Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13031
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dc.contributor.authorOliveira, Tyara Carvalho de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:39:57Z-
dc.date.available2023-12-22T02:39:57Z-
dc.date.issued2019-08-30
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Tyara Carvalho de. Políticas públicas de educação inclusiva & formação de professores: debatendo a classe/escola hospitalar. 2019.114 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/ Nova Iguaçu, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13031-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as Politicas Públicas de Educação Inclusiva que regulamentam e fundamentam as Classes/Escolas Hospitalares do Brasil em interface com as propostas de formação continuada e inicial dos docentes, especificamente os da rede pública de ensino que atuam no atendimento pedagógico hospitalar. A Classe /Escola Hospitalar é considerada uma modalidade da educação que tem como finalidade oferecer atendimento educacional ao aluno (a) hospitalizado (a) independente do tempo de internação. Focar esse tema torna-se cada mais necessário na medida em que, pela própria dinâmica da sociedade em termos de ampliação dos espaços formativos e de atuação, também se amplia alternativas de inserção profissional dos egressos dos cursos de Pedagogia e das Licenciaturas em espaços docentes diversos. Essa abordagem encontra fundamento na urgência dos esforços com vista à adequação dos processos de formação de professores às demandas não apenas dos preceitos legais, mas em especialmente uma melhor organização desses processos. Foi necessário problematizar sobre essa temática devido à escassez de pesquisas semelhantes. Para atingir a esses objetivos, a metodologia adotada nessa pesquisa qualitativa e quantitativa, com uso da técnica survey com questionários semiabertos formulados no Google docs, e respondidos somente pelos professores atuantes nas Classes/Escolas Hospitalares. Para a busca desses docentes/participantes, foi realizada a divulgação nas redes sociais, mais especificamente em um grupo do Whatsapp que reúne professores de Classe/Escola Hospitalar de todo Brasil além de um grupo e de uma página do Facebook “Classe/Escola Hospitalar”. Assim, através das análises de relatos dos professores atuantes nas Classes /Escolas Hospitalares pontuamos os aspectos relacionados às razões que o motivaram a esse tipo de atuação, políticas públicas conhecidas e aplicadas na práxis, estratégias de estruturação do fazer e saber pedagógico e quais foram os elementos da formação inicial e continuada que norteiam a sua prática. Concluímos que a falta de uma Politica Pública Nacional especifica para as Classes/Escolas Hospitalares, segundo os docentes entrevistados, dificulta a ampliação dessa modalidade da educação nos hospitais que podem oferecer esse serviço. A legislação sobre o atendimento é imprecisa e se inscreve no contexto da educação especial sem ser estabelecida de forma direta e clara a obrigatoriedade e a regularidade do atendimentopor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHospitalarpor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectHospital classeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.titlePolíticas públicas de educação inclusiva & formação de professores: debatendo a classe/escola hospitalarpor
dc.title.alternativeInclusive education public policies and teacher training: debating the class/hospital schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work aims to analyze the public policies of inclusive education that regulate and base the Classes/schools in Brazil in interface with the proposals for continuing and initial training of teachers, specifically the of the public educational network that work in hospital pedagogical care. The class/Hospital school is considered a modality of education that aims to offer educational care to the student (a) hospitalized independently of the length of hospitalization. Focusing on this theme becomes more necessary in that, by the very dynamics of society in terms of expanding the formative spaces and acting, there is also a widening of alternatives for the professional insertion of the graduates of the pedagogy courses and the Graduations in various teaching spaces. This approach is based on the urgency of efforts to adapt the processes of teacher training to the demands not only of legal precepts, but in particular a better organization of these processes. It was necessary to problematize this theme due to the scarcity of similar researches. To achieve these objectives, the methodology adopted in this qualitative and quantitative research using the survey technique with semi-open questionnaires formulated in Google docs and answered only by the teachers acting in the Classes/ Hospital schools. For the search of these professors/participants was made the dissemination on social networks more specifically in a group of Whatsapp that gathers teachers of class/hospital School of all Brazil besides a group and a Facebook page "class/School Hospital ". Thus, through the analysis of the reports of the professors working in the Classes/hospital schools, we pointed out the aspects related to the reasons that motivated him to this type of action, public policies known and applied in Praxis, strategies of Structuring of the pedagogical work and knowledge and what were the elements of the initial and continuing formation that guide their practice. We conclude that the lack of a national public policy specifies for hospital Classes/schools, according to the professors interviewed, hinders the expansion of this modality of education in hospitals that can offer this service. The legislation on care is dispersed and inscribes itself in the context of special education without being directly and clearly established the obligatoriness and regularity of attendanceeng
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.advisor1ID074.158.237-61por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0577-805Xpor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee1ID074.158.237-61por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0577-805Xpor
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valéria Marques de
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4821-123Xpor
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123633584695574por
dc.contributor.referee3Bernardino, Adriana Vasconcelos da Silva
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3808-2040por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814524868819621por
dc.creator.ID011.856.877-93por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4972245881768847por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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