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dc.contributor.authorCarneiro, Leandro
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:01Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:01Z-
dc.date.issued2019-08-27
dc.identifier.citationCARNEIRO, Leandro. A práxis de educadores ambientais críticos, transformadores e emancipatórios em direção à sociedade sustentável: Contribuições do ecossocialismo e da racionalidade ambiental. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu - RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13037-
dc.description.abstractA realidade atual tem sido marcada por imensas agressões à vida, de um modo geral, e muitas vezes a produção teórica e as práticas educacionais têm levado à formação de cidadãos e educadores ambientais reprodutores do status quo da modernidade ocidental em crise; neste sentido, as discussões acerca das chamadas armadilhas paradigmáticas, (GUIMARÃES, 2006) são extremamente pertinentes às reflexões necessárias, aqui apresentadas. Enquanto professor da educação básica percebo a necessidade de pensar novas abordagens em relação à Educação Ambiental, porque muitas vezes as práticas atuais têm levado somente à manutenção de uma lógica voltada à continuidade do desenvolvimento econômico. Esta pesquisa bibliográfica é destinada à articulação de algumas reflexões teóricas a respeito da práxis de educadores ambientais, envoltos ao contexto atual de policrise. Tem como objetivo desenvolver uma discussão que subsidie o direcionamento da práxis de educadores ambientais. Busca retratar uma análise crítica a respeito das concepções de desenvolvimento sustentável, contrapondo a proposição de uma sociedade sustentável. A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamentos relacionados às literaturas pertinentes aos assuntos abordados. No primeiro capítulo são feitas descrições e críticas ao tipo de sociedade e sistema em crise no qual vivemos (MORIN, 2003), a fim de buscar respostas para as seguintes perguntas: Em qual tipo de sociedade estamos? Qual é a racionalidade que orienta a sociedade atual? E, diferentes visões de desenvolvimento sustentável (SAUVÉ, 1997). No segundo capítulo busca-se responder a perguntas como: Qual é o tipo de sociedade que queremos construir? Qual tipo de racionalidade poderia orientar essa construção? Algumas respostas são destacadas a partir das contribuições de LEFF (2006), a cerca de uma racionalidade ambiental, pautada na valorização dos saberes dos povos originários e da chamada ecologia política. Outras respostas são obtidas com base nos princípios ecossocialistas, apresentados por Löwy (2014), com ênfase no chamado valor de uso em detrimento do valor de troca. No terceiro capítulo são abordadas perspectivas de educação e leituras de mundo, segundo Paulo Freire e de educação ambiental de acordo com (GUIMARÃES, 2010) e (LOUREIRO, 2006). Mais adiante, E no sentido de reforçar os processos formativos de educadores ambientais também é sinalizado o aporte da ComVivência pedagógica (GUIMARÃES E GARNIER, 2017). A qual se mostra como potencializadora de processos formativos para a um reencontro com o natural e a construção de uma racionalidade ambiental. A fim de realizar uma nova e mais salutar forma de conviver na natureza.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRacionalidade Ambientalpor
dc.subjectEcossocialismopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectEnvironmental Rationalityeng
dc.subjectEcosocialismeng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.titleA práxis de educadores ambientais críticos, transformadores e emancipatórios em direção à sociedade sustentável: Contribuições do ecossocialismo e da racionalidade ambientalpor
dc.title.alternativeThe praxis of critical, transformative and emancipatory environmental educators towards a sustainable society: Contributions of ecosocialism and environmental rationalityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherToday's reality has been marked by immense aggressions to life in general, and often theoretical production and educational practices have led to the formation of citizens and environmental educators who reproduce the status quo of Western modernity in crisis; In this sense, the discussions about the so-called paradigmatic pitfalls (GUIMARÃES, 2006) are extremely pertinent to the necessary reflections presented here. As a teacher of basic education I realize the need to think about new approaches to environmental education, because many times current practices have only led to the maintenance of a logic aimed at the continuity of economic development. This bibliographic research is intended to articulate some theoretical reflections about the praxis of environmental educators, involved in the current context of policrise. It aims to develop a discussion that supports the direction of the practice of environmental educators. To portray a critical analysis about the concepts of sustainable development, opposing the proposition of a sustainable society. The research was developed from surveys related to literature related to the subjects covered. The first chapter describes and criticizes the type of society and system in crisis in which we live (MORIN, 2003), seeking answers to the following questions: What kind of society are we in? What is the rationality that guides today's society? And, different visions of sustainable development (SAUVÉ, 1997). The second chapter seeks to answer questions such as: What kind of society do we want to build? What kind of rationality could guide this construction? Some answers are highlighted from the contributions of LEFF (2006), about an environmental rationality, based on the valorization of the knowledge of the original peoples and the so-called political ecology. Other answers are obtained based on the ecosocialist principles presented by Löwy (2014), with emphasis on the so-called use value over exchange value. The third chapter discusses perspectives of education and world readings, according to Paulo Freire and environmental education according to (GUIMARÃES, 2010) and (LOUREIRO, 2006). Later, And in order to reinforce the educational processes of environmental educators is also signaled the contribution of pedagogical Living (GUIMARÃES AND GARNIER, 2017). Which is shown as a potentiator of formative processes for a reunion with the natural and the construction of an environmental rationality. In order to realize a new and healthier way of living in nature.eng
dc.contributor.advisor1Guimarães, Mauro
dc.contributor.advisor1IDCPF: 899.194.597-04por
dc.contributor.advisor-co1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor-co1IDCPF: 120.078.891-53por
dc.contributor.referee1Queiroz, Edileuza Dias de
dc.contributor.referee2Rodrigues, Glauco Bruce
dc.creator.IDCPF: 082.466.977-06por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1939285074154457por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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