola”na escola”. Disponível em. Disponível em: : <http:/www.funday.gov.br/index. php? Option= com<http:/www.funday.gov.br/index. php? Option= com--content & content & vien=article&id=2696&itemid=835>.vien=article&id=2696&itemid=835>. Acesso em: 20 fev. 2014.Acesso em: 20 fev. 2014. SILVEIRA, Rosa Maria Hossel. “Olha quem está falando agora”. A escrita das vozes SILVEIRA, Rosa Maria Hossel. “Olha quem está falando agora”. A escrita das vozes educação. In: COSTA, Maria Vorraber (Org.). educação. In: COSTA, Maria Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos ICaminhos Investigativos I: novos olhares na : novos olhares na pesquisa em educação. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.p. 61pesquisa em educação. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.p. 61--82.82. ______. “A entrevista na pesquisa em educação uma arena de significados”. In: COSTA, ______. “A entrevista na pesquisa em educação uma arena de significados”. In: COSTA, MMaria Varraber (Org.). aria Varraber (Org.). Caminhos Investigativos IICaminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa : outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007. p. 117em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007. p. 117--138.138. 174 SILVÉRIO, Valter Roberto. SILVÉRIO, Valter Roberto. Ação afirmativa e o combate ao racismo institucional no Ação afirmativa e o combate ao racismo institucional no BrasilBrasil. Sã. São Paulo: USCar, 2002.o Paulo: USCar, 2002. SKLIAR, Carlos. SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferençaPedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? : e se o outro não estivesse aí? Tradução de Giane Lessa. Rio de Janeiro: Quartet; Niterói: PENESB, 2003.Tradução de Giane Lessa. Rio de Janeiro: Quartet; Niterói: PENESB, 2003. TEMPO. Niterói, vol.12, nº. 23, 2007, pp.112 TEMPO. Niterói, vol.12, nº. 23, 2007, pp.112--123. Disponível em 123. Disponível em <<http://www.scillo.br/pdf/tem/v12n23/v12n23a07.pdfhttp://www.scillo.br/pdf/tem/v12n23/v12n23a07.pdf.>. Acesso em: 28 fev. 2015..>. Acesso em: 28 fev. 2015. TERENCE, Ana Cláudia Fernandes. FILHO, Edmundo Escrivão. “Abordagem quantitativa, TERENCE, Ana Cláudia Fernandes. FILHO, Edmundo Escrivão. “Abordagem quantitativa, qualitativa e a utilização da pesquisaqualitativa e a utilização da pesquisa –– a ação dos estudos organizacionais”. In: a ação dos estudos organizacionais”. In: XXVI XXVI ENEGEP ENEGEP –– Fortaleza, CE, BRASIL, 9 a 11 de Outubro de 2006. Disponível em: Fortaleza, CE, BRASIL, 9 a 11 de Outubro de 2006. Disponível em: <<http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006TR540368http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006TR5403688017.PDF8017.PDF>. Acesso em: 19 mar. >. Acesso em: 19 mar. 2015.2015. TOURAINE, Alain. TOURAINE, Alain. Palavra e sangue: política e sociedade na América Latina.Palavra e sangue: política e sociedade na América Latina. São Paulo: São Paulo: Editora da Universidade de Campinas, 1989.Editora da Universidade de Campinas, 1989. ______. “Os novos conflitos sociais: para evitar mal ______. “Os novos conflitos sociais: para evitar mal-- entendidos”. entendidos”. Lua NovaLua Nova, Cedec, nº17, Cedec, nº17, , jun., 1989. p.6jun., 1989. p.6--18.18. TRINDADE, Alzoida Loretto da; SANTOS, Rafael (Orgs.). TRINDADE, Alzoida Loretto da; SANTOS, Rafael (Orgs.). MulticulturalismoMulticulturalismo: mil e uma : mil e uma faces da escola 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A. 2000.faces da escola 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A. 2000. VAINFAS, Ronaldo. VAINFAS, Ronaldo. Os protagonistas anônimos da históriaOs protagonistas anônimos da história: micro: micro--história. Rio de Janeiro: história. Rio de Janeiro: Campus, 2Campus, 2002.002. VEIGA VEIGA--NETO, Alfredo. “Olhares”. In: COSTA, Maria Vorraber (org.). NETO, Alfredo. “Olhares”. In: COSTA, Maria Vorraber (org.). Caminhos Caminhos investigativosinvestigativos: novos olhares pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina : novos olhares pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.editora, 2007. VENTURA, Zuenir. VENTURA, Zuenir. 19681968: O ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronte: O ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. ira, 1988. WARE, Vron (Org.). WARE, Vron (Org.). BranquidadeBranquidade: identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: : identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.Garamond, 2004. WOST, Cornell. WOST, Cornell. Questão de raçaQuestão de raça. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia . Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.das Letras, 1994. MAZZOTTI, Alda Judith. O método nas ciências naturais e sociais: pes quisa qualitativa e quantitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. ______. “O planejamento de pesquisas qualitativas em educação”. In: Cadernos de pesquisa . São Paulo, v.77, p.53 61, maio 1991. Disponível em: http:/www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/797.pdf >. Acesso em: 18 mar. ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas : reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Tradução Denise Bottman. São Paulo: Comp anhia das Letras, 2008. ANDREWS, George Reid. Negros e brancos em São Paulo 1888 1988 . Tradução: Magda Lopes. Revisão técnica e apresentação Maria Lígia Coelho Prado. Bauru: EDUSC, 1998. ARAÚJO, Tereza Cristina Nascimento; OLIVEIRA, Lúcia Elena Garcia de; PORCARO, Rosa Maria. O lugar do negro na força de trabalho . Fundação Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. Rio de Janeiro: IBGE, 1981. BARTH, Fredrik. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas . Rio de Janeiro: Contra capa livraria , 2000. BELEI, Renata Aparecida. PASCHOAL, Sandra Regina Gimenez. NASCIMENTO, Edinalva. MATSUMOTO, Patrícia Helena Vivan Ribeiro . “O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa”. In: Cadernos de educação / fal ppge/ufpel/pelota s [30]: p.187 199 janeiro / junho 2008. Disponível em: http://www.periodicos . UFPE/. Edu. BR/oj 52/ index>. php/caduc/article/viewfile/1770/1 645 >. Acesso em: 19 mar. BENEVIDES, Maria Vitoria de Mesquita. A ci dadania ativa referendo, plebiscito e iniciativa popular . São Paulo: Ática, ______. A cidadania ativa referendo, plebiscito e iniciativa popular . 3. ed. São Paulo: Ática, 2003. BENJAMIN, Walter. O anjo da história . 2ªed. Belo Horizonte: Autent ica Editora, 2013. BERND, Zilá. O que é negritude . São Paulo: Brasiliense, ______. Racismo e anti racismo. São Paulo: Moderna, 1994. BOBBIO, Norberto. Direita e esquerda : razões e significado de uma distinção política. 2. ed. São Paulo: Editora U NESP, 2001. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico . 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, ______. Escritos de educação . NOGUEIRA, M.A. (Org.) Petrópolis, RJ: Vozes, BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. D.D.U. de 10/01/2003. Altera a lei n°. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. D.O.U., Poder executivo, Brasília, 23/12/1996. Disponível em: http://ptdc.pgr.mpf.gov.br/destaques/educação/lei ensinoda historiadaafrica.pdf >. Acesso em: 167 mar. 2015 mar. 2015 BRASIL. Ministério da educação, alfabetização e diversidade. Orientações e ações para a BRASIL. Ministério da educação, alfabetização e diversidade. Orientações e ações para a educação das relações étnicoeducação das relações étnico--raciais. Brasília: SECAD, 2006.raciais. Brasília: SECAD, 2006. BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Direito à verdade e à memória: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos / Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos - Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. ______. “Catálogo: direito à memória e à verdade: aos descendentes de homens e mulheres que cruzaram o oceano a bordo de navios negreiros e foram mortos na luta contra o regime militar”. Extraído do livro-relatório: Direito à verdade e à memória: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos / Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos - Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. BUENO, Bruno Bruziguessi. BUENO, Bruno Bruziguessi. Os fundamentos da doutrina de segurança nacional e seu Os fundamentos da doutrina de segurança nacional e seu legadlegado na Constituição do Estado Brasileiro Contemporâneoo na Constituição do Estado Brasileiro Contemporâneo. . <<http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rsulacp/article/viewFile/3311/3482http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rsulacp/article/viewFile/3311/3482>. Acesso >. Acesso em: mar. 2015em: mar. 2015 BUJES, Maria Isabel Edelweiss. “Descaminhos”. In: COSTA (Org.). Marisa Vorraber. BUJES, Maria Isabel Edelweiss. “Descaminhos”. In: COSTA (Org.). Marisa Vorraber. Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educaçãoCaminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. . 2. ed. Rio de janeiro: Lamparina Editora, 2007. p. 13Rio de janeiro: Lamparina Editora, 2007. p. 13--34.34. CARVALHO, José Murílio de. CARVALHO, José Murílio de. CidadanCidadania No Brasil: o longo Caminhoia No Brasil: o longo Caminho. 17. ed. Rio de . 17. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. CARVALHO. Juvenal de. CARVALHO. Juvenal de. “A África na política externa da ditadura militar”.“A África na política externa da ditadura militar”. Anais Anais eletrônicos eletrônicos –– VI Encontro Estadual de História VI Encontro Estadual de História –– ANPUH/BA ANPUH/BA -- 2013. ISSN. 21752013. ISSN. 2175--4772. 4772. DisponíDisponível em: <vel em: <http://anpuhba.org/wphttp://anpuhba.org/wp--content/uploads/2013/12/juvenalcontent/uploads/2013/12/juvenal--DEDE--CACA--RUALHO.PDFRUALHO.PDF>. Acesso em: abr. 2015.>. Acesso em: abr. 2015. CHIZZOTTI, Antônio. “A pesquisa qualitativa em ciências humanas CHIZZOTTI, Antônio. “A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e e sociais: evolução e desafios”. desafios”. Revista portuguesa de educaçãoRevista portuguesa de educação, ano/vol. 16, n. 002. Universidade do Minho. , ano/vol. 16, n. 002. Universidade do Minho. Braga, Portugal. p. 221Braga, Portugal. p. 221--236. 2003. Disponível em: 236. 2003. Disponível em: < <http://www.unisc.br/portal/upload/comhttp://www.unisc.br/portal/upload/com arquivo/1350495029. PDF>. Acesso em 14 dez. arquivo/1350495029. PDF>. Acesso em 14 dez. 2014.2014. “Comitê pró “Comitê pró-- Diretas contra o racismo”. In: BENEVIDES, Maria Victoria Benevides. Diretas contra o racismo”. In: BENEVIDES, Maria Victoria Benevides. A A cidadania ativa: referendo, plebiscito e iniciativa.cidadania ativa: referendo, plebiscito e iniciativa. SãSão Paulo, Ática, 2003, p.123.o Paulo, Ática, 2003, p.123. CONTINS, Marcia (Org.). “Lideranças dos movimentos negros no Rio de Janeiro”. In: CONTINS, Marcia (Org.). “Lideranças dos movimentos negros no Rio de Janeiro”. In: Caderno de depoimentosCaderno de depoimentos: homens. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. : homens. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. CORAZZA, Sandra Maria. “Labirintos das pesquisas, diante dos ferrolhos”. In: COSTA CORAZZA, Sandra Maria. “Labirintos das pesquisas, diante dos ferrolhos”. In: COSTA, , Marisa Vorraber. Marisa Vorraber. Caminhos investigativosCaminhos investigativos. In: . In: Novos olhares na pesquisa em educaçãoNovos olhares na pesquisa em educação. 3. . 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007. COSTA, Haroldo (org.). COSTA, Haroldo (org.). Fala, crioulo.Fala, crioulo. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. 168 COSTA, Marisa Vorraber. COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos investigatiCaminhos investigativos IIvos II: outros modos de pensar e fazer : outros modos de pensar e fazer pesquisar em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.160.pesquisar em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.160. CRUZ, Gisele Reis; FILHO, Jeronimo Marques de Jesus CRUZ, Gisele Reis; FILHO, Jeronimo Marques de Jesus. “. “Práticas autoritárias no Brasil Práticas autoritárias no Brasil contemporâneo. A “nova”' direita e a concepção ideal/ ocontemporâneo. A “nova”' direita e a concepção ideal/ orgânica de democracia: o grupo rgânica de democracia: o grupo Guararapes”. In: Guararapes”. In: Revista Eletrônica tempo presenteRevista Eletrônica tempo presente. Disponível em: . Disponível em: <<http://tempopresente.org/index.php?aption=comcontentevivew=articleeid=s833:praticashttp://tempopresente.org/index.php?aption=comcontentevivew=articleeid=s833:praticas--autoritaautorita--ee--aconcepçãoaconcepção--idealorganiaidealorgania--dede--democraciademocracia--oo--grupogrupo--quararapesecatid=90:ediçãoquararapesecatid=90:edição--domesdomes--dede--dezembrdezembro2013eitemid=224>. o2013eitemid=224>. Acesso em: jan. 2015Acesso em: jan. 2015 CUNHA, Luiz Antônio. CUNHA, Luiz Antônio. A universidade críticaA universidade crítica: o ensino superior na república populista. 3. : o ensino superior na república populista. 3. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2007.ed. São Paulo: Editora UNESP, 2007. DUPRET, Leila (Org.). DUPRET, Leila (Org.). Transdisciplinaridade e afroTransdisciplinaridade e afro--brasilidadesbrasilidades. Rio de Janeiro: Outras. Rio de Janeiro: Outras letras, 2012.letras, 2012. FERNANDES, Florestan. FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancosO negro no mundo dos brancos. São Paulo: Difusão Europeia do . São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1972.Livro, 1972. ______. ______. Significado do protesto negroSignificado do protesto negro. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989. ______. ______. A integração do negro na sociedade de classesA integração do negro na sociedade de classes: (o: (o legado da “raça branca”). 5. ed. legado da “raça branca”). 5. ed. São Paulo: Globo, 2008.São Paulo: Globo, 2008. FERREIRA, Maria Cláudia Cardoso. FERREIRA, Maria Cláudia Cardoso. Representações sociais e práticas políticas do Representações sociais e práticas políticas do movimento negro paulistanomovimento negro paulistano: as trajetórias de Correia Leite e Veiga dos Santos (1928: as trajetórias de Correia Leite e Veiga dos Santos (1928--1937). 1937). Dissertação de Mestrado. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2005. <<https://www.academia.edu/4199065/Representa%C3%A7%C3%B5es_Sociais_e_Pr%C3%https://www.academia.edu/4199065/Representa%C3%A7%C3%B5es_Sociais_e_Pr%C3%A1ticas_Pol%C3%ADticas_do_Movimento_Negro_Paulistano_as_trajet%C3%B3rias_de_CoA1ticas_Pol%C3%ADticas_do_Movimento_Negro_Paulistano_as_trajet%C3%B3rias_de_Correia_Leite_e_Veiga_dos_Santos_1928rreia_Leite_e_Veiga_dos_Santos_1928--1937>1937>. Acesso em: jan. 2015.. Acesso em: jan. 2015. FICO, Carlos. FICO, Carlos. RReinventando o otimismoeinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. : ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro. Editora Fundação Getúlio Vargas, 1997.Rio de Janeiro. Editora Fundação Getúlio Vargas, 1997. ______. ______. Como eles agiam.Como eles agiam. Rio de Janeiro: Record, 2001. Rio de Janeiro: Record, 2001. ______. ______. Além do golpeAlém do golpe: a tomada do poder em 31 de março de 1964 e a: a tomada do poder em 31 de março de 1964 e a ditadura ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 2004.militar. Rio de Janeiro: Record, 2004. FISHER, Rosa Maria Bueno. “A paixão de trabalhar com Foucault”. In: COSTA, Marisa FISHER, Rosa Maria Bueno. “A paixão de trabalhar com Foucault”. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Vorraber (Org.). Caminho investigativos ICaminho investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3. ed. : novos olhares na pesquisa em educação. 3. ed. Rio de JanRio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.eiro: Lamparina editora, 2007. FOUCAULT, Michel. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poderMicrofísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado . Organização e tradução de Roberto Machado Rio de Janeiro: Graal, 1982.Rio de Janeiro: Graal, 1982. GILROY, Paul. GILROY, Paul. O Atlântico negro. O Atlântico negro. Modernidade e dupla consciência. São Paulo: 34; Rio de Modernidade e dupla consciência. São Paulo: 34; Rio de Janeiro: Universidade CJaneiro: Universidade Cândido Mendes, 2001.ândido Mendes, 2001. 169 GOHN, Maria da Glória. GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educaçãoMovimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 1992. . São Paulo: Cortez, 1992. ______. 500 anos de lutas sociais no Brasil: movimentos sociais, ONGs e terceiro setor. Revista Mediações, Londrina, v. 5, n. 1, p. 11-40, jan./jun. 2000. ______. ______. Teoria dos movimentos sociaisTeoria dos movimentos sociais. . Paradigmas clássicos e contemporâneosParadigmas clássicos e contemporâneos. 6. ed. . 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007. São Paulo: Edições Loyola, 2007. ______. ______. Movimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneoMovimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo. . Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. Disponível em:Disponível em: < <http://periodicos.und.br/index.php/serhttp://periodicos.und.br/index.php/ser--social/article/viewfiee/1025/685social/article/viewfiee/1025/685>. Acesso em: jan. >. Acesso em: jan. 2015.2015. GOMES, Nilma Lino Gomes (Org.). GOMES, Nilma Lino Gomes (Org.). As práticas pedagógicas de trabalho com relaAs práticas pedagógicas de trabalho com relações ções étnicoétnico--raciais na escola na perspectiva da Lei n° 10.639/03.raciais na escola na perspectiva da Lei n° 10.639/03. Brasília: MEC; Unesco, 2012.Brasília: MEC; Unesco, 2012. ______. “Relações étnico ______. “Relações étnico--raciais, educação e descolonização dos currículos”. In: raciais, educação e descolonização dos currículos”. In: Currículo Currículo sem fronteirassem fronteiras, v.12, n.1. p.98, v.12, n.1. p.98--109, jan./abr. 2012. Disponível em: 109, jan./abr. 2012. Disponível em: <<http://www.currículosemfronteiras.org/vol12I551ARTICLES/gomes.pdfhttp://www.currículosemfronteiras.org/vol12I551ARTICLES/gomes.pdf >. Acesso em: 03 >. Acesso em: 03 mai. 2013.mai. 2013. GOMES. Flávio. GOMES. Flávio. Negros e políticaNegros e política (1888(1888--1937). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1937). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.2005. GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira e SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira e SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Movimento Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação.negro e educação. Revista Brasileira de Educação. [on line]. 2000, nº15, p.134[on line]. 2000, nº15, p.134--158.158. GONÇALVES. Petronilha Beatriz; BARBOSA, Lúcia Maria de Assunção (Orgs.). GONÇALVES. Petronilha Beatriz; BARBOSA, Lúcia Maria de Assunção (Orgs.). O O pensapensamento negro em educação no Brasil.mento negro em educação no Brasil. São Carlos: Editora da UFSCar, 1997.São Carlos: Editora da UFSCar, 1997. GONZALES, Lélia. HASENBALG, Carlos. GONZALES, Lélia. HASENBALG, Carlos. Lugar de negro.Lugar de negro. Rio de Janeiro: Editora Marco Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1982.Zero, 1982. GORENDER, Jacob. “O ciclo do PCB: 1922 GORENDER, Jacob. “O ciclo do PCB: 1922--1980”. In: 1980”. In: REIS FILHO, Daniel Aarão Filho; REIS FILHO, Daniel Aarão Filho; GARCIAGARCIA, Marco Aurélio; FORTES, Alexandre (Orgs.). , Marco Aurélio; FORTES, Alexandre (Orgs.). História e perspectivas da História e perspectivas da esquerdaesquerda. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo; Chapecó: Argos, 2005.. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo; Chapecó: Argos, 2005. ______. ______. Combate nas trevasCombate nas trevas. [5. ed.], rev. e ampl. São Paulo: Editora Fundação Perseu . [5. ed.], rev. e ampl. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, Expressão PopulAbramo, Expressão Popular, 2014.ar, 2014. GRAMSCI, Antônio. GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura.Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.Civilização Brasileira, 1982. GREGÓRIO, Maria do Carmo. GREGÓRIO, Maria do Carmo. Solano TrindadeSolano Trindade: raça e classe, poesia e teatro na trajetória : raça e classe, poesia e teatro na trajetória de um afrode um afro--brasileiro (1930brasileiro (1930--1960). Disse1960). Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pósrtação (Mestrado em História). Programa de Pós--Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005.Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005. ______. ______. Solano TrindadeSolano Trindade: o poeta das artes do povo. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. : o poeta das artes do povo. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. GRUN, Mauro; COSTA, Marisa Vorraber. GRUN, Mauro; COSTA, Marisa Vorraber. ““A aventura de rA aventura de retomar a conversação: etomar a conversação: hermenêutica e pesquisa social”. In: COSTA, Marisa Vorraber. (Org.). hermenêutica e pesquisa social”. In: COSTA, Marisa Vorraber. (Org.). Caminhos Caminhos 170 investigativos I investigativos I: novos olhares da pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina : novos olhares da pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.editora, 2007. GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Preconceito racPreconceito racialial: modos, temas e tempos. São : modos, temas e tempos. São Paulo: Cortez, 2008.Paulo: Cortez, 2008. HALBWACHS, Maurice. HALBWACHS, Maurice. A memória coletivaA memória coletiva. Paris, França, 1968, p.26.. Paris, França, 1968, p.26. HALL, Stuart. “A centralidade da cultura: notas sobre as devoluções culturais do nosso HALL, Stuart. “A centralidade da cultura: notas sobre as devoluções culturais do nosso tempo”. In: tempo”. In: Educação e realidadeEducação e realidade. Porto Alegre,. Porto Alegre, v. 22, n°. 2 p.15v. 22, n°. 2 p.15--46, jul. dez. 1997.46, jul. dez. 1997. ______. ______. Da diásporaDa diáspora: identidades e medições culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; : identidades e medições culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília, 2003.Brasília, 2003. ______. ______. Da diásporaDa diáspora: identidades culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.: identidades culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. HASENBALG, Carlos A. HASENBALG, Carlos A. DiscriminaçãDiscriminação e desigualdades sociais no Brasilo e desigualdades sociais no Brasil. Rio de Janeiro: . Rio de Janeiro: graal, 1979.graal, 1979. ______. “Raça, classe e mobilidade”. ______. “Raça, classe e mobilidade”. In: GONZALES, Lélia. HASENBALG, Carlos. In: GONZALES, Lélia. HASENBALG, Carlos. Lugar Lugar de negro.de negro. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1982.Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1982. IANNI, Octavio. IANNI, Octavio. Raças e classes sociais no BrasilRaças e classes sociais no Brasil. 3.. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. IÑIGUEZ, Lupicínio. “A análise do discurso nas ciências sociais: variedades, tradições e IÑIGUEZ, Lupicínio. “A análise do discurso nas ciências sociais: variedades, tradições e práticas”. In: ______. práticas”. In: ______. Manual de análise discurso em ciências sociaisManual de análise discurso em ciências sociais. Petrópolis, RJ, Vozes . Petrópolis, RJ, Vozes 2004.2004. ______. ______. Manual de análise do diManual de análise do discurso em ciências sociaisscurso em ciências sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. JOFFILY, Bernardo. JOFFILY, Bernardo. Osvaldo e a saga do Osvaldo e a saga do AraguaiaAraguaia. São Paulo:. São Paulo: EExpressão popularxpressão popular, 2008., 2008. JOHNSON, Allan G. JOHNSON, Allan G. Dicionário de sociologiaDicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Rio de : guia prático da linguagem sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Janeiro: Jorge Zahar Ed.,1997.Ed.,1997. KÖSSLINGKÖSSLING, , KarinKarin Sant’ Anna. Sant’ Anna. As lutas antiAs lutas anti--racistas racistas de afrodescendentes sob vigilância de afrodescendentes sob vigilância do DEOPS/SP do DEOPS/SP –– 19641964--19831983. Dissertação (Mestrado em História) . Dissertação (Mestrado em História) –– Programa de PósPrograma de Pós--Graduação em História Social da Universidade de São Paulo, 2007.Graduação em História Social da Universidade de São Paulo, 2007. MANZINI, Eduard MANZINI, Eduardo José. o José. Entrevista semiestruturadaEntrevista semiestruturada: análise de objetivos e roteiros. : análise de objetivos e roteiros. Disponível em: <Disponível em: <http://www.sepq.org.br/IIsipeq/anais/pdf/gt3/04.pdfhttp://www.sepq.org.br/IIsipeq/anais/pdf/gt3/04.pdf>. Acesso em: jan. 2015.>. Acesso em: jan. 2015. MATOS, Marcelo Badaró. MATOS, Marcelo Badaró. TraTrabalhadores e sindicatos no Brasil.balhadores e sindicatos no Brasil. São Paulo: Expressão São Paulo: Expressão Popular, 2009. Popular, 2009. MEDEIROS, Carlos Alberto. MEDEIROS, Carlos Alberto. Na lei e na raça: legislação e relações raciais, BrasilNa lei e na raça: legislação e relações raciais, Brasil--Estados Estados Unidos.Unidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.Rio de Janeiro: DP&A, 2004. MELUCCI, Alberto. “Um objetivo para os movimentos sociai MELUCCI, Alberto. “Um objetivo para os movimentos sociais?”.s?”. In: In: Lua NovaLua Nova, Cedec, nº17, , Cedec, nº17, jun., 1989. p.49jun., 1989. p.49--65.65. 171 MENEZES, Ulpiano Bezerra de. “A história, cativa da memória: Para um, mapeamento da MENEZES, Ulpiano Bezerra de. “A história, cativa da memória: Para um, mapeamento da memória no campo das ciências sociais”. In: memória no campo das ciências sociais”. In: Revista Inst. Est. BrasileirosRevista Inst. Est. Brasileiros. SP. 1992. . SP. 1992. MERCADANTE, Paulo. MERCADANTE, Paulo. A consciêncA consciência conservadora no Brasilia conservadora no Brasil. Rio de Janeiro: 1972. . Rio de Janeiro: 1972. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnicorelações étnico--raciais e para o ensino de história e cultura Afroraciais e para o ensino de história e cultura Afro-- brasileirabrasileira. Brasília . Brasília MEC/SECAD, 2004.MEC/SECAD, 2004. MINISTÉRIO DA EDUCAÇ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. ÃO. Plano nacional de implementação das diretrizes Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para edição das relações étnicocurriculares nacionais para edição das relações étnico--raciais e para o ensino de história raciais e para o ensino de história e cultura afroe cultura afro--brasileira e africanabrasileira e africana. Brasília: MEC/SECAD, 2009.. Brasília: MEC/SECAD, 2009. MIRANDA, Nilmário; TIBÚRCIO, Carlos. MIRANDA, Nilmário; TIBÚRCIO, Carlos. Dos filhos Dos filhos deste solodeste solo: mortos e desaparecidos : mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar, a responsabilidade do Estado. 2. ed. São Paulo: Editora políticos durante a ditadura militar, a responsabilidade do Estado. 2. ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008. Fundação Perseu Abramo, 2008. MOORE, Carlos MOORE, Carlos. O marxismo e a questão racial. O marxismo e a questão racial: Karl Marx e Friedrich Engels frente ao : Karl Marx e Friedrich Engels frente ao racismo e racismo e à escravidão. Belo Horizonte: Nandyala; Uberlândia: Cenafro, 2010.à escravidão. Belo Horizonte: Nandyala; Uberlândia: Cenafro, 2010. ______. ______. Racismo & sociedadeRacismo & sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. 2. ed. : novas bases epistemológicas para entender o racismo. 2. ed. Belo Horizonte: Nandyala,2012.Belo Horizonte: Nandyala,2012. MOREL, Edmar. MOREL, Edmar. A Revolta da ChibataA Revolta da Chibata. 4. ed. Rio de Janeiro: Edições . 4. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1986.Graal, 1986. MOTTA, Rodrigo Patto Sá. MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Em guarda contra o perigo vermelhoEm guarda contra o perigo vermelho: o anticomunismo no : o anticomunismo no Brasil (1917Brasil (1917--1964). São Paulo: Editora Perspectiva, FAPESP, 2002.1964). São Paulo: Editora Perspectiva, FAPESP, 2002. MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Para entender o negro no Brasil de Para entender o negro no Brasil de hoje: histórihoje: história, realidades, problemas e caminhos.a, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Ed. Global. Ação educativa São Paulo: Ed. Global. Ação educativa Assessoria, pesquisa e informação, 2004. Assessoria, pesquisa e informação, 2004. MUNANGA, Kabengele (Org.). MUNANGA, Kabengele (Org.). História do negro no BrasilHistória do negro no Brasil: o negro na sociedade : o negro na sociedade Brasileira: resistência, participação, contribuição. BrasíliaBrasileira: resistência, participação, contribuição. Brasília: FCP, 2004.: FCP, 2004. ______. (Org.). ______. (Org.). Superando o racismo na escolaSuperando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, . 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. ______. ______. Rediscutindo a mestiçagem no BrasilRediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade : identidade nacional versus identidade negra. negra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. NASCIMENTO, A.; PEREIRA, Amauri Mendes; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; SILVA, NASCIMENTO, A.; PEREIRA, Amauri Mendes; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; SILVA, Selma M. (Orgs.). Selma M. (Orgs.). Histórias culturais e territórios negros na educaçãoHistórias culturais e territórios negros na educação: reflexões docentes : reflexões docentes para uma redução das relações étnicopara uma redução das relações étnico--raciais.raciais. Rio deRio de Janeiro: E Janeiro: E –– paperd, 2008.paperd, 2008. NASCIMENTO, Abdias. NASCIMENTO, Abdias. O quilombismoO quilombismo. Brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação . Brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Cultural Palmares/ or editor produtor editor, 2002. Cultural Palmares/ or editor produtor editor, 2002. NASCIMENTO, Elisa Larkin. NASCIMENTO, Elisa Larkin. PanPan-- africanismo na América do Sulafricanismo na América do Sul: emergência de uma : emergência de uma 172 rebelião negra rebelião negra. Rio de Janeiro. Vozes, 1981.. Rio de Janeiro. Vozes, 1981. ______. ______. O sortilégio da corO sortilégio da cor: identidade, raça e gênero no Brasil. São Paulo: Selo Negro : identidade, raça e gênero no Brasil. São Paulo: Selo Negro Summus, 2003.Summus, 2003. NORA, Pierre. “Entre memória e história. A problemática dos lugares”. NORA, Pierre. “Entre memória e história. A problemática dos lugares”. Projeto históriaProjeto história. São . São Paulo, n. 10, 1993.Paulo, n. 10, 1993. NUTTALL, NUTTALL, Sarah. “Subjetividades da branquidade”. In: WARE, Vron (Org.). Sarah. “Subjetividades da branquidade”. In: WARE, Vron (Org.). BranquidadeBranquidade: : identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. PEREIRA, Amauri Mendes. PEREIRA, Amauri Mendes. Trajetórias e perspectivas do movimento negro brasileiro.Trajetórias e perspectivas do movimento negro brasileiro. Belo Horizonte: Nandyala,Belo Horizonte: Nandyala, 2008.2008. ______. SILVA, Joselina da (Org.). ______. SILVA, Joselina da (Org.). O movimento negro brasileiroO movimento negro brasileiro: escritos sobre os sentido : escritos sobre os sentido de democracia e justiça social no Brasil. Belo Horizonte: Nandyala, 2009.de democracia e justiça social no Brasil. Belo Horizonte: Nandyala, 2009. ______. ______. Encruzilhadas na luta contra o racismo no Brasil.Encruzilhadas na luta contra o racismo no Brasil. Belo Horizonte: NandyalaBelo Horizonte: Nandyala, , 2013.2013. ______. ______. Abdias do NascimentoAbdias do Nascimento: um grande do século XX. Disponível em: : um grande do século XX. Disponível em: <http:www2.camara.leg.br/atividade<http:www2.camara.leg.br/atividade--legislativa/comissões/comissões legislativa/comissões/comissões permantes/cd/m/arguivospermantes/cd/m/arguivos--dede--audioaudio--ee--video/Amauri>video/Amauri>.. Acesso: nov. 2014 e mar. 2015.Acesso: nov. 2014 e mar. 2015. QUEIROZ, Delcele Mascarenhas. QUEIROZ, Delcele Mascarenhas. Universidade e desigualdadeUniversidade e desigualdade: brancos e negros no ensino : brancos e negros no ensino superior. Brasília: Líber Livro, 2004.superior. Brasília: Líber Livro, 2004. QUIJANO, Aníbal. “Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina”. In: LANDER, QUIJANO, Aníbal. “Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina”. In: LANDER, Edgardo. Edgardo. A colonialidade do saberA colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Per: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinospectivas latino--americanas. Clacso, Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales, cíudad autónoma de americanas. Clacso, Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales, cíudad autónoma de Buenos Aires, Argentina, setembro, 2005.Buenos Aires, Argentina, setembro, 2005. REIS FILHO, Daniel Aarão. “As esquerdas no Brasil culturas politicas e tradições”. In: FORTES, Alexandre. História e perspectivas da esquerda. São Paulo/Chapecó: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005. REIS, João José; SILVA, Eduardo. REIS, João José; SILVA, Eduardo. Negociação e conflitoNegociação e conflito: a resistência negra no Brasil : a resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. RIDENTI, Marcelo. RIDENTI, Marcelo. Classes socClasses sociais e representação.iais e representação. 2. ed. São Paulo, Cortez, 2001.2. ed. São Paulo, Cortez, 2001. ROCHA, José Geraldo da. ROCHA, José Geraldo da. Teologia & negritudeTeologia & negritude: um estudo sobre os agentes de Pastoral : um estudo sobre os agentes de Pastoral Negros.Negros. Santa MariaSanta Maria--RS: Gráfica Editora Pallotti, 1998.RS: Gráfica Editora Pallotti, 1998. ROEDIGER, David. “Sobre autobiografia e teoria: uma introdu ROEDIGER, David. “Sobre autobiografia e teoria: uma introdução”. In: WARE, Vron. ção”. In: WARE, Vron. BranquidadeBranquidade: identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.: identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. SADER, Demerval. SADER, Demerval. A nova lei da educaçãoA nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 9. ed. : trajetória, limites e perspectivas. 9. ed. Campinas. Editora. Autores associados. 2004. 242 p.Campinas. Editora. Autores associados. 2004. 242 p. 173 SADER, Emir. SADER, Emir. O anjo tortoO anjo torto: esquerda (e direita) no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1995.: esquerda (e direita) no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1995. SANTOS, Gislene Aparecida dos. SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção de ser negroA invenção de ser negro: um percurso das ideias que : um percurso das ideias que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: EDUC/FAPESP; Rio de Janeiro: Pallas, naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: EDUC/FAPESP; Rio de Janeiro: Pallas, 2005.2005. SANTOS, Joel Rufino dos. “O movimento negro e a crise brasileira”. In: SANTOS, Joel Rufino dos. “O movimento negro e a crise brasileira”. In: Politica e Politica e AdministraçãoAdministração, Vol. 2. Julho , Vol. 2. Julho –– setembro, 1985.setembro, 1985. ______. ______. O que é racismoO que é racismo. Editora Brasileira: São Paulo, 1994.. Editora Brasileira: São Paulo, 1994. SCHWARTZ. Lília Moritz. SCHWARTZ. Lília Moritz. O espetáculo das raçasO espetáculo das raças: cientistas, : cientistas, instituições e questão racial instituições e questão racial no Brasil no Brasil --18701870--1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. SEMOG, Éle; NASCIMENTO, Abdias. SEMOG, Éle; NASCIMENTO, Abdias. Abdias NascimentoAbdias Nascimento: O griot e as muralhas. Rio de : O griot e as muralhas. Rio de Janeiro: Pallas, 2006. Janeiro: Pallas, 2006. SEYFERTH, Giralda. “As ciências sociais no Brasil e a questão racial”. In: Cativeiro e Liberdade. Rio de Janeiro, UERJ, 1989. SISS, Ahyas. Democracia racial, culturalismo e conflito no imaginário dos não-brancos. Dissertação de mestrado em Sociologia. Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro- IUPERJ. Rio de Janeiro, 1994. ______. Afro-brasileiros e ação afirmativa: relações instituintes de práticas politico-ético-pedagógicas. Tese Doutorado em Educação. Centro de Estudos Sociais Aplicados. Faculdade de Educação. UFF. Niterói, 2001. ______. Afro-brasileiros, cotas e ação afirmativa: razões históricas. Rio de janeiro: Quartet; Niterói: PENESB, 2003. ______. MONTEIRO, Aloísio Jorge de Jesus (Orgs.). Educação e etnicidade: diálogos e ressignificações. Rio de Janeiro: Quartet: Leafro, 2011. ______. MONTEIRO, Aloísio; DUPRET Leyla. Educação e debates etnicorraciais. Rio de Janeiro: Quartet: Leafro, 2011. SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. “10 anos da lei 10.639/03, um olhar crítico SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. “10 anos da lei 10.639/03, um olhar crítico reflexivo”. In: reflexivo”. In: Seminário virtual nacional “História e culturSeminário virtual nacional “História e cultura africana e afroa africana e afro--brasileira brasileira na escola”na escola”. Disponível em. Disponível em: : <http:/www.funday.gov.br/index. php? Option= com<http:/www.funday.gov.br/index. php? Option= com--content & content & vien=article&id=2696&itemid=835>.vien=article&id=2696&itemid=835>. Acesso em: 20 fev. 2014.Acesso em: 20 fev. 2014. SILVEIRA, Rosa Maria Hossel. “Olha quem está falando agora”. A escrita das vozes SILVEIRA, Rosa Maria Hossel. “Olha quem está falando agora”. A escrita das vozes educação. In: COSTA, Maria Vorraber (Org.). educação. In: COSTA, Maria Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos ICaminhos Investigativos I: novos olhares na : novos olhares na pesquisa em educação. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.p. 61pesquisa em educação. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.p. 61--82.82. ______. “A entrevista na pesquisa em educação uma arena de significados”. In: COSTA, ______. “A entrevista na pesquisa em educação uma arena de significados”. In: COSTA, MMaria Varraber (Org.). aria Varraber (Org.). Caminhos Investigativos IICaminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa : outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007. p. 117em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007. p. 117--138.138. 174 SILVÉRIO, Valter Roberto. SILVÉRIO, Valter Roberto. Ação afirmativa e o combate ao racismo institucional no Ação afirmativa e o combate ao racismo institucional no BrasilBrasil. Sã. São Paulo: USCar, 2002.o Paulo: USCar, 2002. SKLIAR, Carlos. SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferençaPedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? : e se o outro não estivesse aí? Tradução de Giane Lessa. Rio de Janeiro: Quartet; Niterói: PENESB, 2003.Tradução de Giane Lessa. Rio de Janeiro: Quartet; Niterói: PENESB, 2003. TEMPO. Niterói, vol.12, nº. 23, 2007, pp.112 TEMPO. Niterói, vol.12, nº. 23, 2007, pp.112--123. Disponível em 123. Disponível em <<http://www.scillo.br/pdf/tem/v12n23/v12n23a07.pdfhttp://www.scillo.br/pdf/tem/v12n23/v12n23a07.pdf.>. Acesso em: 28 fev. 2015..>. Acesso em: 28 fev. 2015. TERENCE, Ana Cláudia Fernandes. FILHO, Edmundo Escrivão. “Abordagem quantitativa, TERENCE, Ana Cláudia Fernandes. FILHO, Edmundo Escrivão. “Abordagem quantitativa, qualitativa e a utilização da pesquisaqualitativa e a utilização da pesquisa –– a ação dos estudos organizacionais”. In: a ação dos estudos organizacionais”. In: XXVI XXVI ENEGEP ENEGEP –– Fortaleza, CE, BRASIL, 9 a 11 de Outubro de 2006. Disponível em: Fortaleza, CE, BRASIL, 9 a 11 de Outubro de 2006. Disponível em: <<http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006TR540368http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006TR5403688017.PDF8017.PDF>. Acesso em: 19 mar. >. Acesso em: 19 mar. 2015.2015. TOURAINE, Alain. TOURAINE, Alain. Palavra e sangue: política e sociedade na América Latina.Palavra e sangue: política e sociedade na América Latina. São Paulo: São Paulo: Editora da Universidade de Campinas, 1989.Editora da Universidade de Campinas, 1989. ______. “Os novos conflitos sociais: para evitar mal ______. “Os novos conflitos sociais: para evitar mal-- entendidos”. entendidos”. Lua NovaLua Nova, Cedec, nº17, Cedec, nº17, , jun., 1989. p.6jun., 1989. p.6--18.18. TRINDADE, Alzoida Loretto da; SANTOS, Rafael (Orgs.). TRINDADE, Alzoida Loretto da; SANTOS, Rafael (Orgs.). MulticulturalismoMulticulturalismo: mil e uma : mil e uma faces da escola 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A. 2000.faces da escola 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A. 2000. VAINFAS, Ronaldo. VAINFAS, Ronaldo. Os protagonistas anônimos da históriaOs protagonistas anônimos da história: micro: micro--história. Rio de Janeiro: história. Rio de Janeiro: Campus, 2Campus, 2002.002. VEIGA VEIGA--NETO, Alfredo. “Olhares”. In: COSTA, Maria Vorraber (org.). NETO, Alfredo. “Olhares”. In: COSTA, Maria Vorraber (org.). Caminhos Caminhos investigativosinvestigativos: novos olhares pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina : novos olhares pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.editora, 2007. VENTURA, Zuenir. VENTURA, Zuenir. 19681968: O ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronte: O ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. ira, 1988. WARE, Vron (Org.). WARE, Vron (Org.). BranquidadeBranquidade: identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: : identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.Garamond, 2004. WOST, Cornell. WOST, Cornell. Questão de raçaQuestão de raça. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia . Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.das Letras, 1994. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/63941/2015%20-%20Marize%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20de%20Jesus.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4371 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-02-04T13:58:46Z No. of bitstreams: 1 2015 - Marize Conceição de Jesus.pdf: 2833218 bytes, checksum: a0515f9d8eed87c99de7288b49d0cc23 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-04T13:58:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Marize Conceição de Jesus.pdf: 2833218 bytes, checksum: a0515f9d8eed87c99de7288b49d0cc23 (MD5) Previous issue date: 2015-06-25 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015 - Marize Conceição de Jesus.pdf | Marize Conceição de Jesus | 2.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.