Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13036
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Eduardo Araújo da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:00Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:00Z-
dc.date.issued2018-01-03
dc.identifier.citationSilva, Eduardo Araújo da. A formação dos controladores de tráfego aéreo na aeronáutica: uma análise das políticas educacionais e suas práticas. 2018. [127 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13036-
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo analisar as políticas educacionais relativas ao ensino profissionalizante e suas práticas, mais especificamente na área de formação de Controladores de Tráfego Aéreo no Brasil, no âmbito da Força Aérea Brasileira. O período analisado vai da criação do primeiro curso de formação, na Escola Técnica de Aviação - ETAv, em 1944, até a última atualização da grade curricular, ocorrida no ano de 2017. A pesquisa parte da descrição das circunstâncias da criação do curso, das primeiras grades curriculares, do perfil do aluno à época, do egresso do curso de formação, da criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica - EEAR, das transformações na capacitação e na formação continuada, da migração da especialização para essa nova escola e das principais modificações sofridas até os dias atuais. Para o referencial teórico de análise dessa instituição, utilizaram-se estudos inspirados na história das instituições educacionais, os quais permitem compreender os caminhos que seguem as instituições desde a sua criação, incluindo os documentos orientadores da formulação inicial e moldagem de suas políticas, sua produção em texto na forma de leis, decretos e portarias, até a sua colocação em prática nas diferentes unidades que compõem a instituição analisada. Quanto às escolhas metodológicas, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que se vale de diferentes instrumentos, visando a compreensão das principais mudanças ocorridas na instituição e no curso em análise, e seus desdobramentos na prática dos egressos desta formação técnica. São apresentados resultados obtidos por meio de entrevistas com os formandos da turma que ingressou no primeiro semestre de 2016, docentes do curso de formação e gestores da escola. Conclui-se que alguns conteúdos teóricos e práticos deveriam ser incorporados ao currículo, por sugestão dos alunos. Além disso, os achados convergem para a conveniência da criação de um grupo de estudos para analisar a possibilidade de transformação do atual curso técnico de nível médio num curso de graduação tecnológica, tendo em vista sua carga horária e organização curricular.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectControle de Tráfego Aéreo,,por
dc.subjectEnsino Militarpor
dc.subjectEnsino Profissionalizantepor
dc.subjectAir Traffic Controleng
dc.subjectEducational Policieseng
dc.subjectMilitary Educationeng
dc.titleA formação dos controladores de tráfego aéreo na aeronáutica: uma análise das políticas educacionais e suas práticaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to analyze the educational policies related to vocational education and its practices, specifically in the area of training of Air Traffic Controllers in Brazil, within the scope of the Brazilian Air Force, since the creation of the first training course at the Technical School Aviation - ETAv, in 1944, until the last update of the curriculum, which took place in 2017. The research begins with a description of the circumstances of the creation of the course, the first curriculum, the profile of the student at the time, the egress Training course, creation of the School of Aeronautics Specialists - EEAR, transformations in training, migration of specialization to this new school and the main modifications suffered to the present day. For the theoretical framework of analysis, we used studies based on the history of educational institutions. This was achieved through the study of the original documents which oriented the first policies and institutional framework, translated into laws, decrees and regulations, up to the most recent curricular structure of the courses presently offered by the institution. As for methodological choices, this is a qualitative research using several strategies, aiming at understanding the main changes occurred in the course formulation and its unfolding in the practice of the graduates of the technical course. Results are presented through interviews with the trainees of the class that entered the first semester of 2016, teachers of the training course and managers of the school. We reached the conclusion that some theoretical and practical contents should be incorporated into the curriculum, at the suggestion of the students. In addition, the findings converge to the convenience of creating a study group to analyze the possibility of transforming the current technical college level course into a technological undergraduate course, considering its workload and curricular organization.eng
dc.contributor.advisor1Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
dc.contributor.advisor1ID003.797.767-90por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863596390001966por
dc.contributor.referee1Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
dc.contributor.referee2Gondra, José Gonçalves
dc.contributor.referee3Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.referee4Motta, Flávia Miller Naethe
dc.creator.ID082.613.197-25por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895438746581669por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesANJOS, Guilherme Augusto dos. A Escola Técnica de Aviação do Ministério da Aeronáutica em São Paulo. Separata da Revista do Serviço Público. Ano VIII. Nº 2. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1945. BALL, S.J. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994. BALL, S. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, 2002. ____________. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, pp. 10-32, jul/dez 2006. BALL, S.; BOWE, R. Subject departments and the ‘implementation’ of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies. [S. l.], v. 24, n. 2, 1992. BASTO, J. Os 100 anos da aviação = 100 years of aviation. Leiria: Magno, 2003. BOMENY, Helena M. B. Três decretos e um ministério: a propósito da educação do Estado Novo. In: PANDOLFI, Dulce (org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999. p.135 – 166. BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Licenças e certificados de habilitação técnica para controladores de tráfego aéreo – ICA 100-18. Rio de Janeiro, 2009. _______. Decreto Nº 2.208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. _______. Lei nº 11.741 de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. _______. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Plano de Implementação dos Requisitos de Proficiência em Inglês para o período de 2014/2016 – PCA 37-9. Rio de Janeiro, 2014. _______. Comando da Aeronáutica. Instituto de Controle do Espaço Aéreo. Manual do Candidato EPLIS2017. Disponível em: http://eplis.icea.gov.br/public_html/EPLIS_wp/ManualCandidato/Manual_do_Candidato_versao_2017.1.pdf _______. Comando da Aeronáutica. Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica. História geral da aeronáutica brasileira. Belo Horizonte: Vila Rica, 1991. 113 _______. Decreto-Lei nº 5.983 de 10 de novembro de 1943. Aprova termo de ajuste entre o Governo Brasileiro e cidadão norte-americano, para instalação da Escola Técnica de Aviação. CARONE, Edgard. A República Nova (1930-1937). 2ª ed. Rio de Janeiro: Difel, 1974. CAVALCANTI, Berilo de Lucena. Trajetória Especialista – Ensaios sobre a Escola de Especialistas de Aeronáutica. Brasília: Ideal Gráfica e Editora, 1995. CHINI, Márcia Rita Rodrigues Costa. Ensino-aprendizagem de inglês para o Controlador de Tráfego Aéreo: em busca de novos rumos. Dissertação (Pós-graduação em Linguística Aplicada). Universidade de Taubaté, Taubaté, 2014. CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A “era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação v. 17 n. 49 jan.-abr. 2012. CROUCH, T.D. Asas, uma história da Aviação: das pipas à era espacial. São Paulo: Editora Record, 2008. CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: Editora UNESP, Brasília (DF): Flacso, 2000. CUNHA, Luiz Antônio. O ensino industrial-manufatureiro. In: Revista Brasileira de Educação, São Paulo, nº 14, maio/agosto 2000a. DALE, R. Review essay: whither the state and education policy? Recent work in Australia and New Zealand. British Journal of Sociology of Education, London, v. 13, n. 2, p. 387-395, 1992. DEITOS, Roberto Antonio; LARA, Angela Mara de Barros. Educação Profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional. Revista Brasileira de Educação v. 21 n. 64 jan.-mar. 2016. DUMONT, Alberto Santos. O que eu vi, o que nós veremos. Ed. Encantada. [S.l.: s.n], 1918. FAJER, M. Sistema de investigação dos acidentes aeronáuticos da aviação geral – uma análise comparativa. 2009. 149f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo. FARIAS, Valéria Joanne de Araújo Maranhão. O controle de tráfego aéreo no Brasil: os desafios na gestão de equipes heterogêneas e multiculturais. Monografia (Graduação em Ciências Aeronáuticas) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, 2016. FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da USP. 1996. FERREIRA, Naura S. C. F. (organizadora); Schlesener A. H. [et al.]. Políticas públicas e gestão da educação: polêmicas, fundamentos e análises. Brasília: Líber Livro Editora, 2006. FONSECA, Celso Suckow da. História do ensino industrial no Brasil. Rio de Janeiro, 1961. _____. 2º volume. Rio de Janeiro, 1962. 114 GONDRA, José Gonçalves; ALMEIDA, Cíntia Borges de; NEVES, Dimas Santana Souza. Ensino obrigatório: “prudente é esperar-se do tempo o preciso remédio”. Hist. Educ. Porto Alegre, v.16, n.38, set./dez. 2012, p.125-147. GONDRA, José Gonçalves; SILY; Paulo Rogério M. Narrativas em Trânsito: Apontamentos sobre internacionalização da história e historiografia da educação nas Américas (1916-1934). Revista Mexicana de Historia de la Educación, vol. I, núm. 2, 2013, 199-227. GRAVES, K. Designing Language courses: a guide for teachers. Ontario: Heinle & Heinle, 2000. HORTA, José Silvério Baía. O hino, o sermão e a ordem do dia: a educação brasileira no Brasil (1930 – 1945). Rio de janeiro: Editora da UFRJ, 1994. ICA 100-44. Conceito de espaço Aéreo. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica, 2017. ICAO. Annex 1: convention on international civil aviation, personal licensing, 10 ed. Montreal, 2006. _____. Doc 9868: Procediminetos para los servicios de navegación aérea. Montreal, 2006. _____. TRAINAIR. Guía de la preparación de programas de instrución. Montreal, 2001. JEPPESEN, Sanderson. Private Pilot Handbook. Canadá. Copyright. 2004. KOSHIBA, Luís; PEREIRA, Denise Manzi Frayze. História do Brasil. 3. ed. São Paulo, 1980. LARA, Angela Maria de Barros; DEITOS, Roberto Antonio; ZANARDINI, Isaura Monica Souza. Política de Educação Profissional no Brasil: Aspectos socioeconômicos e ideológicos para a implantação do PRONATEC. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 133, p. 985-1001, out.-dez., 2015 LAVENÈRE-WANDERLEY, Nelson Freire. História da Força Aérea Brasileira. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Gráfica Brasileira Ltda. 1975. LENHARO, Alcir. Sacralização da política. 2ª ed. São Paulo: Papirus, 1986. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. - 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Heccus Editora, 2015. MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, vol.27, n.94, jan/abr, 2006. _____________. Reinterpretando os ciclos de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2007. MOREIRA, Antônio F. B., Tomaz T. S. (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. Tradução de Maria Aparecida Baptista – 11. Ed. – São Paulo, Cortez, 2009. MOURÃO, Rafael Pacheco. Desenvolvimento, industrialização e ordenamento político: uma discussão sobre os Estados em Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek – dois Estados, uma 115 “Ordem”. Revista História em Curso. Minas Gerais, V. 2, n. 2, 2012. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/historiaemcurso/article/view/1866. Acesso em 02 fev de 2017. PARRET, Peter. Construtores da Estratégia Moderna. Biblioteca do Exército Editora. Rio de Janeiro, 2001. OLIVEIRA, McWillian de. Carga de Trabalho dos Controladores de Tráfego Aéreo - Análise da Área de Controle Terminal Brasília por Meio de Simulação. 2007. 120f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos. OLIVEIRA, Tânia Regina Pires de Godoy Torres de. O estudo da Guerra e a liderança militar brasileira (1996-2004). 2004. Tese (Doutorado em Educação). PPGE/UFSCar. São Carlos. RAMOS, Lilian. A invenção da democracia no espaço escolar. Revista Aleph, Dezembro, 2013 - Ano VIII - Número 20. ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 36. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 18. ed. revista. São Paulo, 2009 SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas, SP: Autores Associados, 1994. SCHWARTZMAN, Simon. BOMENY, Helena M. B. COSTA, Vanda M. R. Tempos de Capanema. São Paulo. Paz e Terra: Fundação Getúlio Vargas, 2000. SHIROMA, Eneida O., MORAES, Célia M, EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. SIEWERDT, Eno. Trocando em Miúdos – Dicionário de Termos Aeronáuticos. 1ª ed. São Paulo: C&R Editorial, 2010. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. WERLE, F.O.C.; SÁ BRITTO, L.M.T; COLAU, C.M. Espaço escolar e história das instituições escolares. Diálogo Educ., Curitiba, v.7, n.22, p.147-163, set./de. 2007.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65256/2018%20-%20Eduardo%20Araujo%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4689
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-05-25T03:00:22Z No. of bitstreams: 1 2018 - Eduardo Araujo da Silva.pdf: 4594390 bytes, checksum: 3457252b9eaf05e9915bdff8a70b7303 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-25T03:00:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Eduardo Araujo da Silva.pdf: 4594390 bytes, checksum: 3457252b9eaf05e9915bdff8a70b7303 (MD5) Previous issue date: 2018-01-03eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Eduardo Araujo da Silva.pdf2018 - Eduardo Araujo da Silva4.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.